Dúvidas na iluminação


Recommended Posts

Oi

 

O meu problema é o seguinte:

Já comprei o aqua de 200L e já montei, só que a lâmpada só tem 30W de potência, e eu queria uma de 100W;´posso por uma lâmpada muito mais potente na tampa de uma fraca (substituir)?

é que eu disse ao meu pai p'ra ele comprar uma lâmpada + potente (c/mais de 80W) e ele disse que a Lâmpada talvez fizesse a tampa derreter (manias de pessoas que não percebem patavina de aquariofilia).

Por isso, gostaria que me dissessem se posso ou não substituir uma lâmpada de 30W por uma de 100W na mesma tampa.

 

E já agora: eu mandei vir plantas da aquaphyllum, e estão todas bem só que: uma Nomaphila stricta tem duas folhas a ficarem verdes claras, e uma planats que eu não sei o nome (é muito grande com 3 ou 4 caules com uma folha enoreme no topo de cada caule) estão a ficar c/ uma folha ou duas com pintas castanhas (tipo ferrugem) e outras com as folhas tipo transparentes. só algumas das folhas é que estão sãs. será que isto é um esfeito da má iluminação?

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva,

 

é que eu disse ao meu pai p'ra ele comprar uma lâmpada + potente (c/mais de 80W) e ele disse que a Lâmpada talvez fizesse a tampa derreter (manias de pessoas que não percebem patavina de aquariofilia).  

Pois é, pode não perceber nada de aquarofilia mas certamente perceberá alguma coisa de electricidade. O sistema eléctrico montado na tampa pode não estar preparado para aguentar essa potencia. Com a tua idade não devias duvidar tanto do que o teu pai te diz. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu penso que as tuas plantas estao assim por falta de luz.

em relacao à lampada, eu aconselho usares duas lampadas compactas de 11w (ou seja 22w que equivalem a 120w) porque para alem do cosumo ser reduzido ainda ganhas em espaco.

Tens que ter atencao que deves usar lampadas daylight.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, Duarte o teu pai tem razão, provávelmente irias fazer algo bizarro nessa adaptação.

 

Lâmpadas de 30W, se são T8, acho que na realidade serão de 38W. Porque é que não podes, porque o balástro não terá capacidade para mais do que 40W ou pouco mais. Além disso a potência deste tipo de lâmpada está tb associado ao comprimento da mesma.

 

Por isso se quiseres adaptar mais lâmpadas, tens que verificar a potência do balástro.

 

Não conheço lâmpadas T8 com 100w??

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, o meu pai consegui arranjar numa loja de iluminação e èvora uma Day-light para o meu aqua, e.... FEZ-SE LUZ!!!

As plantas estão mais verdinhas, e em vez de deixarem cair todos os sias uma folha, ainda nascem mais!!!

realmente as day-light são muito boas - a água em vez de ficar tipo azul (quando se acende a luz que vem com o aqua) fica...transparente..... ( a lâmpada é branca, tipo amarela)

obrigado pla ajuda

 

cumps

 

Duarte

 

P.S. (acho que vou prestar + atenção aos conselhos de electricista do meu pai)

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém tem sugestões para a iluminação de um aqua 200l biótopo poça ácida da amazónia (Rams, Tetras, Corydoras; Echinodorus, Cabombas e Miriófilos; Muitos troncos; turfa no filtro). Tenho como limite o equipamento de série do aqua: balasto de 2x25W (75cm, T8). As lâmpadas Philips Aquarelle de origem não são grande coisa e queria mudar mas tenho dúvidas quanto ao que escolher.

Possibilidades: Sera ou Aqua-Glo (Hagen), não sei qual a melhor. Dentro de cada marca não sei que combinação, uma vez que por um lado não queria tornar o aqua muito brilhante (característica do biótipo) mas como tenho pouca potência luminosa disponível e o aqua é fundo (50cm) não sei se não devia compensar com uma luz mais intensa. :)

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém tem sugestões para a iluminação de um aqua 200l biótopo poça ácida da amazónia (Rams, Tetras, Corydoras; Echinodorus, Cabombas e Miriófilos; Muitos troncos; turfa no filtro). Tenho como limite o equipamento de série do aqua: balasto de 2x25W (75cm, T8). As lâmpadas Philips Aquarelle de origem não são grande coisa e queria mudar mas tenho dúvidas quanto ao que escolher.

Possibilidades: Sera ou Aqua-Glo (Hagen), não sei qual a melhor. Dentro de cada marca não sei que combinação, uma vez que por um lado não queria tornar o aqua muito brilhante (característica do biótipo) mas como tenho pouca potência luminosa disponível e o aqua é fundo (50cm) não sei se não devia compensar com uma luz mais intensa. :)

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá  

eu penso que as tuas plantas estao assim por falta de luz.

em relacao à lampada, eu aconselho usares duas lampadas compactas de 11w (ou seja 22w que equivalem a 120w) porque para alem do cosumo ser reduzido ainda ganhas em espaco.

Tens que ter atencao que deves usar lampadas daylight.

 

22W equivalem a 22W fluorescentes, as compactas não SÂO muito mais eficientes que as vulgares fluorescentes, talvez apenas muito ligeiramente...

 

Se o duarte quer manter plantas a longo prazo tem de ter pelo menos 100W (compactas ou fluorescentes normais ou T5, etc...), porque elas mais tarde ou mais cedo vão começar a morrer... e nem será culpa das lampadas será da fraca potência combinada...

 

O pessoal quer aquários com plantas, mas aquários com plantas não funcionam bem com os tais kits, estes funcionam para ver os peixes e pouco mais...

 

pessoal querem plantas?

comprem aquários sem sistema de iluminação, e comprem depois um à parte com potência suficiente, poupam dinheiro e têm sucesso (embora este nunca seja garantido)

 

posso dizer que podes ter sucesso com menos de 100 w, mas apenas com algumas espécies de eleição...e são muito poucas espécies, vallisnerias, anubias, musgo de java...e pouco mais.

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém tem sugestões para a iluminação de um aqua 200l biótopo poça ácida da amazónia (Rams, Tetras, Corydoras; Echinodorus, Cabombas e Miriófilos; Muitos troncos; turfa no filtro). Tenho como limite o equipamento de série do aqua: balasto de 2x25W (75cm, T8). As lâmpadas Philips Aquarelle de origem não são grande coisa e queria mudar mas tenho dúvidas quanto ao que escolher.

Possibilidades: Sera ou Aqua-Glo (Hagen), não sei qual a melhor. Dentro de cada marca não sei que combinação, uma vez que por um lado não queria tornar o aqua muito brilhante (característica do biótipo) mas como tenho pouca potência luminosa disponível e o aqua é fundo (50cm) não sei se não devia compensar com uma luz mais intensa. :D

 

minimo 100W, mais potência terás ainda mais sucesso, com essas plantas que mencionastes 100W pode ser que chegue, mas será mesmo à justa....

 

isso das marcas é quase irrelevante, achas mesmo que a hagen,Sera produzem lampadas fluorescentes?

provavelmente compram à osram ou philips mais proxima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que nem a Sera nem a Hagen fabricam as lâmpadas (a Sera até diz que recorre a um dos fabricantes alemães) mas lá que elas têm especificações diferentes, isso têm, e terão durações e eficiências diferentes conforme o fabricante. A minha pergunta vai no sentido de sondar as experiências do pessoal do forum.

 

Eu não tinha hipótese de escolher iluminação separada porque o aqua era para por na sala (único espaço) e tinha requisitos estéticos (sou casado...). Agora reparo que planeei mal essa parte...

 

É possível compensar a falta de potência com uma luz mais intensa ou isso só vai fazer algas e nada mais? Por outro lado, tenho um biótopo de luz pouco intensa, estar a aumentar a intensidade é um contrasenso... ;)

Não quero um aqua holandês mas tem que haver um mínimo de verde para os tipos se esconderem, descansarem e andarem na malandragem...

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

No meu aqua de 65x40x40 tive 1 Aquaglo e 1 Floraglo e a combinação era muito boa, actualmente tenho HQI e é excelente. Tenho num outro aqua mais pequeno fluorescentes compactas Daylight e também são muito boas, e bem mais baratas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa combinação Aqua-Glo+Flora-Glo é porreira para as plantas, partindo da análise do espectro de radiação das lâmpadas. Tens lá todo o espectro fotosintético e ainda um pico nos vermelhos (Aqua-Glo) que te torna a luz mais natural e realça as cores dos peixes. É uma das minhas hipóteses.

 

Uma dúvida fundamental:

O que é mais importante, a potência da lâmpada (consumo) ou a intensidade luminosa? É que duas lâmpadas de 25W têm potências luminosas muito diferentes (ex: Sera Brilliant daylight=2150 lumen e Sera Plant color=920lumen) o que vai fazer com que a intensidade luminosa (potência luminosa por unidade de superfície , medida em Lux)de uma combinação de 2 lâmpadas possa variar incrivelmente. Eu penso que as plantas serão como os nossos olhos, não são sensíveis à potência eléctrica da lâmpada mas sim à intensidade luminosa que as atinge.

 

 

 

Iluminância [lux]

Ref Light Temp colour Pot. Luminosa [lumen] 10cm 20cm 40cm

1 Sera Brilliant Daylight 6000 K 2150 4580 2200 910

2 Sera Plant color 4900 K 920 1950 940 390

3 Sera Tropic Sun Royal 4700 K 1500 3200 1530 630

4 Sera Blue Sky Royal 12000 K 1900 4050 1940 800

A 3-2 2420 5150 2470 1020

B 3-3 3000 6400 3060 1260

C 1-2 3070 6530 3140 1300

D 3-4 3400 7250 3470 1430

E 1-3 3650 7780 3730 1540

F 1-1 4300 9160 4400 1820

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A combinação actual (2xPhilips Aquarelle 25W) que tenho disponibiliza 2880 lumen.

Qualquer combinação de lâmpadas recomendada pela Sera no seu folheto me dá mais intensidade (excepto Plant color+Tropic Sun=2420).

Das muito utilizadas -Glo apenas usando 2 Sun-Glo obtenho um aumento de intensidade mas depois tenho dúvidas que o espectro seja suficiente para as plantas :D

Os aumentos de intensidade podem chegar a 49% com certas combinações!

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, mais importante que os Watts são os Lumens (intensidade luminosa
olha que não...

lumens é uma medida que nos indica a intensidade de uma lâmpada, medida com olhos humanos....querem mais subjectivo que isto?

 

potência eléctrica em si não quer dizer muito, apenas indica os gastos de electricidade, mas se juntarmos isso ao tipo de lampada ficamos com uma ideia.

 

O que nos interessa é o PAR, ou seja o espectro que as plantas usam, podemos ter uma lampada com baixo lumens e excelente PAR, é que os nossos olhos são muito sensiveis ao verde, e este é o espectro menos usados pelas plantas...(uma lâmpada com muito verde terá muitos lúmens)

 

Hagen e Sera (esta última provavelmente usa lâmpadas da osram), recebem as lampadas que têm mais PAR e não lumens desses fabricantres.

 

De qualquer maneira essas lâmpadas não se destacam muito das lampadas normais, terão ligeiramente superior PAR (repito os lumens não querem dizer rigorosamente nada), portanto conseguimos ter os mesmos resultados com ligeiramente menor potência com essas lâmpadas dessas marcas.

 

Sinceramente não gosto da cor dessas lampadas, prefiro comprar lampadas com bom CRI (boa reprodução de cores), embora possam ter menos PAR, um aumento da potência ligeiro compensa fácilmente.

 

De qualquer forma com a queima das lâmpadas, os lumens, o PAR diminuirão rapidamente, por vezes as empresas são conservativas e apenas indicam os lumens depois de 100 horas de queima (haverá uma rápida degradação neste periodo 0-100 horas), outras que indicam os lumens inicial...uma cambada de mentirosos é o que eles são todos....

 

Essa combinação Aqua-Glo+Flora-Glo é porreira para as plantas, partindo da análise do espectro de radiação das lâmpadas. Tens lá todo o espectro fotosintético e ainda um pico nos vermelhos (Aqua-Glo) que te torna a luz mais natural e realça as cores dos peixes. É uma das minhas hipóteses.

 

Se têm bom CRI irão ter uma luz natural com essas lâmpadas, mas geralmente bom CRI, equivale a uma redução de lúmens e por vezes de PAR (mas não necessáriamente).

 

É possível compensar a falta de potência com uma luz mais intensa ou isso só vai fazer algas e nada mais?
Não compreendo falta de potência, luz mais intensa?

nem luz mais intensa nem mais potente provocam algas, basta ver que

devo ter mais 50% de luz a mais o aconselhável (HQI 1.3 watts por litro num aquário extremamente baixo), as coisas ficam aceleradas, o meu principal problema é com o macronutrientes, se esgotam fico com problemas nas plantas, tenho de exagerar e ter peixes gordos....mas os peixes estão gordos e saudáveis (água limpa não há stress)

algas aparecem apenas nas plantas doentes...não há rigorosamente problema algum...

tenho aqui uns otocinclos com 2 anos...é raro eles durarem tanto tempo...

 

Alguém sabe a intensidade média recomendada para as plantas?

Para que plantas?

elas são tão diferentes .... é como perguntar qual é a necessidade média dos motores a combustão...

depende...

há uns que consomem 100000 litros por hora outros menos...muito menos...

 

posso dizer a intensidade com que consegues manter praticamente todas as plantas à volta de 0.75W por litro

 

Eu não tinha hipótese de escolher iluminação separada porque o aqua era para por na sala (único espaço) e tinha requisitos estéticos (sou casado...). Agora reparo que planeei mal essa parte...  

 

separado não quer dizer necessáriamente inestético, existe um colega que está a realizar um artigo sobre HQI ...

depois ele ou eu posto o link...acabamentos excelentes...

 

é como tudo, podemos fazer até trabalhos mais estéticos que os fabricados...basta imaginação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

olha que não...  

lumens é uma medida que nos indica a intensidade de uma lâmpada, medida com olhos humanos....querem mais subjectivo que isto?  

Corrija-me se estiver enganado, mas lumens é uma medida quantitativa da intensidade luminosa, enquanto que PAR é uma medida qualitativa das lampadas em relação às plantas (maior PAR melhor fotossintese). O ideal é muitos lumens com bom PAR.

Realmente a potencia electrica (Watts) quer dizer pouco, tal como disse o Antonio Vitor indica-nos o gasto de energia que tanto pode ser em luz como em calor, por exemplo as incandescentes com a mesma potencia que as fluorescentes gastam muito mais energia em calor que estas ultimas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

é precisamente o contrário:  

http://www.c-sea.org/members/brad/articles...light/#lumanpar  

 

e afinal PAR não está relacionado com as plantas... está relacionado com a potencia efectiva de electrões lançados pela lâmpada...

Por outro lado em http://www.thekrib.com/Plants/Tech/intensorama.html

diz assim:

'Plant chlorophyll absorbs light at wavelengths of 400 to 700 nm. This is termed Photosynthetically Active Radiation (PAR)'.

Tambem pode ser visto em http://www.ontariohydroponics.com/catalogue/cat-1.pdf onde diz Lumens vs. PAR o seguinte:

'PAR - Photosynthetically Active Radiation

- What plants utilize for Photosynthesis

...

'

 

Quanto aos lumens tambem li que é uma medida que tem a ver com o que o olho humano vê, mas por outro lado em http://www.thekrib.com/Plants/People/Darn/darn3.html diz o seguinte:

'Total light output: how bright. The unit for this is Lumens. Plants require a certain amount of lumens to grow.

'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O anterior site induziu-me em erro...(já editei o meu anterior post)

 

É o que sempre disse:

 

PAR-intensidade da luz utilizável pelas plantas

curiosamente é na faixa dos 400-700nm, na faixa das radiações que os nossos olhos detectam, devem medir os fotões nessa faixa e esse valor dá o PAR. poderia ser mais rigorosa dando mais importância para as frequências mais usadas pelas plantas, se calhar era já pedir muito.

 

lumens-intensidade da luz que os nossos olhos detectam...

A própria definição acarreta subjectividade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Como é que se pode ir a um Hiper e encontrar essa informação (PAR, lumens).

É que na maior parte dos casos as lampadas apenas vêm com os watts muito poucas com os lumens, e agora vêm com um grafico que indica o tipo de lampada (A,B,C,D,E,D,E ou G).

 

Onde é que vocês compram as vossas lâmpadas quer as fluorescentes, quer as outras (HQI, etc)

 

é que eu não consigo nenhuma informação quer das pessoas que trabalham nos hipers quer das caixas das lâmpadas

 

abraços

Medved

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como é que se pode ir a um Hiper e encontrar essa informação (PAR, lumens).  

É que na maior parte dos casos as lampadas apenas vêm com os watts muito poucas com os lumens, e agora vêm com um grafico que indica o tipo de lampada (A,B,C,D,E,D,E ou G).  

Para além dos watts vem sempre também os lumens, procura melhor na embalagem. Quanto ao grafico, julgo ser o consumo de energia (A gasta menos e G gasta mais), todos os artigos electricos são obrigados a ter essa indicação.

O PAR simplesmente não achas, a não ser em artigos especificos de iluminação/horticultura.

 

Quanto à minha HQI comprei numa loja especializada em iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, tive que voltar a estudar mas aqui vai:

 

Fluxo luminoso ou Potência luminosa: É a quantidade de luz emitida (energia luminosa radiada) por uma fonte luminosa numa unidade de tempo, em todas as direcções, medida logo à saída da fonte [lúmen - lm]

É um dado normalmente fornecido pelos fabricantes de lâmpadas, a sua determinação requer equipamento e condições especiais.

 

Rendimento luminoso: é a quantidade de energia transformada em luz, em relação à energia total disponível (consumida) (Daqui vem a classificação de A a G, consoante o melhor ou pior rendimento)

 

Iluminância ou Nvel de Iluminação: É uma medida do fluxo emitido numa determinada direcção por unidade de superfície [lux] (1 lux = 1 lm/ 1 m²) É este o conceito que serve, por exemplo para o cáculo luminotécnico de um espaço de trabalho.

 

Conclusões:

-Lumens não são subjectivos, é a unidade de medida de uma grandeza física cujo valor é determinado com instrumentos de medição;

-Para sabermos a quantidade de luz que atinge efectivamente um ponto, o reflector que usamos é determinante porque o fluxo luminoso indicado pelo fabricante é para a totalidade da superfície da lâmpada e o refelector pode aumentar a eficiência ou reduzi-la;

-O que conta para as plantas é a quantidade de radiação que as atinge dentro do seu espectro de absorção (azuis e laranjas), razão pela qual lâmpadas desenhadas para plantas têm picos de emissão nessas zonas;

-Noutra referência encontrei que a iluminância necessária às plantas aquáticas varia entre os 500 lux (plantas menos exigentes como os echinodorus tenellus) até aos 2500 lux.

-Assim, temos que pensar em três factores fundamentais para a selecção de lâmpadas num aqua com plantas (e peixes): lâmpadas com o melhor (maior) Coeficiente de Restituição de Cores possível para não alterar as cores naturais de tudo quanto está no aqua; lâmpadas que permitam uma iluminância suficiente para as plantas (quantidade de energia/radiação); lâmpadas que emitam essa energia na zona do espectro que as plantas necessitam para uma melhor fotosíntese (azuis e laranjas).

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antonio Vitor,

 

Gostaria que comentasse este texto retirado de http://fins.actwin.com/aquatic-plants/mont.../msg00736.html:

CRI is charateristic of color rendering, the ability to

represent color of objects.  

To calcultae CRI you need to compare the lamp and test-source. For example,

CRI of usual incandescent lamp is 100 (for source <5000K, test source is

special incandescent lamp, for source >5000K it is "dyalight" source). SO,

you can't even compare CRI of two lamps if they have different CCT.  

Nothing comes free. Higher CRI means less lumens. Comapre LPW of typical

TL90 and TL80 lamp. Color rendering is important for human eye only. Plant

lamps have very poor CRI (they have no green, so they can't represent green

colors). But plants don't care about CRI. You care, because you want your

plants/fish look natural (what does natural look mean?).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.