[DIY] Reactor externo de CO2 .


Martouf

Recommended Posts

Boas. Antes de mais as minhas desculpas por não apresentar fotos mas julgo que a descrição será suficiente, além de as não ter. Este foi o reactor que montei em linha com o filtro externo. Penso ter conseguido perto de 100% de dissolução de CO2 (passei de 5 bolhas/sec para 2).

 

Material (tudo do AKI):

- 1 ponta de tubo de esgoto de 40mm (secção sanitários)

- 1 união para tubo de 40mm (secção sanitários)

- 2 tampões para tubo de 40mm (secção sanitários)

- pacote de 10 uniões para tubo de rega de 4mm (secção jardim)

 

Custo:

Por alto: 8€

 

Construção:

A ponta de tubo tem, num dos extremos, uma zona mais larga que serve para interligar a outro tubo de 40mm, basta colocar um dos tampões e fica fechada. Como a zona de encaixe vem com uma borracha vedante não precisa de levar cola ou silicone.

Cortei o tubo com 30 cm de comprimento (a altura da minha garrafa de CO2) e coloquei a união. Tapei a outra entrada da união com o tampão restante. Novamente nada de colas, as borrachas são suficiente.

Fiz um furo em cada um dos extremos para colocar duas pontas de tubo para encaixar as mangueiras do filtro externo (no meu caso um Fluval, com mangueiras aneladas), e colei com "araldite". Fiz um segundo furo junto à entrada de àgua para colocar uma das uniões de 4mm (a mangueira de CO2 entra à medida nestas uniões), novamente colei com "araldite". Enchi o tubo com bio-balls e recoloquei o tampão no sitio (vantagem de não serem colados, tiram-se sempre que for preciso).

 

Montagem:

Cortei a mangueira que leva a àgua do filtro para o aquário e intercalei o reactor. Prendi o reactor, dentro do móvel, com duas braçadeiras para tubo de esgoto de 40mm (secção sanitários). E está feito.

 

Tempo de construção/montagem: 1 hora

Tempo de secagem da "araldite": 1 dia

 

Já está a funcionar à 3 semanas sem uma única pinga de àgua de fuga.

 

Menos uma coisa dentro do aquario (o reactor de membrana), já só falta sairem os termostatos.

 

Espero que este projecto vos sirva para alguma coisa.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá eu tenho meu reactor feito pelo topico do governa, mas gostava de saber como fizeste essa de o ligares em paralelo com a saida do filtro? em vez de pores o tubo de saida do CO2 dentro do aqua puseste ligado ao tubo que sai do filtro? foi isso?

 

Umas fotos ajudavam um bocadinho

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Epá eu tenho meu reactor feito pelo topico do governa, mas gostava de saber como fizeste essa de o ligares em paralelo com a saida do filtro? em vez de pores o tubo de saida do CO2 dentro do aqua puseste ligado ao tubo que sai do filtro? foi isso?

Parece-me que o Martouf criou um reactor de CO2, não um fermentador. No meu entender, o reactor serve para dissolver ao máximo o CO2 na água do aquário. É montado em série com a entrada de água no aquário, pra haver a tal dissolução máxima.

 

Parece-me ser uma coisa deste género:

co2_reaktor_aussen_600_230.jpg

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas fotos ajudavam mas infelizmente não as tenho, ainda. Quando as conseguir coloco-as aqui.

Como o "ivanpantz" disse, e como mencionei no tópico, construi um reactor de CO2, não um fermentador (a minha fonte de CO2 é um sistema pressurizado).

Simplesmente não estava disposto a pagar 60€ por um, vai daí mãos à obra e ficou por menos de 1/6 do preço.

Aproveitando a foto colocada pelo "ivanpantz", visto o reactor que fiz ser semelhante, a saída do filtro liga na parte de baixo do reactor, o CO2 entra também em baixo (na foto vê-se o encaixe metálico e respectiva porca) e a saida do reactor "despeja" para o aquário.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor, bato palmas a essa ideia. E o rendimento de aproveitamento de CO2 é muito melhor assim, ou aquele difusor da dymax em vidro que dá umas mão cheia de voltas é melhor?

 

Deste-me uma grandes ideias. Depois de fazer o filtro externo vou começar a pensar nesse sistema de injecção... :wink:

 

Obrigado bem visto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz uma pequena modificação, junto à saída de àgua coloquei lã de vidro, com uma altura de cerca de 2 cm. O objectivo é impedir que alguma bolha de CO2 que consiga escapar de ser "partida" nas bio-balls não possa sair do reactor. Consigo assim uma dissolução de 100%.

 

Respondendo ao membro "Peterche": o rendimento deste tipo de reactor é sempre superior ao de qualquer difusor. O motivo dos difusores possuirem aquelas voltas todas é aumentar o tempo de contacto da bolha de CO2 com a água e assim aumentar a dissolução conseguida, no entanto o rendimento continua a ser baixo (muitas vezes vês a bolha "escapar" no fim do difusor).

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya tou a ver! As bolas têm essa função só, de destruir as bolhas de CO2 que possam escapar para o outro lado? A Lã de vidro colocaste do lado da entrada de CO2, ou do outro lado? Em relação ao sistema da foto, onde é que se arranja esse material, o involcruo e as bolas que estão lá dentro e qual o preço do mesmo?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bio-balls têm como objectivo criar turbulência dentro do reactor e impedir a ascensão vertical das bolhas. Pelo simples facto de haver turbulência dentro do reactor as "bolhas" de CO2 são forçadas a andar às "cambalhotas" até se dissolverem completamente na àgua. Isto dito de uma forma simplista.

Quanto à lã esta foi colocada junto à saida de àgua, ou seja, do extremo oposto à entrada de CO2 e àgua.

Este tipo de reactor são usados principalmente em aquários de grandes dimensões (para reduzir o custo da injecção de CO2, aumentando o rendimento/dissolução).

Desconheço se este tipo de reactor se vende em Portugal, provavelmente sim. O preço de referência mencionado vi numa das lojas online por onde passei. Cá fica um exemplo:

http://www.oceanproaquatics.com/shop/produ...roducts_id/2254

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pensar, a saida de água do filtro que tu tens para o aquário, não pode estar fora de água, tem de estar dentro do aquário mesmo, ou seja, quando a água que foi filtrada volta para dentro do aquário, esta cai fora(tipo em cascata) ou dentro de água? É que se cair fora o co2 disperssa-se e não se dissolve na água. Certo ou estou a dizer uma grande asneira?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso o retorno de água é efectuado abaixo da linha de água, junto à superficie, criando uma oscilação minima da água, propositadamente.

Quanto à dissolução, mesmo que o retorno seja feita em cascata não te reduz a dissolução, esta já está feita (é esse o objectivo do reactor externo), quanto muito pode ocorrer uma pequenissima libertação de CO2 dissolvido.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, era esssa a minha dúvida! Mas realmente o CO2 antes de chegar em cascata já está nem dissolvido, sendo assim pequena a quantidade de co2 libertado para o ar.

 

Outra coisa, dizes lá em cima que foi tudo comprado no aki, Tudo mesmo? e o preço fikou-te em kuanto?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O material foi todo comprado no AKI, com excepção das bio-balls e da araldite (que tinha cá em casa). O custo foi aproximadamente 8€, como mencionei no post inicial.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Caros colegas,

 

realizei o recator de co2 este fim de semana tal como está na foto. Depois de ver alguns DYD sobre o tema, cheguei à conclusão que este é um dos melhores sistemas para reactor de co2.

Comprei tudo numa casa de PVC na Rua de São Paulo (Lisboa) ao pé do elevador da Bica.

Vou tentar colocar uma foto aqui.

 

Obrigado.

 

João Frade

msn: jpgfrade@gmail.com

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

ja tenho o reactor de co2 a trabalhar. Gostava de poder partilah com ums fotos mas, infelizmente o processo de colocar aqui fotos é tão complicado que desisti. Se alguem estiver interessado em ver como ficou posso enviar por mail.

Obrigado aos que me ajudaram aqui: Martouf e Peterche.

msn: jpgfrade@gmail.com

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MCUL

 

Qual é a tua dificuldade especificamente?

 

Já leste este post ?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23731

 

Não vale a pena colocares n mensagens em vários subforuns sobre o assunto.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li esse post e não consegui.

Fica para uma proxima opurtunidade.

 

Não conseguiste mas nós ajudamos.

 

Vais ao site

 

http://www.imageshack.us/

 

E clicas no botão browse para seleccionares a imagem no teu pc

 

Em seguida clicas em host it

 

Depois vão aparecer uma série de endereços e escolhes o que diz Direct link to image

 

Abres uma mensagem aqui no fórum e escreves a tag aqui fazes paste do endereço do direct link to image

 

E já tá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá.

 

Podes sempre colocar um conta bolhas antes da entrada para o reactor...

 

Mas a maneira mais simples, é ver as plantas e os peixes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

 

Fui à ASC da Maia e eles têm lá tudo e muito barato.

Comprei:

-1m de tubo de policarbonato (PVC transparente)

-2 redução de 40mm para mangeira de 20mm (para ligar o reactor às mangeiras)

-1 junção com o-ring (para poder abrir o tubo e colocar biobolas)

-cola de PVC

 

Total: 9,50 aéreos

Atendimento: 5*

 

Agora é só montar tudo e fica igualzinho a este reactor:

co2_reaktor_aussen_600_230.jpg

 

Só me falta engendrar uma forma de injectar o CO2 para o reactor. Estava a pensar colar uma união que normalmente usamos para os tubos de ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tou a pensar fazer algo parecido, mas interno.

 

Como neste vídeo:

 

 

 

Só preciso de uma informação... Isto faz barulho, a bioball a girar... Teoricamente sim! É que tenho o aqua no quarto, e incomoda o barulho. Pode parecer estranho, mas eu oiço o barulho das bolhas de co2 a sair do difusor de cerâmica, e convém ser mesmo silencioso.

 

;)

 

 

PS: No video parece ser barulhento, alguma forma de remediar isto?

Editado por carlosolavoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tou a pensar fazer algo parecido, mas interno.

 

Como neste vídeo:

 

Só preciso de uma informação... Isto faz barulho, a bioball a girar... Teoricamente sim! É que tenho o aqua no quarto, e incomoda o barulho. Pode parecer estranho, mas eu oiço o barulho das bolhas de co2 a sair do difusor de cerâmica, e convém ser mesmo silencioso.

 

;)

PS: No video parece ser barulhento, alguma forma de remediar isto?

 

Boas

 

Se fores construir um igual e quiseres evitar o barulho é simples se reparares as biobolas tem um furo a meio, o que podes fazer é exatamente como no video mas passas um fio de nylon pelo meio das biobolas, dás uns nós em cada ponta da biobola e prendes o fio a cada ponta do frasco e assim elas giram disolvendo o CO2 mas como não entram em contacto entre si nem com o frasco reduz o barulho, é claro que a saida de agua do frasco tem de ser um pouco ao lado para poderes centrar as biobolas.....

 

Espero que não esteja muito confuso.....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais