As planárias matam camarões? Mito ou verdade?


jatirbac

Recommended Posts

Olá,

Estive a fazer uma pesquisa científica de forma a tentar perceber um pouco mais acerca da interacção entre as planárias e os camarões.

Não encontrei até agora nenhum documento científico que me fale acerca deste problema.

 

Será que tudo não passa de informação do estilo "passa a palavra"? devido aos blogs e fóruns?

 

Será que de facto as planárias atacam camarões? Gostaria de ver isso comprovado científicamente (podem usar o "google scholar")

 

Cumprimentos

 

João Cabrita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mas só o que vêm da boca dos cientistas e que é verdade,

a esperiência e o comfronto do dia a dia com os probelemas

não dá para afirmar o que pode-se fazer ou não,ou têm-se ir

para a Universidade aprender só aquilo que os cientistas ( deuses)

dizem,eles têm o dom da verdade!...

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas "Jatirbac",

desculpa, mas podes definir o que é científico?

Cumps

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mas só o que vêm da boca dos cientistas e que é verdade,

a esperiência e o comfronto do dia a dia com os probelemas

não dá para afirmar o que pode-se fazer ou não,ou têm-se ir

para a Universidade aprender só aquilo que os cientistas ( deuses)

dizem,eles têm o dom da verdade!...

Comp: Álvaro Silva

 

 

 

Boa noite,

Eu nem quero entrar nesse tipo de "conversa"...nunca referi isso. Se o sr está a dizer tal coisa é porque se sente revoltado mas isso não é do meu interesse.

O que pretendo são artigos científicos, isto porque para publicar alguma coisa preciso de me basear em artigos científicos... tenho de comprovar o que digo, não posso usar informação que li por aí na internet.

 

 

um comentario pouco feliz e muito anafalbeto

 

Meu amigo, não entendo porque diz tal coisa.

 

Analfabeto é uma pessoa que não sabe ler nem escrever. ???em que parte é que isso se enquadra na conversa?

Se não vem a ajudar à conversa o melhor é ficar calado!

 

 

Boas "Jatirbac",

desculpa, mas podes definir o que é científico?

Cumps

 

Quando me refiro a "científico" refiro-me a artigos publicados na comunidade científica (em jornais, revistas de nome, livros). No http://scholar.google.pt/ só estão artigos científicos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que observei no teu tópico de resposta anterior, no seu conjunto total, entendo o que procuras, apesar de não concordar totalmente.

 

Para mim o primeiro parágrafo da Wikipédia (Método científico), define totalmente o científico, publicado ou não.

 

Mas tudo bem, procuras algo publicado e não podes ser criticado por tal, respeito isso.

 

Cumps

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que observei no teu tópico de resposta anterior, no seu conjunto total, entendo o que procuras, apesar de não concordar totalmente.

 

Para mim o primeiro parágrafo da Wikipédia (Método científico), define totalmente o científico, publicado ou não.

 

Mas tudo bem, procuras algo publicado e não podes ser criticado por tal, respeito isso.

 

Cumps

 

Obrigado pela participação.

De facto preciso mesmo de informação vinda de artigos.

Até agora não encontrei nenhuma informação relativa à produção de toxinas por parte das planárias.

Também não vi nenhum camarão morto até agora (já lá vai 1semana)...

No entanto, não quero dizer que elas não possam fazer estragos ao aquário....vou continuar a observar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se várias pessoas te dizem que são perigosas, precisas de artigos científicos para acreditar? Pensei que a experiência dos outros servia para alguma coisa...só porque não somos biólogos a nossa opinião já não é válida? Quem dera muitos biologos perceberem tanto de aquariofilia como centenas de membros que frequentam o forum.

 

Não me dei ao trabalho de pesquisar sobre uma coisa que tenho a certeza, as planarias são perigosas e ja as vi atacar camarões...

 

Repara lá bem se os teus camarões não dão uns saltos assim do nada...

 

Tipo isto.

 

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquarticl...aria_Worms.html

 

Pronto, já é científico o suficiente? :)

 

As planárias são omnívoras e se puderem predam os camarões, para tal produzem uma toxina que as reveste que é extremamente tóxica para os camarões.

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se várias pessoas te dizem que são perigosas, precisas de artigos científicos para acreditar? Pensei que a experiência dos outros servia para alguma coisa...só porque não somos biólogos a nossa opinião já não é válida? Quem dera muitos biologos perceberem tanto de aquariofilia como centenas de membros que frequentam o forum.

 

Não me dei ao trabalho de pesquisar sobre uma coisa que tenho a certeza, as planarias são perigosas e ja as vi atacar camarões...

 

Repara lá bem se os teus camarões não dão uns saltos assim do nada...

 

Tipo isto.

 

 

Boa noite,

Eu sempre acreditei que de facto as planárias fizessem mal pelo facto de ler em fóruns e em informação na internet. No entanto, esta minha questão surgiu ao conversar com pessoas da área científica.

Para tirar as dúvidas entre a minha (que é igual à vossa) e a dessas pessoas, fez-se a experiência: colocou-se um camarão (incialmente) dentro de um tupperware e no mesmo espaço estão duas planárias. Até agora (ao fim de 2dias) as planárias não chatearam o camarão nem este apresenta qualquer sintoma. Poderá isto dizer qualquer coisa? Vamos continuar a observar...

 

 

http://www.aquarticl...aria_Worms.html

 

Pronto, já é científico o suficiente? :)

 

As planárias são omnívoras e se puderem predam os camarões, para tal produzem uma toxina que as reveste que é extremamente tóxica para os camarões.

 

De facto esse documento é interessante mas não diz que as planárias atacam ou matam camarões com esse tóxico. O que quero ler é mesmo que há relação entre a morte de camarões e a existência de planárias.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As tuas semanas passam muito depressa ou sou eu que estou a ver mal... Dia 28 ainda não tinha passado uma semana dia 2 já se passaram duas semanas.

 

Para quem queria artigos científicos, falar assim depois de uma experiência que durou "duas semanas" não me parece muito correcto mas tudo bem.

 

Podes ver também outros sites tipo este...

http://www.shrimpnow.com/content.php/278-Planaria-a-how-to-get-rid-off

 

Que mostra que não é só por cá que existe esse problema.

 

Depois gostava que colocasses fotos do desenvolver da tua experiência, gostava de ver o tamanho dessas planarias e o tamanho do camarão...

 

A forma como o alimentas, temperatura que o mantens etc...

 

Pelo menos ficávamos com uma melhor ideia é sempre bom aprender qualquer coisa.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As tuas semanas passam muito depressa ou sou eu que estou a ver mal... Dia 28 ainda não tinha passado uma semana dia 2 já se passaram duas semanas.

 

Para quem queria artigos científicos, falar assim depois de uma experiência que durou "duas semanas" não me parece muito correcto mas tudo bem.

 

Podes ver também outros sites tipo este...

http://www.shrimpnow...-to-get-rid-off

 

Que mostra que não é só por cá que existe esse problema.

 

Depois gostava que colocasses fotos do desenvolver da tua experiência, gostava de ver o tamanho dessas planarias e o tamanho do camarão...

 

A forma como o alimentas, temperatura que o mantens etc...

 

Pelo menos ficávamos com uma melhor ideia é sempre bom aprender qualquer coisa.

 

Cumps

 

No dia 22 eu disse "Também não vi nenhum camarão morto até agora (já lá vai 1semana)..."

 

No dia 2Dezembro disse "2semanas passaram-se, as planárias continuam vivas e o camarão está na mesma."

 

Tendo em conta que no dia 22Nov já tinha passado uma semana, então no dia 2Dezembro já tinham passado 2semanas e 3dias, mas que arredondei para as duas semanas. Não percebi qual foi o meu erro.

 

Se as planárias fossem assim tão mortíferas em duas semanas concerteza que já deveriam ter feito alguma coisa. Ou achas que 2semanas sem comer é pouco tempo? Estando privadas de alimento achas que não estariam dispostas a "atacar" o camarão?

 

Quanto à citação "Para quem queria artigos científicos, falar assim depois de uma experiência que durou "duas semanas" não me parece muito correcto mas tudo bem": uma experiência pode ser conclusiva independentemente do tempo parecer ser certo ou não (para uns pode não ser mas para outros pode ser), tudo depende do tipo de experiência. Para além do mais, esta não é uma experiência científica, é uma experiência caseira de um amador, mas que segue um princípio e métodos.

 

 

Nesse segundo vídeo, vejo um camarão a dar um pulo. Quem diz que ela estava a atacar? não poderá estar a explorar "terreno" e ao tocar no camarão ele se assusta? Só porque o título do vídeo diz uma coisa não quer dizer que seja verdade. O título diz o que a pessoa que o colocou na youtube pensou acerca do que viu.

 

Continuam a dizer que elas matam camarões mas até agora (já lá vão 2semanas desde que este tópico for criado) e ninguém que me tivesse dito que testemunhou na primeira pessoa a experiência de ter visto camarões a serem atacados por planárias. Num fórum com tanta gente ninguém me disse que viu..até agora foram só histórias de outros.

 

Cumprimentos

Editado por jatirbac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jatirbac antes de mais podias me explicar porque é que tens dois registos (Jatirbac e Cabrita)?

 

 

Se as planarias são inofensivas, porque é que tanta gente por todo o mundo diz o contrário e porquê é até são criados medicamentos próprios para matar planarias como por exemplo o "No Planaria"?

 

Acho que não é com uma experiência assim que podes tirar essas conclusões..

 

Se tivesses dois aquários exactamente iguais a nível de setup e manutenção, com o mesmo numero inicial de camarões, um com planarias e outro sem, acho que assim sim podias retirar algumas conclusões observando a evolução de cada uma das colónias..não é com um camarão e duas planarias num tupperware...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas estava a ver as datas dos posts e o que estava escrito neles...

 

Viste o link que mandei??? As fotos e tudo??

 

E continuo a dizer...

 

 

Depois gostava que colocasses fotos do desenvolver da tua experiência, gostava de ver o tamanho dessas planarias e o tamanho do camarão...

 

A forma como o alimentas, temperatura que o mantens etc...

 

Pelo menos ficávamos com uma melhor ideia é sempre bom aprender qualquer coisa.

 

Cumps

 

Isto não só para ter uma ideia da experiência (por exemplo se retiras o camarão para o alimentar etc etc...), mas para ver essas planarias e afins...

 

Podias partilhar, em vez de estares a pedir que alguém te mostre uma planaria a comer um camarão.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jatirbac antes de mais podias me explicar porque é que tens dois registos (Jatirbac e Cabrita)?

 

 

Se as planarias são inofensivas, porque é que tanta gente por todo o mundo diz o contrário e porquê é até são criados medicamentos próprios para matar planarias como por exemplo o "No Planaria"?

 

Acho que não é com uma experiência assim que podes tirar essas conclusões..

 

Se tivesses dois aquários exactamente iguais a nível de setup e manutenção, com o mesmo numero inicial de camarões, um com planarias e outro sem, acho que assim sim podias retirar algumas conclusões observando a evolução de cada uma das colónias..não é com um camarão e duas planarias num tupperware...

 

Eu sou o jatirbac, o meu irmão é o Cabrita. Vivemos na mesma casa, logo o IP é o mesmo. Este assunto já foi esclarecido com outros moderadores.

 

 

Esse medicamento pode existir porque as pessoas podem não gostar de ver planárias tal como há pessoas que não gostam de caracóis e compram o "SNAIL EX" (exemplo). Eu por exemplo não gosto de ver planárias e por isso era capaz de comprar esse medicamento por uma questão estética.

 

O tupperware é um teste preliminar. Não vou avançar com um projecto se há partida o teste preliminar não tiver resultados.

Atenção que eu não estou a tirar conclusões, se tivesse tirado conclusões teria guardado os resultados para mim e vivia com essa informação como uma certeza. O que estou a tentar é que tenham um pouco de espírito crítico sobre a informação que existe.

Quantas são as verdades que mais tarde vieram a revelar-se como "ridículas"?

 

De facto o melhor é dar por terminado este assunto porque estou a ver que estou a ser mal interpretado e não quero criar confusões na cabeça de ninguém. Assumam então que as planárias são os papões e pesadelo de qualquer camarão.

 

Cumprimentos

Editado por jatirbac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Atenção que a imagem que se segue, pode causar o pânico e vertigens.

 

planaria_attack.png

 

 

Para quem não acredita pode ver mais em:

 

http://www.shrimpnow.com/content.php/278-Planaria-a-how-to-get-rid-off

 

 

Recomendo muito Fluvermal para alimentação das Planarias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, João. Olá a todos.

 

As planárias são um grupo de animais mais heterogêneo do que se pensa. Algumas se alimentam preferencialmente de vermes, outros de caramujos, outros de crustáceos planctônicos, outros de crustáceos bentônicos. Desta forma, é difícil estabelecer uma regra geral sobre a segurança na manutenção destes animais com camarões.

 

Tenho um aquaterrário onde mantenho Dugesias e Mesostomas. Não tenho camarões, mas tenho diversos caramujos, outros vermes, hidras, Dáfnias e Cyclops. Não os considero pragas, somente um elemento da fauna.

 

Dugesia:

6252986101_9e8642bb7e_z.jpg

 

Mesostoma:

6459494857_ee9bf0c0d4_z.jpg

 

De forma geral, mesmo em fóruns, a opinião que prevalece é a de que as planárias oferecem pouco (ou nenhum) perigo a caramujos e camarões adultos, mas predam filhotes. Mesmo as toxinas (que foi citado) que revestem seu corpo, ou são liberadas na água para caçar zooplâncton, não é claro se são perigosas para estes animais. Alguns relatos de predação de animais adultos podem ser de indivíduos doentes ou moribundos, como nesta foto postada. O vídeo e as fotos do Shrimpnow mostram somente uma planária sobre um camarão, o que não diz muita coisa. E mesmo no vídeo, o camarão me parece muito pouco reativo.

 

Mas sim, existem diversos trabalhos científicos documentando a predação de planárias.

 

Dugesia predando Physa:

http://www.jstor.org/pss/2390069

 

Planaria sp. predando Asellus:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2427.1976.tb01623.x/abstract

Dugesia não predando Asellus:

http://www.springerlink.com/content/m883244430100lw2/

 

Asellus são interessantes, porque são macrocrustáceos bentônicos. Se são predadas, é quase certo que filhotes de camarões com desenvolvimento direto (como Cherrys e Red Crystals) serão predados. E é interessante também que depende da espécie de planária.

 

Mesostoma predando Daphnia:

http://www.springerlink.com/content/rk88618352l0721w/

http://www.jstor.org/pss/2836760

 

Da mesma forma, isto mostra o potencial de predação de filhotes de camarão com pelo menos uma fase larval, como o Macrobrachium jelskii. Só lembrando também que Dugesias, Planarias, Girardias, etc não predam primariamente plâncton, se alimentando mais de animais bentônicos. Somente o Mesostoma.

 

Concluindo, a minha opinião pessoal é a de que é bastante arriscado manter planárias com camarões, pelo risco de predação de filhotes. Possivelmente, se você repetir seu experimento com camarões recém-nascidos, o resultado será bastante diferente. E acho que existe embasamento científico suficiente para afirmar isto.

 

Grande abraço!

Walther

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bom dia...

 

Venho aqui ver se consigo reabrir o tópico...

 

Não apoio nem que as planárias atacam camarões nem que são inofensivas, na realidade considero que não há informação sólida que permita tirar concluir ou uma coisa ou outra.

 

Existem relatos de mortes possivelmente relacionadas e existem relatos de convivência aparentemente pacífica.

 

 

vi este video depois de ver o que supostamente é um ataque de uma planária...Considero que este aquario de CR's (suponho que seja de criação) seja um bom exemplo de que podemos estar a aumentar um 8 para um 88, tantos CR's, parecem saudáveis, devem ter nascido alguns ali naquele ambiente...

 

Será que não existem géneros de planárias inofensivas e outras potencialmente toxicas para os camarões?

 

É como vermos um video de touros muito agressivos e dizer-mos que todo o género bovino é agressivo... isto é generalizar...e neste caso acho que o erro tem sido isto mesmo...

 

Espero ter contribuido

 

Ps: espero que as planárias que tenho junto dos meus camarões sejam inofensivas, apesar de já lá estarem com uma ampulária (suposto predador, ainda não a vi comer nenhuma)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais