Novo projecto Malawi - material e compatibilidades


JPedro35

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Sou novato nesta coisa de Ciclideos Africanos mas vou avançar com um novo projecto. Deixei os peixes tipo corydoras, narizes de bêbado e afins, desmontei o material do aquário, lavei tudo e estou em processo de encomendas e compras de materiais que são necessários para ter um Aqua Malawi com Mbunas.

 

1 - Aqui vai algumas informações de material, peixes e perguntas:

Aquário 120x60x50 com 360 litros c/ móvel preto SunSun

Marina Fundo preto

Filtro LifeTech de 1200 l/h + Filtro Eheim 2213 de 440 l/h

Bomba de ar TetraTec APS 50 c/anti-retorno (x2), torneiras de fluxo (x2), pedra difusora e tubo difusor

Bomba de Água SunSun JP-024 de 1200 l/h e injecção directa de oxigénio no fluxo de água (Boyu de 400 devolvida)

Esponjas Eheim Aquaball para bomba de água (ajuda na filtragem)

Termostáto Sera 300w

Calha de iluminação SunSun 2xT8 – Daylight 40w 10000k + MarineGlo Actínia Azul 40w

Moonlight LED8 de 3,1w (já encomendada na Aquaristic)

50kgs areia de silica branca (já lavada)

Rochas Asian Holestone (já encomendada na Aquaristic)

 

2 - a bomba de água será instalada, com as esponjas, perto da entrada de água para filtragem de modo a fazer circular a água na zona do background.

 

3 - As pedras que vou encomendar na Aquaristic, são as Asian Holestone furadas e polidas com jactos de areia que previnem pontas afiadas para proteger os peixes. Estas pedras, vou colá-las umas às outras com silicone próprio para aquários de modo a montar uma estrutura com bastantes tocas para os bichos aproximadamente a um ratio de 2 tocas por peixe que penso em meter, e também evitar desmoronamentos de alguma rocha visto que os ciclídeos gostam muito de escavar a areia. Vou montar a estrutura fora do aqua e por módulos que depois vou juntar dentro do aqua garantindo que não caiam.

 

4 - Agora vamos aos peixes que gosto, sobre os quais li informações diversas como tamanho em adulto, alimentação e agressividade. Estou a pensar nos seguintes peixes mas gostava que alguém me dissesse, para o aqua que tenho, quantos posso ter para viverem na boa sem haver uma sobrepopulação.

Uma das coisas em que apostei também na escolha destes peixes foi a coloração.

Dentro do que quero dêem umas dicas se puderem:

 

- Pseudotropheus Sp. Acei Msuli – herbívoro, azul prata, 1 macho e 1 fêmea

 

- Pseudotropheus Sp. Black Tanzania – herbívoro, preto, 1 macho e 1 fêmea

 

- Maylandia Emmiltos – herbívoro/omnívoro, azul claro e laranja nas barbatanas, 1 macho e 1 fêmea

 

- Labidochromis Caeruleus – herbívoro, amarelo e barbatanas faixa preta, 1 macho e 1 fêmea

 

- Melanochromis Cyaneorhabdos – omnívoro, azul escuro e faixas horizontais pretas, 1 macho e 1 fêmea

 

- Pseudotropheus Saulosi – herbívoro, azul claro e faixas pretas verticais nos machos e amarelo nas fêmeas, 1 macho e 1 fêmea

 

- Pseudotropheus Sp. Kingsizei – herbívoro, branco e faixas verticais pretas, 1 macho e 1 fêmea (em dúvida para a selecção)

 

- Metriaclima Estherae - herbivoro, azul macho laranja fêmea, 1 macho e 1 fêmea

 

- Ciclideo Jóia n/sexado que já possuo

 

- Ancistrus modelo desconhecido - 4 para brigada de limpeza

 

Pus de parte os auratus, zebra red, demasoni, afra cowbé e lombardoi devido as cores e faixas, que podem provocar mais agressividade com outros peixes mais calmos que sejam parecidos, tipo de alimentação sendo que alguns destes são carnivoros, e agressividade excessiva nalguns deles.

 

Dá um total de 21 peixes (a contar com os ancistrus) para uns cerca de 320 litros úteis. Calculo que haja algumas destas espécies que necessitem de um ratio de 1 macho para 2/3 fêmeas o que fará com que tenha que eliminar uma ou outra espécie. No entanto acho, pela minha pouca experiência que posso ter cerca de 20 peixes num aqua destes mas... Era aqui que me dava jeito mais ajuda que agradeço desde já: quantidade, agressividade, compatibilidade entre espécies, e tamanho em adultos.

 

5 - Em relação à comida, escolhi maioritariamente peixes herbívoros, que serão alimentados com comida à base de spirulinas e outros vegetais, e peixes omnívoros mas que também se dão bem com comida para herbívoros, segundo o AquaHobby.

Encomendei comida Aquapex Cichlid Gran (granulados), TetraCichlid Sticks (sticks) e Tropical Professional Malawi (flocos). Todos eles com spirulina e outros produtos de origam vegetal. Também tenho cá em casa, dos outro peixes que já foram embora, Aquapex Shrimp Bits (napúlios de artémia) e Aquapex Natur Mix (daphnia, gammarus e larvas de mosquito). Estes últimos serão apenas uns petiscos de vez em quando... uma vez por semana mais ou menos. Tenho dúvidas em relação ao Aquapes Natur MIx visto ser comida com proteina animal. Posso dar isto aos ciclideos??????

Como complemento desta alimentação, tenho ainda Aquapex Vitamin Plus que é vitamina liquida com a qual posso, 1 vez por semana segundo indicações, fazer uma papa para os alimentar.

 

6 - Iluminação: estores com frestas abertas pela manhã, Daylight durante 6 horas das 14 às 21, Actinia durante 5 horas das 19 às 24 e Moonlight 7 horas das 24 às 7 da manhã.

Este será mais ou menos o padrão de iluminação que estou a pensar seguir... os temporizadores é que o fazem senão dava um tiro na cabeça.

 

7 - Espero que as minhas leituras e elações do que li, me tenham feito compilar as informações que leram e que a maior parte delas estejam certas. Alguma que vejam que não corresponde à realidade dos Ciclideos Africanos Mbuna do Lago Malawi, agradeço que me digam para poder retirar ou mudar, conforme vosso conselho.

 

O prazo que tenho para montar tudo no aqua é de cerca de um mês, depois segue-se a ciclagem do aqua e de hoje a 2 meses, quando entrar de férias (não, não vou para lado nenhum pelo que poderei monitorizar os peixes à chegada e acompanhá-los todos os dias durante os primeiros 25 dias), poderei começar a comprar os peixes ou a receber peixes se houver alguém que os dê por uma boa causa. Depois do estudo que tenho feito acho que mereço umas ofertas porque vou cuidar bem dos peixitos eheheh...

 

Obrigado e abraços

 

JPedro

 

ps - actualização: vou fazer um background 3d com acrilico e rochas da praia do abano, as pequenas cinzentas com faixas brancas ou pretas ou então mistura em padrão, coladas com silicone para aquas. com as asian holestone acho que vai ficar bacano... esperemos...

Editado por JPedro35
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te posso dizer é que a nível de espécies já tive Labidochromis Caeruleus com os Pseudotropheus Sp. Acei Msuli e com os Pseudotropheus Saulosi e deram-se todos bem.

Mas também já me deram indicações para não juntar os Pseudotropheus Sp. Acei Msuli com Pseudotropheus Sp. Black Tanzania porque existe a possibilidade de vires a ter híbridos quanto as outra espécies nunca as tive por isso não te poderei ajudar.

 

E mais uma dica pelo menos nos Pseudotropheus Sp. Acei Msuli ou nos Pseudotropheus Sp. Black Tanzania assim com na maioria dos Malawi se colocares duas fêmeas não perdes nada porque eles são muito "chatos" com elas.

 

quanto ao resto penso que tens a lição bem estudada daí não aparecerem críticas dos especialistas

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na verdade, alem de roubar espaço ter 2 femeas, tambem iremos submeter uma das femeas e ser massacrada duplamente...

porque 2 femeas dao-se mal uma com a outra, havendo uma dominada e outra dominante...

 

por isso sim, mantem cada especie com 1 casal e nao trios...

 

cuidado com saulosis femeas e caeruleus femeas, visto serem ambas amarelas, há probabilidade de haver hibridos :roflroll2:

 

de resto parece-me tudo em ordem e pronto pa montagem

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

Obrigado a voces os dois pelas dicas e parece que afinal está tudo conforme para arrancar.

As vossas opiniões deram o boost final... Vou começar a encomendar o material, montar tudo e quando estiver all set começo a pedir peixes eheheh

Espero que alguém aqui possa dispensar uns juvenis.

 

Obrigado e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se precisares de ajuda diz que tambem me disponibilizo ;)

tenho jeitex para essas coisas eheh

em setembro ja levas peixotos , ja nao sao peixinhos XD

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

Mais uns feedbabcks positivos sobre a minha parca sapiência malawiana.

Irei acrescentar à lista de peixes, 4 ancistros, para montar uma brigada de limpeza.

Quanto ao "king sizei" estou em dúvida para convocá-lo para a selecção por causa do tamanho que irão atingir em adultos.

Será a minha última escolha se houver possibilidade.

 

Venham os peixotos Bruno... fico a espera desses residentes mas quero-os pequenos ok lol

 

Abraços

 

Modificação de material: bomba SunSun 1200 l/h com esponjas filtro da Eheim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal

 

Tenho uma dúvida em relação a comida para ciclideos malawi mbuna. Segundo os peixes que eu escolhi, todos eles são mairitariamente herbivoros. Gostava de saber se posso dar Aquapex NaturMix aos peixes. Este alimento é composto por daphnias, gammarus e larvas o que me leva a pensar que, sendo uma embalagem onde vejo camaroes pequeninos, por exemplo, seja composta à base de proteina animal certo? Se assim o é entao nao serve para herbivoros. Alguém que me dê uma ajuda neste assunto ok?

 

Já agora: alguém me sabe indicar um sitio onde possa arranjar ou comprar areia tipo silica, ou parecida, mas preta? Obrigado

 

Tou a espera das rochas e moonlight que vêm da Alemanha para copmeçar a montar o aqua... ta quase!

 

Obrigado

 

Abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião podes dar essa comida 1 vez por semana. No lago eles são oportunistas, comem o que aparece, não comem apenas vegetais...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado AGA... Será usada essa comida para um aperitivozinho semanal. De resto já cá tenho tudo o resto: TetraCichlid Sticks, Tropical Malawi Professional Flakes, Aquapex CichlidGran, Hikari Staple Mini, Hikari Staple Baby, Aquapex ShrimpBits (napúlios de artémia) e Aquapex NaturMix.

De fome não morrem lol.

 

Obrigado

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais