Primeiro Áqua de ciclídeos


André Jorge Silva

Recommended Posts

Boas,

 

Este é o meu primeiro projecto de ciclídeos.

 

Para já queria a vossa opinião sobre o Landscape.

Ainda não tenho nenhuma decisão tomada sobre as espécies a colocar.

 

O Aqua tem 100x40x50.

 

gallery_31814_2126_26648.jpg

 

gallery_31814_2126_93168.jpg

 

gallery_31814_2126_61404.jpg

 

gallery_31814_2126_127268.jpg

 

Obrigado e comentem.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, de facto a aposta será rocks de pequena dimensão! Gosto muito do look ao estilo "marinho"!

Cuidado que se escolheres espécies que cavem o areão corres o risco de derrocadas, verifica bem a solidez desses montes!

Quanto a espécies, alguma ideia??

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está com um aspecto pouco natural.. nota-se perfeitamente que é pedra sobre areia.

 

Tenta enterrar mais as pedras. Fica mais natural e seguramente mais seguro.

 

Olá,

Obrigado pelos comentários.

Vou alterar algumas coisas no Aqua. Vou retirar algumas pedra do meio e tentar enterrar um pouco mais as de baixo para parecer mais natural.

 

Obrigado pelas dicas.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, de facto a aposta será rocks de pequena dimensão! Gosto muito do look ao estilo "marinho"!

Cuidado que se escolheres espécies que cavem o areão corres o risco de derrocadas, verifica bem a solidez desses montes!

Quanto a espécies, alguma ideia??

 

Vou fazer algumas alterações ao Landscape como já referi e nessa altura vou considerar os perigos de derrocadas.

 

Quanto a espécies, tenho lido algumas coisas (ainda estou muito verde) mas pelo que vejo estava a pensar mais ou menos no seguinte:

 

Rocks:

Altolamprologus calvus "Black Kapampa" - Um casal?

Julidochromis transcriptus "Gombi" - Um grupo de juvenis (quantos?) até se formar um casal e depois retirar os outros? OU

Neolamprologus tretocephalus

 

Conchiculas:

Lamprologus stappersi - Colónia OU

Neolamprologus brevis - Colónia OU

Neolamprologus similis - Colónia

Para os conchiculas ainda vou "tentar" arranjar as conchas e colocar no meio do aquário na frente onde vou retirar algumas pedras.

 

Meia Água:

Eretmodus cyanostictus - Não consegui entender bem se sao de meia água, rochas ou areia???

Frontosas - Colónia de quantos?

 

Concluindo, pelo que entendi só devia ter 3 espécies no aquário que é de 200 Litros (muito menos com tanta rocha) mas gostava de ter pelo menos duas espécies rocks, acham que dá esta escolha?

 

Obrigado,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Frontosas não pq?

 

 

frontosas sao peixes que crescem muito no maximo metia uns 4 pequenos e deixava so crescer tipo ate aos 10cm e depois vendia e comprava uns pequenos outra vez. Mas isso depois perde a piada nao podes reproduzir.

 

Os frontosas principalmente os machos sao bestas autenticas aconselho aquario tipo 300 litros pelo menos.

 

depois tambem arriscas te a perder ulguns habitates mais pequenos dependendo do tamanho dos frontosa.Mas o melhor é nao meteres mesmo pelo tamanho deles.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

frontosas sao peixes que crescem muito no maximo metia uns 4 pequenos e deixava so crescer tipo ate aos 10cm e depois vendia e comprava uns pequenos outra vez. Mas isso depois perde a piada nao podes reproduzir.

 

Os frontosas principalmente os machos sao bestas autenticas aconselho aquario tipo 300 litros pelo menos.

 

Esquece frontosas, o problemas são as dimensões do aqua, para frontosas precisas de 1.50 mt de frente de aquário, os 300 Lts são relativos, consegues ter 300 lts em aqua com 1 mt de frente, o que é francamente minusculo para frontosas!

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Chegaram os primeiros habitantes para o Áqua.

Aqui ficam algumas fotos:

 

Julidochromis transcriptus "Gombi"

Um casal

gallery_31814_2126_125646.jpg

 

gallery_31814_2126_128611.jpg

 

Altolamprologus calvus "Black Kapampa"

2 Black's e 1 gold

gallery_31814_2126_82603.jpg

 

gallery_31814_2126_134199.jpg

 

Acho que vou colocar mais alguns Juliodochromis e depois falta arranjar as conchas e buzios para colocar uns conchiculas.

Em relação às Frontosas já percebi que crescem muito portanto já desisti.

 

Encontrei uns parecidos que gostei e que acho que também vou colocar:

Neolamprologus tretocephalus

 

O que acham?

 

Abraços,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá André,

 

Então vamos lá ver se te consigo ajudar!

 

 

Quanto a espécies, tenho lido algumas coisas (ainda estou muito verde) mas pelo que vejo estava a pensar mais ou menos no seguinte:

 

Rocks:

Altolamprologus calvus "Black Kapampa" - Um casal? - Pelo que vi já lá tens uns a nadar no teu aqua! Eu sinceramente não os punha optava antes pelos Sumbu!

Julidochromis transcriptus "Gombi" - Um grupo de juvenis (quantos?) até se formar um casal e depois retirar os outros? Já lá tens um casal não precisas de colocar mais!

Neolamprologus tretocephalus - Não, acho o aqua curto para eles e já tens especies de rocha que cheguem.

 

Conchiculas:

Lamprologus stappersi - Colónia OU - Não é colónia é casal

Neolamprologus brevis - Colónia OU - Também é casal

Neolamprologus similis - Colónia

Para os conchiculas ainda vou "tentar" arranjar as conchas e colocar no meio do aquário na frente onde vou retirar algumas pedras.

 

Meia Água:

Eretmodus cyanostictus - Não consegui entender bem se sao de meia água, rochas ou areia??? - Andam por todo o lado, podes colocar um casal

Frontosas - Colónia de quantos? Definitivamente não

 

Concluindo, pelo que entendi só devia ter 3 espécies no aquário que é de 200 Litros (muito menos com tanta rocha) mas gostava de ter pelo menos duas espécies rocks, acham que dá esta escolha?

 

Obrigado,

 

Para já acho que devias tirar pedras e definir zonas, tens pedras por todo o aqua, tenta colocá las tipo à esquerda ou à direita ou ao centro. Já aí tens 2 especies de rocks por isso tenta criar 2 zonas de pedra distintas, tipo uma em cada ponta. Agora resta escolheres uma especie de conchicula, pode ser qualquer uma das que indicaste, e metes uma zona com conchas para eles.

 

Pensa bem se queres manter os Altolamprologus calvus "Black Kapampa", podias trocá los pelos Sumbu ou por um casal de Eretmodus que acho que ficava muito melhor.

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Actualização 30-06-2010

 

Boa tarde a todos,

Estou a actualizar o post para verem as novas crias que estão a nascer e o estado do meu aquário:

Comentem:

gallery_31814_2330_258873.jpg

 

gallery_31814_2330_291335.jpg

 

gallery_31814_2330_198516.jpg

 

gallery_31814_2330_155686.jpg

 

gallery_31814_2330_16677.jpg

 

gallery_31814_2330_238120.jpg

 

gallery_31814_2330_51207.jpg

 

gallery_31814_2330_223720.jpg

 

gallery_31814_2330_1799.jpg

 

gallery_31814_2330_79131.jpg

 

gallery_31814_2330_129616.jpg

 

gallery_31814_2330_84992.jpg

 

gallery_31814_2330_99419.jpg

 

gallery_31814_2330_216819.jpg

 

gallery_31814_2330_266027.jpg

 

Obrigado,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para concluir, as crias já são mais de 10 e parece que não para. 3 já têm quase 2 cm e as outras vão sendo mais pequenas.

Os Julius vivem do lado direito do aqua enquanto os 3 Altus vivem do lado esquerdo.

 

Acham que ainda dá para por 4 ou 5 brevis para as conchas?

E leulepis (5 ou 6) para a meia água?

 

Será demais?

 

Obrigado,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha modesta opinião não colocaria as pedras dessa forma. Estão demasiado empilhadas e muito certinhas - principalmente do lado esquerdo. Colocaria mais a monte e de uma forma mais natural.

 

Acham que ainda dá para por 4 ou 5 brevis para as conchas?

E leulepis (5 ou 6) para a meia água?

 

Os brevis podes colocar, mas idealmente deverias colocar as conchas mais para a esquerda, caso contrário os julies não lhes vão dar descanso.

Os leulupis não são peixes de meia água - são rockdwellers e por isso vão competir ou com os julies com os calvus.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Olá,

 

Na minha modesta opinião não colocaria as pedras dessa forma. Estão demasiado empilhadas e muito certinhas - principalmente do lado esquerdo. Colocaria mais a monte e de uma forma mais natural.

 

 

 

Os brevis podes colocar, mas idealmente deverias colocar as conchas mais para a esquerda, caso contrário os julies não lhes vão dar descanso.

Os leulupis não são peixes de meia água - são rockdwellers e por isso vão competir ou com os julies com os calvus.

 

Abraço,

Diogo

 

Antes de mais obrigado pelos comentários.

 

as pedras do ado esquerdo concordo que estão um pouco certinhas, mas foi a forma que arranjei de ter sempre visibilidade sobre os peixes (altus), que são muitos medrosos.

Agora que estão habituados não sei se vou arriscar mexer nessa parte.

 

Quanto às conchas, tens toda a razão, vou puxa-las mais para a esquerda, até porque as crias dos Julius estão todas do lado direito.

 

Sou capaz de colocar os Brevis apenas, mas agora tenho pelo menos 10 crias do Juluis que estão a crescer muito, por isso vou esperar para ver a evolução.

Quando voltar de férias logo se verá.

 

Cumprimentos.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
  • 10 meses depois...