E esta, hein???


Recommended Posts

Quando estava a encher o meu aquário reparei que um dos dois troncos que comprei (em lojas distintas) começou a flutuar!?

 

O que poderei fazer para que ele fique no fundo????

 

É que ele é espectacular e não queria nada desfazer-me dele...

 

Vou tentar colocar uma foto já de seguida. Vou só saber como :wink:

 

Já volto...

 

Eis as fotos:

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou acreditar no que dizes. Contudo já o tinha submerso por completo num balde há cerca de 3 ou 4 dias...

 

Ob!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plisboa, se ele estava submerso, como é que ele flotuou no aqua? Uma coisa é ele ter estado submerso porque tinha uma pedra por cima no balde, outra coisa é ele estar submerso por ele mesmo, percebes?

 

O tratamento que eu dou a todo o tipo de material natural, é, ferver, ferver, ferver, ferver, deixar de molho com agua de TPA, ferver, ferver, de molho com agua do aquario. Depois passa-lo por agua gentilmente e po-lo no aqua.

 

Há quem ponho troncos directamente no aqua e se dê bem, há quem ponha directamente e tenha fungos. A opção é tua.

 

Espero ter ajudado e boa sorte, o tronco da minha namorada também não foi fervido nem nada e flutuou...eu lembro-me como ela ficou desiludida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plisboa, se ele estava submerso, como é que ele flotuou no aqua?

 

... é simples: a massa de água de um balde não é o suficiente para ele flutuar. A do aquário é :(

 

Ele estava num balde juntamente com o outro tronco que mostro nas imagens. Esteve lá por 3 ou 4 dias sempre com mudas de água diárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por uma pedra em cima to tronco. Vais ver que daqui a algum tempo ele já não flutuará.

 

Por agora não tenho nenhuma... vou ver como se porta nos próximos dias.

 

Para já estou a lançar as bactérias (enchi o aqua hoje e coloquei Nitrivec) e não vou colocar peixes nos próximos dias. Por isso foi mais a surpresa que outra coisa. Vou optar por esperar. Ob!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estou eu de regresso para dar notícias!

 

E, pela primeira vez, sinto que posso ensinar alguma coisa :wink:

 

Então foi assim: Já tenho o problema do tronco resolvido. Simpaticamente instruído por um senhor muito prestável que trabalha na Avipeixe de Campo de Ourique, fiz os seguintes passos:

 

1 - imersão por 3 vezes do tronco em água o mais quente possível vinda do esquentador (utilizei um balde porque não tinha panela em que o tronco coubesse...). Deixá-lo permanecer em cada sessão até que a água arrefeça...

 

2 - à terceira vez em água quente colocar duas mãos cheias de sal grosso (utilizado em cozinha)

 

3 - quarta e última imersão em água fria

 

et voilá! Já não flutua!!!!

 

Aproveito para vos convidar a visitarem a página que tenho estado a criar para acompanhar o desenvolvimento do aquário :wink:

 

http://pwp.netcabo.pt/plx72/index.htm

 

Comentários/críticas são naturalmente bemvindos ;)

 

Obrigado a todos os que tentaram ajudar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A quarta imersão é suficiente para tirar o sal que fica alojado no tronco?

 

Cumps

 

é uma pergunta pretinente! Confesso que não tenho a certeza e também fiz exactamente essa pergunta à pessoa que me ensinou esta técnica. A resposta foi que sim, que seria. De qualquer forma, antes de o levar para dentro do aquário passei-o por água corrente fria vinda do chuveiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Simpaticamente instruído por um senhor muito prestável que trabalha na Avipeixe de Campolide, fiz os seguintes passos:...

 

 

Ola, onde é essa avipeixe de campolide. E que conheço muito bem a zona e nao estou a avipeixe em campolide! ( So conheço em campo de Ourique) Mas se existir gostaria que me desses a morada, porque ficava a mao de semear.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Simpaticamente instruído por um senhor muito prestável que trabalha na Avipeixe de Campolide, fiz os seguintes passos:...

 

 

Ola, onde é essa avipeixe de campolide. E que conheço muito bem a zona e não (palavra corrigida) estou a avipeixe em campolide! ( So conheço em campo de Ourique) Mas se existir gostaria que me desses a morada, porque ficava a mao de semear.

 

As minhas desculpas... é em Campo de Ourique... :wink:

 

Aqui ficam os dados:

NOME:

Avipeixe, Lda

 

MORADA:

Rua Infantaria 16, Loja 15

CÓDIGO POSTAL:

1250-128 Lisboa

 

HORÁRIO:

---

TELEFONE:

21 385 00 70

 

Vou já alterar o erro. Desculpa + uma vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a falar novamente com a pessoa que me ensinou esta forma de resolver o problema e fiquei a saber que não fiz tudo como devia de ser.

 

Ou seja, cada imersão do tronco em água quente só deverá ser dada como terminada quando a cor da água não mudar. Ou seja, a partir do momento em que o tronco é submergido ele começa a largar cor. Só se deverá fazer nova imersão em água quente quando a cor da água já não mude.

 

O que eu estava a fazer era mudar de água quando ela arrefecesse.

 

A verdade é que resultou mas não queria deixar de vir cá para que a informação estivesse toda correcta. :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

por acaso nao entendo o papel do sal nisto, ao meter sal a agua fica mais densa em sais que o tronco, logo a agua devia sair do tronco para o balde, alguem sabera o que faz o sal?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso nao entendo o papel do sal nisto, ao meter sal a agua fica mais densa em sais que o tronco, logo a agua devia sair do tronco para o balde, alguem sabera o que faz o sal?

 

A água não sai do tronco para água. O sal é que vai da água para o tronco tornando-se um pouco mais denso.

Além disso o sal poderá abrir mais os poros da madeira deixando-o absorver mais água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água não sai do tronco para água. O sal é que vai da água para o tronco tornando-se um pouco mais denso.

Além disso o sal poderá abrir mais os poros da madeira deixando-o absorver mais água.

 

Exactamente o Sal provoca o aumento da densidade da agua, e podemos assim dizes uma melhor penetração desta dentro do tronco, pois a prssão no tronco será superior...Em relação a lavagem após a colocação de Sal e para que este não entre para o aqua, eu voltaria a ferver o trnco pelo menos duas vezes, uma para retirar o Sal e a segunda para retirar alguns restos, como o tronco vai ficar submerso é provavel que contenham alguma quantidade de Sal dentro do mesmo...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.