Eheim 2217 ajudem por favor :(


Recommended Posts

Sou cada vez mais apaixonado por este "mundo", acontece que não estou numa fase muito boa na minha vida, e tenho me refugiado nisto a 100%, pelo que talvez até possa estar a exagerar um pouco...

 

Depois de muito esforço e de fazer disto a minha vida dia após dia, limpando o que não tem que ser limpo, observando os peixes ao ponto de saber os sitios que mais gostam os que se dão melhor até porque o tempo livre é muito, e o que me satisfaz actualmente é muito pouco pelo que grande parte dos meus dias passo em frente ao meu aquário...

Decidi comprar um aquário de 1 metro(120l) e um filtro externo 2217 da eheim ambos pelo Olx, tenho o aquário a funcionar á cerca de 2 meses...

 

Acontece que logo de inicio que montei o filtro externo, inundei a casa umas vezes, fiz uns riscos no aquário, soltei plantas, tudo correu mal, para além disso o caudal sempre foi manifestamente pouco e o barulho que o mesmo faz é bastante, tenho o aquário no quarto e tenho que estar com toalhas em cima e a porta do armário que tem o filtro...

Depois do grande investimento que fiz que me custou bastante a conseguir, de tudo remodelado, do areão ao gosto... ouve coisas que até hoje não se indireitaram, pois tive algum azar na escolha do material mas isso é o menos...

 

Ontem morreu-me um peixe e vi que com a boca aberta, para além disso tenho reparado que os meus peixes andam muito á superficie...

Tentei desmontar o filtro, lavar tudo e tentar fazer com que ele ganhasse caudal e diminuisse o barulho(pois depois de mostrar logo mee dizsseram que não era normal, e incrivel era eu conseguir dormir com aquele barulho)

mas mais uma vez a tentativa saiu furada, mais uma vez saiu-me as plantas do sitio, ganhei mais uns riscos no aquário, molhei o chão todo, desajeitei o areão e apontei a flauta sem querer para a maternidade que me fez fugir os alevinos...

Fiz tudo e mais alguma coisa, o mais que conseguia era isto a fazer um barulho ensurdecedor, ou então sem deixar de trabalhar... tentei soprar, tentei meter água de todas as formas para dentro do filtro(até com um fúnil), até que lá consegui meter a trabalhar mas sempre como antes, com um caudal bastante fraco, e já nem falo do barulho piois desde que os peixes respirem eu até com fones podia dormir, pois estava satisfeito e tranquilo.

Não queria meter uma bomba de ar até porque estraga as plantas todas e para além disso estava e esteve sempre fora do plano que pretendia para o meu aquário, e acho injusto ter investido num filtro que devia sobrar e ele nem sequer chegar ou seja não o usufruo como devia ou poderia...

Os únicos problemas que vejo que possa ter é o Filtro estar abaixo do aquário(o que ainda assim não seria um motivo tão forte para um caudal tão fraco e um barulho tão forte), ou não ter torneiras no filtro, pois não sei até que ponto é prejudicial

Mas agradecia por favor que alguém me podesse ajudar, nem que fosse por passos, pois já vi que não chego lá.

Deixo ainda a forma como tenho metido as matérias se ajudar: Plástico do filtro, esponja, cerâmicas, lã filtrantee, e novamente o plástico do filtro.

 

Peço desculpa por me ter alongado tanto, mas realmente estou mesmo sem saber o que fazer... E ver isto tudo assim tão mal pela 2ª vez( a 1ª foi também quando montei o filtro) só me apetece desistir

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Depois de limpar o filtro como é que o "ferras" ?

Qual a altura a que tens a flauta ? E qual o comprimento da mangueira ?

 

Cumps

Carlos Alves

Editado por Sands

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Barulho ao trabalhar e caudal reduzido parecem sintomas de que está a precisar do um rotor novo ou pelo menos do eixo cerâmico.

 

Como tempo e uso o eixo começa a perder espessura e o rotor deixa de estar a trabalhar em perfeito alinhamento, fazendo ruido ao bater no plástico e reduzindo assim o caudal.

 

Posso estar enganado... mas não me parece.

 

Não é uma peça muito cara e é fácil de trocar.

 

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/webshop.pl?f=*NR&c=743843&t=temartic_e - veio e borrachas

 

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/webshop.pl?f=*NR&c=763359&t=temartic_e - rotor

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente alguma coisa está mal com o filtro porque eu tenho um 2217 e nem o oiço. literalmente, presumindo que compraste em 2ªmão vamos por partes,

Se faz barulho, verifica o veio, o rotor e o o-ring, qualquer destas coisas pode causar o barulho e caudal fraco.O Veio e o rotor se estiverem desgastados ou partidos fazem barulho que se fartam e por não funcionarem bem, caudal nem vê-lo.O o-ring se não vedar bem entra ar e faz barulho e nunca consegues bom caudal porque nunca ferras bem o filtro.

A ordem das matérias filtrantes está óptima, o filtro abaixo do aquário é normal(a não ser que seja no andar de baixo biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>).

Compraste sem torneiras?sem sim aconselho-te a compra de 2 pares, um par da medida 12/16mm e o outro par de 16/22mm, como já viste as medidas da saída e entrada são diferentes.Se tens as torneiras monta porque torna a manutenção 100 vezes mais fácil.

Podes ver aqui como ferrar eficientemente um 2217

https://www.youtube.com/watch?v=kdbeXIqySOU

Verifica todo o que te disse atrás.

Se fosses de perto tinha todo o gosto em passar por tua casa e tentar perceber o que se passa, pode ser que alguém de perto se disponibilize.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio

Eu penso que esse barulho e divido ao ar que o filtro contem

lá dentro,a melhor forma de o ferrares e a seguinte,depois de

teres o filtro montado,pegas no tubo em que esta ligado a flauta,

chupas a água,e quando veres a água a subir pelo tubo de entrada

da água para o filtro,ai tu ligas logo o filtro,ele começa a deitar água

e vêm bolhas de ar,quando essas bolhas de ar parar,e se o barulho

continuar dás uma abanadela no filtro,e vais ver mais bolhas a sair

pelo tubo da flauta,depois vais desligando,e ligando ate deixar de

fazer barulho,agora se não dere resultado e continuar a fazer barulho,

então e melhor veres se o Retor do filtro esta ou não danificado.

Boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais muito obrigado a todos, não esperava tantas respostas, fico mesmo agradeçido

 

Sands: Já o ferrei de todas as maneiras desde soprar, a meter com um copo o filtro cheio, a com um funil meter água lá dentro e de qualquer das formas no máximo do que seja positivo consigo que faça menos barulho que ainda compete com o volume da televisão se estiver baixa, e o caudal nem sequer me chega á ponta do aquário...

 

Tenho o filtro á altura do chão, em relação á mangueira é o minimo possivel para lá chegar, mais curta não dá, tem talvez 1,80

 

João Nuno Cruz: É óbvio que não queria que estivesse estragado, mas chego até a fica feliz quando me apresentam soluções ainda que tenha que arranja-lo, já tentei de tudo e como disse mal ou bem já devia ter dado mais caudal ou diminuido mais o barulho, creio que possa ser isso mesmo.

Ainda assim não sei como consigo ter a certeza que são essas 2 peças, e muito menos onde adquiri-las visto que procurei logo no olx assim que vi e nada :(

 

 

Taz, Agradeço imenso a simpatica que mostrou no final, fico agradecio mesmo a quem me ajudou neste post, pois realmente estou mesmo triste com a situação, em relação as mangueiras eu comprei-as e foram as adequadas, e com o minimo de comprimento possivel, e já tinha assistido ao video, aliás como a maior parte, pelo que mal ou bem eu acho que já fiz quase tudo e de alguma forma já devia ter dado, penso mesmo que é uma avaria :(

 

Alvaro Silva: Tenho feito isso constantemente, aliás faço sempre, tento tirar o ar de todas as maneiras, e penso que já não é mesmo do ar, mas sim um problema, agora tenho é que saber em concreto qual é mesmo :(

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio

Se for o Retor que esta avariado,o que eu posso dizer e que a mim

aqui ha uns anos atrás o Retor do meu EHEIM 2213,também se

quebrou,e a loja onde eu o comprei o novo,foi uma loja que fica

ao pé do Mercado de Benfica que se chama,Fich Planet,desculpem

sem poblecidade,que na altura tinha lá muitos,espero que consigas

resolver esse teu probelema.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Liguei para a Oliaquadream e em principio é mesmo a turbina, o sr foi impecável comigo, vou ver se consigo resolver o problema, ao abrindo e ao menos descobrindo o que é.

De qualquer forma se não conseguir o mesmo senhor disponibilizou-se a me ajudar ainda assim levando o filtro se eu puder :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,

 

Convinha que a altura desde o filtro até onde a mangueira entra no aquário, não fosse superior ao recomendado pelo fabricante.

Se puderes comprar, as torneiras facilitam muito a manutenção, pois evitam derrames desnecessários.

Ao fazeres a manutenção do filtro e do aquário, planeia as coisas com calma

Como sabes, muitas das coisas que nos correm mal é porque nos precipitámos.

Às vezes a sifonagem parece algo complicado, nomeadamente para que não fique ar no sistema, mas se pensarmos bem,é tudo uma questão de lógica.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo agradeço do fundo do coração a todos, pois felizmente penso que em parte já tenho o problema resolvido :) e foi enorme a disponibilidade de bastantes users, ao me tentar ajudar :)

 

Era o veio que estava partido, e graças a muita paciência, simpatia, disponibilidade e interesse do senhor da OliAquadream, lá consegui descobrir que era o rotor...

Felizmente cheguei a casa e pela primeira vez, o filtro deu logo assim que meti a água lá dentro. O barulho comparado ao que dizem ainda é manifesto, contudo já consigo não ouvir nada práticamente com o armário fechado e 2 toalhas por cima... cerca de 60% a menos do que fazia.

O Caudal melhorou um pouco, até porque fechei a flatua, de resto continuo a achar que deviar dar muito mais caudal... devo ter o caudal com a flauta tapada a 300Litros de hora, oque já me chega e é muito bom, mas como disse esperava um pouco mais.

 

Mais uma vez Obrigado a todos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda bem que "resolveste" o problema.

 

Olha que o caudal "visivel" engana muito e mais, o caudal anunciado pelos fabricantes é, normalmente, com o filtro vazio de matérias filtrantes.

 

De qualquer das formas podes fazer um teste com um garrafão de água ou um balde cujo volume saibas e ver em quanto tempo enche.. depois fazes contas :smile2:

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entende-se que com o desgaste o tempo perca o caudal, as num de 1000 l h como é o meu penso que o minimo aceitavel depois destas condicionantes todas deveriam ser no minimo dos minimos 700 l h

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio ainda bem que resolveste a situação, mas haverá ainda mais alguma coisa que não está a 100%, poderá ser o próprio motor que esteja cansado(o que não acredito tenho um 2213 com 12 anos e ainda bomba as mil maravilhas), ou o rotor, uma vez que colocaste um veio novo se puderes compra também o rotor porque esse rotor deverá já estar desgastado(por isso é que continua a fazer barulho a trabalhar) e provavelmente vai te dar cabo do veio num instante, quando comprares o rotor, este já vem com um veio novo, aconselho-te a retirares o veio e rotor, limpar muito bem a "cavidade" onde se encontram, e depois montar os novos.Se puderes também não perdias nada em montar um o-ring novo, que se esse estiver danificado e não vedar bem passa algum ar que é o suficiente para fazer barulho e reduzir o caudal, podes até experimentar isto 1º antes de comprar o rotor novo porque o o-ring é mais substancialmente mais barato..o que fica para dentro)

Acho que só assim irás resolver o teu problema a 100%, trocando também o O-ring e rotor como refiro atras.

 

Aqui podes ver o que acontece aos rotores com o tempo me com o estarem a trabalhar em veios estragados ou partidos

 

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.plantedtank.net/forums/attachment.php%253Fattachmentid%253D14451%2526d%253D1247671630&imgrefurl=http://www.tropicalfishforums.co.uk/index.php?topic%3D28643.0&h=672&w=800&tbnid=WVaYTf-lYPpfRM:&zoom=1&docid=MSKDN53axsToCM&ei=9S01VfTdPMfjaMnggLgE&tbm=isch&ved=0CDcQMygvMC84yAE

Editado por TAZ

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos, ele diminui bastante o barulho quase nem se ouve, mas entretanto adquiri um 2213 também ele em segunda mão para outro aquário e esse sim nem o oiço, é fantástico mesmo, não sei se também por ser mais pequeno influencia menos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais