Não sei o que fazer...


Recommended Posts

Boas. tenho os nitridos do meu aquário bastante elevados e não consigo perceber o porquê... já tenho vários peixes há mais de 1 mês e nunca tive os nitridos tão elevados como tenho agora... alguem me sabe dizer se isto é bastante prejudicial aos peixes, e se for como o poderei resolver?

Agradeço uma resposta...

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para diminuir a quantidade de nitritos podes fazer TPAs (para resolução imediata). Mas para acabares com o problema de vez deves tentar perceber porque é que os nitritos estão altos.

Tens peixes a mais no aqua?

Lavaste ou trocaste de filtro recentemente?

Tens alguma planta ou peixe a apodrecer dentro do aqua?

etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta mas só achei estranho porque até agora não tinha dado valores tão altos de nitridos. tinha estado sempre no nivel ideal... :S

Boas,

No início do aquário dá-se também o início do ciclo do azoto. Este começa com um pico de amónia. Mais tarde essa amónia é convertida em nitritos por acção bacteriana. Por isso é que os nitritos estavam no nível normal: ainda não se tinham formado, provenientes da amónia.

 

O próximo passo será o desaparecimento dos nitritos e o aumento dos nitratos. Os nitratos só são tóxicos em grandes quantidades, mas como são nutrientes para micro-algas tiram-se com as TPAs.

 

Penso ter conseguido explicar o porquê desse aparecimento "tardio" de nitritos. :lol:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, tenho outro problema... :S penso que seja ou por ter demasiados peixes ou por dar comida a mais, mas tenho sempre a água do aquário sempre muito turva, mesmo fazendo TPA. tenho 2 filtros a trabalhar e um com lã de vidro, mas mesmo assim a água fica sempre igual... será da qualidade da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, tenho outro problema... :S penso que seja ou por ter demasiados peixes ou por dar comida a mais, mas tenho sempre a água do aquário sempre muito turva, mesmo fazendo TPA. tenho 2 filtros a trabalhar e um com lã de vidro, mas mesmo assim a água fica sempre igual... será da qualidade da água?

Tens aspirado o fundo do aquário?

Por acaso, já que dizes ter peixes a mais e dar comida a mais, não terás excesso de fosfatos (PO4). É que os fosfatos são também nutrientes para micro-algas. Mesmo com TPAs, estás sempre a adicionar PO4 com a comida e se não aspirares o fundo os restos de comida continuam a libertar PO4 e NO3.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.