O meu nano. Passo a passo.


Mhocas

Recommended Posts

Boas. Já tive alguns aquas em casa, fui ficando sem tempo para cuidar deles.

 

Depois de ver este forum, resolvi voltar a tentar, com as coisas bem feitas para ter o mínimo de manutenção.

 

Setup:

 

Aqua: Marina com 19litros: 35x20x28 cm.

Filtro: Elite StingRay 5 com turfa e purigen em vez de carvão e zeolite.

Termostato: 75w

Iluminação: 2x9W 6400k cada

CO2 DIY

 

Flora:

 

Musgo Java

Feto de Java

Riccia

Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

 

Fauna:

 

6 RedCherry

2 Corydora Paleatus

1 Corydora bronze (Aeneus) - RIP (31/05/2009)

1 CAE Dourado - Chinese Algae Eater

5 Neon Rosa

 

 

Descrição da montagem:

 

Ora, o aquario que adquiri foi este:

 

dsc08427.th.jpg

 

Vinha conotado para agua fria. Só agora depois de montado percebi porque. Além de não ter iluminação própria, a tampa com a água a 25ºC ganha muita condensação. Mesmo assim comprei pois com os acessórios que trazia nem era um mau investimento.

Tem cerca de 20L e o filtro é um Elite StingRay 5 que faz 145L/H. Tem a particularidade de ser muito silencioso pois ainda nunca o desliguei de noite. Consegui sempre dormir.

 

Acessórios:

 

dsc08428.th.jpg

 

O areao não vinha incluido. Mas comprei logo no momento para ter alguma coisa dentro do aqua enquanto fazia a ciclagem.

 

Para proteger o fundo coloquei umas placas de plastico de um cubo vodafone de um projecto falhado de um nano. A sump nunca deixou de verter e deixei para tráz.

Deixei ficar a tampa elevada com a cena vermelha porque sempre dá para elevar um pouco o solo.

 

dsc08429.th.jpg

 

Depois passei ao filtro. Ele alem das esponjas, trás duas caixas com algum carvão e ainda muito menos Zeolite. Por isso fiz algumas alterações. Como o fundo vai sendo trabalhado, precisava de meter uma esponja mais densa para filtrar o pó que o areao deixa sempre e tudo o que se coloque mais. Para isso usei lã de vidro.

 

dsc08431.th.jpg

 

dsc08435.th.jpg

 

A segunda esponja deixei ficar a que vinha. Depois, coloquei algumas ceramicas nos espaços vazios.

 

dsc08438.th.jpg

 

O resultado foi este no final:

 

dsc08443.th.jpg

 

Entretanto, tinha que arranjar iluminação. O procedimento está descrito na secção DIY no link: Iluminação de um nano

 

O resultado final foi este:

 

dsc08492.th.jpg

 

Uma semana depois, sempre com o filtro a trabalhar, coloquei também o termoestato e comecei a adicionar bacterias directamente com um liquido proprio para o efeito. Além disso, adicionei mais alguma coisa ao fundo.

 

dsc08469.th.jpg

 

dsc08497.th.jpg

 

dsc08497.jpg

 

Falta introduzir as plantas e fazer alguns testes. Por enquanto fica assim mais uns dias.

 

Em principio devo colocar numa fase inicial 1 ou 2 corydoras, um otto e alguns camarões. Depois mais tarde para dar cor talvez uns guppys ou platys. Ainda não decidi.

Editado por Mhocas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olhando para a imagem, posso-te dizer que aquela pedra ao meio, fica ali muito mal... É demasiado grande, e esta demasiado longe das restantes.. Podias trocá-la pela outra à esquerda dessa.

Na ponta oposta(direita) se encostares as pedras ao vidro(aproximar...) ficaria bem melhor ;)

Mas sem ser isso, gosto muito biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é a pedra é um pouco grande mas qdo tiver as plantas (musgo de java em principio) metade dela desaparece. Ainda estou a pensar elevar um pouco mais a areia branca atrás para dar alguma profundidade. Ha algumas pedras que estã ali unicamente para colocar as plantas.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma semana depois:

 

Chegada das plantas.

 

Hj, quando ca cheguei encontrei a água um pouco turva e com certo cheiro. Pelos teste que fiz o ciclo já esta mais de meio penso eu.

 

Só tenho um problema. O Ph tá um bocado elevado. Ta perto de 8.

 

Tanto pode ser por estar no ciclo ainda mas desconfio que é da areia. Não era propriamente para para aquarios mas para terrários de caranguejos. Só que foi a mais branca que encontrei e diz não ser toxica. O ph da água daqui anda perto dos 7.

 

Espero que vá ao sitio com as TPas.

 

Vamos então ás plantas:

 

Isto estava assim:

 

dsc08498.jpg

 

Agora está assim:

 

dsc08513.jpg

 

dsc08524.jpg

 

dsc08508.jpg

 

dsc08523.jpg

 

dsc08511v.jpg

 

dsc08507.jpg

 

 

Ora, devem ter percebido o que lá está mas aqui vai:

 

Flora:

 

Musgo de Java

Ricia

Fetos de Java

 

Qdo a água estiver menos turva, tiro umas fotos melhores.

A maquina tem dificuldade em focar assim.

 

Além disso, já ca tenho uns Red Cherries que ainda xuxam no dedo para começar a habitar mas por enquanto ficam na garrafa mais uns dois dias.

 

Cumps

Editado por Mhocas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta rede era de um saco de cerâmicas para filtros.

 

Mas recentemente descobri onde arranjar em tamanho maiores.

 

Nas casas do Xinês, existem uns sacos desta rede com um fecho para meter peças pequenas de roupa na maquina de lavar.

 

Quando vi a minha Mãe com um saco destes tive mesmo para o levar. lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje meti um bocado de turfa, atada com uma rede como a da ricia com uns fetos de java a sair dela a uma pedra pequena de xisto que ficou escondida atrás da pedra grande. Espero que assim consiga descer um bocado o ph.

 

Os camarões já lá andam felizes e contentes. Lá para o fim da semana coloco as corys.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Dia 27/05.

 

Chegada dos peixes.

 

Sei que introduzi peixes a mais de uma vez mas não resisti. Tinha a ideias que só com as corys ia ficar estranho mas não sabia que elas eram tão activas.

 

O problema é que cometi um erro que acho já ser um classico neste forum. Pensava que era um otto... mas era um CAE. Enfim. Daqui por uns meses tou a pensar em montar um aqua de 60l e já vai ter espaço. Na loja apenas dizia limpa vidros. E a primeira vista até me pareciam ottos. No meio de deles tava um que julgava eu ser albino.

Só em casa é que ao fim de muito procurar por um otto albino é que descobri que era um CAE dourado.

 

Gosto bastante do peixe. Apesar do feitio irrequieto que assustou todos os RedCherry's acho o peixe lindo.

 

As cory's, é uma Paleatus e uma Aeneus (Bronze).

 

Além deste, inclui dois neons rosa. Acho que ficam bem neste tipo de aqua mais pequeno. Mais tarde completo o cardume até 6.

 

Fotos:

 

O CAE:

 

dsc08540p.jpg

 

A Cory Bronze:

 

dsc08547p.jpg

 

Os Neos. Tá um bocado escura mas a maquina tem dificuldade em focar mais para dentro do aqua e não posso meter flash para não reflectir.

 

dsc08548p.jpg

 

Lateral do Aqua:

Vê-se o local de eleição do CAE. Coloquei lá um pedaço de cenoura cozida porque o coitado ainda não tem muito para limpar. Acho que ainda não vi uma unica alga neste aqua. Mas o rapaz já fez um bom serviço nos vidros.

 

dsc08559p.jpg

 

Vista integral.

É visivel um tubo com um lápis na ponta. É o difusor de CO2. Só que não está a funcionar porque utilizei uma garrafa pequena e fermento quimico que só deu para 3 dias. Mas nesses 3 dias, foi quando vi a ricia crescer a olhos vistos.

 

dsc08550p.jpg

 

Não é que estas plantas precisem de CO2, pois são de crescimento lento. Mas, como o ph ainda se mantém um pouco alto, é uma forma de o baixar além de ja ter feito TPA's com agua do Lidl. Mas o caudal está reduzido ao mínimo. E também estou a espera de mais umas plantas. Umas Glossostigma Elatinoides em principio que devem chegar no inicio da próxima semana.

 

Uns dias antes da colocação dos peixes, tirei o carvão de dentro das caixas dos filtros e coloquei numa turfa própria para filtros da fluval o que não me escureceu nada a água e na outra meti purigen. Acho que nas fotos se nota bem o efeito que este produto tem na água. Mais cristalina não podia estar.

 

Acho que devia colocar umas plantas altas junto ao vidro do fundo para dar outro aspecto. Andei a ver e não é fácil. O que me recomendam? Algo que não exija um substrato fertil. E não gosto muito de Anubias. Na minha opinião parecem muito uma flor vulgar de vaso e não de um ambiente aquatico.

 

Cumps.

Editado por Mhocas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aqua está muito agradavel, deixo-te só dois reparos, o filtro podias ter optado por um de mochila que não te ocupava tanto espaço no aquario, o CAE para um aquario desse tamanho não foi a escolha melhor alem de crescer muito e começar a perder o interesse pelas algas daqui a um tempo vai fazer a vida negra ao resto dos habitantes.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade. Tenho outro aqua na casa dos meus pais não maior que este mas habitantes maiores que ele. Deve ir para la uns meses ate montar um maior. Se não o der entretanto. Foi mesmo por engano que o comprei.

 

O filtro, já vinha com o aqua. Estou a pensar em meter um exterior, seja de mochila ou canister mas para já ainda não foi possível. Para terem uma ideia, neste mês, desde que comprei o aqua e com tudo o que fui comprando, já la vão 115€. E é um nano. O aqua, já com o filtro, o aqua plus e comida foram 50€. O movel, 9€, as bacterias 5€, todo o areao 15€, a iluminação DIY 18€, os peixes 8€, a turfa 4€. E não é mais porque o termostato já o tinha, as cerâmicas tb. As plantas, os camaroes e o purigen foi o user SpeedGupy que me deu. Para quem ainda tá a estudar é complicado mas este hobby é muiiiiito viciante. ;) :D

 

Estou a terminar o meu curso neste momento. Espero depois ir para outros voos na aquarofilia. Estes aquas servem para ganhar experiência quer em manter um aqua em condições, quer em plantas.

 

Mas já ando de olho nos filtro externos. Já encontrei este Boyu a 37€. Mas se calhar por mais 10€ arranjo o Ehein classic 2211 e já da para para outros aquas bem maiores. Também pensei em construir o meu filtro, com a vantagem de incluir a temperatura no filtro mas o preço do material vai na mesma para os 40€.

Não gosto dos de mochila tipo cascata simplesmente pq tenho o aqua no quarto e teria de desliga-lo de noite para não ouvir a agua a cair.

 

Que plantas me aconselhavam alí incluir?

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario está bem fixe! Mas para ele não precisas de um filtro externo propriamente dito, um de cascata era mais que suficiente se a tampa der para encaixar... alguma vez comprastes no ebay? Há la uns filtros externos para aquarios até 30L baratinhos, tipo 30€ acho eu :tongue:

Cuidado com esse CAE, começa a arranjar novo dono para ele que entretanto vai começar a fazer do aquario uma rebaldaria.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fizeram mais estragos as Corys que o CAE propriamente dito. E por falar nisso, uma das Corys morreu. Já ão devia vir muito bem da loja. Nunca esteve muito activa. Mas o monte de areia ja desceu uns dois centímetros graças a elas.

 

O CAE de vez em qdo muda de sitio tipo flash mas ta geralmente sossegado.

 

A tampa dá para meter um de cascata. Mas tenho de retirar as lâmpadas. Mas normalmente não fazem muito barulho? Tipo, agua a cair?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ver o tipo de filtro de cascata que compras... eles geralmente não deixam a agua cair como cascata, ela desliza através da saída de agua por um par de aberturas que ficam ao nível da superfície de agua. Um da ehiem era uma boa aquisição por 20€, mas há para todos os preços!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Mas eu ando a ficar no fase que não gosto de ver nada dentro dos aquas a não ser flora e fauna. Até já embirro com o aquecedor.

 

Gosto de ver os aquas limpos em termos de equipamentos. Por isso gostaria de fazer um filtro externo que incluísse aquecimento. Mas era um pouco caro para já.

 

Um filtro de cascata acho também um pouco feio. Fica um tubo suspenso a meio do aqua. E uma cena a ver-se por cima do vidro.

 

Para isso mantenho o filtro que tenho pelo menos mais um mês ou dois. Depois se comprar um externo, sempre vai servir para outros aquas maiores.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem bonito o teu aqua.

 

A ideia da rede é excelente.

 

Ainda não montei o meu CO2 caseiro, que meteste entre o tubo de ar e a pedra de madeira? E a pedra, compras-te ou fizeste DIY?

 

O teu CO2 só aguentou 3 dias? Não deves ter feito com a gelatina, estranho só três dias.

 

Esta linda a riccia.

 

Os meus camarões iam adorar.

:(

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa ideia da pedra com o lápis esta muito boa.

 

Então e desta vez vais fazer com que receita o CO2?

 

Eu ainda não fiz, já devia ter feito.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A classica da gelatina.

 

Mas tentei fazer de forma diferente. Dissolvi o Bicarbonato de Sódio directamente na gelatina quente com o açúcar. Aquilo gerou uma reacção e fez uma espuma verde que não parava! Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

Estou a imaginar.

Eu também vou fazer essa receita da gelatina.

E depois vou dissolver o bicarbonato e o fermento num bocadinho de água e depois meto la dentro com a gelatina.

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.