All Activity

This stream auto-updates     

1. Past hour
  2. Brunomcc2000

Dúvidas gerais

Os aquários marinhos não são tão complicados quanto se pensa, essa questão do sal e cálcio é assim o sal é necessário agora o cálcio é como o CO2 e fertilizantes na água doce é necessário? Não mas se quiseres corais mais exigentes vais necessitar disso quanto ao preço eu estou a montar um de 50L e posso dizer que anda por volta dos 600€ e é um aquário que apenas me deixa ter corais fáceis e um casalzinho de peixes palhaço, tem a questão da água de osmose e das TPA's que precisam de levar o sal etc mas de resto é igual há água doce só o maior problema é mesmo que, se na água doce se nota que quanto maior mais estável nos marinhos nota-se muiito mais principalmente porque os marinhos têm pH's elevados e a amonía é mais tóxica em pH's elevados o que exige que a água esteja boa no entanto neste momento eu tenho nitritos no máximo e nitratos no máximo (amonía não tenho testes mas deve estar alta também) e tenho um coral no aquário já há 1 semana e está bom fecha durante a noite e abre todo durante o dia, agora falta acabar o ciclo para meter peixes mas não é tão difícil quanto se pensa é é mais exigente não se deve falhar nas TPA's principalmente em pequenas litragens e devesse estar atento ao aquário. Uma coisa que adoro no aquário marinho é o facto de acabar com um grande problema meu que é ficar sempre a mexer no aquário.. no marinho consigo ficar satisfeito com o que vejo, as únicas alterações, nem se pode chamar de alterações foi mais um estudo do layout alterações propriamente ditas não fiz nenhuma e estou satisfeito com o aspecto precisa de mais vida sim mas estou satisfeito com o aquário em si. É mais caro, é mais bonito, mas há também todo outro sentimento por de trás do aquário que não há tanto na água doce principalmente pelo quanto custa não só a manter como mesmo a montar(€€€). Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
  3. Ilustres membros deste fórum, Venho pedir a vossa ajuda na escolha de uma bomba para o meu projecto hidropónico caseiro. Julgo serem as pessoas mais indicadas para me ajudar nesta tarefa, dada a vossa experiência com este tipo de equipamentos. Muitos projectos de Hidroponia Caseira utilizam bombas de aquário para fazer circular a solução nutritiva pelos canais de produção. Quando arranquei com este projecto, comprei uma bomba de 3,60€ na China, que resultou na perfeição. No entanto, dada a composição salina da solução nutritiva, ao fim de uns meses a sua acumulação no rotor magnético tem impedido a bomba de arrancar com alguma frequência. Mesmo depois de várias limpezas. Passada a fase de testes, procuro uma bomba que ofereça mais garantias e pensei nas bombas de aquário. Apesar de que nem todas cumprem os requisitos deste projecto, principalmente no que respeita à coluna de água. Peço então ajuda para escolher uma bomba que irá trabalhar nas seguintes condições: Altura Manométrica de 2m Caudal entre 100 a 200 Litros por hora aos 2 metros A bomba não pode aquecer ao ponto de interferir na temperatura da solução nutritiva Funcionamento intermitente 15min ON, 15min OFF, das 7h às 21h. Composição salina da solução nutritiva indicada no final deste post E claro, a questão financeira também é importante, não deveria ultrapassar muito os 30€. Isto para que a bomba não fique mais cara do que o restante sistema. A ideia é conseguir montar um sistema hidropónico NFT para 25 plantas, eficiente, adaptável, de fácil manutenção (desmontável), esteticamente agradável, com materiais acessíveis a qualquer um e pelo mais baixo custo possível. Daí que a bomba deverá encaixar nesta filosofia. Carreguei para o Youtube um vídeo onde é possível ver o sistema a funcionar em fase de testes. Apesar do vídeo ser um pouco a história da minha Horta na Varanda, este link arranca no minuto certo em que mostro o sistema a funcionar nos primeiros testes. Vídeo Aguardo as sugestões, conselhos e ensinamentos com base na vossa experiência. Desde já o meu obrigado. LUISSM Fórmula nutricional para Alface.
  4. Today
  5. Alvaro Silva

O meu primeiro aquário

Boas Ricardo Sempre que fores comprar um peixe faz uma pesquisa sobre ele, quando fores há loja procura saber o nome do peixe,e aponta para não te esqueceres,procura sempre saber se determinado peixe se dá com os que já tens. Vê este aqui, https://www.seriouslyfish.com/species/pangasius-sanitwongsei/ Cumprimentos
  6. Alvaro Silva

Dúvidas gerais

Ricky Gomes Sempre que quiseres responder a um tópico por favor carrega em baixo no ( Responder a este tópico) e dizes de tua justiça,f.f e como tu estas a fazer torna o poste muito pesado,obrigado. Cumprimentos
  7. RicardoG86

O meu primeiro aquário

Então a cor ligeiramente alaranjada da água vem do tronco, é isso? Ainda não tinha associado. Nesse caso vai normalizando com as TPAs presumo. Para previnir, acho que vou tirar pelo menos alguns dos búzios então na próxima TPA. Outra questão, queria identificar as várias espécies de peixes que tenho no aquário. Há algum site onde se possa consultar as espécies mas que tenha tipo fotos a identificar para que seja mais fácil para alguém que está a começar. Sei que tenho 2 Betas, um Plestocosmo, e os restantes penso que são guppys e mollys, mas não tenho a certeza. E tenho um que não consegui identificar de todo a espécie.
  8. Yesterday
  9. Ricky Gomes

Dúvidas gerais

Sim, fazes bem. Se agora não queres por não teres o teu espaço compreendo perfeitamente. Em relação a marinhos pesco mesmo pouco, alias, nada. So agua doce e mesmo assim nao sou expert, muito longe disso. O que aprendi foi basicamente tudo por aqui, mais uns vídeos no youtube e com certos vendedores que se ve que nao estão só para vender. So sei que agua salgada é mais dispendioso por eu ter um colega meu no trabalho que tem um aquario de 600l e gasta montes de sal e cálcio e testes diários e sinceramente nem percebi bem, agora ta com pragas de estrelas do mar. Enfim, marinhos são muito bonitos mas mais dispendiosos pelo que oiço, pois como disse não entendo da matéria. Importante para ti e para quem tem um aquario novo, é cumprir muito bem o ciclo de azoto, fazer de uma so vez o layout para evitar remexidas e levantar substrato, comprar o equipamento correcto e toca a ver o quadro (aquario) final para se desfrutar do trabalho. As duvidas que tiveres coloca aqui numa boa, e deves fazer sempre pesquisa muita coisa ja cá está. Eu coloquei hoje ou ontem um post porque não consegui encontrar aqui o que realmente se passa no meu aquario, estou ha espera que me venham ajudar xD Com calma e paciencia vais conseguir montar uma coisa a teu gosto 😉
  10. LUISSM

Bem-vindo(a) LUISSM

Obrigado Álvaro, Já li todas as regras e recomendações do forum em LER ANTES DE COLOCAR QUALQUER MENSAGEM Vou colocar o post em Início >EQUIPAMENTOS >FILTRAGEM E CIRCULAÇÃO, julgo ser o local mais indicado. Se não for pf corrige.
  11. zezinh0

Dúvidas gerais

@Ricky Gomes Eu também comecei com um pequenino, depois comprei este de 90L e o meu sogro ficou com o meu antigo de 20L... Ele sempre quis ter um. Ele faz anos para a semana, eu não sabia o que lhe dar, então como se costuma dizer, “pede o guloso para o desejoso” vou comprar um maior para mim e dou lhe o meu de 90L 😂😂😂 Mato dois coelhos com 1 tiro só kkk Nao vou ‘exagerar’ no tamanho/litragem pois quero aproveitar o mesmo movel... e quero mesmo para já me manter com um de 100’s L , quando me juntar e for viver à parte aí sim, a sala tem de ser televisão na parede e um fucking aquário em baixo de ponta a ponta do móvel.... uma coisa mesmo para ficar.... só ainda não sei se mantenho poecilídeos ou se vou mais para ciclismos, discos, etc... ou então um marinho, mas não sei pq tenho na ideia que para além de bem mais caro da bem mais trabalho (mas claro, são bem mais bonitos)
  12. Neves joao

Neves joao

13. João Branquinho

Bem-vindo(a) Neves joao

Olá Neves joao, bem-vindo(a) ao fórum! Neves joao juntou-se à nossa comunidade no dia 07/19/19. View Member
  14. Brunomcc2000

Dúvidas gerais

300l/h na minha opinião seria curto fizeste muito bem em trazer o de 730 agora para o aquário de 130L vai fazer 5x a litragem do aquário vai ser o aconselhável não precisas de trocar de filtro eu gosto de superar o aconselhável mas não será preciso trocar esse filtro irá suportar bem o aquário, se fizeres o que diz o Ricky de optar por algo ainda maior aí sim tens de ter noção de que vais precisar de trocar tudo. Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
  15. Alvaro Silva

Bem-vindo(a) Paulinho Tavares

Boas Paulino Bem vindo ao Fórum. Abre um poste nos Primeiros Passos e coloca lá os teus problemas para a malta te ajudar. Cumprimentos
  16. Alvaro Silva

Bem-vindo(a) LUISSM

Boas Luís Bem vindo ao Fórum. Vem chatear-nos pois cá estamos para poder resolver essas chatices,não te acanhes. Cumprimentos
  17. Alvaro Silva

O meu primeiro aquário

Sim o tronco ajuda a baixar o ph,os taninos do tronco que vai escurecer um pouco a água não faz mal nenhum,antes pelo contrario e bom para os peixes,mas os buzios com o tempo vai-te começar a ter interferências no ph. Cumprimentos
  18. Boas. Eu também o faço. No início é sempre fácil, mas quando o aquário já está cheio e precisamos prender mais alguma planta é que é mais chato de conseguir prender ao tronco. Já a pedra nunca experimentei.
  19. RicardoG86

O meu primeiro aquário

Desde domingo passado. Ou seja a 4 dias. Mas tb tenho o tronco que li tb algures que baixa o ph. De qualquer forma tenho vindo a controlar.
  20. Alvaro Silva

Dúvidas gerais

Boas zezinho Em primeiro lugar tira lá esse sr antes do meu nome, isso sim e que e pensar para o futuro,gasta-se o dinheiro só uma vez,gostei. Cumprimentos
  21. Ricky Gomes

Dúvidas gerais

Olha a meu ver como tens um aquario de 90l passar para um de 130l nrm sentes tantoa diferença, e que tal um de 180le ou 200l? Vai te dar muito mais gosto e dá para brincares mais. O filtro que tens agora é que nao era suficiente mas isso depois podes adicionar um de mochila para dar apoio ao externo. E na altura da limpeza alternas na limpeza entre os 2, nunca no mesmo dia. Digo isto porque eu passei de 1 aqua de 20l para um de 105l e ja tou com vontade (mas sem dinheiro para) de ter um de 300l ou 400l.
  22. Alvaro Silva

O meu primeiro aquário

Isso desde o primeiro dia quer dizer quanto tempo? e claro que eles não sobem o ph de um dia para o outro,só com o tempo e que se nota. Cumprimentos
  23. zezinh0

Dúvidas gerais

Boa noite sr @Alvaro Silva. O filtro que tenho é o Fluval 207 (730L/h) Na questão de filtragem preferi quando comprei (agora recentemente) comprar um já com uma boa litragem por causa disso mesmo. Já sei como sou e a ponderar num aquário um pouco maior já trouxe. O lojista disse que um de 300L dava mas eu fui teimoso e trouxe de 730L... É melhor a mais do que a menos
  24. zezinh0

Dúvidas gerais

@Ricky Gomes sim amigo, qualquer dúvida vou “chatear” na mesma... tenho noção que ainda estou um bocado “verde” em alguns aspetos eheh mas obrigado a todos. Aprendi muito no forum
  25. RicardoG86

O meu primeiro aquário

Boa noite Álvaro, Não sabia, no entanto os búzios estão no aquário desde o primeiro dia e tenho controlado o ph, hoje estava nos mesmos níveis que tem desde o início l. A rondar os 6.5 a 6.8. De facto ainda não explorei a questão das plantas naturais pois não quero mexer muito mais por agora. Mas tenho que perder um pouco de tempo a estudar a coisa. 👍
  26. taiko

River Bend

Olá, Ricardo. Pela especificação de watts, diria que tens a Chihiros LED A451. O que estás a achar da Chihiros? E pelo que vi nas especificações, ela dá para aquários com 45cm de comprimento. Traz alguma coisa para estender o comprimento o tem que se comprar? Pergunto isto pois estou a precisar de comprar uma iluminaria para o meu aquário (200L - 100 x 40 x 50 (comprimento x largura x altura)) e tenho visto o pessoal a falar sobre essas. Têm, aparentemente, uma boa relação qualidade/preço. O que dizes?
  27. Boas aras Sim há vontade,eu faço isso,se conseguires arranjares braçadeiras de cor verde ainda melhor não se vê tanto como as brancas. Cumprimentos
  28. Alvaro Silva

Dúvidas gerais

Boas zezinho Não te esqueças que um aquário maior requer um filtro há altura dele,não sei se o filtro que tens agora vai dar para o outro. Cumprimentos
  1. Load more activity