Colisa vs Escalar


xsport

Recommended Posts

Boas

 

Hoje comprei uma colisa macho e outra femea e comprei mais 2 escalares, juntei-os no aquário e passado cerca de umas 4 horas a colisa começou a atacar os escalares, um deles morreu mas n apresentava mordidas no corpo.

 

será que a causa da morte foi devidu a colisa?

 

Sao especies compativeis?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tive escalar com colisas mas o escalar era muito maior que a colisa portanto nao havia problema, agora meteres um escalar pequeno com colisas grandes pode ser um grande problema, penso que nao são compativeis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os Escalares e as Colisas são considerados por muitos autores como espécies compatíveis em aquário, no entanto na minha opinião a que se ter alguns cuidados a quando da sua introdução no mesmo aquário.

 

Uma das condições que acho essencial é o tamanho do aquário, não devem ser colocadas as duas espécies em aquários muito pequenos, aquários com um comprimento igual ou inferior a 60cm quase de certeza que mais tarde ou mais cedo vai haver disputa territorial.

 

De preferência o escalar deve ser maior que a Colisa, a decoração do aquário também é importante e influencia o seu comportamento, deve se verificar no aquário qual foi a zona preferencialmente escolhida pelos escalares para estarem, no ponto mais afastado possível ajusta-se o plantado por forma a que as Colisas o escolham como zona preferencial e zona de nidificação. A colocação de plantas de grande porte entre os dois pontos ajudam a definir os territórios na parte posterior do aquário deve –se providenciar uma boa zona de refugio para as Colisas fêmeas na zona posterior do aquário.

 

Deve –se perder algum tempo a observar o aquário por forma a tentar antecipar alguma avental disputa de território.

 

A Colisa é sem duvida capas de matar um Escalar e o contrario também é verdade a ausência de marcas “feridas” no escalar deve-se essencialmente a forma como a Colisa ataca os seus adversários, ela não os morde mas sim utiliza a sua cabeça como um aríete investindo contra as laterais dos outros peixes e sempre que possível atingido a zona dos opérculos.

 

Para manter as duas espécies se tens um aquário com um metro ou maior observa o comportamento deles durante um bom bocado, mantendo-te afastado do aquário e se achares que a alguma inimizade entre as duas espécies tenta com a decoração “plantas, troncos, pedras” criar pontos de referencia que ajudem a definir territórios e diminuir essa interacção.

 

 

 

Cumprimentos,

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço todas as respostas a minha duvida, em especial a do membro Paulo Vedor, quanto ao escalares tem cerca da 4/5 cm, as colisas sao bem maiores que eles mas como a mulherzinha da loja disse que se davam bem e n opós nenhum problema eu arrisquei, o aquario tem 60l e um bocado pequeno para os escalares mas como eles ainda sao pequenos eu meti-os la para depois passalos para um de 200l.

 

Ao que parece não fiz muito bem em junta-los num aquario pequeno.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço todas as respostas a minha duvida, em especial a do membro Paulo Vedor, quanto ao escalares tem cerca da 4/5 cm, as colisas sao bem maiores que eles mas como a mulherzinha da loja disse que se davam bem e n opós nenhum problema eu arrisquei, o aquario tem 60l e um bocado pequeno para os escalares mas como eles ainda sao pequenos eu meti-os la para depois passalos para um de 200l.

 

Ao que parece não fiz muito bem em junta-los num aquario pequeno.

 

Abraços

 

Olá

 

Em relação ao que a senhora da loja disse não o podes considerar errado, pois como disse anteriormente estas duas espécies são consideradas compatíveis.

 

Mas teve se ter em conta alguns aspectos para que não aja problemas visto tratarem-se de duas espécies territoriais.

 

As duas regras básicas que se utilizam como guia para calcular a população do aquário, "volume e área superficial" podem e devem ser aplicadas para nos orientar em termos de ocupação máxima do aquário, mas temos sempre que contar outros factores neste caso um dos mais relevantes é o facto de serem espécies territoriais.

 

Se te for possível no imediato fazer a transição para um aquário maior óptimo será muito mais fácil o convívio entre as duas espécies.

 

Mas mesmo assim podes tentar controlar as áreas do aquário de forma a tentar minimizar possíveis conflitos.

 

Por exemplo se colocares uma planta de grande porte sensivelmente a meio "por exemplo uma Echinodorus bleheri" de seguida e do lado contrário ao que tens a filtragem tenta colocar algumas plantas flutuantes "riccia fluitans ou outra" na parte posterior a colocação da planta maior deves tentar colocar algumas plantas e um pouco de musgo para que a fêmea de Colisa tenha um sitio em que se possa refugiar, do lado em que está colocado a filtragem podes colocar um tronco, rochas ou mesmo um cone dos que são usados para a reprodução de discos, esta decoração tende a criar pontos de referencia para o território e poderá minimizar conflitos, a Colisa macho vai ocupar preferencialmente a zona em que está o tecto de plantas e quando houver intromissões no seu território a maioria das perseguições irão tender a parar ou a perder a motivação a quando da passagem pela zona central.

 

Os Escalares embora ainda pequenos pode ser que se fixem perto da zona onde estará o tronco ou do que for colocado como ponto de referência. Em relação as estes que provavelmente continuarão a nadar por todo o aquário, tenho mais duvidas que esta tentativa de os tentar prender a uma determinada parte do aquário de forma preferencial resulte pois tenho um menor conhecimento da espécie.

 

Outro ponto a ter em conta é a temperatura uma temperatura perto dos 25ºC ou ligeiramente abaixo ira tornar a Colisa menos agressiva pois esta temperatura é o limiar mínimo em que normalmente se consegue a reprodução, tornando dessa forma a Colisa menos territorial.

 

Caso aja a formação de ninho no aquário seguido de uma postura vais ter que redobrar a atenção pois ao fim de aproximadamente 72horas após a postura e caso seja bem sucedida os filhotes começarão a afastar-se da zona do ninho o que fará a Colisa aumentar substancialmente o seu território.

 

 

 

"As posturas de Colisa em aquário comunitário só muito raramente a descendência pois os filhotes serão comidos pela restante população do aquário."

 

 

 

Caso optes por tentar esta montagem gostaria de acompanhar a evolução principalmente em relação ao comportamento dos escalares.

 

 

 

Cumprimentos,

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relação ao que a senhora da loja disse não o podes considerar errado, pois como disse anteriormente estas duas espécies são consideradas compatíveis.

 

Mas teve se ter em conta alguns aspectos para que não aja problemas visto tratarem-se de duas espécies territoriais.

 

As duas regras básicas que se utilizam como guia para calcular a população do aquário, "volume e área superficial" podem e devem ser aplicadas para nos orientar em termos de ocupação máxima do aquário, mas temos sempre que contar outros factores neste caso um dos mais relevantes é o facto de serem espécies territoriais.

 

Se te for possível no imediato fazer a transição para um aquário maior óptimo será muito mais fácil o convívio entre as duas espécies.

 

Mas mesmo assim podes tentar controlar as áreas do aquário de forma a tentar minimizar possíveis conflitos.

 

Por exemplo se colocares uma planta de grande porte sensivelmente a meio "por exemplo uma Echinodorus bleheri" de seguida e do lado contrário ao que tens a filtragem tenta colocar algumas plantas flutuantes "riccia fluitans ou outra" na parte posterior a colocação da planta maior deves tentar colocar algumas plantas e um pouco de musgo para que a fêmea de Colisa tenha um sitio em que se possa refugiar, do lado em que está colocado a filtragem podes colocar um tronco, rochas ou mesmo um cone dos que são usados para a reprodução de discos, esta decoração tende a criar pontos de referencia para o território e poderá minimizar conflitos, a Colisa macho vai ocupar preferencialmente a zona em que está o tecto de plantas e quando houver intromissões no seu território a maioria das perseguições irão tender a parar ou a perder a motivação a quando da passagem pela zona central.

 

Os Escalares embora ainda pequenos pode ser que se fixem perto da zona onde estará o tronco ou do que for colocado como ponto de referência. Em relação as estes que provavelmente continuarão a nadar por todo o aquário, tenho mais duvidas que esta tentativa de os tentar prender a uma determinada parte do aquário de forma preferencial resulte pois tenho um menor conhecimento da espécie.

 

Outro ponto a ter em conta é a temperatura uma temperatura perto dos 25ºC ou ligeiramente abaixo ira tornar a Colisa menos agressiva pois esta temperatura é o limiar mínimo em que normalmente se consegue a reprodução, tornando dessa forma a Colisa menos territorial.

 

Caso aja a formação de ninho no aquário seguido de uma postura vais ter que redobrar a atenção pois ao fim de aproximadamente 72horas após a postura e caso seja bem sucedida os filhotes começarão a afastar-se da zona do ninho o que fará a Colisa aumentar substancialmente o seu território.

 

 

 

"As posturas de Colisa em aquário comunitário só muito raramente a descendência pois os filhotes serão comidos pela restante população do aquário."

 

 

 

Caso optes por tentar esta montagem gostaria de acompanhar a evolução principalmente em relação ao comportamento dos escalares.

 

 

 

Cumprimentos,

 

Paulo Vedor

Boa Noite

 

Agradeço novamente pela informaçao que o membro Paulo Vedor tem transmitido, em relação ao escalares tenho mas noticias ontem a noite quando se sucederam os ataques no final um escalar ja estava morto e eu separei o outro que estava a ser sucessivamente atacado pela colisa macho, meti o escalar num comunitario mas ele ja nadava muito descontrolado e hj de manha estava morto, conlusão fiquei sem os escalares, talvez volte a tentar mas desta vez como o membro Paulo Vedor sugerio, tentado separar com pontos de referência, mas eu tenho um problema é que raramente encontro plantas de boa qualidade e sujeito-me as que a loja tem, sao de fraca qualidade caras e ja vi plantas que n sao aquaticas a serem vendidas como tais.

 

se pudessem ajudar com as plantas agradecia.

 

Abraços

 

Tiago Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais