Barbatana Ratada e com Sangue !!!


Recommended Posts

Viva ! De há uns dias para cá tenho um cometa com (2anos de idade) que subitamente começou a ficar com a barbatana caudal ratada. Como era normal isso acontecer e ele recuperava com o tempo, desta vez além de estar ratada começou a sangrar (sangue vivo) mesmo na ponta. Ele mais uma vez recuperou a hemorragia parou mas ontem voltou novamente e está a ficar com muito mal aspecto. O peixe não parece muito "incomodado" mas está sempre a sangrar nessa zona. Além disso a barbatana apresenta longas linhas vermelhas (de sangue?)

Alguém sabe a causa disto?

Há algo que eu possa fazer?

 

Terá alguma coisa a ver com um ph alcalino 7,5 que estupidamente sem eu saber pq subiu nos ultimos 3 meses... pois o meu aquario tem quase 2 anos de vida e sempre teve ph acido (5,5 a 6,0).

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terá alguma coisa a ver com um ph alcalino 7,5 que estupidamente sem eu saber pq subiu nos ultimos 3 meses... pois o meu aquario tem quase 2 anos de vida e sempre teve ph acido (5,5 a 6,0)
Acho que mantinhas o pH um pouco baixo para o peixe que é. Tenho ideia que esses peixes necessitam de um pH mais neutro/alcalino.

 

Como era normal isso acontecer e ele recuperava com o tempo, desta vez além de estar ratada começou a sangrar (sangue vivo) mesmo na ponta

Sempre teve esse problema? Desde à 2 anos para cá? Ou tem sido apenas nos últimos tempos?

 

O facto de teres o peixe bastante tempo em água ácida (à qual resistiu/se "adaptou") e depois ter havido uma subida brusca de pH pode ser também a causa do problema. A barbatana esfarripada pode indicar que, ou o pH está de facto inadequado ao peixe em questão, ou o peixe está com problemas bacterianos.

Quandos os pH não estão adequados ao peixe o mesmo enfraquece e fica mais susceptível a doenças...

 

Os cometas sujam bastante os aquas. Convém ter os filtros/aqua o mais limpo possível.

 

Aconselho a colocares o peixe num aquário/recipiente à parte e fazeres um tratamento com antibiótico. Aconselho Bactopur Direct da Sera.

 

Evita as oscilações de pH. Dá uma limpeza ao aquário/areão/filtro se for necessário...

 

Penso que não será má ideia manter o pH mais alto... isto na minha opinião... :oops:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno obrigado pelas respostas. De facto como disses-te e bem sempre li que o ph destes peixes deveriam ser neutros ou alcalinos mas tb é verdade que o ph anterior (5,5-6,0) assentou-lhes que nem uma luva pois durante dois anos digo-te não tive problemas nenhuns. Agora que o ph alterou (não sei se foi alteração da rede publica) não sei explicar os problemas surgiram...

 

Qto a filtros tb sei que deve estar limpo ( talvez esteja com valores de nitratos altos ) o que tb pode ser responsável por isto...

 

De qq maneira vou seguir o teu conselho

 

Obrigado.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém pode explicar os beneficios (ou prejuizo) em adicionar uma colher de chá com sal na água do aquário?

É que já ouvi dizer que sal activa os peixes (de água doce) mas não sei se isso tem alguma lógica... agradecia resposta....

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais