Ajuda!! 1º Aquario!!


JPGM22

Recommended Posts

Comecei o meu primeiro aquário de agua doce quente.



- Comprei substrato para as plantas (coloquei pequena camada nas zonas onde queria por plantas)


- Uma camada grossa de areão.


- Anubias, elódeas e uma outra espécie que não conheço.


- Filtro dos bons


- termostato


- Um produto para anular o cloro da agua e outro para outros poluentes


- Um produto para uma cultura saudável de bactérias.



Que me aconselham mais?? Ainda ficarei umas duas semanas sem colocar peixes. Ainda pretendo também comprar mais espécies de plantas.


A que temperatura devo deixar a agua?



dicas por favor



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem vindo ao forum.

 

Podes detalhar um pouco mais o material que tens? Do tipo !

 

Dimensões do aquàrio - Comprimento x largura x altura

Marca do susbstrato fertil e inerte

Marca e potencia do filtro e do termoestato

 

Deves tambem comprar testes para a àgua mais essenciais PH, Nh3, No2, No3, KH, GH http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380, ve este topico que ajuda bastante.

 

Quanto ao colocar peixes, acho que no minimo deves de deixar 3 semanas para o aquàrio fazer o ciclo.

Vai com calma e informa te bastante, ve topicos por aqui e vai postando fotos do aquàrio.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Sapingas. Acho 2 semanas pouco. Não tenhas pressa com os peixes, para não sofreres dissabores ao arranque.

 

Compra os testes, que no início até poderás ficar-te pelos no2, no3 e nh4/nh3 para controlares a evolução do ciclo. Podes deixar os do ph, kh e gh para mais tarde, que estes é que te vão definir na escolha dos peixes quando o ciclo do azoto terminar. Ou compras o set completo. Faz como mais te convier na carteira :).

 

Resta especifcar o tamanho do aquário ou a litragem do mesmo, o tipo de filtro e marca (externo, interno, capacidade por hora, etc), e também se tens iluminação e qual.

 

E como sempre... Ler, ler, ler e ler ou perguntar antes de fazer qualquer coisa.

 

Cumps

  • Votar + 1

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado malta.

 

A marca do aquário é Juwel aquarium

Tem 63 litros com 60x30x36

O filtro é da marca Bioflow Super e vem com o termostato integrado (50 watts, 220/240 Volts e 50 Hz). com esponja de carvão activo e esponja de fibra de vidro.

Iluminação Juwel aquarium de 15 watts por 438mm

 

Não consegui saber mais nada sobre o filtro pois preciso de desmonta-lo para ver o que tem escrito nele.

 

Substrato é da marca sera floredepot. O areão comprei no pingo doce, sacas de 5KG, foram bem lavado e fervido.

 

Produtos comprei o Bactoactive: live cultures of bacteria

Sera toxivec: elimina cloro, nitrito e amónia

Tropical Esklarin condicionador de agua para peixes e plantas. Neutraliza sais de metais pesados. Proteja e epiderme dos peixes e melhora o seu sistema imunológico.

 

IMG_0057_zps4799e1e7.jpg

IMG_0058_zps8f1e67a6.jpg

IMG_0055_zpsb4f5f669.jpg

IMG_0053_zps6184f48d.jpg

 

Que espécie é esta a cima???

 

IMG_0046_zpsbcd95283.jpg

IMG_0047_zps835e719b.jpg

IMG_0052_zpsa1d883e2.jpg

IMG_0050_zps3ff1f2c9.jpg

IMG_0056_zps8cf31c23.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais qualquer coisa digam e eu digo.

Obrigado pela ajuda. Quero que isto corra bem.

 

Queria por mais plantas, e mais especies acima de tudo. Que recomendam? Há limite no nº de especies de plantas?

 

 

Também fiquei com algumas duvidas quanto ao substrato. As instruções não especificavam a quantidade ou espessura da camada. Fui por intuição e coloquei uma camada relativamente fina, um pouco mais espessa onde queria muitas plantas, espero não ter feito mal, também foi caro e não queria usar muito, e tinha que colocando muito depois fosse ter muitas algas ou poluísse a agua.

 

 

Tenho o aquario neste momento a 26,5º C. É bom?

Editado por JPGM22
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens egerias, anubias que nao deveriam estar enterradas mas amarradas a uma pedra/tronco, e echinodorus.

 

As plantas metes as que quiseres, mas convem saberes se são de facil manutenção, porque a tua luz nao deve ser muita.

Baixa um pouco a temperatura para uns 24ºC.

 

Se quiseres comprar plantas fala comigo por pm, que tenho bastantes podas.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu passava a egeria que está mais à frente do lado esquerdo para ao pé da outra atrás da anubia.
Do outro lado deverias considerar também a posição da egeria, acho que também está muito na frente, mas o melhor conselho é...

Fala com a Ervilhita!

;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado malta, realmente ja vi umas anubias amarradas a troncos e estou a pensar comprar um bem grande. Na altura pedirei ajuda.

Quanto às egerias (elodeas certo?) vou agrupa-las num só grupo ao pé do filtro talvez. também ja me avisaram que irao crescer muito e que podem ser uma praga, mas até lá veremos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado malta, realmente ja vi umas anubias amarradas a troncos e estou a pensar comprar um bem grande. Na altura pedirei ajuda.

Quanto às egerias (elodeas certo?) vou agrupa-las num só grupo ao pé do filtro talvez. também ja me avisaram que irao crescer muito e que podem ser uma praga, mas até lá veremos :P

 

Terás que podar mais vezes...quanto ao substrato fértil, não sei, não uso.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao substrato fertil, na minha opiniao devias ter posto todo. Isto porque quanto mais, mais tempo dura (dentro do razoavel), porque mais demora aos nutrientes serem todos absorvidos pelas plantas. Alem disso para que queres o resto do substrato? Pode perder certas substancias depois de estar aberto

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois tens razão. Então agora que faço? daqui a uns meses voltar a montar o aquário? ou refaço já tudo?

a embalagem tem fecho hermético. penso que não se irá degradar. Por favor preciso de um dica muito sincera sobre o que fazer.

Editado por JPGM22
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei hoje um feto de Java. deixei-o desenterrado como me disseram na loja.

A anubia amarrei-a a uma pequena pedra e mudei-a de sitio

 

Também comprei um tronco para por no aquário. Alguma dica para como devo lava-lo?

 

IMG_0060_zpsf75e94a2.jpg

IMG_0059_zps87fca73f.jpg

 

IMG_0061_zps6644f164.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco deves ferve-lo com sal, escova-lo, e deixa-lo de molho uns dias.

 

Quanto ao substrato se nao estiveres com preguiça retira a maior parte do areão e mete o substrato, (depois de retirares a agua)

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia seria mesmo essa, guardar a agua, que ja tem os produtos e o inicio do ciclo, e depois voltar a po-la.

Como assim o filtro estar parado muito tempo? Eu numa tarde faço tudo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok thanks ;) Também tenho uma duvida, irei tirar o max de areão possivel, depois colocar os substrato. Mas antes de recolocar o substrato deverei lavar o areão?? E achas que tenho uma camada de areão suficientemente grossa (estou a pensar comprar mais mesmo assim)? Uma ideia que tive foi de colocar num pequeno canto do aquario um pouco de areia fina, para n ficar tão monótono, é uma boa ideia??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é que vi, não tenho recipiente suficientemente grande para os 60 litros da agua. posso por em varios, mas apenas um poderá ficar com o filtro. faz mal?? eu penso que em duas horas no max faço tudo. faz mal é agua é??

Também vou precisar de voltar a montar o aquário, o tronco que comprei precisa de ser enterrado ou então não caberá no aquário, já foi esfregado e limpo com sal, so falta passar uma semanita de molho :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ve lá se o tronco é demasiado grande para o auqario, pode ficar inestetico, penso que ocupar 1/3 do aquario é o ideal

 

Nao, basta pores em alguma agua do aquario, nao necessitda de ser em toda a agua

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se colocar agua nova, precisarei de "recomeçar o ciclo do do aquario" e colocar denovo os produtos que comprei?

Mesmo que ao remover o areão este fique sujo com substrato daquele que já coloquei no aquário, há perigo caso isto suje a agua depois?

 

O tronco irá ocupar um bom bocado sim, mas eu admito que gosto :) parecer bem natural como uma floresta tropical inundada. ainda assim vou coloca-lo a um canto do aquario para nao ficar monstroso no meio deste.

Editado por JPGM22
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.