[Ficha] L-27 "Panaque Nigrolineatus"


PauloSR

Recommended Posts

L27.gif

L27a.gifL27a

L27b.jpgL27b

L27c.gifL27c2.jpgL27c

 

Nome Cientifico: Panaque cf. nigrolineatus

 

Nome Comum: “Royal Pleco”, Panaque Nigrolineatus, L-27

 

Distribuição Geográfica e/ou Localização Típica: Rio Xingú, Rio Tocantins, Rio Tapajós, Rio Araguaia, Rio Teles Pires (Brasil)

 

Tamanho: 30—35cm

 

Dimorfismo Sexual: Pouco ou nada se sabe acerca da “sexagem” desta espécie, mas suspeita-se que tenha algo a ver com as diferenças na papila genital (algo que só poderá ser observado em peixes maduros). A fêmea terá a papila genital mais saliente e arredondada, enquanto que o macho a terá mais pequena e pontiaguda…

 

Temperatura: 25—30°C

 

pH: 6—6,8

 

Outros Parâmetros da Água: Macia; Límpida (não quer dizer incolor); Bem oxigenada…

 

”Decoração”: Típico aquário de Biótopo Amazónico, com Muita Madeira. Cuidado que o peixe adulto “rearranja” o ambiente ao seu gosto, por isso se tiver rocha dentro do aquário, tenha o cuidado de verificar que elas estão bem fixas, a fim de evitar rachadelas de vidro altamente desagradáveis.

 

Alimentação: Exclusivamente Vegetariano. Deve-lhe ser fornecida uma dieta variada (aliás como a todos os animais), na qual pode estar: Rodelas de Pepino ou de Batata, Ervilhas, Couve (é bem mais nutritiva do que a alface), deve estar sempre presente a madeira; Bem como pastilhas de ração ESPECIALMENTE concebidas para Loricarideos; etc.…

 

Compatibilidade: São peixes territoriais em relação a outros Peixes-gato, especialmente do mesmo tamanho. Quanto a outras espécies mesmo mais pequenas, nem lhes liga…

 

Reprodução: Pouco se sabe acerca da reprodução desta espécie… Mas segundo alguns autores, deve ser simulada uma estação seca (água quente, baixa e pouca corrente), seguida da simulação de uma estação das chuvas com muita abundância de alimentos, depois é aguardar que com sorte a natureza faça o seu trabalho…

 

Outras Notas: Existem outros Panaques Nigrolineatus com este código: o L-27a Panaque Melancia (em que o adulto em vez de linhas apresenta uma “rede”), o L-27b Panaque Verde Azeitona e o L27c Panaque Dourado. Não se sabe se se tratam de espécies diferentes ou se são variedades da mesma espécie…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais