AQUA DISCUS (Evolução 3 meses)


RC

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Há cerca de 1 ano decidi - após muita pressão :lol: de um amigo - montar o meu primeiro aquário.

Comecei com um de 200 lts. Após vários problemas - algas, mortes, PHs e afins - lá consegui estabilizar o aqua (depois de passar muitas horas a ler os conselhos do fórum :P). Acabei mesmo por conseguir criar bettas. Como devem imaginar - novato como sou - fiquei radiante com o acontecimento.

 

Como já devem calcular, o "bichinho" dos aquários tomou conta do pessoal cá de casa - após alguma resistência inicial :D. Depois dos bettas, foram os Discus, terminando num novo aquário para os mesmos ... e alguns mais pequenos pelo caminho...

 

 

Aqui está "a nova casa" dos meninos (evolução 3 meses). Sugestões e críticas são bem vindas.

 

 

Pic_6167_1.jpg

 

Pic_6167_2.jpg

 

Pic_6167_3.jpg

 

Pic_6167_4.jpg

 

Pic_6167_5.jpg

 

Pic_6167_6.jpg

 

Pic_6167_7.jpg

 

Pic_6167_8.jpg

 

Pic_6167_9.jpg

 

Pic_6167_10.jpg

 

Pic_6167_11.jpg

 

Pic_6167_12.jpg

 

 

E aqui estão os "meninos"

 

Pic_6169_1.jpg

 

Pic_6169_2.jpg

 

Pic_6169_3.jpg

 

Pic_6169_4.jpg

 

Pic_6169_5.jpg

 

Pic_6169_6.jpg

 

Pic_6169_7.jpg

 

Pic_6169_8.jpg

 

 

Cumprimentos,

 

RC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá... :lol:

 

Uma aventura dessas é de louvar. Paredes partidas, aqua novo e voilá... um aquario espectacular com peixes (discus) lindissimos. :D

 

Os meus parabéns, pois é necessário muita coragem para um projecto desses.

 

Coloca aqui o teu Setup para o pessoal comentar melhor :P

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais, os meus agradecimentos pelos comentários ;)

 

Relativamente ao setup (nota: partir a parede não foi muito complicado - era falsa - apenas substituí uma das placas e recortei a "janela" para o aqua. O problema foi trazer o aqua para casa ... :)

 

 

Setup:

 

aqua: 200x60x60 (cerca de 600 lts úteis)

filtros: 2x Eheim Professional 3 2080

luz: 8x T8 30w (4x dayligth, 2x flora glo, 2x aqua glo)

aquecimento: 2x 250w

 

UV: 1x AquaCrystal UV-C 1200

CO2 JBL

 

 

Plantas:

 

Anubias nana; Echinodorus Bleheri, martii, ozelot "green", barthii; Eusteralis Stellata; Hemianthus callitrichoides; Ludwigia repens; Microsorum pteropus; Nymphaea lotus (zenkeri); Rotala wallichii ;Vesicularia dubyana;

 

 

Fauna:

 

16 Discus (Blue Diamond, White Diamond, Checkerboard Red, Cobalt Stripped, Blood Pigeon, White Pigeon, Snake Leopard, San Merah, Alenquer, Brown Discus, Rising Sun, Marlboro Red, Red Melon)

5x Otos

4x Crossocheilus siamensis

1x Botia macracanthus

40x Paracheirodon axelrodi

15x Rasbora heteromorpha

3x Corydoras surinamensis

 

15x Caridina japonica

 

Água:

 

PH:6,5

Amonia:0

Nitritos:0

Nitratos:5-10 mg/l

KH:0,5 - 1,5

GH:4

Fosfatos: 0

 

Cumprimentos,

 

RC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmento espantoso. Se tivesse dinheiro acho que queria algo semelhante. Os meus parabéns porque nota-se que há ai muito trabalho e dinheiro empregue. Como alguem disse, os peixes tiveram sorte em estar nas tuas maos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Mais uma vez e antes de mais, os meus agradecimentos sinceros pelos comentários. Após tanto trabalho e tempo dispendido, é extremamente gratificante receber tais elogios ;).

 

 

Aproveito a oportunidade para vos deixar mais algumas fotos dos meus "meninos". Após várias tentativas (esta foi a 8ª postura), parece que é desta que vou ser avô !!! bigsmile

 

 

Os papás :)

 

Pic_6215_1.jpg

 

Pic_6215_2.jpg

 

E os filhotes

 

Pic_6215_3.jpg

 

Pic_6215_4.jpg

 

 

Um abraço,

 

RC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito a oportunidade para vos deixar mais algumas fotos dos meus "meninos". Após várias tentativas (esta foi a 8ª postura), parece que é desta que vou ser avô !!! :lol:

 

Olá antes de mais lindo aquario !!! Fazes-me lembrar outro granda maluco dos aquarios que fez o mesmo na casa dele que é o Sr. Carlos Mota :lol:

 

Quantos aos filhotes e por experiencia propria digo-te que podes ser avô mas por pouco tempo pois os Discus bebes num comunitario tem infelizmente a vida curta. Eu tinha um casal que desovava e passado uns tres dias os bebes eclodiam e os pais defendiam-nos acerradamente. Mas quando a luz do aquario se apagava de noite os bebes eram comidos por peixes nocturnos :oops: .

 

O que podias fazer era separar o casal num canto do aquario e dividir o aquario com uma esponja... Assim provavelmente a coisa resultaria.

 

De resto boa sorte com isso :shock:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para relembrar... :lol: Fiquei com saudades.

 

A mãe a arejar os bebes recem-nascidos (pontos pretos)

 

Pic_101_13.jpg

 

O pai de vigilância ( eram muito protectores e aquela folha de echinodorus era a maternidade da casa) :lol:

 

Pic_101_19.jpg

 

Desculpa lá a invasão no teu tópico mas não resisti :shock::oops::lol:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e mais uma vez obrigado ;)

 

Desculpa lá a invasão no teu tópico mas não resisti  :wink:  :D  :lol:

 

E fizeste muito bem ;)

 

Efectivamente e como dizeste, nas primeiras posturas no aqua comunitário e que resultaram em bebes, os mesmos foram comidos nos primeiros dias - normalmente de noite. Entretanto separei-os para o aqua antigo - onde estão sozinhos. Neste tiveram mais 3 posturas (os bebes eram comidos no 1º dia).

Agora acho que é de vez ;) Os bebes já estão agarrados aos pais há 2 dias e crescem a olhos vistos :lol:

 

Algumas fotos tiradas hoje :P

 

Os papas

 

Pic_6215_6.jpg

 

O pai

 

Pic_6215_5.jpg

 

Pic_6215_7.jpg

 

Um abraço,

 

RC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já, os meus parabéns pelo projecto.

Foi preciso muita coragem para fazer o que fizeste, partir paredes e condicionar 2 divisões da casa para a colocação de um áqua.

 

Na minha opinião tens aí um áqua com muita margem de progressão e no qual podes fazer algo muito bonito.

Porém vais ter alguma dificuldade em definires qual o ponto focal, ou seja, qual a parte frontal do áqua.

No caso de optares pela dupla visão do áqua, visão panorâmica apartir das 2 divisões, vais ter aí um ligeiro problema... que é a forma como precisas de dispor os troncos e o layout.

Acho que ao criares um layout em " V " não favoreces em nada a observação do áqua nas várias perspectivas de quem o vê.

A melhor opção é criares um layout em " / " de forma a perder apenas um ponto focal e ganhares 3 pontos de vista.

No teu lugar escolheria apenas 2 desses troncos, os mais ramificados e colocaria algumas pedras a delimitar a área plantada.

As plantas deveriam ser colocadas na lateral/centro (apenas em um dos lados) de forma que as chamadas plantas de fundo ficassem a meio, ganhavas mais profundidade.

Por fim era só mesmo optares por um tapete de Echinodorus Tenellus.

 

Deixo-te algumas ideias caso pretendas mudar alguma coisa.

 

01.jpg

02.jpg

03.jpg

04.jpg

 

Nestas fotos tens apenas 2 pontos focais, no teu caso optaria por avançar um pouco o plantado (centrando-o) de forma a obter a mesma perspectiva de ambos os lados.

 

Boa sorte com os alevins e vai postando as novidades.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...

está brutal ... Muitos parabens e continua ..... conseguiste um excelente equilibrio ... esse aqua está muito saudavel .... qual a periodicidade da manutençao???? e Como realizas as tpas , diariamente ou semanalmente???

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! O aquário está espectacular, esta ideia de cortar a parede para pôr o aquário é algo que já anda a martelar há algum tempo! A diferença é que eu preferia só uma vista e o que tenho tido em mente era construir um móvel até ao tecto de forma a esconder na totalidade o aquário e todo o equipamento.

Parabéns, porque está mesmo muito bom, mas como disse o Filipe Oliveira ainda podes progredir bastante, penso que não te falta potencial!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.