Humus de minhoca


Visitante

Recommended Posts

ola :)

 

oiço falar mto de humus de minhoca em sites brasileiros e k é mto bom para se usar no substracto. Mas afinal como arranjar humus de minhoca em pertugal?´

 

Eu kero humus de minhoca!!!!!!!!!

 

João Ceia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao digo... :)

 

A "fobia" está a chegar Portugal! Eles (leia-se brasileiros) tanto falam do humus que a "fobia" "pega-se".

 

Tratem de meter luz boa e suficiente, CO2 e nutrientes, que o substrato pode ser simplesmente areia, areão ou cascalho...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Mas parece que o João quer mesmo experimentar o humus de minhoca. Se ele o fizer depois pode dar-nos informação aqui no forum.

 

João, como vives em Elvas, provavelmente não há aí nenhuma das lojas com o nome que disse. No entanto estava-me a referir a lojas onde se compram coisas de bricolage e jardinagem. Em Badajoz devem existir lojas destas só que devem ter outro nome que provavelmente já houviste falar. Podes lá prourar.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João

 

Conheço o Mestre Maco no Montijo, na Moita e na Amora. Deve haver em muito mais locais. Quanto ao humus de minhoca não sei o preço pois nunca estive interessado.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O humus de minhoca deve ser usado apenas após alguma experiência com plantados, isto porque a quantidade de nutrientes disponível no humus de minhoca vai dar provavelmente uma bela sopa de algas.

 

Ainda assim e se estiverem com vontade de experimentar vão relatando aqui os resultados obtidos.

 

Cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Bruno Pinto

 

Estive a ler com atenção o tópico que indicaste e não vi lá nada explicito que a principal razão do aquário holandês estar tão bonito ser o facto de ter levado humus de minhoca!

Até pode ter levado humus de minhoca mas há ali outros factores tão ou mais importante que isso.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto... 8)

 

Deem uma olhada neste link (excepto concorrentes brasileiros) e vejam se realmente vale a pena usar o humus. :(

 

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2002...ategory=0&vol=2

 

NOTA: Mais uma vez digo que o uso do humus não é prejudicial, antes pelo contrário, agora pelo trabalho que dá a preparar e pelo cuidado que é preciso ter ao usá-lo, julgo que é claramente desnecessário. 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Veja esse link.

http://www.geocities.com/aquabrasilis/humus.html

 

Trata-se de um artigo confeccionado pelo "criador" do humos de minhoca, meu compatriota Vladimir Xavier Simões, explicando exatamente como você deve fazer para tratar o humos para ser utilizado no tanque.

Aqui no Brasil diria que 99% dos aquários plantados são montados com o humos. Essa prática, como já disse, foi inicialmente desenvolvida pelo Vladimir e difundida pelo mesmo, ganhando vários adeptos pelo Brasil afora por sua eficiência comprovada por experimentos.

 

Seria interessante sim fazer experiências aí em Portugal, mas logo logo verão que se trata de uma boa opção aos produtos industrializados que são caros, pelo menos aqui no Brasil são.

 

Um abraço

 

Bruno Pinto

FSA-BA Brasil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pode ser desnecessário, mas para que as plantas mostrem sua total beleza é preciso que o solo seja rico em nutrientes. A iluminacão e o Co2 não faram o trabalho sozinhos. E justamente como ja disse o humos é uma opçao mais barata aos produtos industrializados.

 

Um abraço,

 

Bruno Pinto

FSA-BA Brasil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok :D

 

Chegámos a "um acordo" 8)

 

É isso mesmo que referes, com a informação que tratar o humus não é coisa simples e que é preciso ter muito cuidado com a sua utilização.

 

:(

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

para mim o húmus não é uma coisa muito necessário, para não dizer dispensável.

algumas pessoas apioam-se em coisas como: "os nútrientes não passam para a coluna de água porque o substrato é muito espesso", mas isso é mentira, há sempre saída de nútrientes do substrato para a coluna de água por difusão simples.

não é mau os nútrientes entrarem para a coluna de água, o mau é que estes entram descontroladamente e ao longo da vida do aquário vão entrando em quantidades cada vez mais pequenas.

com a fertilização liquida a história é bem diferente, os nútrientes que adicionamos na coluna de água vão para as raízes por difisão simples, podemos controlar a quantidade de nútrientes que entra para o aquário nas proporções que queremos e se fertilizarmos a mais sempre existem as trocas parciais. já para não que com a fertilização liquida os nútrientes não se esgotam ( a não ser que o aquariofilo não os adicione).

eu já experimentei os dois tipos de montagens, com e sem substrato fertil, nas duas obtive sucesso, mas na montagem com substrato fertil surgiram-me muitos mais problemas com algas e com gases sulfúricos que se libertavam do substrato durante os primeiros meses, na montagem sem substrato fertil (o aquário nem sequer tem nenhum substrato) os problemas com algas foram só nos primeiros cinco dias que resolvi com trocas parciais e com a introdução de um casal de mollys negras, apenas tive este leve problema com as algas porque as plantas aínda não estavam adaptadas, se não nem isso acontecia.

 

desculpem lá o testamento :(

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem tou a usar no meu cubo humus(sem ser tratado...directo do saco) e tis, e uma camada fininha de areia de rio.

daki a um tmp dou noticias :(

só com tis tive bons resultados..ate uma linda flor de uma amazonense que mal revele meto aqui a foto.

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Realmente, este assunto gera uma corrente bem diversificada de opiniões.

Sem ser grande entendido no assunto, gostaria de expressar a minha.

 

Existem diferentes tipos de plantas, sendo que umas conseguem perfeitamente captar os nutrientes da coluna de água (através das folhas ou de raízes adventícias), e outras que o fazem através das raízes, como as Echinodorus de que tanto gosto.

As primeiras conseguirão viver perfeitamente apenas com a adição de fertilizantes líquidos e as segundas necessitarão de um substrato fértil.

 

Agora, a composição desse substrato é que poderá ficar ao critério e disponibilidade de cada um: sejam pastilhas, sejam misturas de húmus, terra vegetal, laterita, argila, turfa ou outros, o importante é que o substrato seja rico.

 

Posso estar enganado, mas gostaria de saber se alguém já obteve exemplares bem desenvolvidos deste tipo de plantas apenas com adubo líquido...

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu de plantas nao entendo nada mas acho que se pudermos conjugar as coisas melhor.

claro e muito mais comudo uzar o fertelizante liquido

e tambem acho que e possivel ter plantas tao bonitas so com uma boa agua, fertelizante liquido, e uma luz boa.

acho que aqui e que esta a maior parte do problema muitas pessoas querem ter plantas que cresçam de noite (luz fraca). a planta preciza de luz de resto penso que algums peixes resolvem o restante problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais