O recomeço


Francis79

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Apos uns anos desligado do mundo aquático, decidi pegar no material que ainda tinha por casa, comprar o que faltava e montar um pequeno Aquario de 37L com umas plantas.

Aquascaping não é o meu forte, por isso decidi por uma coisa muito simples e com este aprender o máximo possível, para mais tarde arriscar em algo mais complexo.

 

Deixo- vos o setup:

 

Aqua: 45-30-27

 

Iluminação: Led

 

Filtro: eheim 2213 com lily pipes

 

CO2: Botija ( neste momento uma bolha por segundo)

 

Substrato: Ada Amazônia com Tropica no fundo

 

Plantas:

Rotala wallichi

Rotala rotundifolia

Musgo spiky

Echinodorus tenellus

Micranthemum Monte carlo

Rotala Bonsai ( a minha planta de eleição )

 

Faltam acrescentar mais duas ou três mas estou indeciso na escolha, a Hemianthus micranthemoides vai entrar, mas queria mais uma ou duas não sei ainda.

 

O Aqua tem duas semanas de montagem e tenho andado a fazer trocas parciais de 50% dia sim dia não e a fertilizar com k e step 1 intercalado. 2ml de cada.

Esta semana Tenho andado a luta com umas algas filamentosas, que são aspiradas o máximo que consigo durante a troca, para ajudar as caridinas no trabalho.

 

image.jpeg

 

Esta foto o Aqua tinha 9dias, agora vai com 14dias.

 

Abraço

Editado por Francis79
  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francis,

 

Bela montagem para apenas 37L, gostei!

 

Aquela pedra em cima do tronco é para o mesmo não flutuar?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francis,

 

Bela montagem para apenas 37L, gostei!

 

Aquela pedra em cima do tronco é para o mesmo não flutuar?

 

Cumps,

Boas Miguel, obrigado.

 

Sim a pedra e para não flutuar, neste momento já não tem a pedra, amanhã atualizo sem a pedra.

Editado por Francis79
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom :)

Quanto tempo tem a montagem? :)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes demais obrigado :)

 

Nesta foto tem 9 dias de montagem, neste momento está com 14. Amanhã tiro umas mais atualizadas

 

Ah então ainda falta algum tempinho para a fauna, para alem das caridinas não tens outra coisa em mente? :drool3:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de por uns camarões azuis, acho ir faz um bom contraste com o verde, mas é algo que não percebo mesmo nada e de camarões.

E peixes, em principio um cardume pequeno de galaxys, mas Tb gostei das mosquito e por serem mais pequenas, talvez ficassem melhor.

 

Ah então ainda falta algum tempinho para a fauna, para alem das caridinas não tens outra coisa em mente? :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não achas demais trocas de 50% dia sim dia não?

Sei que tem a ver com a libertação de amónia por parte dos substratos, amónia essa importante, acho, para o disparo inicial da flora.

O fabricante recomenda essas TPAs todas?

Também tenho Tropica fértil no meu, mas já não me recordo das instruções.

Sei que fiz várias TPAs, mas não tantas.

Não tive problemas com algas e passados 8 meses continuo a não ter.

 

 

Cumps.

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Olá,

 

Não achas demais trocas de 50% dia sim dia não?

Sei que tem a ver com a libertação de amónia por parte dos substratos, amónia essa importante, acho, para o disparo inicial da flora.

O fabricante recomenda essas TPAs todas?

Também tenho Tropica fértil no meu, mas já não me recordo das instruções.

Sei que fiz várias TPAs, mas não tantas.

Não tive problemas com algas e passados 8 meses continuo a não ter.

 

 

Cumps

José[/

 

 

Boas,

 

Não sei sinceramente se é bom se é mau, foi me aconselhado por alguém que percebe mais disto que eu, uma coisa é certa, as plantas cresceram e muito nestas duas semanas, eu queria começar acalmar as tpas, mas agora com o boom de algas (que tb me foi dito ser normal, indica fim do ciclo de ozoto) tenho aspirado dia sim dia não o máximo de algas que consigo durante as tpas.

Já reduzi um bocado a iluminação tb, nesta fase para ver se faz diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uns planorbis rosa comiam isso.

Há quem não goste. Eu não os dispenso.

Cada um com a sua :)

Não sei o que são, pelo nome deduzo que sejam uns caracóis. Se sim, tb não sou grande fã confesso, mas vão entrar mais umas caridinas ainda hoje, passam a 7. Se não tratarem disto, então tenho mesmo de procurar outra solução até poder colocar peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz hoje 15dias que iniciei está montagem.

 

image_1.jpeg

 

Juntei 2 nerites aos 4 amanos para ver se ajudam a combater as algas que andam a tentar invadir o Aqua. Reduzi a iluminação para ver se faz alguma diferença nas algas também.

Houve crescimentos em todas as plantas, a rotundifolia já foi podada 2x, só ainda não ganhou o vermelho característico dela, a única que ainda não deu sinais de crescimento foi a tenellus.

Editado por Francis79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto ninguém dar uma opinião por aqui, irei continuar este post como uma espécie de diário para assim ficar com um registo mais tarde das fazes que está montagem foi passando.

 

Apesar das algas estarem atacar em força e eu aspirar o máximo que consigo na tpa dia sim dia não, todas as plantas apresentação crescimentos saudáveis,as a planta que me anda a desafiar (parece ter uma personalidade muito especial) é a rotala wallichi.

Coitada, por parecer bastante sensível e que aspiro mais frequentemente para a libertar ao máximo das algas, mas ela de vez enquanto fecha se, ainda não percebi o que provoca isso, comprei a verde, já ficou com a parte superior rosa, já perdeu esse rosa e ficou toda castanha dourada, de facto é a planta que mais me está a deixar confuso.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas estou com desafio semelhantes no meu aqua ... a wallichi tb me apresenta sintomas quase identicos aos teus se bem que a minha esta bem mais rosadinha.

o Meu desafio prende-se na Anubia Barteri.

que tipo de algas tens ? Filamentosas ? eu pareçeu-me ver numa das tua fotos uma iguais ás minhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas estou com desafio semelhantes no meu aqua ... a wallichi tb me apresenta sintomas quase identicos aos teus se bem que a minha esta bem mais rosadinha.o Meu desafio prende-se na Anubia Barteri.que tipo de algas tens ? Filamentosas ? eu pareçeu-me ver numa das tua fotos uma iguais ás minhas

Boas,

 

Sim estou com filamentosas castanhas ( penso serem diatomaceas), o que me foi dito e que elas representam o final do ciclo de azoto e que demoram 2semanas a desaparecer :/ vamos ver se é verdade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto ninguém dar uma opinião por aqui, irei continuar este post como uma espécie de diário para assim ficar com um registo mais tarde das fazes que está montagem foi passando.

 

Apesar das algas estarem atacar em força e eu aspirar o máximo que consigo na tpa dia sim dia não, todas as plantas apresentação crescimentos saudáveis,as a planta que me anda a desafiar (parece ter uma personalidade muito especial) é a rotala wallichi.

Coitada, por parecer bastante sensível e que aspiro mais frequentemente para a libertar ao máximo das algas, mas ela de vez enquanto fecha se, ainda não percebi o que provoca isso, comprei a verde, já ficou com a parte superior rosa, já perdeu esse rosa e ficou toda castanha dourada, de facto é a planta que mais me está a deixar confuso.

Francis, não desanimes que andam para aí uma cambada de preguiçosos, que não te ligam nenhuma, incluindo eu!

 

Percebo que estás a fazer tpa's com frequência e muito bem pois estás numa fase inicial da montagem e o aqua ainda não teve tempo de estabilizar. Daí as algas tão incómodas, se falas em castanhas concordo que devem ser diatomáceas e estás a fazer bem em aspira-las o máximo possível e raspando-as onde é possível.

Podes juntar uns otocinclus que também ajudam a removê-las bem como umas neritinas, das quais não sou tão adepta.

 

Que testes andas a fazer ao aqua? Convém saber os parâmetros para te puderem ajudar melhor, fazes alguma fertilização?

 

Quanto ao resto tens aí uma montagem muito bem conseguido, ligo-te já que gostei muito, vais no bom caminho.

As fotos, muito boas! E fotos é que o pessoal gosta de ver.

 

Que te diga mais, muita paciência é o que é e esperar que elas, as malditas se vão embora.

 

Penso que não me escapou nada, a acompanhar.

 

PS: por acaso até me faltou alguma, não será melhor teres um dropcheker para medires o Co2? Pode ajudar problemas que vão surgindo.

 

Epah, não sei como me passou ao lado um aquário com um nome que tive numa montagem à algum tempo.

 

Saudações sportinguistas, lol

Editado por Vera Santos
Ps
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francis, não desanimes que andam para aí uma cambada de preguiçosos, que não te ligam nenhuma, incluindo eu!

 

Percebo que estás a fazer tpa's com frequência e muito bem pois estás numa fase inicial da montagem e o aqua ainda não teve tempo de estabilizar. Daí as algas tão incómodas, se falas em castanhas concordo que devem ser diatomáceas e estás a fazer bem em aspira-las o máximo possível e raspando-as onde é possível.

Podes juntar uns otocinclus que também ajudam a removê-las bem como umas neritinas, das quais não sou tão adepta.

 

Que testes andas a fazer ao aqua? Convém saber os parâmetros para te puderem ajudar melhor, fazes alguma fertilização?

 

Quanto ao resto tens aí uma montagem muito bem conseguido, ligo-te já que gostei muito, vais no bom caminho.

As fotos, muito boas! E fotos é que o pessoal gosta de ver.

 

Que te diga mais, muita paciência é o que é e esperar que elas, as malditas se vão embora.

 

Penso que não me escapou nada, a acompanhar.

 

PS: por acaso até me faltou alguma, não será melhor teres um dropcheker para medires o Co2? Pode ajudar problemas que vão surgindo.

 

Epah, não sei como me passou ao lado um aquário com um nome que tive numa montagem à algum tempo.

 

Saudações sportinguistas, lol

Boas Vera, antes demais tenho a dizer que estragaste tudo no final do post :)

 

Tenho feito testes sim,

Ph 6,8

Nitratos 5mg/l

Fosfatos 0 (este é que me preocupa, era suposto ter alguma coisa)

Dropchecker está verde claro

 

As algas estão cada vez abrandar mais, não sei se é a equipa de limpeza que está a dar conta delas ou se é o ciclo que está a chegar ao fim.

De resto continuarei a colocar fotos, até Pk gostava da vossa opinião para umas plantas em frente ao tronco de forma a fazer a passagem para o tapete.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

image_14.jpeg

 

Que plantas sugerem para colocar naqueles buracos do tronco?

image_13.jpeg

 

Foto do Aqua com 19dias

image_12.jpeg

 

Já vou na terceira poda da rotala e ela continua a crescer desalmadamente, as diatomaceas finalmente parecem estar abrandar, mas a luta continua até a extinção dela, aspirar, aspirar, aspirar...

Editado por Francis79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Francis79, parabéns pelo tanque!

 

queria saber se nas Tpa usas agua osmotica. Se sim, com que reequilibras o Kh?

obrigado!

Boas, obrigado pelo comentário, as tpas estou a fazer com água normal da torneira com condicionador para tirar os metais pesados e cloro, e tenho a água da torneira a sair entre 3 e 6 kh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao estou a gastar dinheiro a toa com a osmose!!!!! eheheheeh! cada vez que faço tpa, la se vao sais minerais e agua desperdiçada!!!

teu aquario é bellissimo, parabens!!!

Obrigado discomagico. Este projecto é mais uma aprendizagem e tentar conhecer alguns crescimentos das plantas, eu sempre tive aquas grandes e a escolha das plantas era mais simples, neste como é pequeno tem de ser muito bem escolhido para ficar proporcional ao Aqua e o mais natural possível.

 

Quanto ao teu, sim, acho que não se justifica encheres tudo com osmose, mas convém saberes o ph da tua zona, visto ires ter discos e depois disso se for muito elevado, equilibrar com osmose. Agora todo cheio com osmose, sim é um desperdício brutal de água e dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.