Hemianthus Micranthemoides


MeMySelfAndI

Recommended Posts

Ontem decidi arramjar uma dor de costas, e para isso não há nada melhor que vazar o aquário, trocar areão, limpar filtro E levar o aquário sózinho para o quintal para o lavar á mangueirada.

 

Mas foi uma tarde bem passada com resultados satisfatórios e sobretudo muito longa, foi até á 1.30h da manhã.

 

Mas isso não foi o pior.

 

O pior é que pedi HC e o que me meteram no saco foi Hemianthus micranthemoides, e só reparei quando fui para plantar.

 

Agora o problema é que não estava á espera disto e não tenho muita informação nem preparação para esta planta, que em comparação fisica á sua irmã HC, esta é muito mais alta, e não gostei nada da ideia. Pois o que eu queria era fazer um tapete rasteiro, o que não me parece possivel com esta planta.

 

Agora as perguntas são:

 

Será que a posso podar deixando 2 cms de altura?

Posso plantar as partes que sobram da poda, mesmo sem raiz ou vai apodrecer?

 

Peço ajuda e os testemunhos de quem mantém ou já manteve esta planta.

 

Muito obrigado e cumprimentos

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem decidi arramjar uma dor de costas, e para isso não há nada melhor que vazar o aquário, trocar areão, limpar filtro E levar o aquário sózinho para o quintal para o lavar á mangueirada.

 

Mas foi uma tarde bem passada com resultados satisfatórios e sobretudo muito longa, foi até á 1.30h da manhã.

 

Mas isso não foi o pior.

 

O pior é que pedi HC e o que me meteram no saco foi Hemianthus micranthemoides, e só reparei quando fui para plantar.

 

Agora o problema é que não estava á espera disto e não tenho muita informação nem preparação para esta planta, que em comparação fisica á sua irmã HC, esta é muito mais alta, e não gostei nada da ideia. Pois o que eu queria era fazer um tapete rasteiro, o que não me parece possivel com esta planta.

 

Agora as perguntas são:

 

Será que a posso podar deixando 2 cms de altura?

Posso plantar as partes que sobram da poda, mesmo sem raiz ou vai apodrecer?

 

Peço ajuda e os testemunhos de quem mantém ou já manteve esta planta.

 

Muito obrigado e cumprimentos

 

Boas,

 

Essa planta é bastante fácil, eu gosto sobretudo de a utilizar como planta intermédia, fazendo a transição entre o tapete e as outras plantas mais altas.

 

É possível fazer tapete com a Hemianthus Micranthemoides, mas para isso precisas de luz muito intensa. Nessas condições ela cria "runners" junto ao substrato tal como a HC.

 

Podes podar com os 2 cm de altura, mas ela rápidamente se divide aí, formando um tufo cada vez maior.

 

O que sobra, voltas a plantar que pegará rápidamente.

 

É uma planta de crescimento relativamente rápido,de facilidade de conservação.

É muito invasora, por isso é preciso algum controle sobre ela, para que não invada rápidamente todo o aquário.

Prefere temperaturas um pouco mais baixas que o habitual, mas também suporta temperaturas mais elevadas.

Consome bastantes nitratos e ferro também.

A falta de fosfatos provocam o enfraquecimento do caule, tornado-a mais frágil.

 

Um exemplo da sua utilização,

Web7.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais