Fernando Leite Publicado Julho 11, 2004 Publicado Julho 11, 2004 Viva ! De há uns dias para cá tenho um cometa com (2anos de idade) que subitamente começou a ficar com a barbatana caudal ratada. Como era normal isso acontecer e ele recuperava com o tempo, desta vez além de estar ratada começou a sangrar (sangue vivo) mesmo na ponta. Ele mais uma vez recuperou a hemorragia parou mas ontem voltou novamente e está a ficar com muito mal aspecto. O peixe não parece muito "incomodado" mas está sempre a sangrar nessa zona. Além disso a barbatana apresenta longas linhas vermelhas (de sangue?) Alguém sabe a causa disto? Há algo que eu possa fazer? Terá alguma coisa a ver com um ph alcalino 7,5 que estupidamente sem eu saber pq subiu nos ultimos 3 meses... pois o meu aquario tem quase 2 anos de vida e sempre teve ph acido (5,5 a 6,0).
nunomiguel Publicado: Julho 11, 2004 Publicado: Julho 11, 2004 Terá alguma coisa a ver com um ph alcalino 7,5 que estupidamente sem eu saber pq subiu nos ultimos 3 meses... pois o meu aquario tem quase 2 anos de vida e sempre teve ph acido (5,5 a 6,0)Acho que mantinhas o pH um pouco baixo para o peixe que é. Tenho ideia que esses peixes necessitam de um pH mais neutro/alcalino. Como era normal isso acontecer e ele recuperava com o tempo, desta vez além de estar ratada começou a sangrar (sangue vivo) mesmo na ponta Sempre teve esse problema? Desde à 2 anos para cá? Ou tem sido apenas nos últimos tempos? O facto de teres o peixe bastante tempo em água ácida (à qual resistiu/se "adaptou") e depois ter havido uma subida brusca de pH pode ser também a causa do problema. A barbatana esfarripada pode indicar que, ou o pH está de facto inadequado ao peixe em questão, ou o peixe está com problemas bacterianos. Quandos os pH não estão adequados ao peixe o mesmo enfraquece e fica mais susceptível a doenças... Os cometas sujam bastante os aquas. Convém ter os filtros/aqua o mais limpo possível. Aconselho a colocares o peixe num aquário/recipiente à parte e fazeres um tratamento com antibiótico. Aconselho Bactopur Direct da Sera. Evita as oscilações de pH. Dá uma limpeza ao aquário/areão/filtro se for necessário... Penso que não será má ideia manter o pH mais alto... isto na minha opinião... Cumprimentos, Nuno
Fernando Leite Publicado: Julho 11, 2004 Autor Publicado: Julho 11, 2004 Olá Nuno obrigado pelas respostas. De facto como disses-te e bem sempre li que o ph destes peixes deveriam ser neutros ou alcalinos mas tb é verdade que o ph anterior (5,5-6,0) assentou-lhes que nem uma luva pois durante dois anos digo-te não tive problemas nenhuns. Agora que o ph alterou (não sei se foi alteração da rede publica) não sei explicar os problemas surgiram... Qto a filtros tb sei que deve estar limpo ( talvez esteja com valores de nitratos altos ) o que tb pode ser responsável por isto... De qq maneira vou seguir o teu conselho Obrigado.
claudiobruno Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Alguém pode explicar os beneficios (ou prejuizo) em adicionar uma colher de chá com sal na água do aquário? É que já ouvi dizer que sal activa os peixes (de água doce) mas não sei se isso tem alguma lógica... agradecia resposta.... Claudiobruno
Recommended Posts