de comunitario a plantado (despedida)


CarcajoU

Recommended Posts

ola a todos!

finalmente tomei iniciativa de vos mostrar a longa caminhada (+ - 2 anos e meio) que tem vindo a ser este meu aquario.

Não possuo fotos dos primeiros meses mas claro que passei pela compra desenfreada de todas as plantas que via e peixes (sem nenhum tipo de conhecimento prévio sobre os mesmos!) e depois ficava parvo porque morria tudo.. faz parte.. infelizmente.

Depois começei a investigar umas coisitas na net e o aquario foi evoluindo devagarinho.. mudei de areao, comprei mais luzes uma vez q estava a usar duas T8 de 30w para 260l (q falta de noçao..) !! ia tendo mais atençao ás plantas e peixes, etc..

Depois de ver mta coisa e de ter encontrado este site a coisa mudou!

As primeiras fotos sao dessa altura; ja chega de paleio e vamos ás fotos!

 

 

SETUP (actual)

120x42x52

 

FERTILIZANTES:

flourish iron da seachem + potassio da Kent Botanica + pro-plant da kent + barras de adubo para o fundo com NPK 12.6.9 + CO2 caseiro

 

FILTRAGEM:

eheim 2213 (440l/h) (mecanica - esponjas e lâ) + eheim 2211 (300l/h) (biologica - porcelanas porosas) - total 740l/h

 

LUZ:

4 pc de 55 watts de 10.000k + papel reflector

Pic_6030_6.jpg

 

TESTES:

ph 6.7

kh 3

Cu 0

PO4 0.1 mg/l

 

FAUNA: 3 discus + 20 cardinais + 13 rasboras + 1 ramirez + 5 barbus fasciulatos + equipa de limpeza

equipa de limpeza - 3 otto, 2 crossocheilus, 2 caridinas japonicas, 6 caridinas gracilirostris, 3 pitbull e muitos caracois e buzios.

 

FLORA:

1 Echinodorus 'Rubin' (Narrow leaves);

Heteranthera zosterifolia;

Cryptocoryne wendtii ''brown'';

cryptocorynes que n faço ideia;

samolus para fazer tapete;

rotalas wallichii;

rotala sp green;

limnophila aromatica;

 

 

26. Nov. 05

Pic_6030_32.jpg

Pic_6030_1.jpg

Pic_6030_2.jpg

Pic_6030_3.jpg

Pic_6030_4.jpg

 

 

6. Dez. 05

Pic_6030_12.jpg

Pic_6030_13.jpg

Pic_6030_14.jpg

Pic_6030_15.jpg

Pic_6030_19.jpg

 

 

29. Dez. 05

Pic_6030_20.jpg

Pic_6030_21.jpg

Pic_6030_22.jpg

Pic_6030_23.jpg

Pic_6030_24.jpg

Pic_6030_25.jpg

 

23. Fev. 06 (tirada com a camera de filmar.. e depois de uma grande poda!)

Pic_6030_5.jpg

 

e pronto!

ja tou a ver se ponho um fundo azul, preto ou cinzento.

agora a parte má.. eu vou de ferias amanha uma semana e o aquario levou esta modificaçao toda hj, espero que nao corra nada de mal durantes esta semana que vou estar ausente :oops: e sim, deixei o alimentador automatico ligado 8)

 

espero tambem que quando voltar ja aqui tenha umas mensagens vossas :P !!

 

[]´s e até logo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Está bastante agradavel, mas um background era capaz de o tornar ainda mais agradavel 8)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carcaju

 

Gosto muito do teu aquário alias adoro pela leveza que transmites mas tenho visto por aqui que os discus gostam de muita vegetação e dizes que o teu aquário é um plantado mas cho que devias ocupa-lo mais com plantas, acho que não ficava mal nem era de mais pois as plantas só ajudam a oxigenar mais o aquario.

 

Desculpe aos outros membros se estou errado e a ti também Carcaju, mas acho que vida dá mais vida.

 

Fca bem e continua vais no bom caminho.

 

Abraço

 

Lino Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olas!

 

J4N!T4 - tens toda a razão, aliás como ja tinha dito

"ja tou a ver se ponho um fundo azul, preto ou cinzento."
só que ainda não me decidi!

 

lino costa - tb tens toda a razao quando dizes que devo pôr mais vegetaçao, mas a ultima foto foi tirada logo depois de uma grande poda, GRANDE MESMO, que é para ver se agora com as luzes novas as plantas abrem mais e ficam melhores! :D dá-me mais umas semanitas que espero ja estar perto das condiçoes que imagino

 

[]´s e nao hesitem em escrever seja o que fôr!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito, para mostrar o conjunto da nova tampa que fiz para o aquario!

Foi simples: fui ao aki e comprei duas madeiras de pinho com 1.5cm de espessura e com comprimentos e larguras diferentes, uma era para fazer a tampa propriamente dita e a outra para fazer o suporte.

a tampa foi cortar as medidas na prancha grande e fazer as aberturas com o berbequim! e depois algumas horas para lixar as aberturas ate ficarem como queria.

a prancha mais pequena cortei (no aki) em varias ripas/travessas de maneira a formar a "moldura" para a tampa. abri ainda uns buracos para passarem os tubos e fios electricos e voilá!

depois de tar tudo montado com parafusos e cola de madeira, foi tudo lixado com lixa grossa para homogeneizar a madeira (veios etc..) e depois com a lixa pequena para deixar que nem seda! o verniz (marítimo) veio asseguir e tinha de esperar 24h entre mãos.. que seca! escusado será dizer que demorei ao todo cerca de um mês :D tb tava em aulas o dia todo..

pena que n tenha tirado fotos ao processo, so tenho do momento final ja tudo montado pronto para usar

 

isto era como ele era

Pic_6030_7.jpg

 

a moldura

Pic_6030_8.jpg

Pic_6030_9.jpg

Pic_6030_10.jpg

 

a tampa (que ja tava la em cima no setup..)

Pic_6030_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ja cheguei finalmente! estive a semana toda a pensar nos discus e nas algas!

os discus estão optimos e é como se nao tivesse mudado de potencia nas luzes, já as algas nao acharam o mesmo.. embora nao sejam em grande número, ja estao em maior abunbância do que antes de me ter ausentado.. vamos la ver se consigo controlar isto antes que elas me controlem a mim!

as plantas reagiram bem e estao cada vez melhores :wink:

 

assim que estiver qualquer coisa de jeito tiro umas fotos!

 

[]´s!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, penso que o aqua esta mt bom mas penso se o substracto e areia, o que me parece nao deixa as raizes das plntas respirar , o que impede o seu crescimento penso que com outro substracto terias melhores resultados (um aparte o teu disco está excelente), a calha foi feita por ti? se sim manda uma mp com o preço sff fica bem :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

sim, realmente é 100% areia de sílica com 95% de pureza.

eu sei que este substrato não é mesmo o mais indicado, mas tar a desfazer tudo não é coisa que me passe pela cabeça sequer! ainda q seja mau para as plantas tenho sempre uma ajuda dos buzios (muitos!) que se enterram na areia durante o dia e que saiem durante a noite, sempre ajuda a fazer circular alguma água e a "descompactar" a areia.. n é a melhor soluçao, mas por enquanto serve! :(

 

quanto á calha, sim, foi feita por mim e no total ficou por 180€ e ainda tou para pintar tudo de preto (+ 7€ uma lata de tinta preta), mas acho q fica para depois..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola outra vez :lol:

so para postar os resultados dos ultimos testes feitos hj

 

TESTES:

PH 6,9 - 7

KH 4

Cu 0

PO4 0,1 mg/l

NO2 < 0,3mg/l

 

Observações: tanto o PH como o KH subiram estranhamente e respectivamente de PH 6,7 para 6,9 - 7 e de KH 3 para 4.

E a agua da minha torneira sai a PH 7 e KH 3.

Será da fertilização?

Não adicionei nenhum tipo de sal na agua ou nenhum outro produto que nao esteja mencionado em cima..

 

Seja como for tanto as plantas e peixes estão optimos e de saúde, excepto um rasbora que decidiu morrer nao sei de quê..

 

As algas nem se tão a desenvolver tanto como esperava :lol:

ha só uma que me começa a enervar que so apareçe nos vidros e cada vez mais! pareçe uma mancha castanha e deve ser a alga mais dificil de raspar do vidro que conheço! nem parece uma alga, parece mesmo sujidade/terra :lol:

 

fico á espera de respostas vossas

[]´s!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo.

 

Gostei bastante de ver o teu projecto de DIY da calha. Está muito bem conseguido. Pergunto só se isolaste bem os fios, pois pela foto parecem-me um pouco expostos.

 

A minha opnião em relação ao teu plantado, é que ele vai estar sempre limitado pela inexistência de um substrato fértil, se bem que este facto é contornável pela fertilização, quando bem feita e nas doses adequedas ( facto que eu próprio começo a explorar)

 

Em relação ao resultado dos teus testes....não me preocupava muito, visto que o mais importante é manteres os parametros estáveis, factor muito mais importante do que te centrares num valor espicifico (se bem que há valores e valores... :D )

 

Relativamente a esses mesmos valores, deixa-me que te diga que te falta aí um parametro essencial para a análise correcto da evolução de qualquer plantado....NO3!! Acho aconselhável adquirires este teste...

O facto de teres algas castanhas enuncia um principio de desiquilibrio de nutrientes no teu aquário....estuda bem as necessidades das plantas..... :D

 

Já sabes...qualquer coisa apita....eu estou mesmo aqui ao lado.

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá.

O aquario ta muito giro, e tem futuro. Espero para ver a evolução.

Olha poderias dar as caracteristicas das tuas lampadas?

Marca, Preço, Tipo?

É que sei que as osram não tem compactas com mais de 6000k, gostava de conhecer as tuas que são de 10000k, pelo menos onde eu vou comprar eles dizem que não existe.

Obrigado

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma actualização :P

 

Pic_6030_11.jpg

 

e umas dos novos favoritos :)

 

Pic_6030_16.jpg

Pic_6030_17.jpg

 

e agora respondendo:

 

madvieri - Ta tudo!? pois.. os cabos nao estao com ar de estarem bem isolados, e é porque não estao mesmo lol. mas ja as calhas que tive antes tambem receberam o mesmo tratamento e ate hj tou vivo :wink: mas por acaso estes estao mesmo a precisar de um melhor isolamento..

Quanto ao plantado e as fertilizações, estou como tu, começo a perceber alguma coisa para poder regular as doses de fertilizantes, embora ainda nao tenha encontrado nem a quantidade nem o intervalo de tempo entre fertilizaçoes.. mas isto vai la :wink:

O teste do NO3 ainda nao tenho, mas pergunto se tendo o NO2 < 0,3mg/l haverá alguma hipótese de ter NO3 em demasia? sei que pode e deve existir, mas em concentraçoes perigosas?

 

vitlated - as lampadas sao do género do "chinês", portanto, sem marca.

mas posso-te dizer que vem escrito no talao de compra "lampadas PL-L 55W de 4 pinos" e custam 5,5€ cada.

 

[]´s!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo projecto de aqua e de calha de iluminação...

Parece-me a mim que com uma simples aplicação de um vidro entre a àgua e as lampadas, tinhas o problema do isolamento resolvido...

Agora com o fundo preto, a calha também já merecia uma pintura para ficar do mesmo tom...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas CarcajoU!

Gostei da evoluição, esta última montagem promete :D

Gostei também muito dos teus "novos preferidos"! Que peixes são e onde os posso encontrar?

São realmente bonitos!

Boa sorte com isso e continua a partilhar ;)

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vitlated - as lampadas sao do género do "chinês", portanto, sem marca.

mas posso-te dizer que vem escrito no talao de compra "lampadas PL-L 55W de 4 pinos" e custam 5,5€ cada.!

 

Pois, hoje encontrei dessas aqui no Porto numa loja especializada em iluminação por 2,5€ cada. Mas eram de 4 pinos... Infelizmente, eles não tinham nem balastros para as lâmpadas, nem os encaixes... Onde e que os arranjas-te?

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais umas fotos! mas dos novos residentes :D

sao eles um espetacular casal de golden grams, alias, rams e um "casal" de dois machos ciclídeos xadrez, mt bonitos tb!

so um pequeno aparte; a femea golden ram fez casal com o meu ramirez macho "normal" ! e o pobre coitado do macho golden ram ficou a chupar no dedo! ou antes na barbatana!

 

e agora respondendo:

 

xlifes - sao barbos fasciolatus e comprei-os na aquaplante em benfica. foi a 1ª vez que os vi na loja e ja la vou ha mt tempo.. com sorte chegam mais! ah, e comportam-se razoavelmente bem, entre o barbo tigre e o cereja! :wink:

 

Bytter - comprei tudo (mandei vir) numa loja especializada em lampadas mesmo asseguir ao cascaishopping de quem vai de cascais para sintra, é logo na 1ª rotunda!

 

e agora as fotos!

 

umas do "estranho" casal

Pic_8147_2.jpg

Pic_8147_3.jpg

 

o macho normal a mostrar-se :wink:

Pic_8147_6.jpg

Pic_8147_7.jpg

 

o macho golden ram aproveita que a "dama" esta sozinha

Pic_8147_1.jpg

 

o macho normal a separa-los

Pic_8147_5.jpg

 

os ciclideos xadrez

Pic_8147_4.jpg

Pic_8147_8.jpg

 

e a caridina gracilirostris em acçao

Pic_8147_9.jpg

 

depois ponho umas do aqua em geral.

espero que gostem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ramirezis são muito bonitos!

Esses ciclideos xadrez dão-se bem com os outros peixes que ai tens?

Qual o nome cientifico deles? são mesmo conhecidos por ciclideos xadrez?!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ramirezis são muito bonitos!

Esses ciclideos xadrez dão-se bem com os outros peixes que ai tens?

Qual o nome cientifico deles? são mesmo conhecidos por ciclideos xadrez?!

 

Vê no site da naturline vais encontrar as respostas às tuas questões. :?

 

Espero ter ajudado.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.