Reef 430l


Hugo Duarte

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de uma caminhada pelos aquários de água doce, resolvi mudar e aqui vai o setup do meu reef montado há cerca de 2 meses.

 

Setup:

Aquário 120x60x60

Sump 90x45x45

Iluminação 7x54W T5

2x Giesemann POWERCHROME actinic plus 54 W

2x Korallen-Zucht T5 Coral Light 54 W

2x Lâmpadas que vinham de origem com 10.000K (não sei a marca)

1x Korallen-Zucht T5 Coral Light Fiji Purple 54 W.

Circulação

1x Koralia 4600l/h

1x Sunsun 5000l/h

2x Sunsun 3600l/h

Escumador Deltec APF 600

Reposição de água Tunze com reservatório 50l

Reactor Kalk DIY

2 Resistências de 300W cada

40kg Areão

40kg rocha viva (reefplates e reefbranches)

 

Fotos (não tenho jeitinho nenhum mas a Nikon d70 sempre ajuda)

AquaGeral.jpg

 

Coral1.jpg

 

CoralRelva.jpg

 

Anemona.jpg

 

Eibli.jpg

 

Lineatus.jpg

 

Ourio.jpg

 

Ricordea.jpg

 

Strigosus.jpg

 

Zebrassoma.jpg

 

Ainda falta colocar uns quantos corais que já estão escolhidos, mas para já quero estabilizar os parâmetros da água.

 

Abraço

Hugo

Editado por Hugo Duarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 80
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois...como está essa água? Não deve estar lá muito equilibrada, tens aí algumas algas e ciano! Não faltes a nenhuma TPA e sê rigoroso na manutenção.

 

Boas,

cianos já foram um problema. O que tem estado agora e difícil de resolver são as verdes que aparecem nos vidros e no areão.

TPA faço de 15 em 15 dias mas acho que tenho que aumentar a %.

De resto, ando a tentar equilibrar os valores de KH e Ca. Não consigo manter o KH acima dos 6.

Comecei esta semana a adicionar suplementos para elevar KH e Ca. A ver vamos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

cianos já foram um problema. O que tem estado agora e difícil de resolver são as verdes que aparecem nos vidros e no areão.

TPA faço de 15 em 15 dias mas acho que tenho que aumentar a %.

De resto, ando a tentar equilibrar os valores de KH e Ca. Não consigo manter o KH acima dos 6.

Comecei esta semana a adicionar suplementos para elevar KH e Ca. A ver vamos.

 

Abraço

Boas

 

E qual é a quantidade de água que tens mudado?

 

És tu que a fazes?

 

Abraço.

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E qual é a quantidade de água que tens mudado?

 

És tu que a fazes?

 

Abraço.

 

Faço TPA de 60 litros, 15 em 15 dias, com sal Red Sea Pro.

Estou a pensar passar a fazer semanalmente 60l para controlar melhor as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço TPA de 60 litros, 15 em 15 dias, com sal Red Sea Pro.

Estou a pensar passar a fazer semanalmente 60l para controlar melhor as algas.

Será que não esta colocado em um local onde apanha muita claridade?

 

Eu acho que nos vidros é normal aparecer alguma coisa, não tanta quanto me parece que esteja a aparecer no teu, mas tb tens nas rochas e bastante não é?

 

Talvez umas tpa's mais regulares durante estes tempos mais próximos seja a melhor soluçaõ.

 

E fotos tens mais?

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que não esta colocado em um local onde apanha muita claridade?

 

Eu acho que nos vidros é normal aparecer alguma coisa, não tanta quanto me parece que esteja a aparecer no teu, mas tb tens nas rochas e bastante não é?

 

Talvez umas tpa's mais regulares durante estes tempos mais próximos seja a melhor soluçaõ.

 

E fotos tens mais?

 

Boas,

 

de facto o aquário está perto duma janela. Ultimamente tenho deixado a portada fechada para ver se terá alguma coisa a ver.

Os vidros ganham bastantes algas verdes e 2 em 2 dias tenho que os limpar. Por vezes mais me parece ter a ver com matéria orgânica.

As rochas que têm algas são rochas mortas (reef branches) que coloquei há pouco tempo. Mas estão com excesso de algas...

Vou começar a fazer TPA todas as semanas para tentar equilibrar o sistema.

Assim que tiver mais fotos (e melhores) coloco.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rocha morta é natural que tenha algas, dado que foram adicionadas à pouco tempo.

A exposição à luz solar não é nada boa, poderá vir daí o teu problema. Continua com as TPAs semanais até isso estabilizar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rocha morta é natural que tenha algas, dado que foram adicionadas à pouco tempo.

A exposição à luz solar não é nada boa, poderá vir daí o teu problema. Continua com as TPAs semanais até isso estabilizar

 

Boas,

 

Já experimentei por alguns dias com a sala sempre fechada e os vidros continuam sempre verdes...

Hoje medi os parâmetros da água e não estão nada bem. Pelo verde que se vê, só podia mesmo estar mal eheh

 

PH - 8,1

PO4 - 0,25

NO3 - 25

Ca - 400

Kh - 7,28

 

Portanto, toca a continuar a fazer TPA maiores a ver se consigo equilibrar isto.

De resto, os poucos corais que tenho e os muitos peixes mantêm-se impecáveis.

Assim que tiver mais fotos coloco.

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo .

Eu acho qe deves te preocupar em medir os seguintes parametros:

 

1º - Silicatos

2º - fosfatos

Ver se o escumador esta a funcionar bem

 

Geralmente as algas verdes são exesso de silicatos ou materia organica.

Faz o teste se tiver silicatos uteliza uma resina de qualquer marca no mercado e verefica se o escumador esta bem regulado.

 

Que agua de reposição usas?

 

 

Antonio Barros

Um abraço

 

António Barros

 

Visite o meu blog - http://barrosreef.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo .

Eu acho qe deves te preocupar em medir os seguintes parametros:

 

1º - Silicatos

2º - fosfatos

Ver se o escumador esta a funcionar bem

 

Geralmente as algas verdes são exesso de silicatos ou materia organica.

Faz o teste se tiver silicatos uteliza uma resina de qualquer marca no mercado e verefica se o escumador esta bem regulado.

 

Que agua de reposição usas?

 

 

Antonio Barros

 

Boas,

 

o escumador está a funcionar bem. Pode é ser pouco eficiente na escumação.

Comparado com outros escumadores tipo Deltec APF600 ou do género, nota-se que é fraquinho na produção de bolhas. Mais um investimento que tenho que fazer...

 

A água que uso é de osmose. À partida o problema não deverá ser dai. Digo eu...

Nunca medi silicatos mas vou ter que o fazer. E acima de tudo comprar uma resina que cumpra! Tenho usado zeolith mas sem grandes efeitos.

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o escumador está a funcionar bem. Pode é ser pouco eficiente na escumação.

Comparado com outros escumadores tipo Deltec APF600 ou do género, nota-se que é fraquinho na produção de bolhas. Mais um investimento que tenho que fazer...

 

A água que uso é de osmose. À partida o problema não deverá ser dai. Digo eu...

Nunca medi silicatos mas vou ter que o fazer. E acima de tudo comprar uma resina que cumpra! Tenho usado zeolith mas sem grandes efeitos.

 

Abraço

Hugo

 

 

Eu ja usei a resina da Sera e dei-me muito bem, Silicatclear.

Quanto aos testes eu uso o Salifert SI e comprei neste site:

http://www.reefquest.pt.vu/

 

existe sempre a hipotese do escumador ser fraco podes é quitar o escumador com mesh.

 

Um abraço

Antonio Barros

Um abraço

 

António Barros

 

Visite o meu blog - http://barrosreef.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Já pensaste que o facto de estares com problemas de algas se pode dever ao facto de teres 6 peixes de grande porte, dos quais 5 são cirurgiões em tão pouco tempo de vida do aquário e com rocha que não será a melhor para a filtragem biológica? Reefplates e reefbranches foi rocha morta que posteriormente foi colonizada dentro de um aquário e são rochas que são muito densas, pouco porosas, pelo que, à partida, não será a mesma coisa comparando com a rocha que normalmente compramos como viva. Esta última é muito mais porosa, permitindo maior colonização por parte da bicharada/bactérias, cumprindo melhor a sua função como filtro biológico.

 

Depois há realmente a questão do escumador. Será que esse escumador consegue dar conta do recado no que toca a carga orgânica, ainda para mais com o tipo de rocha que tens como filtragem biológica?!? Eu ponderava seriamente um upgrade para algo mais " rodado" e " comprovado": Deltecs, H&S...

 

As variações nos parâmetros também é algo a evitar e podem igualmente estar a contribuir para o desiquilíbrio do aquário.

Como é que estás a adicionar os suplementos para aumentar o kH e o Ca?

 

Se realmente pretendes manter essa peixarada toda, no teu lugar, ponderava a montagem de um refúgio para manteres macro algas/mangues de modo a te consumirem os Nitratos e Fosfatos.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Já pensaste que o facto de estares com problemas de algas se pode dever ao facto de teres 6 peixes de grande porte, dos quais 5 são cirurgiões em tão pouco tempo de vida do aquário e com rocha que não será a melhor para a filtragem biológica? Reefplates e reefbranches foi rocha morta que posteriormente foi colonizada dentro de um aquário e são rochas que são muito densas, pouco porosas, pelo que, à partida, não será a mesma coisa comparando com a rocha que normalmente compramos como viva. Esta última é muito mais porosa, permitindo maior colonização por parte da bicharada/bactérias, cumprindo melhor a sua função como filtro biológico.

 

Depois há realmente a questão do escumador. Será que esse escumador consegue dar conta do recado no que toca a carga orgânica, ainda para mais com o tipo de rocha que tens como filtragem biológica?!? Eu ponderava seriamente um upgrade para algo mais " rodado" e " comprovado": Deltecs, H&S...

 

As variações nos parâmetros também é algo a evitar e podem igualmente estar a contribuir para o desiquilíbrio do aquário.

Como é que estás a adicionar os suplementos para aumentar o kH e o Ca?

 

Se realmente pretendes manter essa peixarada toda, no teu lugar, ponderava a montagem de um refúgio para manteres macro algas/mangues de modo a te consumirem os Nitratos e Fosfatos.

 

 

Abraço,

André

 

Boas,

 

de facto maior parte das rochas são rbranches e rplates. Julgo que só devo ter cerca de 10 a 15kg de RV que comprei inicialmente. Só os rbranches é que foram introduzidos agora. Os rplates já os tenho à cerca de 1 ano. Este aquário foi a evolução de um com 200l que já o tinha há ano e meio. E só agora é que o problema das algas tem vindo a aumentar. Excesso de população ou mesmo deficiente escumação. Ou ambos!

 

O escumador não se tem portado bem. Nota-se bem o seu fraco desempenho.

A produção de micro-bolhas é muito fraca comparado com os escumadores de referência. Portanto há que pensar no assunto eheh (€€€€)

 

Os suplementos são adicionados todos os dias (manualmente) enquanto não comprar o sistema de bombas doseadoras. Tenho feito testes com mais regularidade e tenho conseguido manter o KH nos 8 e Ca a 400. Até agora parece funcionar, embora só tenha começado a adicionar estes suplementos há pouco tempo.

 

Peixes realmente são demasiados.... O lineatus infelizmente morreu. Possivelmente já não vinha nas melhores condições! Eventualmente terei que pensar em ficar com menos. Mas para já vou começar pelo escumador e ver se isto se equilibra.

 

Abraço

Editado por Hugo Duarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

deixo aqui mais umas fotos em que dá para ver bem a quantidade de algas verdes e algumas cianos.

Tenho continuado com TPA e moderação na alimentação para ver se isto melhora.

 

Que escumador de jeito é que aconselham?

 

 

 

Im3.jpg

 

Im4.jpg

 

Im2.jpg

 

Img1.jpg

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu aconselhava-te o ATI BM 250 que é um escumador de referência.

 

Entretanto como estão os nitratos e fosfatos? Já conseguis-te descer os níveis?

 

Cumprimentos

 

José Ferreira

 

Viva,

 

ontem fiz mais uma TPA e uma maior limpeza à sump. Passado umas horas os nitratos estavam nos 10. Ainda não medi os fosfatos.

Tenho evitado dar comida congelada e neste momento é só granulado e flocos.

Quanto ao escumador, tenho andado de olho no ATI BM250. Pode ser que seja mesmo essa a escolha...

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

hoje finalmente medi os silicatos e o resultado foi praticamente nulo. Deu 0,2... Portanto presumo que não seja daqui o problema!

Entretanto os fosfatos e nitratos baixaram e as algas começaram a desaparecer... Devagar mas já se nota diferença. Ainda aparecem algas nos vidros mas a quantidade é muito inferior.

Já ando de olho num escumador de jeito(ATI BM). Quando houver novidades coloco fotos....

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

finalmente já consegui mudar o escumador. Já tenho um APF 600 a bombar! A diferença é gigantesca!!

 

As algas verdes têm vindo a desaparecer do substrato mas em "compensação" algumas partes estão a ficar acastanhadas... Não está fácil equilibrar isto!

 

Os fosfatos têm-se mantido a 0 mas os nitratos teimam em não descer dos 25mg/l. Já estive a analisar o espaço que tenho no armário e vou fazer um refúgio para por algas. Entretanto vou fazer os esquemas e coloco aqui para ver o que acham da ideia!!

 

Fora isto, comprei 2 Caulastreas e 1 Duncanopsammia Axifuga. As caulastreas estão porreiras mas o que é estranho é que a duncanopsammia só abre quando as luzes se desligam?!!?

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui vai a minha ideia:

 

Na primeira divisão da sump, mais à direita, vai estar o escumador e é onde cai a água do aquário. Ai coloco uma bomba de baixo caudal que irá levar a água para o compartimento mais à esquerda, onde estará o refúgio com algas. A partir daí a água irá cair por gravidade para o compartimento onde se encontra a bomba de retorno.

Será que funcionará assim? Que dizem?

 

Já agora, alguém costuma usar filter bags à entrada da sump?

 

Não liguem ao esquema!! Foi feito em word... :P.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

Sump.jpg

 

Abç

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se fizeres o refúgio na divisória do meio e criares uma ligação entre o refúgio e a divisória da esquerda, onde colocarias a bomba de retorno, evitas colocar essa bomba na sump a levar água para o refúgio.

 

Cumprimentos

 

José Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se fizeres o refúgio na divisória do meio e criares uma ligação entre o refúgio e a divisória da esquerda, onde colocarias a bomba de retorno, evitas colocar essa bomba na sump a levar água para o refúgio.

 

Cumprimentos

 

José Ferreira

 

A ideia de fazer assim é de ter o refúgio independente. Se precisar de lhe mexer, a sump funciona na mesma.

cumps

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia de fazer assim é de ter o refúgio independente. Se precisar de lhe mexer, a sump funciona na mesma.

cumps

Hugo

 

Viva, so da mesma opinião do que o JCBF!

 

Não percebo porque razão vais mexer... Mesmo que mexas penso que não altera...

 

Por acaso tenho o refúgio na SUMP! no meio, a meu ver e como tinha feito em tempos, foi fazer um refúgio independente devido a ter c.marinhos...

 

 

;)

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso sou mais de ter o refúgio independente. Como normalmente se faz um DSB, caso esta tenha problemas e sejamos obrigados a fazer um restart, podemos fazer, visto que podemos interromper a circulação do refúgio sem afectar o resto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso sou mais de ter o refúgio independente. Como normalmente se faz um DSB, caso esta tenha problemas e sejamos obrigados a fazer um restart, podemos fazer, visto que podemos interromper a circulação do refúgio sem afectar o resto.

 

A idéia é mesmo essa e ainda por cima a minha sump já me permite fazer o refúgio independente sem ter que fazer alterações. O sitio onde vai ser o refúgio é actualmente o depósito de água para evaporação.

 

E por falar em depósito de evaporação, ontem ia havendo desgraça! A sonda do osmoregulador Tunze saiu do sitio e houve reposição de kalk até a sump ficar branca. Dei conta quando começou a sair "fumo branco" pelo retorno.. Mudei logo a água da sump e até agora correu bem...

 

Abraço

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.