Algas Castanhas Problema sem fim


Recommended Posts

Boas, tenho um aquario montado a quase 3 meses e tenho um problema de algas castanhas grave, que aparecem no fundo, nas plantas, no vidro do aquario e nao deixam as plantas crescerem. Faço fertilização e tenho CO2 a 1 bolha por segundo.

 

Noto que o boom de algas da-se sempre que faço pequenos TPA's, alguem sabe alguma soluçao para estas algas?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

nitratos a mais

 

Esta não é a razão de certeza.

 

Tens que nos ajudar e meter o set-up completo e também identificar qual a alga. Os diferentes tipos de algas têm causas diferentes. No entanto, nitratos, fosfatos, potássio a mais, não consta de nenhuma. É mito e já foi comprovado!

 

aqui a ver se consegues identificar.

 

Já agora, postaste no sítio errado. Existe um sub-fórum dedicado a algas. Corres o risco de ninguém te responder aqui...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso foi nitratos a mais e resolvi com mudas de agua.

Assim que os nitratos baixaram começaram a desaparecer.

 

Mas cada caso é um caso.

 

Abc

 

Até pode ter sido coincidência mas garanto-te que nitratos não causam algas... Já está mais que provado!

 

Provavelmente tinhas amónia e com as TPA reduziste a sua concentração... ou outra coisa qualquer. Nitratos é que não! Faz umas pesquisas e vais confirmar o que te digo.

 

Pedrokas: como disse acima. Sem o set-up completo é difícil de dizer e vamos estar aqui a mandar postas de bacalhau...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Aqui vai o setup do meu aquario montado a cerca de 4 meses.

 

Litragem: 54L .

 

Flora: eleocharis parvula, staurogyne, micranthemum umbrosum, anubia nana e mais uma especie que nao me recordo do nome.

 

Fauna: Comprei só a cerca de uma semana atrás uma corydora albina e 5 tetras neon azuis.

 

Fertilização: botija CO2 500g com difusor de vidro ( 1 bolha por segundo) e faço o esquema de fertilização da seachem com fertilizantes liquidos.

 

Iluminação: calha 2x24 PL. 8 Horas/Dia

 

Filtragem: Eheim ecco pro 130 com materiais filtrantes e lã de vidro.

 

Fertilização: Esquema da Seachem, utilizo todos os produtos que o esquema inclui, macros e micros.

 

TPA's : de 2 em 2 semanas ou de 3 em 3 semanas. (Ja experimentei fazer com mais frequencia mas nao resolveu)

 

Tenho notado ao longo destes meses desde a montagem, que além da constante presença de algas castanhas tenho tido um crescimento bastante lento das plantas, e a parvula não se expandiu muito. As plantas parecem não estar a se desenvolver a todo o gás.

 

Nunca fiz medição de fosfatos nem nitratos, amonia = 0; PH= 7

 

Vou colocar aqui uma foto do aquario a ver se ajuda, neste momento limpei as algas castanhas dos vidros e tenho uma corydora albina que me vai ajudando a tirar um pouco das algas castanhas do fundo, mas as plantas continuam com uma fina camada castanha e penso que isso evita que recebam luz nas melhores condições.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSCN0575.JPGDSCN0582.JPGDSCN0583.JPG

 

 

DSCN0574.JPG

 

 

Aqui estão as imagens do aquário, ja esteve bem pior, pois os vidros ja estiveram todos cobertos com esta alga ( ainda da para ver no termostato a camada castanha ), e como se pode ver nas plantas tambem.

 

Espero que me possam ajudar. :/

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem sabe que raio de algas sao estas? Se acharem melhor mudar o topico para a parte das algas agradecia, a pergunta inicial era sobre a temp. das lampadas mas depois surgiu a questao das algas.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... aqui vão os meus dois cêntimos acerca do teu problema e dos comentários que já vi aqui...

 

No meu caso foi nitratos a mais e resolvi com mudas de agua.

Assim que os nitratos baixaram começaram a desaparecer.

 

Nunca na vida. Pode ser como gmmartins disse e ser amónia ou até a introdução de minerais que estavam em falta (magnésio, ferro, etc que há na água corrente) que estimulou as plantas e consequentemente deu cabo das algas. Eu já tive 160ppm de Nitratos e nem uma alga.

 

Pedrokas:

 

Se passares com o dedo nas anúbias, aquelas manchas saem logo e tem um toque gelatinoso ou não saem nem esfregando? Se for a primeira opção parecem diátomos (sobretudo porque o aquário só tem 3 meses e é comum aparecerem... não ligues a isso... otos e ancistrus adoram aquilo e limpam isso em 2-3 dias). Se for a segunda opção (não sai nem por nada) é muito possívelmente GSA. Tens pontos verdes nos vidros que só saem com lâmina? Se tiveres, isso é falta de fosfatos... tem cura :)

 

Em relação à outra alga... é dificil de distinguir porque eu acho que essa planta também manda umas raizes (à semelhança da Hz e roseafolia) pelo caule e se confunde com a alga em si. vai ver o site que o gmmartins te indicou e ve o que é mais parecido. Eu neste momento diria que é uma filamentosa qualquer. Ainda pensei em staghorn mas essa deveria ser mais curta e mais cinzenta... de qualquer das maneiras confirma no link do gmmartins.

 

A tua filtragem é boa, a luz também parece ok e o CO2 aumenta mais um bocado (acho que já fizeste essa parte?) e arranja um dropchecker ou faz um para teres ideia do CO2 que tens no aquário. Fertiliza à bruta e preocupa-te com as plantas... as algas quando se sentem ignoradas e as plantas fellzes, costumam desaparecer...

 

Quanto à TPAs, quando começares o método E.I., faz 50% por semana... não tentes poupar nesse aspecto. Só faz é bem e também garante um reset ao nível de nutrientes.

 

Abraços e boa sorte.

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... aqui vão os meus dois cêntimos acerca do teu problema e dos comentários que já vi aqui...

 

 

 

Nunca na vida. Pode ser como gmmartins disse e ser amónia ou até a introdução de minerais que estavam em falta (magnésio, ferro, etc que há na água corrente) que estimulou as plantas e consequentemente deu cabo das algas. Eu já tive 160ppm de Nitratos e nem uma alga.

 

Pedrokas:

 

Se passares com o dedo nas anúbias, aquelas manchas saem logo e tem um toque gelatinoso ou não saem nem esfregando? Se for a primeira opção parecem diátomos (sobretudo porque o aquário só tem 3 meses e é comum aparecerem... não ligues a isso... otos e ancistrus adoram aquilo e limpam isso em 2-3 dias). Se for a segunda opção (não sai nem por nada) é muito possívelmente GSA. Tens pontos verdes nos vidros que só saem com lâmina? Se tiveres, isso é falta de fosfatos... tem cura :)

 

Em relação à outra alga... é dificil de distinguir porque eu acho que essa planta também manda umas raizes (à semelhança da Hz e roseafolia) pelo caule e se confunde com a alga em si. vai ver o site que o gmmartins te indicou e ve o que é mais parecido. Eu neste momento diria que é uma filamentosa qualquer. Ainda pensei em staghorn mas essa deveria ser mais curta e mais cinzenta... de qualquer das maneiras confirma no link do gmmartins.

 

A tua filtragem é boa, a luz também parece ok e o CO2 aumenta mais um bocado (acho que já fizeste essa parte?) e arranja um dropchecker ou faz um para teres ideia do CO2 que tens no aquário. Fertiliza à bruta e preocupa-te com as plantas... as algas quando se sentem ignoradas e as plantas fellzes, costumam desaparecer...

 

Quanto à TPAs, quando começares o método E.I., faz 50% por semana... não tentes poupar nesse aspecto. Só faz é bem e também garante um reset ao nível de nutrientes.

 

Abraços e boa sorte.

 

Tony

 

 

Obrigadissimo Tony,

 

Vou fazer exatamente o que disseste, tenho a certeza que as coisas vao mudar quando iniciar a fertilização com o E.I. . Vou comprar um ou dois otos porque ja li que sao bons a limpar algas castanhas. De resto é esperar para ver :)

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

otos são peixe de grupo (não cardume) do género das corydoras... tendo em conta a maneira como são apanhados na natureza, compra uns 6... ao fim de um ou dois meses deves ter uns 3 ou 4 que são suficientes para limpar o aquário do teu tamanho e não se sentem tão sozinhos...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.