Discu vs CAE


g2music

Recommended Posts

Tenho um Discus Blood Pigeon (cerca de 10cm) que parece estar sempre a ser atacado por um CAE do mesmo tamanho.

 

Será que realmente está a ser atacado ou o CAE estará a limpá-lo? O que é facto é que o discu está a ficar parado, respirar muito depressa e parece que até se tenta esconder.

 

Alguém me pode dar uma ajuda sobre o que hei-de fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é frequentar os CAE's incomodarem os discus pois querem sugar destes o muco que eles tem.

 

Incomoda o discu e pode se tornar grave.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso também li num tópico do jcc a dizer que se tinha livrado dos sugadores de muco a.k.a. CAE's e que os discus tinham ficado com marcas, mas não pensei que fosse assim tão grave.

 

Será mesmo a minha única opção separar os discus dos cae's?

Editado por g2music
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sou nenhum expert mas confirmo por experiencia.

 

Tinha dois cae e todas a manha tinha os meu discus com marcas de "sugadelas"

Só houve paz no aqua quando me consegui livrar deles, o que foi uma trabalheira por o aqua é de 300L plantado e com esconderijos... :thumbup3:

 

Nao sao de todo boa companhia para os Discus.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso foi baixar o nivel da agua (com 65cm de alt era mesmo impossível)

Tapar todos os esconderijos com sacos plasticos e caçar os bichos com duas redes largas.

 

Resultado da operaçao:

SAE's out

Plantas partidas

Discus assustados.

 

Dias seguintes:

Discus socegados a curar as feridas.

 

Hoje:

Discus liiiiiiiiiiiiindos e saudaveis.

Editado por fxbrito

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por agora meti gorgete num canto do aqua com a rede à frente encostado ao vidro lateral e com espaço para o vidro da frente suficiente para o peixe entrar...mas até agora nada.

 

O discu é que entretanto parece que não aguenta. Ainda há pouco estava deitado de lado no fundo sem se mexer, tive de lhe dar uma ajudinha para se levantar e então foi-se meter no canto do aqua (oposto à gorgete) e está para ali a dar marradas contra o vidro. Veremos se se safa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal atençã porque CAE É diferente de SAE

 

os CAE por norma não atacam os discus...

 

 

Os SAE por sua vez atacam...

 

 

agora a diferença do primeiro para o segundo é a lista o primeiro tem uma lista preta que vai da cabeça até a cauda...

 

o segundo é igual mas essa lista durante o percurso tem listas verticais que atravessam a primeira...as vezes mal se veem...

 

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um problema igual,

 

Tinha 2 CAE e 1SAE, penso que seria só os CAE a meterem-se com os discos mas por prevenção saíram todos do aquário.

As barbatanas começaram a aparecer ratadas, até que descobri os ditos CAE as marradas aos discos, mas para os apanhar foi cá uma trabalheira num aquário de 250lts e deixaram-me tão nervoso que foram directos pela janela fora, peço desculpa mas os nervos já eram muitos.

 

Agora pergunto como os SAE são bons para a limpeza de algas BBA, será que introduzir só SAE não voltarei a ter o mesmo problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca li relatos de problemas de SAE's com Discus, pelo contrário, não sendo peixes com ventosa na boca, não provocam aqueles estragos como os dos CAE's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...tal como o JoaoDomingos disse, o pobre discu não aguentou a noite e foi-se :'(

 

A gorgete também não deu resultados e os malditos CAE's continuam a passear impunes pelo aqua.

 

CarlosSainz acho que vou fazer o mesmo que tu quando apanhar os CAE's, só não os mando pela sanita porque tenho medo que entupa.

 

Ao menos que sirva de lição a mim e a outros que começam agora nos discus.

 

Cumprimentos

Pedro Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento a perda.

 

Os animais não tem culpa dos erros dos donos.

 

Quem os adquire é que tem que se informar antes.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que concordar com o Hugo, porque não os ofereces no forum há sempre quem queira (o que não é o meu caso que já tive que oferecer o meu) :thumbup3: há anos por ter feito o mesmo erro que tu, felizmente tive sorte e antes que o "sacana" crescesse livrei-me dele (ao que sei continua vivo)

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que vou fazer, obviamente que não o vou atirar pela janela nem deitar pela sanita.

O díficil está mesmo em apanhá-lo porque casa nova já tem garantida

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto. Está feito.

Já apanhei os CAE's após umas horas à pesca e com a ajuda do JoaoDomingos a quem quero desde já agradecer.

Os ditos peixes estão neste momento instalados na loja do Sr. Oliveira (Oliaquadream) que gentilmente os acolheu.

 

Cumprimentos

Pedro Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais