duvida sobre substrato..


Recommended Posts

Olá.

 

Hmm... leres um bocado e usares a Pesquisa não te fazia mal nenhum.

Se tens esse tipo de dúvidas e não as consegues tirar, pura e simplesmente, pesquisando aqui no Fórum ou mesmo na restante net; sinceramente, mais vale nem tentares ter plantas muito exigentes no teu aquário.

 

Para manter plantas aquáticas só precisas de algumas coisas:

 

Perseverança, e arregaçar as mangas...

 

Não podes ficar à espera que ao mínimo problema ou dúvida te respondam aqui no Fórum.

As pessoas habituam-se (mal) a que as respostas lhes caiam no colo. Qualquer dia, perdem um peixe ou fazem pior, pura e simplesmente porque ficam à espera que lhes respondam no Fórum, quando têm o botão da Pesquisa mesmo à mão de semear.

 

Descansa que não és o único a fazer isso, nem hás-de ser o último... é só porque a tua pergunta é daquelas que usando a pesquisa se descobre em poucos minutos... aliás, mesmo que demore muito tempo a encontrar a resposta, melhor, é da maneira que lês mais e aprendes mais... uma coisa que é vital em aquariofilia, particularmente com plantas de aquário.

 

Não sabes como nem o que procurar? Simples... vê os aquários que aches bonitos, ou aquários com as plantas que desejas manter, e pesquisa sobre o que é que foi utilizado para manter essas mesmas plantas. É muito mais fácil do que fazer uma pergunta como a que tu fizeste.

 

E só para não dizer que não te respondi à tua pergunta, aqui vai a única resposta válida à tua pergunta:

 

Depende...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada...

 

Sempre às ordens.

Ah! A resposta está aqui no Fórum... se calhar até a encontras no meio de respostas inoportunas, escusadas e sem base.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha humilde opinião qualquer planta em aquariofilia que ganhe raizes como as que vivem em terra merecem um substrato fertil... pela lógica preferem obter nutriente spor aí...

 

Lê estes tópico, a primeira vista diz alguma coisa:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92358

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as plantas é indiferente o local onde estão os nutrientes. Podes ver aqui o estudo que o diz. O que lhes interessa é que tenham nutrientes.

 

Do ponto de vista prático: o melhor sistema é aquele composto por substrato fértil + fertilização líquida. isto garante que nunca lhes vai faltar nada e tens um maior espaço para erros (esquecimentos, férias, etc...).

 

Mas essencial essencial não é. Podes crescer todas as plantas em areia.

 

Já agora não percebo esta nomenclatura de usar a palavra substrato só para nos referirmos ao substrato fértil. O que quer que seja que metamos no fundo é substrato seja ele fértil, inerte, areia, cascalho, berlindes, rocha, etc... A função do substrato é dar suporte, local para as raízes se fixarem, nutrientes, etc.... Uma laje rochosa na praia é substrato para as algas e animais que aí vivem. As algas nem raízes têm. Há é diferentes tipos de substrato. Mas é tudo substrato. Ou vivem na coluna de água ou então vivem agarrados ao substrato.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...