Novo nestas andancas


rgcouto

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Este é o meu primeiro post no forum..

 

Estou com um bichinho de criar um aquário comunitário, nao tenho experiencia nenhuma nisto, mas nao sei porquê assim de repente fiquei com um bichinho para estas coisas...axo um hobby bastante interessante e divertido..

 

Alguém me pode dar umas dicas do k fazer de inicio? Cria criar um aquário comunitário, pelo k entendi para vários tipos de peixes, mas também já li em qq lado k se deve ter atenção na escolha do aquario, pois alguns dão para aquarios comunitários e outros não, alguém me pode explicar como é k isto funciona?

 

 

 

Um abraço para todos e desde já um obrigado pela paciência :(

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais bem vindo ao forum!

 

quanto ás tuas questoes acho que primeiro que tudo tens de começar por nos dizer quanto queres gastar e o tamanho do aquario que pretendes.

 

depois aconselho-te a fazeres testas à tua agua para saber quais os seus parametros, so aí te poderemos aconselhar os peixes indicados para poderes começar.

 

Entretanto vai pesquisando aqui no forum para ires tirando umas ideias e aprendendo um pouco antes de começares

 

podes começar ja por aqui

 

e mais este :(

 

 

 

abraço

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já obrigado pelos hints william ;)

 

 

de inicio nao queria gastar mais de 150€/200€, e o tamanho do aquario era por volta dos 50/60cm de comprimento,.de inicio queria fazer uma coisa k tivesse uma manutenção relativamente "facil" de fazer, pois sou inexperiente nisto e nao queria meter logo água (trocadilho engraçado :()

 

Não sabia k se tinha de fazer testes à agua, mas tipo isso depois nao se pode normalizar, independentemente do estado da agua?

 

Entretanto vou fazer o k me aconselhas-te e vou ler os artigos k me sugeriste (btw: o ultimo nao funciona :/ )

 

Abraço ;)

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

em relaçao a informação, tenta recolher a maxima informação quu conseguires, para não cometeres erros no futuro. Lê o ciclo do azoto, conniçoes da agua, etc...

 

Eu penso que primeiro devias fazeres teste a tua água, para veres o pH, e a partir dai escolheres os peixes, em função do pH.

em relação ao aquario, penso que com um orçamento desses, dava pa comprar uma coisa maior que 60cm, ai +/- com 80cm ou 1 metro ja encontras a cento e tal euros kitts. mas claro, tens de procurar bem. O aquario deve-se comprar o maior que o orçamento deixar, porque vai ser mais facil controlares as variaçoes na agua (ex: pH e temperatura)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo, maior k 60cm penso k já fique mt pesado :/ não? Tenho também k procurar mt bem em lojas especializadas para ver onde posso comprar mais barato e bom :(

 

em relação aos teste da agua só lá para setembro é k posso fazer isso :/ k é quando volto para Braga, pq é lá k dps de começarem as aulas passo a maior parte do tempo..ou seja ainda tenho mt tempo para me informar sobre isto ;)

 

Mas entretanto posso já ir comprando o aquario e o resto das coisas certo?

 

 

Já agora, existem marcas e assim k se deva ter atenção para quando comprar o material?

 

aah e já agora, alguém conhece lojas boas em Viseu?

Editado por rgcouto
71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, antes de mais bem vindo ao fórum :)

Esse orçamento é no total com filtragem, termostáto, areão, decoração, peixes, etc., ou é o que tás disposto a dar só pelo Aqua?

Como já aqui foi dito, pesquisa muito, verás que só tens a ganhar, bem como os teus futuros protegidos (peixes)

deves ver que espaço tens disponível para instalar um Aqua, se ñ tiveres muitas limitações de espaço tenta apostar num no mínimo de 80cm ou até 100cm. Quanto maior for a litragem do aqua menos probabilidades terás de haver desiquilibrios quimicos na água e mais facil é de os controlar.

Disseste que só quando fosses pa Braga é que consiguirias fazer os testes, é lá que vais montar o aqua? Só vais tratar do aqua durante o periodo escolar? E quando tiveres de férias em casa?

Cumpts e boa sorte ;)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com um bichinho de criar um aquário comunitário, nao tenho experiencia nenhuma nisto,

 

Começa por ler as FAQs de Aquariofilia, na parte de água doce - ficas com uma ideia de tudo o que deves ter em consideração:

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin.html

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

wilchespires:

 

Durante as férias vou ter k trazer os peixes para Viseu, terei k comprar dps outro aquario para ter aqui em viseu e antes de acabarem as aulas prepara-lo para receber os peixinhos :) porque trazer o aquario completo no carro para viseu seria uma ideia estúpida..

 

Quer dzr, eu estou a supor k posso trazer os peixes dps de braga para viseu certo? é uma viagem de 1h30..

 

Começo a ver uma complicação bstt grande aqui :/

 

Miguel Figueiredo:

Thx pelo FAQ vou dar uma vista de olhos ;)

Editado por rgcouto
71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante as férias vou ter k trazer os peixes para Viseu, terei k comprar dps outro aquario para ter aqui em viseu e antes de acabarem as aulas prepara-lo para receber os peixinhos :) porque trazer o aquario completo no carro para viseu seria uma ideia estúpida..

 

Quer dzr, eu estou a supor k posso trazer os peixes dps de braga para viseu certo? é uma viagem de 1h30..

 

Começo a ver uma complicação bstt grande aqui :/

 

Pois, é uma complicação muito grande para ti e maior ainda para os pobres dos peixes que vão mudar de casa várias vezes por ano!

Os peixes stressam e ñ consegues teres 2 casas (aquas) com os mesmos parâmetros em sitios diferentes, podes esforçar-te muito, tentar fazer tudo como mandam as regras, aclimatizações correctas, usar a água dum aqua no outro no processo de transferência, mas nunca vais conseguir dar todas as condições de eles precisam pra viveren sãos e felizes...desculpa mas é a minha opinião...

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é uma complicação muito grande para ti e maior ainda para os pobres dos peixes que vão mudar de casa várias vezes por ano!

Os peixes stressam e ñ consegues teres 2 casas (aquas) com os mesmos parâmetros em sitios diferentes, podes esforçar-te muito, tentar fazer tudo como mandam as regras, aclimatizações correctas, usar a água dum aqua no outro no processo de transferência, mas nunca vais conseguir dar todas as condições de eles precisam pra viveren sãos e felizes...desculpa mas é a minha opinião...

Cumpts

 

 

Claro, claro, nc me tinha ocorrido na ideia esse problema, ainda bem k me avisas-te, Obrigado..

 

Vou ter k pensar mt bem o k fazer..

 

se calhar vou optar por fazer o projecto aqui em viseu, e os meus pais e a minha irmã vão deitando o olho enquanto nao estou :) se calhar será o melhor k posso fazer...

 

Pq por muito pequeno k seja o aquario traze-lo numa viagem de carro é de loucos...

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pq por muito pequeno k seja o aquario traze-lo numa viagem de carro é de loucos...

 

É cm te digo, o drama maior é mesmo o dos peixes :) no entanto ñ desistas da ideia de ter um aquário, é sem dúvida um hobby espectacular que requer, no mínimo, algum tempo, muita informação e paciencia ;) pondera bem as opções que tens para que possas dar aos peixinhos uma vida feliz e também para ñ deitares dinheiro fora que te fará arrepender mais tarde.

Qualquer coisa, às ordens ;)

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na net já vi soluções um pc arcaicas para as mudanças do estilo:

 

- Tirar os peixes para sacos isolados

- Esvaziar meio aqua e guardar a agua retirada em garrafões,

- Fazer a viagem e dps meter a agua dos garrafões e os peixes.

 

- Tirar os peixes para sacos isolados

- Esvaziar mais de metade do aqua, e ter em atenção as plantas

- Fazer a viagem e no destino encher com água previamente tratada e meter um ou dois peixes resistentes para voltar a criar o ciclo

- Passadas uma semana meter os peixes dos sacos de novo no aqua

 

 

Em primeiro lugar alguma destas hipoteses será valida (tirando a parte do stress dos peixes :);) k no fundo é a parte mais xata e possivelmente fatal nas mudanças)?

 

para este segundo processo fiquei com uma dúvida, tipo os peixes nos sacos uma semana inteira, e comer nao?!?

 

btw: tb vi falaram em lojas k ficam com os peixes em periodos de férias, alguém sabe se isso será bom? e se é caro? porque no fundo aquilo k eu queria msm era fazer este projecto em braga, para poder ver a evolução todos os dias ;)

Editado por rgcouto
71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

- Tirar os peixes para sacos isolados

- Esvaziar meio aqua e guardar a agua retirada em garrafões,

- Fazer a viagem e dps meter a agua dos garrafões e os peixes.

 

Regra básica e para tranladação de peixes de peixes de um Aqua para outro, no entanto incompleta porque ñ fala na aclimatização

 

- Tirar os peixes para sacos isolados

- Esvaziar mais de metade do aqua, e ter em atenção as plantas

- Fazer a viagem e no destino encher com água previamente tratada e meter um ou dois peixes resistentes para voltar a criar o ciclo

- Passadas uma semana meter os peixes dos sacos de novo no aqua

 

Se fores seguir esta informação para andares a passear os peixes de Braga par Viseu e vice-versa, esquece...

 

para este segundo processo fiquei com uma dúvida, tipo os peixes nos sacos uma semana inteira, e comer nao?!?

 

Quando compras peixes eles vêm dentro de sacos, ora o periodo em que eles podem estar dentro de sacos é limitado, senão onde eles irão tirar oxigénio quando a porção de água a que eles estão confinados estiver saturada de oxigénio, imagina-te fechado dentro de 4 paredes de vidro 2*2 sem nunhuama fonte de oxigénio adicional, achas que resistes 1 semana?! :)

 

no fundo aquilo k eu queria msm era fazer este projecto em braga, para poder ver a evolução todos os dias ;)

 

Para isto e teoricamente terias de ter 2 Aquas, um em Braga, outro em Viseu e ambos com peixes e com o ciclo do Azoto feito, na pratica neste momento ñ tas preparado para tomar conta de 1 aqua, quanto mais de 2...

...já fui sincero contigo, nas circunstancias em que estás ñ tens condições para tratar de peixinhos, se tás a pensar ir por este caminho ñ te posso dar mais opiniões e ñ ser que leias mais mas de fontes fidedignas, como este fórum!

 

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz isso recentemente para mudar o meu aqua de Coimbra para Évora e foi um stress muito grande para os peixes, ainda que viessem em sacos enormes e dentro de caixas de esferovite, como fazem nas importações. Parei 3 vezes no caminho para abrir e voltara fechar os sacos por causa do oxigénio, e quando cheguei voltei a encher o aqua com a água que trouxe nos garrafões, mas os peixes durante dois dias não comeram, andavam em stress. Não aconselho a ninguém só mesmo numa situação como a minha, em que tem mesmo de ser.

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

btw: tb vi falaram em lojas k ficam com os peixes em periodos de férias, alguém sabe se isso será bom? e se é caro? porque no fundo aquilo k eu queria msm era fazer este projecto em braga, para poder ver a evolução todos os dias :mrgreen:

 

Eu também sou de Braga... Se quiseres saber a loja que gosto mais é a Companhia das Pulgas. Acho que é a melhor loja de Braga! Quanto a isso de te ficaram com os peixes nas férias na Companhia das Pulgas se eu precisar costumam ficar-me com os peixes là de férias e não pago nada... Mas não é preciso nada disso de deixares lá os peixes de férias ou de andares a transportà-los! Se queres um aquário em Braga compras um comedouro automàtico a 20€ para quando estiveres ausente e problema resolvido!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá esclarecer uma coisa e seguir o mais certo é, com este tipo de conselhos, eu ñ voltar a intervir neste tópico, se eu estudasse em Braga e vivesse em Viseu e durante o periodo de férias fosse pra casa, nunca deixaria os meus peixes entregues a um "alimentador automático" será que este equipamento, adiciona a água que se evapora, faz TPA's, faz testes à água, etc, etc.?!

Uma coisa é num caso extremo de uma mudança de casa sujeitarmos os peixes a viajar de um sitio para outro, outra coisa é fazer disto uma coisa rotineira, 2, 3, ou até mais vezes por ano, como se de uma mala de roupa se tratasse!

 

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá esclarecer uma coisa e seguir o mais certo é, com este tipo de conselhos, eu ñ voltar a intervir neste tópico, se eu estudasse em Braga e vivesse em Viseu e durante o periodo de férias fosse pra casa, nunca deixaria os meus peixes entregues a um "alimentador automático" será que este equipamento, adiciona a água que se evapora, faz TPA's, faz testes à água, etc, etc.?!

Uma coisa é num caso extremo de uma mudança de casa sujeitarmos os peixes a viajar de um sitio para outro, outra coisa é fazer disto uma coisa rotineira, 2, 3, ou até mais vezes por ano, como se de uma mala de roupa se tratasse!

 

Cumpts

 

 

Óbvio k isto só aconteceria uma vez no ano k é no Verão...mas se calhar vou ter k desistir da ideia :( e ficar para mais tarde..n sei o k faça...é claro k tb quero dar condições aos peixes...

 

 

Obrigado a todos pelas sugestões para contornar o problema, mas qq uma das maneiras para mudar os peixes iria fazer mal aos peixinhos :S e nao é isso k se pretende...

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz isso recentemente para mudar o meu aqua de Coimbra para Évora e foi um stress muito grande para os peixes, ainda que viessem em sacos enormes e dentro de caixas de esferovite, como fazem nas importações. Parei 3 vezes no caminho para abrir e voltara fechar os sacos por causa do oxigénio, e quando cheguei voltei a encher o aqua com a água que trouxe nos garrafões, mas os peixes durante dois dias não comeram, andavam em stress. Não aconselho a ninguém só mesmo numa situação como a minha, em que tem mesmo de ser.

 

Tipo tu estavas a estudar em coimbra? se sim como fazias nas férias?

 

Ab...

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas férias tinha um amigo que também tinha aqua e que ia tomar conta do meu lá a casa. Era um porreiro. LOL

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas férias tinha um amigo que também tinha aqua e que ia tomar conta do meu lá a casa. Era um porreiro. LOL

 

 

Tb quero amigos assim ;)

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, sê bem vindo ao forum "e ainda por cima de Viseu", como te disse por PM se necessitares de ajuda estou disponivel a ajudar, (até te arranjo uns peixes, guppys para começares), lojas em Viseu mt poucas e preços altissimos e com uma taxa de mortalidade dos peixes em alguns caso #tipo epidemia#.

na compra de peixes em Viseu, um conselho não compres só porque é bonito, observa, pergunta a quanto tempo ali estão, repara se existe algum morto ou então sujeitas-te a vê-los a boiar no aquario.

Fica bem.

Editado por covaacs

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, sê bem vindo ao forum "e ainda por cima de Viseu", como te disse por PM se necessitares de ajuda estou disponivel a ajudar, (até te arranjo uns peixes, guppys para começares), lojas em Viseu mt poucas e preços altissimos e com uma taxa de mortalidade dos peixes em alguns caso #tipo epidemia#.

na compra de peixes em Viseu, um conselho não compres só porque é bonito, observa, pergunta a quanto tempo ali estão, repara se existe algum morto ou então sujeitas-te a vê-los a boiar no aquario.

Fica bem.

 

 

eh pah eu já ouvi dizer que a Tuttinatura (Rua Alberto Sampaio) que é uma loja boa, e que o homem percebe do assunto. Mas para comprar peixes só os vou comprar em Braga em principio, já que vou lá fazer o aquário (em principio já resolvi a questão das férias, um colega meu é capaz de dar conta do assunto chainsaw ), Estava era a pensar comprar o material todo aqui em Viseu.

 

P.S. - Já agora, comprar Peixes em Braga, lopid40 Faltaste-me na companhia das pulgas isso é em nogueiró certo? ao lado do Oshibori, moro num dos prédios ao lado :sleeping: lá compram-se bons peixes? E eles percebem do assunto? Como sou novato tb nao me quero meter com azelhas que dps me possam enganar...

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S. - Já agora, comprar Peixes em Braga, lopid40 Faltaste-me na companhia das pulgas isso é em nogueiró certo?

Sim... É entre a antiga Bracalândia e o Hotel Lamaçães! Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... É entre a antiga Bracalândia e o Hotel Lamaçães! Cumprimentos!

 

E percebem eles?

 

E já agr, para começar de que preciso para começar a pedir orçamentos?

E marcas em ter em conta?

 

aquário, filtro (k é a bomba presumo eu), termostato, areao, alguma decoração, luz...

 

e mais?

 

Os peixes é so lá para finais de Agosto pq é quando vou para braga, mas queria já começar a comprar algum material, para a conta nao ser tão dura :sleeping:

 

 

Em termos de lojas online, é fiável comprar online? em k lojas?

 

 

Desculpem estar a ser chato.. chainsaw mas tenham pena do caloiro aqui do forum LOL

Editado por rgcouto
71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.