Zona de acumulação de detritos no centro do aquário


JMeNdEs

Recommended Posts

Boas malta. Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida, e que me anda a comer os miolos, ahah.

 

Esta é uma foto relativamente recente do meu aqua:

 

176129d1440165765-filter-maintenance-dia

 

O setup agora está ligeiramente diferente, nomeadamente a vareta de saída do filtro (que agora está no vidro do lado direito) e o filtro mais pequeno que está agora no vidro do lado esquerdo, no topo encostado ao vidro da frente.

 

A minha dúvida é o que faço para se deixarem de acumular detritos na zona central (rectângulo amarelo) no centro do aquário?!... Eu faço mudas de água e limpeza do fundo todas as semanas sem falta, e enquanto que as outras zonas do aquário não têm quase detritos nenhuns, esta zona está sempre uma imundice... :/

 

Devo comprar uma bomba de circulação e apontá-la para essa zona ou há outras opções?

 

Cumprimentos,

 

João Mendes. ;)

 

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo muito de circulação, mas já reparaste na inclinação do solo?

Se calhar estou a dizer alguma parvoice, mas...

Não sei se o tipo de detritos em questão não poderão rolar com a movimerntação da água, e se sim para a parte mais baixa.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, faz sentido o que o Bringer afirma, contudo os detritos presumo que sejam restos de comida? Se sim mete corydoras que resolves no sentido de não chegar a esse ponto claro! Ou seja não te vão comer porcaria.. Já tive esse problema e era falta de circulação da água, entretanto mudei de aquário com 2 filtros e corydoras e não tive mais esse problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, aí está, mas é que eu já tenho Corydoras desde a montagem e apesar de só ter um filtro o problema persiste lol. :rolleyes: E não creio que seja da inclinação (apesar de poder estar a ajudar), mas sim pelo facto de o tronco poder estar a bloquear a maior parte do fluxo para aquela zona.

 

Aliás, o problema é mesmo por causa delas, não quero que andem sempre a chafurdar naquela zona cheia de detritos, não é nada bom para a saúde delas. Ainda por cima são Corys Panda, que infelizmente não é uma espécie muito conhecida por ser resistente... :(

 

Neste momento esta é a única dor de cabeça que o aqua me tem estado a dar, tirando algumas algas aqui e ali (vou tirar uma hora ao temporizador das luzes para passar a ter só 7 horas de luz diárias).

Editado por JMeNdEs
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta. Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida, e que me anda a comer os miolos, ahah.

 

Esta é uma foto relativamente recente do meu aqua:

 

176129d1440165765-filter-maintenance-dia

 

O setup agora está ligeiramente diferente, nomeadamente a vareta de saída do filtro (que agora está no vidro do lado direito) e o filtro mais pequeno que está agora no vidro do lado esquerdo, no topo encostado ao vidro da frente.

 

A minha dúvida é o que faço para se deixarem de acumular detritos na zona central (rectângulo amarelo) no centro do aquário?!... Eu faço mudas de água e limpeza do fundo todas as semanas sem falta, e enquanto que as outras zonas do aquário não têm quase detritos nenhuns, esta zona está sempre uma imundice... :/

 

Devo comprar uma bomba de circulação e apontá-la para essa zona ou há outras opções?

 

Cumprimentos,

 

João Mendes. ;)

 

Boas

 

Podes colocar aqui o setup do teu aqua para termos uma ideia ...

Eu tbm tenho um aqua da mesma marca não sei se o modelo é o mesmo (meu é o Rio 180) .

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra uma bomba de água para a circulação e vais ver que a tendência é reduzir essa acumulação

 

Sim, estou seriamente a pensar nisso. Não sei é que marcas de jeito é que há com preços em conta... Alguém tem alguma experiência nisso? :)

 

Ah, e o meu setup é um aquário Juwel Rio 125 (125 litros), com um filtro JBL Cristalprofi e701.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a porcaria acumula num único sitio é melhor que ficar espalhada pois torna-se mais facil aspirar.

 

Se só tens o jbl 701 tens realmente pouca circulação. Experimenta uma koralia nano 1600 discreta silenciosa e económica se não puderes meter outro filtro do lado oposto ao 701.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ela fica toda por ali, o problema é que se acumula mesmo entre as plantas - elas não formam um tapete compacto, e como tal os peixes andam lá sempre a vasculhar, o que pode dar azo a doenças que eu quero evitar. Eu aspiro todas as semanas, mas sempre que o faço inevitavelmente estou continuamente a levantá-las, chegando mesmo a arrancar algumas cujas raízes não estão muito fundas... :(

 

Vou seguir a vossa dica, era o que eu já estava a pensar fazer mas queria uma segunda opinião. :) Essas bombas ficam +- a que preço? Vou aproveitar que o Natal está à porta e cravar uma a namorada, eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota pessoal:

 

Tenho dois aquas plantados, até à data, NUNCA aspirei quaisquer detritos.

 

Apenas tenho cuidado para ter uma boa circulação, boa filtracao mecanica e biológica e peixes e caracóis que tratem do fundo para que fique o mínimo de restos de comida espalhados.

 

As plantas tratam de consumir esses fertilizantes naturais! Dá-lhe com CO2 que elas tratam do resto!

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais