NPK 5 1 20


Tiago do Vale

Recommended Posts

Segundo muitas pessoas, deves adicionar os Macro elementos nestas proporções: 20 de Potássio, 5 de Nitrato e 1 de Fosfato. Ou seja, por cada 5 ppm de Nitrato que adicionares, deves adicionar 20 ppm de Potássio e 1 de Fosfato.

(Espero que o Ivanpantz não se importe :?)

 

 

Olá a todos:

 

A pergunta: se estas são as proporções -entre os macro-nutrientes- ideais para aquários plantados, e se os macro-nutrientes são os nutrientes mais requeridos pelas plantas, porque é que a maior parte dos fertilizantes são de micro-nutrientes, e os de macro-nutrientes são raros e têm outras proporções?

 

Há alguma razão para não haver um fertilizante completo com macros e micros nas proporções certas para aquários plantados sem peixes, ou então um com menos fostatos e nitratos para aquários com fauna?

 

Cada caso é um caso, cada aquário tem as suas necessidades, mas uma proximação às necessidades gerais médias dos aquários deve ficar muito mais perto do "alvo" do que alguns de nós "a olho" que -como eu :?- andam sempre à luta entre o desenvolvimento das plantas e o crescimento das algas...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não me importo nada Tiago... estás à vontade.

E antes de começar a "desbobinar", deixa-me dizer-te que as tuas questões são muito pertinentes... :)

 

porque é que a maior parte dos fertilizantes são de micro-nutrientes

Eu creio que isso deve-se, ao simples facto, de poderes adicionar os Macro-elementos (e macros secundários, como aprendi nos últimos dias), apenas com trocas de água e alimentando a fauna. Acho que é compreensível que a comida eleva os níveis de N e P, enquanto que a água transporta elementos essenciais tais como Potássio, Cálcio e Magnésio...

 

Já os ditos micro-elementos, não se encontram em quantidades apreciáveis na água canalizada, nem em alimentos :? Daí que seja necessário recorrer ao auxílio de fertilização. Seja ela líquida (TMG, por exemplo), sólida (barras e bolas de fertilizantes micro) ou mesmo sobre a forma de substracto (laterite, akadama, e os substractos cromos da ADA e outras marcas).

 

e os de macro-nutrientes são raros e têm outras proporções?

Os de macros têm outra proporções, porque a maior parte deles, são para plantas não aquáticas, e sim de vaso, que consomem os NPK noutras percentagens. Acho que estás a falar destes, certo?

Em todo o caso, existem alguma marcas que têm os fertilizantes NPK em separado, permitindo assim dosear separadamente, evitando carências de uns e excessos de outros.

Imagina que tens os Fosfatos altos, e querias aumentar o Potássio... :?

Para isso terias obrigatoriamente de aumentar os Fosfatos, resultando numa discrepância enorme, podendo originar algas...

 

Há alguma razão para não haver um fertilizante completo com macros e micros nas proporções certas para aquários plantados sem peixes, ou então um com menos fostatos e nitratos para aquários com fauna?

Há... :? Porque cada aquário... é um aquário :?

E aquários diferentes têm sempre necessidades de fertilização diferentes. O maior problema, na minha opinião, é que tal como já referiste, se tiveres um fertilizante com essas proporções, e continuares a alimentar os peixes/fauna, os níveis de nitrato e fosfato poderão subir, de forma a distânciar-se muito de todos os outros :? Originando assim um desequilíbrio nos nutrientes.

Sem contar que aquários sem peixes, ou com poucos deve ser mesmo só para quem "perceba do negócio". Acho que as marcas apostam mais em aquários com peixinhos, e esses fertilizantes tornar-se-iam só para uma pequena parte de consumidores :?

Se bem que existem já marcas em que a maior parte dos seus produtos são quase todos, exclusivamente para pessoas que saibam o que estão a fazer...

 

Cada caso é um caso, cada aquário tem as suas necessidades, mas uma proximação às necessidades gerais médias dos aquários deve ficar muito mais perto do "alvo" do que alguns de nós "a olho" que -como eu :)- andam sempre à luta entre o desenvolvimento das plantas e o crescimento das algas...

Ora bem... mas sempre que um aquário tenha peixes, os níveis de N e P vão ser mais complicados de acertar desta maneira. Daí que se prefira usar os fertilizantes de macros em separado.

 

Já agora, essa proporção de 5-1-20, como deves saber, é empírica. O que se costuma dizer, é que se devem manter os níveis de N, à volta de 5 ppm, os de P entre 0.5-1 ppm, e os de Potássio entre os 20 ppm.

Como não existe teste para dosear o Potássio, torna-se complicado saber o que devemos adicionar ou não de Potássio, mesmo tendo os fertilizantes NPK separados.

Se os nossos níveis de N e P aumentarem para valores consideráveis, sem ser preciso fertilizar, então é muito complicado saber que potássio dosear... :lol: O que vale, é que o excesso de Potássio, tanto quanto sei, não causa problemas a nível de flora e fauna no aquário.

Se por ventura a comida e trocas de água não aumentarem os níveis de N e P, consideravelmente, podes-te regir por essa regra. Sabendo que o N e P gerado pelos peixes e pelos detritos no aquário é desprezável face ao que a gente fertiliza, podes fertilizar segundo essa regra. Vais controlando os níveis de N e P, e sempre que os aumentares, adicionas potássio segundo essa relação.

 

Nota também, que a maior parte do pessoal já nem olha para estas proporções :oops: Já sabem que para o aquário deles, numa semana têm de adicionar x de N, y de P e z de K.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao seria tão restrito nessa regra...

 

alias, a maior parte das boas recomendações na internet estão definidas entre estes intervalos:

 

CO2 20-30ppm

NO3 5-30ppm

K+ 10-30ppm

PO4 1.0-2.0 ppm

Fe 0.2-0.5ppm ou mais (utilizando o ferro para controlo de micros)

 

se repararem a maior parte dos fertilizantes "de micros " não são só de micros, tipicamente teem potássio e cálcio e magnésio, e são concebiodos para aquarios não tão plantados como isso.

 

depois há os a seguir que são com micros, como os outros com mais potássio e azoto. e depois há linha separadas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva!

 

Se me permitem tenho uma pergunta que gostava de juntar a este tópico.

 

Ivanpantz disse que Potássio (K) não dá para medir. E que se deve juntar quando se fertiliza com Nitratos (N) e Fosfatos (P) na proporção que ronda as 20 partes de Potássio (K) por Uma parte de Fosfato (P) e Por Cinco partes de Nitrato (N).

 

(N é Azoto mas junta-se ao Aquário sob a forma de NO3 - Nitrato)

 

Ivanpantz disse Igualmente que Potássio (K) vém na água canalizada enquanto Nitratos (N) e Fosfatos (P) estão disponíveis na Comida dos Peixes.

 

Não sei Em que percentágem o Potássio (K) pode existir na água da Torneira e gostava se saber. Porque sei medir os Nitratos (N) e os Fosfatos (P) que eu junto com a comida, e no meu caso é um valor desprezível pois tenho poucos peixes. Mas tanto quanto eu sei a água da Torneira onde moro pode trazer mais de 100ppm de Potássio (K).

 

Alguém sabe em que concentração pode o Potássio (K) aparecer na água da Torneira?

 

O Excesso de Potássio (K) parece que não influencia a flora e a fauna, mas eu ouvi dizer que mexe no pH e no CO2, mas não tenho a certeza.

 

Essa é a minha principal dúvida: Se o Potássio (K) influencia o cicolo do carbono na água. (kH, pH e CO2)

 

(Ivanpantz - Lembra-me novamente como de deve escrever pH. Lembro-me que havia qualquer coisa com Maiúsculas e minúsculas. É PH, Ph ou pH...).

 

Agradecido,

Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Ivanpantz - Lembra-me novamente como de deve escrever pH. Lembro-me que havia qualquer coisa com Maiúsculas e minúsculas. É PH, Ph ou pH...).

 

Não sou o Luís mas ai posso ajudar...

 

É pH

 

quanto aos valores parametricos do potassio, vou investigar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Tal como o Oinq já respondeu, é pH que se escreve :lol:

 

Relativamente às concentrações de Potássio que possam existir na água da canalização, não posso dizer nada (por enquanto). Mas o melhor é ser o Oinq a responder, pois ele concerteza saberá melhor que eu.

 

Quanto à influência do Potássio na água, é nenhuma (ou pouca). O ião K+ apesar de ser um ácido de Lewis, por definição, não altera o pH (nem KH nem CO2).

O que é importante, é o contra-ião que forma o sal de potássio que estamos a utilizar como fertilizante. Ou seja, se o anião (ião de carga negativa) é um nitrato, um nitrito (NO2-), um cloreto (Cl-), um hidróxido (OH-), etc...

E como o Nitrato nem é uma base forte (até pode é baixar o pH), não há problema nenhum.

Sem contar, que nas quantidades utilizadas (10-30 ppm), não influenciam em nada o pH.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

Fico atento a resposta do oinq.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais