Fertelização


Oluap12

Recommended Posts

Muito bom dia

 

Ando com umas duvidas sobre a fertelização do meu aqua, eu fertelizo com CO2 caseiro, sera florena e sera floreneteA

Axam que fertelizo com os produtos indicados ou devia mudar de produtos???

 

E ja agr fertelização especifica aconselham?

 

As plantas tao boas estao é roidas devido aos carocois q atacaram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes os caracois parecem ser os culpados quando na verdade são as plantas que têm alguma carência de um qualquer nutriente. A maiorparte dos caracois que temos nos nossos aquas não tocam nas plantas,há excepção dos Marisa Cornuarietis e das Ampulárias e estas só se não tiverem mais nada para comer.

 

Dos caracois mais habituais que aparecem nos nossos aquas vindos com as plantas nenhum come plantas saudáveis.

 

Oluap12, as plantas precisam de Potassio, Nitrogénio, Fosforo, Ferro e Micro-nutrientes(incluindo Magnésio).Por vezes os fertilizantes que têm tudo incluido têm pouca quantidade de Potassio e Ferro.E não têm Nitrogénio e Fósforo.A adição extra de um fertilizante de Potassio e outro de Ferro é aconselhável.Nitrogénio e Fósforo só devemos fertilizar se o aqua tiver carências de Nitrato e Fosfato,e isto vê-se com testes.

 

Já agora qual a composição do SERA Florena e do SERA FloreneteA ?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes os caracois parecem ser os culpados quando na verdade são as plantas que têm alguma carência de um qualquer nutriente. A maiorparte dos caracois que temos nos nossos aquas não tocam nas plantas,há excepção dos Marisa Cornuarietis e das Ampulárias e estas só se não tiverem mais nada para comer.

 

Eles vieram com as plantas novas, e como n tinha botia eles foram-se reproduzindo.

 

Oluap12, as plantas precisam de Potassio, Nitrogénio, Fosforo, Ferro e Micro-nutrientes(incluindo Magnésio).Por vezes os fertilizantes que têm tudo incluido têm pouca quantidade de Potassio e Ferro.E não têm Nitrogénio e Fósforo.A adição extra de um fertilizante de Potassio e outro de Ferro é aconselhável.Nitrogénio e Fósforo só devemos fertilizar se o aqua tiver carências de Nitrato e Fosfato,e isto vê-se com testes.

 

Mas axas deva começar a fertelizar com isso tudo ao mesmo tempo ou começando pouco a pouco??

 

Já agora qual a composição do SERA Florena e do SERA FloreneteA ?

 

Na embalagem da sera florena diz fertelizante para plantas com ferro e minerais

e naa embalagem de sera floreneteA dizque foratalece as raizes, e diz q é rico em ferro e minerais, mas este é em pastilhas e a sera florena é em liquido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se for roido dos caracois, os buracos teem as bordas irregulares, se forem carências normalmente são bordeadas de amarelo e significam normalmente falta de potássio.

 

Quanto à sera...não é das melhores marcas de fertilizantes para aquario.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fertilizante que tens ai basicamente deve ser de Micros,entre eles Ferro, e eventualmente poderá ter um pouco de Potassio.

 

Aconselho-te a fertilizares a par desse fertilizante da SERA com Potassio, eu utilizo Cloreto de Potassio(KCl),compro na farmacia.Diluo 200gr. em 1L de água.Cada 1ml desta solução aumenta o Potassio em 1ppm por cada 100L de água. Em aquas com boa luz e sistema de CO2 eu coloco de inicio +-5ml/dia para cada 100L de água. Depois esta dose pode aumentar ou diminuir com base na quantidade de plantas.

 

Também seria bom arranjares um fertilizante de Ferro,eu uso da Horizonte Aquático,e aplicares umas 2x semana.O fertilizante da SERA que usas já tem Ferro,mas uma adição extra será optimo.

 

Depois quanto a fertilizares com Nirogénio e Fósforo isso depende dos valores dos Nitratos e Fosfatos que tiveres no teu aqua,e isso só com testes destes 2 nutrientes.Contudo em aquários recentes é preciso cautela com estes dois nutrientes.

 

Quando te acabar esse fertilizante da SERA aconselho-te a arranjares outro fertilizante de Micros,tipo Tropica,Horizonte Aquático ou Seachem Flourish.Basicamente precisas de um fertilizante de Micros(incluindo Magnésio),um de Potassio(cloreto de potassio),e um de Ferro. Em caso de necessidade um de Nitrogénio(para Nitratos) e outro de Fósforo (para Fosfatos).

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora qual a composição do SERA Florena?

Encontrei a seguinte composição aqui no forum. Acho um pouco estranho não se encontrar a mesma (ou outra) composição na imensa net... Por isso não sei se a composição será mesmo esta

 

P.S. Editei este post para RETIRAR a composição que tinha colocado aqui de "Sera Florena". Tal como o Just_me comentou esta composição é extremamente dúvidosa e não quero contribuir para espalhar uma informação não confirmada

Editado por pmartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

teoricamente para ser comercializado em portugal, teria de ter a composição, se for comercializado como fertilizante. só o facto de nao ter a composição....enfim

 

SE a composição for essa... é apenas um fertilizante de ferro...e bastante diluido...o resto tem concentrações tão pequenas que nem sequer fazem qualquer diferença.

 

SEa composição for essa e o estas a usar como fertilizante de micros... compra um novo e usa essa para ferro.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja conclui que preciso de muito mais fertelização e as folhas ratadas édos caracois pois quando comprei as plantas ele vinham nelas e como o o just me diz axo q é dos caracois, e agora quero começar a fertelizar como deve ser.

 

quando a sera florena e florennete acabar devo comprar mais? não pois não?

Devo começar a fertelizar com Potassio, ferro, nirogénio e foforo? mais algum?

 

Um amigo do meu pai diz para eu fazer uma receita caseira do ferro é por bastantes pregos num garrafao e deixar tar e depois qnd preciso é so despejar um pouco dessa agua no aquario alguem faz isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando a sera florena e florennete acabar devo comprar mais? não pois não?

Eu sou da opinião que não,há bem melhor.E de nutrientes já te disse abaixo.Um de Potassio,podes ir à farmacia arranjar Cloreto de Potassio (KCl), um de Micros (incluindo Magnésio) e outro de Ferro.

 

Depois Nitrato e Fosfato deves ter muita cautela,não é para ser administrado como os outros que referi atrás. No inicio da montagem é preciso cuidado,pois em excesso pode despoletar surtos de algas. Deves arranjar testes e ver semanalmente os niveis destes dois nutrientes.

 

Depois podes arranjar para fertilizar com Nitrato Nitrato de Potassio (KNO3), apesar de na farmacia ser dificil.Para Fosfatos arranja Mono Potassio Fosfásico (KH2PO4).

 

Vai a este site e faz o download da Calculadora do Chuck.Podes ver em quanta água diluir os quimicos e as doses que precisas para o teu aquário:

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_aquacalc.htm

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opinião que não,há bem melhor.E de nutrientes já te disse abaixo.Um de Potassio,podes ir à farmacia arranjar Cloreto de Potassio (KCl), um de Micros (incluindo Magnésio) e outro de Ferro.

 

Depois Nitrato e Fosfato deves ter muita cautela,não é para ser administrado como os outros que referi atrás. No inicio da montagem é preciso cuidado,pois em excesso pode despoletar surtos de algas. Deves arranjar testes e ver semanalmente os niveis destes dois nutrientes.

 

Depois podes arranjar para fertilizar com Nitrato Nitrato de Potassio (KNO3), apesar de na farmacia ser dificil.Para Fosfatos arranja Mono Potassio Fosfásico (KH2PO4).

 

Vai a este site e faz o download da Calculadora do Chuck.Podes ver em quanta água diluir os quimicos e as doses que precisas para o teu aquário:

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_aquacalc.htm

 

 

O meu aquario ja tá montado a mais ou menos 5 meses, sem contar ter tado um 15 dias a fazer o ciclo do azoto e mais 15 dias com plantas e pedras.

 

estive a ler este link, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

 

e descobri o q faz cada coisa coisa que tu m disses t so q a uns tempos vi aqui no forum dois topicos um q era mais completo do q o que pus em cima e outro q explicava como se fazia cada nutriente alguem tem o link para me dar é q encontrei um mas a pagina não abre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um amigo do meu pai diz para eu fazer uma receita caseira do ferro é por bastantes pregos num garrafao e deixar tar e depois qnd preciso é so despejar um pouco dessa agua no aquario alguem faz isto?

 

essa é uma boa receita para fazer pregos enferrujados... para o aquario não serve de nada.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... alguem tem o link para me dar é q encontrei um mas a pagina não abre

Eu fiz um tópico em que exemplifico como eu faço as minhas diluições.Se precisares de alguma coisa que não entendas é só dizeres.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=91192&hl=

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais