Montagem de 1º Aquário


gamation

Recommended Posts

Boa tarde a todos e bom feriado!

 

Finalmente ontem à noite o aquario foi montado (maratona das 20h30 às 4h30!)

 

Material usado:

 

- Aquário Aquatlantis Ambiance Horizon 120 (255 lts brutos) - 120 x 60 x 46 cms;

- Filtro Biobox 2;

- Iluminação duas lampadas T5, 54w;

- Termoestato de 200w;

- Substracto da Sera (flordepot);

- Areão de pedra preta natural;

- 2 unidades do Sera CO2 Start Kit (pastilhas).

 

Hardscape:

 

- Troncos e Rochas vulcanicas.

 

Flora utilizada:

 

- Christmas Moss (Vesicularia Montagnei) para a parede de musgo;

- Musgo de Java;

- Limnophila Sessiflora;

- Echinodorus Tenellus;

- Sagittaria Subulata;

- Anubias Barteri e Nanas;

- Echinodorus bleheri;

- Echinodorus Ozelot;

- Myrophyllum Simulans;

- Bacopa Monnieri;

- Aponogeton Ulvaceus;

- Vallisneria Nana;

- Sagittaria Platyphylla;

- Shinnersia Rivularis;

- Cladophora Aegagropila.

 

O Aquário está a começar a ciclar agora. Seguem os valores da água:

 

- Temp 27,1º

- PH 6,8

- Cloro 0

- NH3 0

- NH4 0

- NO2 0

- NO3 0

- PO4 0,25

- GH 4º

- KH 4º

- Fe 0

 

Seguem fotos da montagem:

 

img5030.jpg

(Sim a rede é amarela, ok? Mas foi o que se pode arranjar... se tudo correr bem daqui a um tempo o amarelo não mais nos irá ferir a vista! LOL)

 

img5032r.jpg

 

img5034.jpg

 

img5039rs.jpg

 

img5042t.jpg

 

img5050r.jpg

 

img5055y.jpg

 

img5056s.jpg

 

img5059k.jpg

 

img5097o.jpg

 

img5118r.jpg

 

Esta é a minha experiência de iniciação na Aquariofilia, pelo que todas as vossas criticas são bem vindas. Por favor, opinem!!!

 

 

Fico a aguardar os vossos comentários e sugestões!

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

parece-me bem ;) a excepçao do filtro...muda pa um externo ;)

qual a finalidade da rede?

montares uma parede de musgo de java? ;)

Editado por viper

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Por eqto, e se a biobox funcionar bem, vou mantê-la, mas se vir que de facto é insuficiente, mudo para um externo sim!

 

A rede é para fazer uma parede de musgo sim, mas com Christmas Moss (espero que funcione ;))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos la ver eheh

a biobox é realmente um filtro ultrapassado e assim nao vais ter a eficiencia que os externos proporcionam...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!! O que sei sobre a aquariofilia aprendi a ler este forum!

 

em relação ao musgo.. algumas dicas...? fertilizante na água agora não é boa opção por causa das algas não é? (estou a prever manter a luz ligada 8 a 10 horas por dia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muda o filtro sem duvida, fizeste um excelente trabalho, sobretudo, para um primeiro aquário mas esse filtro não está a altura do resto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permita-me discordar, mas uma biobox actual, ainda por cima uma dupla, não fica a dever nada a um externo, tanta são as matérias filtrantes e a facilidade com que se faz a limpeza das mesmas. Só ocupa é um pouco de espaço e fica à mostra, o que neste caso, nem isso acontece...Não será certamente pelo filtro que o aquário não será um regalo para os peixes.

 

Estou a gostar do aquário. Depois vai colocando mais fotos, para vermos o desenvolvimento...

 

Não percebo nada de plantas, por isso não sei que plantas tens, mas penso que faltam aí algumas plantas mais altas e de crescimento rápido. São sempre uma boa aposta...

 

Quanto a fertilizantes, como tens um substrato fértil ainda rico, não deverás precisar. Mas vai acompanhando o desenvolvimento das plantas. Se começares a notar que não estão a pegar bem, então podes começar a colocar fertilizante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma questão de gostos, sinceramente prefiro externo e por melhor que seja a biobox, e esta é certamente, para mim tira um bocado a estética ao aquário. por isso dizia que não esta ao nível do resto, não a nível de desempenho mas sim a nível estético, porque o aquário está muito bem conseguido :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gamation.

 

Muito bem vindo.Uma apresentação exemplar.

Vejo que estudaste bem a matéria, sendo que estás registado desde Janeiro e agora é que nos apresentas o teu projecto, e por sinal, perfeitamente efectuado. Ambicioso e a mer ver, bem escolhido.

 

Nunca tive uma biobox, logo não conheço a sua capacidade, no que toca à filtragem terás de ter em conta a Fauna que vais colocar, ora uns precisam de melhor água que outros. Compreendo a tua apreenção, pois para 220 L não sai barato.

 

No teu layout, exprimentava sem o tronco esquerdo ( o maior ), ainda que tenha promenores intressantes, parece-me desproporcionado em relação ao resto.

 

Boa sorte

parabéns.

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos!

 

Agradeço todos os vossos comentários e opiniões.

 

Vou actualizando o "estado da nação" e vou colocando mais fotos.

 

E certamente vou colocar mais dúvidas, para as quais conto com a vossa ajuda!

 

Muito obrigado e até logo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos!

 

Hoje dirigi-me a uma loja especializada de Aquariofilia em Lisboa com o intuíto de comprar um Pomacea Bridgesi para ajudar o ciclo do azoto (pelo que eu li é resistente e não devora as plantas saudaveis). No entanto, na loja disseram-me que eu não devia colocar qualquer tipo de fauna, até o ciclo estar completo. E mais... disse-me inclusive que eu não devia ter colocado qualquer planta até o ciclo estar concluído... Fiquei baralhado... estarei eu a fazer tudo errado?

 

Com muita pena minha, acabei por não comprar o caracol... e agora peço-vos a vossa opinião sobre este episódio, para decidir se compro ou não o bichinho para colocar no aqua já :)

Tenho colocado as bactérias no filtro, e na embalagem diz que posso colocar um animal no aqua 24h depois de ter iniciado a colocar as bactérias (Sera Bio Nitrivec).

 

Já se começa a notar alguma evolução em algumas plantas ;) e também já se "avistam" algumas algas (filamentosas?) que parecem cabelitos (mas pelo que sei é normal nos primeiros dias... hum?).

 

Seguem mais algumas fotos:

 

img5288j.jpg

 

img5289.jpg

 

img5294o.jpg

 

img5308.jpg

 

 

Aguardo ansiosamente os vossos comentários :shocked028:

Editado por gamation
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh amigo o aquario está muito bom.....

quanto as lojas, nem tudo o que dizem é verdade :)

vês as plantas a crescer nao ves?

verdinhas sem pontos amarelos ou buracos? ENTAO ESTÁ OPTIMO...

 

claro que se tiverem estas caracteristicas tambem é normal devido a adaptaçao delas á nova agua, mas com o tempo ficam bonitinhas de novo eheh

 

quanto a fauna sim é verdade, mas normalmente o que faço é colocar 1 ou 2 peixinhos "resistentes" para acelarar o processo..nem todos pensam como eu, mas aqui cada um escolhe o que fazer...pessoalmente nunca me morreu nenhum peixe no ciclo, quanto aos outros nao sei...sempre utilizei corys ou ottos e sempre me dei bem inclusive ainda estao vivas corys que utilizei no ciclo num aquario que montei a 1 ano.

 

agora é a parte em que digo para ires mostrando as actualizaçoes que a malta gosta é disso.

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se preferires não colocar os peixes vai colocando um pouco de comida, todos os dias, começa por uma dose muito reduzida e vai aumentando ao fim de alguns dias. :flick_tongue: o teu aqua está muito bom!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te disseram aqui, nem tudo o que os lojistas dizem é verdade, neste hobby é mais importante sermos nós a pesquisar e sempre que recebemos informação pensarmos por nós próprios :flick_tongue: até agora estás a fazer tudo bem, parabéns! eu utilizei o mesmo produto que tu, o Sera Nitrivec, ia adicionando todos dias a dose recomendada, adicionei durante duas semanas. a meio da primeira meti uma colónia de camarões, no final da primeira meti 4 peixes, depois fui adicionando o resto com alguns bons dias de espaço. entretanto, sempre que metia novos peixes, tinha atenção em medir os valores da água. felizmente nunca tive variações, o produto da Sera ajudou bastante

 

quanto ao aquário está bastante giro, mas tem atenção que meteste o drop-checker de CO2 virado do avesso LOL

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

 

Tenho de facto colocado flocos de comida para alimentar as bactérias e sujar a água :)

 

Vou esperar mais uns dias então para colocar o 1º habitante! Até lá, será que me podem ajudar a identificar esta planta.

É a única que não sei o nome. O Sr da loja ofereceu-a porque estava toda pequena e "raquítica", mas assim que a coloquei no aquário começou a desabrochar e é a que tem desenvolvido mais:

 

img5327h.jpg

 

Em relção a estas Anubias Nanas que coloquei neste tronco, gostaria de saber se elas se dão bem com muita luz, uma vez que estão muito próximo das lampadas:

 

img5330o.jpg

 

Por agora é tudo e obrigado pelos vossos comentários!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te disseram aqui, nem tudo o que os lojistas dizem é verdade, neste hobby é mais importante sermos nós a pesquisar e sempre que recebemos informação pensarmos por nós próprios :) até agora estás a fazer tudo bem, parabéns! eu utilizei o mesmo produto que tu, o Sera Nitrivec, ia adicionando todos dias a dose recomendada, adicionei durante duas semanas. a meio da primeira meti uma colónia de camarões, no final da primeira meti 4 peixes, depois fui adicionando o resto com alguns bons dias de espaço. entretanto, sempre que metia novos peixes, tinha atenção em medir os valores da água. felizmente nunca tive variações, o produto da Sera ajudou bastante

 

quanto ao aquário está bastante giro, mas tem atenção que meteste o drop-checker de CO2 virado do avesso LOL

 

LOLOLOLOLOLOLOLOL

Eu realmente estava a achar algo de "estranho" naquilo.... diferente vá.... LOLOL

 

Situação corrigida! Obrigado pela dica!

Editado por gamation
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, belo aquário !

 

OLha essa planta parece ser Limnophila sessiflora, pela foto e pela tua descrição de crescer muito.

 

As anubias quando apanham muita luz podem ganhar muitas algas devido a serem de crescimento lento. Vai vendo se isso acontece... Pode ser que nao :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, belo aquário !

 

OLha essa planta parece ser Limnophila sessiflora, pela foto e pela tua descrição de crescer muito.

 

As anubias quando apanham muita luz podem ganhar muitas algas devido a serem de crescimento lento. Vai vendo se isso acontece... Pode ser que nao ;)

 

Olá e obrigado! Estou bastante orgulhoso com o meu aquário :)

 

Tens toda a razão, é mesmo uma Limnophila Sessiflora. Obrigado.

 

Bem, vou ficar atento às Anubias... vamos ver como corre... ;)

 

Hasta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Sessiliflora" :medieval_mace: . essa planta cresce como tudo! tenho que fazer à volta de duas podas por semana nas minhas! mas quando plantadas em grupo dão um efeito excelente! daqui a umas semanas já as tens pelo aquário todo! é só cortar e replantar

Editado por Gonçalo Sousa

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes-me lembrar um moderador dum fórum , um tal começado por Bt. Por causa do Hasta no final. Se fores percebes logo pelo que eu disse ;) Ou por isso ou por gostares de Super Bock.

 

Sim a sessiflora faz um efeito engraçado, quando junta :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse layour ate me causa inveja! ;)

onde e que arranjas-te esse tronco grande?compras-te?

 

Olá! Muito obrigado! O layout do aqua foi feito efectivamente à volta desse tronco grande.. todos os outros foram comprados a seguir. Ele foi comprado numa lojinha pequena de animais de um amigo meu (onde eu comprei tudo) e custou-me 20€. Passei umas boas 3 semanas a trocar-lhe a água diariamente e a escová-lo. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes-me lembrar um moderador dum fórum , um tal começado por Bt. Por causa do Hasta no final. Se fores percebes logo pelo que eu disse ;) Ou por isso ou por gostares de Super Bock.

 

Sim a sessiflora faz um efeito engraçado, quando junta ;)

 

;) pela menção à Super Bock parece-me um elogio ;) mas de facto não sou moderador de nenhum fórum e muito menos de aquariofilia.. esta é a minha 1ª experiência mas foi tudo feito após semanas de planeamento.

 

Obrigado pela resposta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.