Invert Farm IV


Jorge Gonçalves

Recommended Posts

Boas,

 

Finalmente, venho apresentar o meu último aquário dedicado a invertebrados, desta vez idealizado para espécies dos lagos Sulawesi.

 

Para já, o setup do mesmo:

 

SETUP

 

Equipamento

Aquário: 60x40x25cm (CxLxA)

Iluminação: 2 x 15W T8

Filtragem: Eheim Classic 2213

Aquecimento: Jagger 100w

Substrato: ELOS TerraUno, Ferti-Soil Black e areão de coral

Decoração: Basaltos e um tronco Red Moor Wood

 

Flora

Anubias barteri var. nana

Microsorum pteropus 'Windeløv'

 

Fauna

10 Caridina sp. 'cardinal'

5 Tylomelanias sp. 'super yellow'

 

Este aquário foi montado no início de Novembro, mas só em meados de Dezembro é que introduzi os seus habitantes, que se mantêm os mesmos desde essa altura. Já podia ter mostrado este aquário antes, mas os camarões são mesmos tímidos, especialmente na fase inicial e só agora consegui apanhá-los para posarem para as fotos e, mesmo assim, só consegui duas de jeito. :P

 

Tendo em linha de conta que estes camarões gostam de água com pH mais alto do que os restantes camarões que tenho, tive de encontrar um solução para isso, já que a minha água da torneira sai a cerca de 7.0. Assim, optei por colocar no substrato uma camada de areão de coral e consegui o efeito desejado. Tenho sempre o pH na casa dos 7.5, além disso, era a este pH que eles vinham habituados desde que nasceram...

 

A ideia inical era depois cobrir o areão de coral com brita preta, para não ter o substrato tão claro, mas achei que como estava ficava tão agradável esteticamente, que optei por deixar ficar como estava. O único problema é que as tylomelanias por onde passam, levam tudo atrás e acabaram por misturar os dois substratos. Na fase inicial, ainda ia lá com uma pinça e tentava separá-los novamente, mas a tarefa era árdua e dei-me por vencido... afinal, eu não pretendo ter aqui um plantado com aquascaping rigoroso e minuncioso (deixo isso para outros bem mais talentosos do que eu), mas sim um aquário com um layout visualmente agradável e onde os seus habitantes de sintam bem, e isso acho que consegui. Ainda não sei se irei cobrir o areão com a brita (ela está guardada para isso), mas para já, fica assim!

 

Depois do bla, bla... eis as fotos:

 

InvertFarmIV002.jpg

 

InvertFarmIV003.jpg

 

InvertFarmIV004.jpg

 

InvertFarmIV001.jpg

 

Sei que as fotos são poucas, mas é o que se conseguiu arranjar para já. biggrin Prometo que em breve coloco mais algumas... :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabens pelo aquario e pelo meninos.

Quais são os valores que tens de KH e GH?

É uma especie que estou a pensar em adquirir, já alterei um aquario para eles e parece que vou conseguir os parametros só com o areão que meti (preto). Como tenho problemas com a agua da torneira vai ser de garrafão.

Não está um pouco plantado para essa especie? Eu tambem não consigo resistir a meter plantas.

 

Tenta arranjar mais umas fotos que o pessoal agradece.

É um tópico que vou acompanhar com atenção.

 

Cump

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meio li a parte da areia de coral e fiquei :photo: será que é preciso um pH alto mas afinal sim é :photo:

Como sempre um bom projecto e bem pensado e executado.Achei o hardscape bem bonito :yahoo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, Jorge e Carlos,

 

Obrigado pelos vossos comentários! ;)

 

Quais são os valores que tens de KH e GH?

A última vez que medi estes parâmetros foi na altura em que coloquei os camarões e, pelo que me recordo, o kh rondava os 5-6 e o gh estava um pouco mais alto, mas não sei precisar.

 

Não está um pouco plantado para essa especie?

Talvez esteja com plantas a mais, apesar de serem apenas 3 anubias e 3 microsoruns... :) Quando o montei também fiquei com essa sensação, mas acaba por ser um pouco de ilusão, já que entre as anubias à frente e os microsoruns atrás existe uma área grande com bastante espaço livre. O facto das anubias terem folhas bastante grandes, dá também a sensação de que a área que ocupam fica muito compacta, quando não é nada assim. Além disso, se analisarmos bem, a área plantada do aquário não é mais do que 30% da área total do aquário...

 

Assim sendo, resolvi testar o comportamento dos cardinais e depois decidir o que fazer... e o que acontece é que estes passam a maioria do seu tempo a passear por entre as anubias e permanecem à sombra das mesmas, pelo que optei por mantê-las tal como estão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei muito do aqua

só é pena é o subtracto claro não ter ficado homogénio.

tinha logo outro aspécto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está muito agradável, dá ideia que as plantas são muitas para o habitat natural dos bicharocos, ora vê no meu aquário o link do video dos cardinais e demais espécies no sulawesi, mas até pode ser que gostem, só o tempo o dirá, boa sorte.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Está muito bom sim senhor,gosto muito desse tipo de layout,o meu aqua está pareçido,a fauna tambem está muito bonita,parabens pela construção,

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas um aviso, cuidado com as anubias, segundo li se forem cortadas debaixo de agua livertao um quimico que é venenoso a camaroes.

 

Não é de todo verdade mas sim mais um mito daqueles...

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é de todo verdade mas sim mais um mito daqueles...

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto.

 

 

tambem me parecia mas mais vale prevenir do que remediar

 

ei de testar isso com um red num copo a ver se lhe acontece algo depois posto os resultados.

 

 

ha algum male estes camaroes estarem num aqua com muitas plantas o seu biotopo é com poucas plantas mas eles nao se devem importar de ter muitas ou importam ?

 

deseijo te boas reproduçoes desses meninos jorge

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tambem ando com essa duvida...O que eu acho e que podemos fazer um layot como quisermos com poucas ou muitas plantas, porque estes camaroes sao nascidos em cativeiro logo nao estao habituados ao habitat natural, isto e so uma opiniao.

 

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem me parecia mas mais vale prevenir do que remediar

 

ei de testar isso com um red num copo a ver se lhe acontece algo depois posto os resultados.

 

 

ha algum male estes camaroes estarem num aqua com muitas plantas o seu biotopo é com poucas plantas mas eles nao se devem importar de ter muitas ou importam ?

 

deseijo te boas reproduçoes desses meninos jorge

 

cumps

 

 

não devem importar

 

se pensarmos bem o biotopo dos apistogrammas práticamente não tem plantas, e há muitas pessoas que metem muitas plantas e eles criam bem...

Eles não se devem importar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais