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Reputação

  1. Lara : Precisa de um termómetro interno , de um filtro pequeno com elemento de espuma , uma tomada controlada com relógio , um aquecedor de 25w c/termostáto , também é necessário areão , plantas que podem ser " anúbia nana " , produto para tratar a àgua (embalagem grande) , bactérias em líquido ou em cápsulas (embalagem muito pequena) , um tubo transparente de silicone com 10mm de diâmetro e 1m de comprido , um garrafão de àgua vazio , e o dito aquário que terá de ter tampa e iluminação , mas com esse tamanho só dá mesmo para bettas .... Dá noticias para o meu mail quando tiveres o material (eu não tenho muito tempo para vir aqui ...) , não te esqueças que as plantas compram-se no dia em que se monta tudo , depois eu informo-te todos os passos a seguir para a preparação e manutenção , agora não tenho tempo .... EP
  2. Amigo AGA : Primeiro que tudo devo dizer a todos os membros sinceramente , que nem é nem nunca foi minha pretensão , ensinar seja o que for a quem quer que seja nestes foruns , simplesmente eu dou a minha opinião ou falo sobre aquilo que sei ( penso eu de que ! ) , e qualquer um apanha para si próprio , para seu conhecimento ou benefício , aquilo que quiser , e é á sua responsabilidade ; eu estou sempre disponível para uma boa questão , e então se for de algum dos meus ramos , aí eu gosto mais que chocolate ! Bem , voltando ao peixe frio , na hipótese que me põe se é possível detectar corrente no neutro , isso está certíssimo , pois num circuito fechado bipolar a corrente que circula nos fios da alimentação é rigorosamente igual seja em corrente contínua seja em alterna , e digo bipolar pois há circuitos de alterna em que temos um neutro , mas mais de uma fase como sabe , bem como em contínua que podem ter também várias alimentações , aliás a título de curiosidade não sei se sabe os disjuntores diferenciais , como o da EDP , funcionam exactamente assim , medem a corrente na fase e no neutro simultâneamente , e se a diferença ultrapassar o valor para o qual ele foi concebido disparam , ora porque é que temos diferenças de corrente , na fase e no neutro num circuito bipolar , é simples , é porque ela se escapa por algum lado , porque o aparelho por exemplo , tem um defeito e está com uma passagem á terra , directamente ou através do nosso corpo quando lhe tocamos , e isso pode constituir um risco para a nossa vida , daí as vantagens em utilizar no circuito geral um disjuntor diferencial para um valor de delta I o mais baixo possível . Relativamente ao nebulizador existe efectivamente esse pormenor que diz : estamos definitivamente a falar de aparelhos diferentes , pois julgo que aquele que possui , penso que seja um aparelho para uso clínico , onde se usam medicamentos para nebulizar possívelmente de venda em farmácia , e para tratar em ambulatório afecções clínicas , mais ou menos graves , e os nebulizadores que eu falo são vendidos em hiper's mas também em farmácias , mas no fundo não são própriamente para fazer tratamentos clínicos , mas sim para nebulizações caseiras com água simples ou com produtos naturais , que ajudam paliativamente no tratamento pontual de constipações ou "farfalheiras" , tosses , dores de garganta provocadas pelo tabaco ou outras coisa simples , e como disse sempre numa vertente paliativa , por outro lado nos aparelhos que eu falo , o vapor demora uns minutos a sair e a água circundante do copo onde estão os eléctrodos inseridos , aquece também um bocado . Há já me esquecia , existem alguns sitios na net que poderão ser jeitosos para tirar algumas dúvidas , não garanto que sejam muito bons , pois não os visito , mas enfim , tire o amigo as suas conclusões , tem por exemplo o www.saladefisica.com.br e o www.feiradeciencias.com.br , mas há mais . Já agora que quer matar o bicho , SÓ FAÇA ISTO DE DIA E COM SAPATOS DE SOLA GROSSA DE BORRACHA CALÇADOS , use fio rígido de cobre , na parte que vai ficar mergulhada descarna em 8/10 cm e monta-os afastados um do outro pelo menos 5/6 cm paralelamente , prende por fora do copo com fita ou outro meio de modo a garantir a imobilização e o afastamento deles , inunda o conjunto enchendo o copo nunca acima de 3/4 do total , O COPO SÓ PODE SER DE VIDRO , PYREX DE PREFERÊNCIA OU DE PLÁSTICO MUITO RESISTENTE ! E DEVE ESTAR EM CIMA DE MATERIAL ISOLANTE COMO UMA MESA PLÀSTICA OU DE MADEIRA SECA , agora SEQUE AS MÃOS , encaixar as pontas descarnadas numa fêmea de extensão e imobilizeas , MANTENHA-SE AFASTADO MÍNIMAMENTE 1 METRO DO CONJUNTO , SEQUE DE NOVO AS MÃOS , E SÓ DEPOIS encaixar o macho da extensão na tomada , NÂO SE APROXIME DEMASIADO SEM ÓCULOS DE PROTEÇÃO E NÃO TOQUE NO COPO SEM DESLIGAR PRIMEIRO NA TOMADA E CASO SURJA ALGUM PROBLEMA , DESLIGAR PRIMEIRO NO QUADRO O DISJUNTOR GERAL , poderá depois se a reacção for fraca , ir aproximando paralelamente os fios descarnados um do outro , mas não abuse ! e esta diminuição da distância entre eles terá de ser feita em milímetros de cada vez , muitas das coisas que coloquei em maiúsculas poderiam não ser necessárias , mas desconheço a experiência que tem neste tipo de coisas , portanto como não posso assumir a responsabilidade do que cada um faz por sua vontada própria , faço menção a algumas precauções de segurança que julgo convenientes , se quiser , antes de ligar à corrente , mande-me uma foto só para eu ver se está tudo normal . Mandem sempre amigos, Cumprimentos EP
  3. Amigo AGA : Efectivamente é bom que NUNCA toquemos em objectos ligados á corrente com as mãos molhadas , isto porque quando a nossa pele esta bem seca apresenta uma resistência eléctrica relativamente elevada o que não nos impede ainda assim de levar " o esticão " , no entanto se a pele estiver molhada esse valor cai muito e o dito esticão pode tornar-se muito perigoso uma vez que a corrente eléctrica que atravessa uma parte do corpo é muito maior e pode conduzir a resultados desastrosos ; relativamente ao vaporizador que tem , provávelmente os eléctrodos estão dentro de um pequeno copo que se encontra mergulhado e que tem em cima o tal recipiente para o "medicamento" ora a água ferve apenas dentro desse copo sendo que a outra circundante fica apenas morna , o sistema é aplicado pois quando a água acaba o processo termina por si , sem necessidade de ter um termostado de segurança como têm por exemplo as chaleiras eléctricas , que usam uma resistência vulgar mergulhada na água , e também como eu disse , esta resistência formada através da água não se avaria , é eterna e é de borla para o fabricante ; ora bem , as dúvidas que me apresenta são válidas , tem exata razão quando diz que o neutro que vem para casa está ligado á terra , mas só no p.t. ! , relativamente as questões da fase e do neutro , tem que ver a situação desta forma : primeiro só com um fio não é possivel ter energia a.c. ou d.c. , por outro lado e por definição uma corrente alterna é designada como um fluxo de electrões --- não vou entrar na explicação do movimento de lacunas pois isso utiliza-se mais nas demontrações de movimento eléctrico em semicondutores --- que flui ora num sentido ora no outro , ao contrário da corrente contínua em que o fluxo é sempre no mesmo sentido , isto óbviamente é independente dos tempos de subida do estabelecimento da corrente , é claro que estes tempos também determinam a tal forma de onda que me fala , que no caso da distribuição da EDP , essa forma segue a lei dos cosenos , mas podemos por exemplo considerar que pode ter uma forma quadrada , e é claro que cada ciclo a.c. tem sempre dois estados o positivo e o negativo também chamados de semi-ciclos ou alternancias , que nas nossa tomadas são rigorosamente iguais na forma e na amplitude , já agora um ciclo inicia-se no ponto zero da subida positiva e termina no ponto zero da próxima subida positiva , por outro lado aquilo que eu disse acerca do busca-pólos só acender num dos lados da tomada acontece por duas razões , primeiro porque o circuito se fecha através do nosso corpo para a terra ( o neutro está ligado á terra no p.t. ) , e em segundo por que a tensão na fase relativamente á terra , ultrapassa os 80/90 voltes que é a tensão a que se ioniza o gáz Neon ( que se encontra dentro da lâmpada ) , e nunca por a corrente ser alterna , se fosse contínua também acendia no entanto acenderia apenas um dos eléctrodos da lâmpada , uma experiência que pode fazer é pegar num transformador de 230/230 ou até 220/110 ( antigamente havia muitos , deve ser fácil arranjar um ) ligá-lo á corrente e vai verificar no secundário , que em nenhuma das duas pontas o busca-pólos vai acender pois o circuito não tem por onde se fechar . Outra coisa , efectivamente o processo de produção industrial de corrente alterna é feito por indução , como diz , no entanto não é como era a alguns anos em que eram utilizados alternadores simples com ou sem autoalimentação , ou então ainda há mais anos , era gerada com dínamos em corrente contínua e depois transformada em alterna com comutatrizes , hoje são utilizadas outras máquinas em que o rotor é alimentado electrónicamente em d.c. , e nalgumas ( embora penso que por enquanto só para algumas dezenas de megawatt's ) como é o caso dos geradores eólicos , essas máquinas são muito modernas e têm um sistema especial de alimentação de rotor que provoca inclusivé --- se bem sei --- um campo magnético girante , dado que apesar de todas as compensações electrónicas do ângulo de ataque das pás não é por si só capaz de manter a rotação da máquina rigorosamente estável , o que é absolutamente necessário para a estabilidade da frequência da rede , e nos sistema hidráulicos já é mais fácil obter essa constância de rotação , mas no entanto num ponto de vista não industrial há outros métodos de produção de energia em corrente alterna , nomeadamente métodos electrónicos e completamente estáticos , em que a ideia básica do processo é um inversor que como eu disse em conversa anterior , limita-se a pegar na corrente contínua à entrada , e a trocar-lhe constantemente a polaridade na saída , é claro que este processo , dá uma forma de onda de saída que é quadrada , sendo então depois formatada para uma forma ligeiramente mais parecida com a das nossas tomadas , através de uma associação de filtros "passa-alto e passa-baixo" , se nunca ouviu falar dão normalmente no mercado pelo nome de "conversores de 12V para 220V" , embora o nome técnico seja "onduladores" , e até se vendem nos super's . Fico por aqui , senão ainda me apertam o gasneto , mande sempre amigo AGA , cumprimentos EP
  4. Olá a todos : Pode-se usar ácido acético diluído á temperatura ambiente , mas só com o áqua vazio , existem muito poucos silicones resistentes ao ácido acético , e não é preciso ir a correr comprar o ácido , usando vinagre forte também serve , mas então não diluir !!! Passem bem , EP
  5. Olá peixarada ! Olhem que as plantas também precisam de alguns nitratos , uma vez que normalmente não têm amónia ou amoníaco disponível por causa da acção das bactérias ! Cumprimentos EP
  6. Amigo AGA : Só para tentar esclarecer algumas coisas , é assim : com a tal experiência , de certeza que , se a coisa for feita como deve de ser , não vai disparar os disjuntores , nem o diferencial da EDP , é porque a água químicamente pura é isolante , mas a da torneira não , no entanto não é assim tão condutora que faça o dito curto , por outro lado os nebulizadores que há por aí a venda nos super's são constituídos efectivamente da forma que eu disse é só desmontar um , o truque é que o fabricante , aproveita o facto de a água ser mais ou menos condutora , para simular na prática uma resistência de aquecimento que lhe custa ( $ ) zero, ora a corrente eléctrica ao passar de um eléctrodo para o outro , vai simplesmente aquecendo a dita água até ela começar a ferver e a libertar vapor , embora também se libertem os gases pelo efeito da electrólise que efectivamente acontece , relativamente à troca do cátodo com o ânodo ( estamos a falar dum equipamento de electrólise cuja função está aldrabada ! pelo fabricante ) ela efectivamente acontece 100 vezes por segundo , pois a corrente alterna é simplesmente uma corrente contínua á qual se lhe muda 100 vezes por segundo e constantemente , por um qualquer processo ( alternador , comutatriz ou outro ) a polaridade , a questão da fase e do neutro , e porque estamos habituados , a ver por exemplo o busca-pólos acender só dum lado das tomadas ou seja na fase , tem a ver com a ligação da fiarada no posto de transformação mais próximo , pois normalmente este é constituido entre outras coisas por um tranformador , com um primário trifásico ou hexafásico , ligado em triângulo ou estrela e em alta tensão , e o secundário em baixa tensão ligado em estrela e que cujo ponto central que é o dito neutro além de vir também para nossa casa conjuntamente com uma ou mais pontas da dita estrela consoante tenhamos monofásico ou trifásico em casa , também está ligado á terra de serviço do p.t. , daí relativamente á terra o neutro não deve apresentar tensão e o busca-pólos não acende . ATENÇÃO : NÃO ESTOU PR'ÁQUI A DEITAR POSTAS DE PESCADA , EU TAMBÉM COMETO OS MEUS ERROS E ENGANO-ME AS VEZES ! , MAS NÃO LEVO A MAL DE MODO NENHUM QUE ME CRITIQUEM , OU ME DIGAM QUE ESTOU ERRADO , álias quando alguém erra tem a estupenda possibilidade de aprender algo novo , é só aproveitar , eu fico é aborrecido quando me cortam na casaca por trás , ou simplesmente me deitam abaixo só por deitar . Cumprimentos EP
  7. Amigo Luís : Ok , é possível que não fique com tão mau aspeto ! mas depende ,a água da torneira não é tão pura quanto isso , uma vez que também toda a matéria orgânica é destruida , no entanto efectivamente se alguém fizer a experiência com as devidas precauções e cuidados e as medidas aproximadas que eu disse dos fios não deita o quadro abaixo de certeza a não ser que tenha uma potência muito fraquinha em casa , note-se que eu disse com água simples , por outro lado os nebulizadores que se vendem por aí funcionam exatamente como eu disse , uma vez que o processo de vaporização da água por ultrasons é dispendioso já que o transductor a utilizar teria que ter um efeito de magnetoestrição bastante elevado e resultaria num aparelho muito caro e neste caso eles são baratuchos , a questão é só mesmo evaporar a água , e se o cátodo é trocado com o anodo a um ritmo de 100 vezes por segundo , na prática isso não interessa , aliás até tem interesse , pois assim os electrodos vão-se detiorando igualmente , uma vez que o material de que são feitos vai passando alternadamente de um para o outro a um ritmo de 100 vezes por segundo criando um autentico efeito de galvanoplastia recíproca nas duas peças metálicas que estão mergulhadas na água . Sempre bem , EP
  8. Amigo Luís : Depois de ter olhado para a fotografia do copo , e de ter lido a sua sugestão da experiência de electrólise , com dois fios ligados a uma pilha de 9 voltes , acredito que o resultado será muito parecido com o do copo , se mergulharmos os ditos fios a uma distância de 4/5 cm um do outro , e descascados em cerca de 10 cm dentro de água simples de torneira , mas em vez de os ligarmos a 9 voltes , ligamo-los á tomada embora com as devidas precauções , e voilá , uns minutos depois , teremos um resultado não muito diferente daquele copo com certeza . Apenas por curiosidade , informo-vos que este método de electrólise feito com corrente alterna de 230 voltes é utilizado comercialmente nos vulgares geradores de vapor para nebulizações utilizados por nós humanos em determinadas afecções do tracto respiratório superior , e consta apenas de duas placas com cerca de 10x100x1 mm em aço inox mergulhadas nas água , dentro de recipiente de plástico e ligadas a corrente ! Cumprimentos EP
  9. Boas a todos os companheiros Relativamente a este assunto , e dum modo genérico é assim : quase todos os peixes , aceitam uma margem boa no que toca á tolerância de temperatura da água , normalmente é de 5/6 graus ou até mais , isto óbviamente considerando , esta tolerância dentro dos limites óptimos , embora se possa forçar por vezes , dependendo das espécies , e só quando necessário uma margem de até 10/12 graus , e é exactamente dentro destas margens óptimas , que reside essencialmente a questão do tempo médio de vida de cada espécie , pois se mantivermos a temperatura dos peixes perto dos limites inferiores óptimos eles viveram mais , mas mostrar-se-ão menos activos , comem menos ,crescem mais lentamente e menos , etc. , ao contrário se passarmos para o perto dos limites superiores óptimos veremos um aquário com peixes mais vivos , mais mexidos , comilões , crescem inclusivé mais depressa ( também rebarbados ! possívelmente ! ) , mas durar-nos-ão menos e por vezez bastante menos , quando realmente passamos para fora dos limites óptimos , seja por avaria do sistema de aquecimento , ou sua incapacidade de aquecer um áqua de determinada litragem , aquando de invernias fortes , ou ao contrário em caso de estios fora do normal , o comportamento depende das espécies e do nível da alteração , pois tanto poderão ficar como loucos , como ficar num estado de absoluta letargia , embora note-se , que se este estado de coisas se mantiver durante muito tempo , o estado dos animais pode-se tornar irreversível e conduzir drásticamente á morte da maioria dos habitantes . Claro que estou a falar genéricamente , e não das "espécies delicadas" , e também descartando todo o tipo de doenças , que podem reduzir mais ou menos drásticamente , o tempo de vida dos animais , ainda devo dizer , que não acredito que por mais que tentemos , nunca conseguiremos duplicar por exemplo nem lá perto , o tempo de vida dum qualquer peixe . Cumprimentos EP
  10. Olá mais uma vez a todos os companheiros : No meu último post esqueci-me de focar um ponto que queria e que foi falado pelo amigo Zogli : que é realmente o lado obscuro da aquáriofilia , ora o problema é que o lado obscuro disto não é bem aquele que disse Zogli , pois esse é apenas o lado menos cinzento da coisa , e que só tem a ver com o tipo de sociedade em que vivemos ( será "vegetamos" ??? ) , o lado obscuro é efectivamente muito pior do que diz , é NEGRO , valha-nos apenas um coisa é que a maioria dos companheiros nem têm conhecimento disso ( penso eu de que ) , é que a quase totalidade dos peixes que existem á venda são produzidos em autenticas fábricas de peixes em paises longínquos , e nunca conheceram o seu habitat natural nem o que isso é , nem sabem o que perseguir uma presa para a comer , nem sabem o que são plantas sequer , nem têm ideia absolutamente nenhuma do que é um espaço ( de água ! ) aberto onde possam nadar durante 10 segundos sempre na mesma direcção e por aí fora , já para não falar nos negros processos de fecundação , reprodução e selecção , se não , como é que se conseguiam , produzir milhares de peixes por dia numa só fábrica ? , e é bom eu não dizer mais , pois poderia começar a criar demasiados complexos , a quem graças a Deus ainda não os tem ! , visto que eu , por algum conhecimento que tenho destes assuntos , difícilmente me consigo manter ainda aquariófilista ! Por outro lado , acho óptimo que nós tenhamos algum conhecimento real acerca dos habitats , alimentação e hábitos , dos seus longínquos , esquecidos e desconhecidos até , parentes selvagens , mais que não seja para irmos conseguindo ( FALO POR MIM ÓBVIAMENTE ! ) manter a nossa consciência em paz ! Em frente peixarada ! Cumprimentos EP
  11. Olá a toda a peixarada ! Só hoje li este forum , e por isso só hoje digo isto : o problema básico é que os "nanos" não admitem qualquer descuido , burrice ou esquecimento , por mais pequeno ou insignificante que seja ! Ora bem , sou rigorosamente contrário , a que não é possível ter peixes num "nano" , pois o espaço que um peixe , precisa para se sentir bem , não se deve medir SÓ em centímetros/decímetros cúbicos de água , mas sim no espaço que ele tem para nadar e crescer medido em centímetros lineares , isto é , se um "nano" tiver 10 cm de espessura por 30 cm de altura e por 40 cm de comprimento , leva uns 10 litros reais de água , e podemos considerar que 2/5 peixes PEQUENOS têm já espaço q.b. para nadar desde que sejam espécies pequenas em adulto , também sou rigorosamente contrário a que não se possa ter flora suficiente num "nano" pois há espécies de plantas bastante pequenas , se tivermos cuidado na escolha podemos pôr lá dentro bastantes pés , por outro lado , existem também á venda filtros internos minúsculos , que servem perfeitamente a função pretendida , bem como , também existem resistências bastante curtas que são suficientes para 10 litros ou menos , e a quem me vier falar da qualidade da água , ora ora ! é só ter algum trabalho se faz favor ! , por outro lado , o que NÃO existe á venda , são por vezes os conhecimentos necessários para manter saudável um sistema minúsculo . Também tenho de dizer isto : penso que um aquáriofilista NÃO deve de modo nenhum começar com um "nano" mas sim por um pequeno de 60 a 100 litros e depois se tiver espaço ( leia-se também $$$ ) passar para os grandes de 300 litros ou mais , e um dia se gostar e quiser apurar os seus conhecimentos é que pode ir baixando gradualmente de litragem , mas ATENÇÃO gradualmente ! , relativamente a "nanos" já não tenho , pois dão muito trabalho , e não me permitiam ir por exemplo de férias , sem me ver obrigado a mudar os peixes para os outros aquários , mas eu tinha um "nano" hà muitos anos atrás , inclusivé fiz um "nano" para oferecer , era para ser pendurado na parede ( como se fosse um quadro ! ) e cuja litragem real era cerca de 7 litros , tinha pelo interior 5x25x80 cm embora 10 cm no comprimento estivessem tapados para poder conter o aquecimento e a filtragem escondidos , apenas tinha 4 Guppys macho , alguns caracóis , e podemos dizer bastante flora ( relativamente claro ) , de pequeno porte como anúbias nana e outras que não me lembro , e garanto que funcionou muito bem , embora desse trabalho é verdade mas ,,,,, funcionou anos ! Cumprimentos , EP
  12. Olá Velofobia : Olha não me leves a mal , mas o melhor para ficares a saber , efectivamente " na marra " o que são " pedras difusoras " , é passares num hiper ou numa casa da especialidade e , veres com os teus próprios olhos , pois assim vais poder ver e pegar nos produtos , pois ir-te-ás aperceber que , apesar de todas elas servirem mais ou menos para o mesmo efeito , -- que é difundir o ar ou outro gás injectado no aqua em pequeninas bolhas de modo a maximizar o efeito -- elas não são todas iguais pois existem em inúmeras formas e feitios , algumas nem são aglomerados de grão com cola , mas sim de materiais fibrosos e até existem -- são as melhores -- em madeira ! Manda sempre EP
  13. Peixarada : P´ra mim é fácil e é assim : quem não quiser desligar o aquecimento nunca , mas sem correr riscos , deve ter em primeiro lugar disponibilidade de $$$$$$$$ e ter em atenção algumas coisas , primeiro só comprar aquecedores com controlo electrónico , segundo usar sempre dois , terceiro adquirir uma potência de cada aquecedor tal que com a temperatura mínima que se fizer sentir no local de Inverno um só seja capaz de manter a temperatura no mínimo admissível para os peixes que tem , e por outro lado prever se for o caso uma alimentação alternativa em caso de falha de energia por parte do distribuidor , e ainda ter um termostato interno regulado de modo a que faça accionar um sistema de aviso luminoso e/ou sonoro em caso da tempertura subir além do máximo admitido pelos peixes . P´ra já acho que já chega , senão é fazer como a maioria , usar aquecedores normais , só um , desligar no Verão , ir á bruxa de vez em quando , etc . Cumpr EP
  14. Amigo Paulo : A pedra difusora em condições normais não acrescenta oxigénio nenhum ao aqua , pelo que eu em condições normais não as recomendo a ninguém , a quantidade de oxigénio dissolvido na água é essencialmente limitada pela temperatura da água , pelo que por muito que façamos , não é possível para 28º ter mais do que á volta de 8mg/litro e isso já é uma saturação de 100% , por outro lado TPAs de 10 litros nesse aqua tá bom mas têm de ser semanais , por outro lado podias era plantar mais pois as plantas ajudam bastante ao bom funcionamento do aqua , também ( não sei que tipo de lampada usas ! ) poderias usar uma powerglo pois tem um rendimento superior ( talvez até já a tenhas ! ) , para já sugiro-te que não metas mais tecnologia no aqua , a que tens chega ! , faz as TPAs semanais , se quiseres troca a lampada e planta , planta , planta . Já agora não te esqueças que a água se vai evaporando e deve ser reposto o nível obrigatóriamente com água desmineralizada , num aqua desses o problema é que para resolver essa questão normalmente nas TPAs coloca-se um pouco mais de água do que aquela que se tira e já está , mas não pode ser assim ! quando fizeres as TPAs sê rigoroso : a quantidade de água que tiras deve ser a mesma que metes da torneira ( tratada claro ! ) e só depois eé que corriges o nível com água desmineralizada , não sai caro um garrafão de 5 litros no hiper custa á volta de 2 € , e livras-te a médio prazo de outros problemas . Não sei se estás nisto já á muito ou pouco tempo , mas o que é simples funciona sempre melhor !!!!! Cumprimentos EP
  15. Amigo Peninha : Pois realmente eu esqueci-me propositadamente de lhe falar em esterilização da água , através de radiação como é o caso do ultra-violeta , é que esta radiação é como o Shelltox : mata que se farta , o problema é que mata indiscriminadamente o que pode produzir males infecções por exemplo , mas também mata o que nos interessa que permaneça vivo , que são as nossas queridas estirpes de bactérias aeróbicas e porventura até as anaeróbicas , caso o amigo Peninha tenha algum sistema de eliminação/recuperação de azoto o que não me parece que seja o caso . Por outro lado penso que essa da concorrência é desleal ! eh ! eh ! Cumprimentos EP