Inicio de montagem


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Vou-me iniciar na água salgada e como era de esperar cá venho melgar a malta para me ajudarem a escolher nesta primeira fase os equipamentos para o aquário.

 

 

Esta é a minha ideia:

 

Aquario: 120x60(l)x50(a)

Sump: 90x50x50

585 litros brutos

 

Circulação: Duas Tunze 6.500 l/h com multicontrolador

Bomba de retorno: 3.000 litros/hora

 

Escumador: Tunze Master DOC Skimmer 9420 ou bastará um 9410?

 

Iluminação: Calha 2x150Watt HQI + 2xt5 54 Watt

Aquecimento: 2x 300 watt

 

Substrato?

Rocha?

Material de medição, testes etc?

O que preciso para ter os corais?

 

Gostaria de saber a vossa opinião e me indicassem o que falta considerando que a grande maioria do material a escolher devrá ser da marca Tunze.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Quanto ao Substrato, depende de o que queiras por la dentro.

Por exemplo, se quiseres uma “Valencienna” que se alimenta de microrganismos existentes na areia, deves ter um substrato fino

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=220

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=211

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=213

ou as menos conhecidas

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2155

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2156

 

Mas, se por outro lado pretendes ter um Gobi, entre outros, tipo

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=198

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=218

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=221

e o mais conhecido de todos

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=228

 

que fazem simbiose com os camarões Alpheu

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=702

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=704

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2129

 

Então já terás que ir para um substrato mais grosso pois estes “Alpheu” são excelentes “construtores” e vão passar muito tempo a abrir buracos e galerias onde ele e o Gobi se vão refugiar. Ele escava os seus “esconderijos” e quando há perigo o Gobi passa por ele para se esconder na “toca” e ao tocar-lhe nas antenas ele percebe a aproximação de perigo e foge também. Há registos de Gobis (carnívoros) que apanham algas (por exemplo folhas de Caulerpa) e as levam até aos camarões Alpheu.

Areia fina para um camarão Alpheu será uma verdadeira “tortura” que passará o tempo a tentar fazer construções que dificilmente conseguira manter.

 

Logo aqui, já se percebe que ou escolhemos o substrato em função do que pretendemos lá por (vivos) ou depois de ter o substrato podemos ficar condicionados aos animais que pretendemos comprar.

 

Quanto a Rocha, com 60cm de largura e 50cm de altura eu aproveitaria para ter uns grandes calhaus. Em tempos ainda conseguir comprar dois no Templo Aquático, na Rua de Sta.Marta em Lisboa. Mas não são fáceis de encontrar e os últimos só na Naturline os consegui comprar.

 

Depois tens que definir se queres um aquário com uma grande zona de “aguas abertas” para alguns tipos de peixes que gostam mais de nadar ou se vais ter peixes de se fixarem mais pelas rochas.

Depois de determinares isso, e a pensar também na filtração do sistema, eu compraria entre 15 a 25 quilos, entre grandes e pequenas, de coral morto e deixava-o estar uns tempos no aquário, já com o substrato, bombas e escumador para iniciar o ciclo. Passadas 2 ou 3 semanas juntava-lhe 15 a 20 quilos de Rocha Viva e aguardava mais algum tempo até começar a introduzir invertebrados e peixes. Não será possível determinar aqui um valor em quilos pois depende muito do tipo de rocha e por isso só tu poderás ir introduzindo e avaliando. Por exemplo, já comprei pedras de 6Kg grandes porque são muito porosas e rocha de 11Kg não muito grande porque era muito compacta.

 

Mantém sobre vigilância a salinidade, a temperatura e o Ph. Não te adianta fazer o ciclo em agua doce ou salobra e depois juntar o sal porque as bactérias que se desenvolveram nesse tipo de agua vão morrer com o sal. E também não adianta desenvolver bactérias de agua fria para depois a aquecer e elas morrerem com o aquecimento.

 

Após o inicio da introdução das primeiras rochas vivas deves começar a pensar em introduzir alguns elementos da “equipe de limpeza”

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu....cfm?c=420+1805

 

Depois disso, penso que estarás em condições de começar a adicionar, com segurança, os primeiros corais e peixes, o que deverá ser feito gradualmente para o sistema se ir adaptando ao aumento da carga orgânica que irá ser gerada.

 

Quanto ao escumador, depende muito da carga orgânica do sistema.

Por exemplo, eu tenho entre outros, um Deltec APF600 que como podes ver aqui

http://pet4you.net/index.php/vmchk/peixes/...ec-apf-600.html

será recomendado para um aquário de 750l se tiver muita carga orgânica ou para 1000l se for normal.

Por exemplo, neste sistema que felizmente tve oportunidade de conhecer e que era fantástico

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=77389

Tu tinha uma quantidade enorme de corais e peixes que estavam em perfeitas condições. Como? Com dois escumadores ATI Bubble Master 250 que como podes ver aqui

http://pet4you.net/index.php/peixes/agua-s...ble-master.html

são recomendados para aquários de 3000l e estamos a falar de 2 num mesmo sistema.

 

Quanto ao escumador de que falas, o “Tunze Master DOC Skimmer 9420.000” pelo que vejo aqui parece ser uma boa maquina

http://www.reefset.com/escumadores/tunze/t...0/prod_371.html

 

A menos que queiras especificamente corais que gostam de aguas um pouco “poluídas” e não será o caso, penso que algum excesso de capacidade do escumador não será prejudicial, antes pelo contrário. Mas atenção que há muito quem goste de ter os níveis todos de poluição a zero incluindo os nitratos. Posso estar enganado mas os corais em simbiose com as algas zooxantelas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zooxantela

devem beneficiar se existir algum vestígio de alimento (carga orgânica) para elas no aquário, ainda que apenas em valores muito residuais.

Quanto aos escumadores da Tunze, eu ando muito curioso quanto a este “Tunze DOC Skimmer 9410”

http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1208

Por ser um escumador para aquários até 1000l e com um consumo energético de apenas 12W. E o preço também parece ser muito bom. Eu gostaria de arriscar a experimentar um mas não o posso recomendar por falta de informação, nomeadamente de quem já tenha um. Se avançares com um destes fico a aguardar as tuas opiniões sobre este possível “maquinão” (atendendo a relação custo inicial/eficiência/consumo energético)

 

No entanto, vamos aguardar por mais algumas opiniões e tentar criar uma discussão construtiva em volta deste tema.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quanto ao escumador eu ia para o 9420 ,tenho um num aquario um pouco maior que o teu 120\65\55 e aquilo tira m... que é uma coisa parva ,de 2 em 2 dias a parte onde saia a espuma fica preta .

Quando começares a ter mais carga organica podes por a segunda bomba(é facultativa) onde irás notar uma maior eficiência de escumação .se comprares este escumador podes por mais 10cm na largura e na altura do aquario á vontade, acredita que vale apena,só terias de comprar mais 5 kilos de rocha de resto não era preciso mudar mais nada

Falta-te ai o reactor de calk(Kalk dispenser) e o osmoregulador ,eu tenho os 2 da tunze e recomendo.Devido á altura do teu aquario a meu ver não justifica por hqi(aquecem muito a agua) só com t5 ficas bem servido

Quanto ao resto o rolim já disse tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas :sad2:

 

Reactor de calk e osmoregulador incluido na lista de compras. Tenho de ter também um deposito para a água de osmose, certo?

 

Quanto aos substratos, podem ser um pouco mais especificos? Há algumas marcas de referencia para eles?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas :sad2:

 

Reactor de calk e osmoregulador incluido na lista de compras. Tenho de ter também um deposito para a água de osmose, certo?

 

Quanto aos substratos, podem ser um pouco mais especificos? Há algumas marcas de referencia para eles?

 

 

Boas ,o deposito pode ser em vidro ou um bidão ,lembra-te que quanto mais pequeno for mais vezes tens de o encher .quanto ás marcas de areia não me lembro .

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas :D

 

Quanto aos substratos, podem ser um pouco mais especificos? Há algumas marcas de referencia para eles?

 

 

Boas. Não é fácil estar a determinar uma marca pois depende muito do gosto de cada um. Já uma vez comprei uma pequena embalagem de um areão que era todo às bolinhas pequeninas mas não utilizei porque não gostei do aspecto pois parecia muito artificial.

 

Quanto a marcas, se fores procurar ataves do GOOGLE a que mais irás encontrar penso que seja a Caribsea. Não significa que seja a melhor mas será seguramente a mais conhecida. Tenho comprado bastante areão desta marca e não tenho razão de queixa. Mas há outras que podes/deves ver pois o areão será muito importante para várias funções mas também importa muito o gosto de cada um.

 

Neste endereço podes ver o catálogo da Caribsea (http://www.caribsea.com/)

http://www.caribsea.com/documents/caribsea_november-08.pdf

 

com alguma informação útil que terás de procurar (da folha 16 para a frente do PDF que corresponde a 14 no folheto e na folha 3 do PDF está uma legenda que convém reter enquanto se consulta os diferentes tipos de substrato) pois não creio que interesse a parte sobre os lagartos ou aquários de agua doce.

 

Penso que a TMC também tem vários tipos de areão. Também já vi à venda em Portugal sacos de plástico com areão sem qualquer tipo de identificação que podem resultar de compras a granel e depois embalados por uma qualquer firma portuguesa.

 

Aragamax/Aragonite

http://www.drsfostersmith.com/product/prod...cfm?pcatid=7321

 

Coral moído

http://www.pets-warehouse.com/Vpasp/shopdi...ucts.asp?id=846

 

Quanto a qual escolher e qual o tipo de substrato, penso que será útil ler isto (Choosing a Substrate for a Marine Tank):

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/foru...read.php?t=3341

 

Espero ter ajudado. Talvez não tanto como esperavas mas estamos a falar de uma matéria muito pessoal que dependo do gosto de cada um e dos vivos que se pretende ter.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas, elas têm sido muito valiosas. Quanto aos substratos fiquei bastante esclarecido.

 

E ferramentas ?

 

Precisarei de um hidrometro, e que mais?

 

Os testes?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas, elas têm sido muito valiosas. Quanto aos substratos fiquei bastante esclarecido.

 

E ferramentas ?

 

Precisarei de um hidrometro, e que mais?

 

Os testes?

 

Boas ,o refratometro é mais preciso,e os testes para já o de amonia; nitritos ;nitratos ;kh,ph ,mais tarde calcio ,magnesio.

Não percas tempo a fazer testes nas primeiras 2 semanas

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

Eu penso que começava pelo aparelho de osmose e pelo Densímetro. Metia a água doce no aquário (cuidado para não encher porque precisa de espaço para a areia e rochas), juntava o sal mais ou menos na proporção indicada para a litragem e punha as bombas a funcionar para ir misturando o sal. Um dia depois e supondo que o sal esteja bem diluído, media com o densímetro para ver se estava com a salinidade correcta.

Quanto ao aparelho de osmose, uma coisa deste género

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=186

(eu tenho 2 do modelo 190, um na Damaia e outro em Coimbra) e quanto a salinidade tens destes

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=948

mas eu não gosto e prefiro os tipo termómetro ao alto que flutuam, como este

http://www.underwater-shop.com/product_inf...products_id=861

Se quiseres ir para maior precisão já tens que usar o refractómetro como por exemplo este:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=579

mas numa fase inicial talvez nãos e justifique. Tenho dois destes, faz alguns anos, e nunca os usei pelo que já estou a necessitar de compra líquido para os calibrar sem que tenham sido usados.

Se vais juntar “areia viva” penso que só o deves fazer depois de ter a salinidade correcta se não podes meter a areia antes e também a rocha morta. Depois de meteres a areia vai levantar alguma poeira e demorar cerca de 1 a 2 dias a assentar. Podes meter a areia primeiro e depois a agua por um tubo e a cair em cima de um prato para não levantar a poeira mas penso que até será bom ficar em suspensão e sair alguma.

Com a água salgada, a areia e a rocha morta deixa ficar umas duas semanas a funcionar às escuras (só bombas de circulação e escumador).

Controla a salinidade, com o densímetro, e vai repondo a agua evaporada (com agua doce de osmose)

Depois de 2 a 3 semanas começa a juntar rocha viva de outros aquários ou comprada em lojas (mas procura que seja de confiança). Podes ligar as luzes para o caso de ir algum pólipo agarrado a rocha que possa começar a desenvolver-se. Devem começar os problemas com algas pelo que começa a medir os parâmetros da agua e se estiverem minimamente aceitáveis para começar a introduzir animais começa a pensar numa “equipe de limpeza” em função das tuas necessidades

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu....cfm?c=420+1805

que em principio andará mais pelos alguivaros (comedores de algas) que depois poderás reforçar mais tarde com peixes.

Depois de mais 2 ou 3 semanas com rocha viva julgo que estará em condições de começar a receber os primeiros animais, se os testes assim o confirmarem. Numa fase inicial podes ir por corais moles do tipo “sarcophyton”

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...sa=N&tab=wi

estes corais tipo cogumelo gostam de aguas com nutrientes e até chegam a registar bons índices de crescimento em aquários que se estão a iniciar.

Posto isto, se já tens o aquário, móvel, sistema de iluminação, bombas de circulação, escumador, penso que falta o aparelho de osmose, o densímetro e os testes como já aqui foi referido.

Mais tarde poderás pensar no Osmoregulador para repor a agua doce automaticamente utilizando um recipiente à parte ou com uma Electrovalvula ligada a torneira e aparelho de osmose que irá ligar a torneira e fazer trabalhar o aparelho de osmose enquanto o sensor de nível detectar que falta agua.

 

Entretanto poderás equacionar a aquisição, ou fabricar, um reactor de KalkWasser e se pensares em manter corais duros, nomeadamente SPS podes pensar num reactor de cálcio. Em alternativa poderá usar o método de Balling

 

Se lhe tomares o vício a sério de quiseres passar para “drogas mais duras”… podes pensar, muito mais tarde, nos sistemas automáticos de monitorização e controlo do aquário.

Penso que os mais conhecidos em Portugal são o da GHL

http://www.ghl-profilux.com/

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=177_224

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php...facturers_id=43

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=27_76

o da IKS (não conheço quem venda em Portugal mas que os há lá isso há pelo que vamos esperar que outros Membros se manifestem e digam onde se pode comprar)

http://www.aquaristic.net/iks-aquastar-midi.html?lang=1

o da Aquatronic

http://www.bubbles-shop.com/loja/index.php...facturers_id=28

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=27_74

Tens ainda este aparelho que não conheço mas que penso poder medir sem ter depois equipamento ligado para controlar (corrigir quando ultrapasse os parâmetros mínimos e máximos determinados)

http://www.bubbles-shop.com/loja/product_i...products_id=104

 

Pelo meio há todo um conjunto de medidores e controladores, a trabalhar autonomamente, que podes pesquisar nas lojas já anteriormente indicadas.

 

 

Boas ,o refratometro é mais preciso,e os testes para já o de amonia; nitritos ;nitratos ;kh,ph ,mais tarde calcio ,magnesio.

Não percas tempo a fazer testes nas primeiras 2 semanas

Fica bem

 

 

Mas como escrevi anteriormente, com calma, paciência e dedicação nada destas electrónicas fará falta e o fundamental passará mesmo pelo aparelho de osmose, densímetro/refractómetro, e pelos testes que já foram indicados, e bem, por outro Membro (o lsdluis) e pela ordem que indicou.

 

No entanto, e porque há muita coisa envolvida e eu sou apenas um “curioso”, espera por outras opiniões.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais