The Dream One 29/8/2008


MeMySelfAndI

Recommended Posts

  • Replies 75
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva!

 

É pena porque o aqua está realmente bonito, gostei bastante, é este o meu receio quanto ao substrato acho que isso aconteceu devido aos peixes sobertudo as corys escavam o substrato á procura de alimento e levantam essa poeira (digo eu)

 

Com tudo força aí isso passa

 

coloca no filtro aquele "algodão" proprio que é muito fino e filtra essas particulas mais finas

 

cumps :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tinha visto nd assim :o o meu ñ ficava assim com 1 semana fora, esse substrato deve ser mesmo uma bomba de nutrientes

Cumps

 

 

De facto, estou muito contente com o substrato fértil "Power Sand S da ADA"

Mas eu estava a achar muita fruta, não ter algas, bastou abrandar as TPAS na quantidade diária, e puff fez-se a greenlândia.

Coincidência ou não, isto aconteceu depois de eu ter limpo os filtros pela 1ª vez depois da montagem, pois como suspeitava estava cheio de folhas podres, e depois da montagem, meti uma esponja em cada crivo de entrada de água para o filtro, para ser mais fácil de limpar.

 

Viva!

 

É pena porque o aqua está realmente bonito, gostei bastante, é este o meu receio quanto ao substrato acho que isso aconteceu devido aos peixes sobertudo as corys escavam o substrato á procura de alimento e levantam essa poeira (digo eu)

 

Com tudo força aí isso passa

 

coloca no filtro aquele "algodão" proprio que é muito fino e filtra essas particulas mais finas

 

cumps biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Em relação ao aquário, vou mudar algumas coisas, pois há certos acertos que quero fazer, e alguns que já fui fazendo.

Vou meter mais uns troncos, e tirar umas plantas que estam a desenvolver mais do que eu quero.

 

Mas isso é outro episodio.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

é este o meu receio quanto ao substrato acho que isso aconteceu devido aos peixes sobertudo as corys escavam o substrato á procura de alimento e levantam essa poeira (digo eu)

 

essa poeira como tu chamas ñ é o substrato em suspensão, mas sim microalgas que causam o efeito que se vê na água, falou-se aqui da razão do boom de algas ser do substrato e da ausência de TPA's numa semana, pelos nutrientes do substrato em excesso na coluna de água ñ consumidos pelas plantas e aproveitados pelas algas (razão pela qual se devem fazer muitas TPA's na fase de arranque quando se utiliza um bom substrato).

 

As coitadas das corys escavam o fundo sim, mas tá descansado que ñ escavam um substrato de 5cm de altura à procura de alimento, logo nunca chegariam ao substarto fertil por baixo do substrato inerte :o

 

Quanto à filtração ñ há esponja que valha nesta situação, só mesmo o filtro UV já está a ser usado.

 

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

essa poeira como tu chamas ñ é o substrato em suspensão, mas sim microalgas que causam o efeito que se vê na água, falou-se aqui da razão do boom de algas ser do substrato e da ausência de TPA's numa semana, pelos nutrientes do substrato em excesso na coluna de água ñ consumidos pelas plantas e aproveitados pelas algas (razão pela qual se devem fazer muitas TPA's na fase de arranque quando se utiliza um bom substrato).

 

As coitadas das corys escavam o fundo sim, mas tá descansado que ñ escavam um substrato de 5cm de altura à procura de alimento, logo nunca chegariam ao substarto fertil por baixo do substrato inerte :o

 

Quanto à filtração ñ há esponja que valha nesta situação, só mesmo o filtro UV já está a ser usado.

 

Cumpts

 

De facto, esqueci-me de esclarecer o Hugo quanto ao que ele disse.

Mas é tal e qual como disse o Henrique, eu tenho 9 Lts de Power Sand num espaço de 116x48 cms, e para ai uns 2,5 cms de altura, meti mesmo em cima do vidro, para evitar esse problema das Corydoras, e por cima tenho 7cms a trás e 5 cms á frente de Aquasoil Amazónia, o que torna impossível as Corydoras de chegar ao fundo do inerte.

 

Em relação ao fértil, não há que ter medo, pois só é mais trabalhoso ao inicio, pois tens que fazer TPAS todos os dias, mesmo que as coisas estejam a correr bem, e nunca entrar na confiança tal como eu fiz, e reduzi a percentagem de TPAS. A longo prazo, quando estiver estabilizado, é muito mais fácil manter as plantas saudáveis.

 

Amanhã ponho fotos, se houver alguma diferença que se note.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á inclusão de esponjas nos filtros, não há malha que as apanhe, pois são como disse o Henrique Microalgas em suspensão.

Nem se consegue discernir particula nenhuma individualmente, só se vê a água verde e mais nada.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

essa poeira como tu chamas ñ é o substrato em suspensão, mas sim microalgas que causam o efeito que se vê na água, falou-se aqui da razão do boom de algas ser do substrato e da ausência de TPA's numa semana, pelos nutrientes do substrato em excesso na coluna de água ñ consumidos pelas plantas e aproveitados pelas algas (razão pela qual se devem fazer muitas TPA's na fase de arranque quando se utiliza um bom substrato).

 

As coitadas das corys escavam o fundo sim, mas tá descansado que ñ escavam um substrato de 5cm de altura à procura de alimento, logo nunca chegariam ao substarto fertil por baixo do substrato inerte :)

 

Quanto à filtração ñ há esponja que valha nesta situação, só mesmo o filtro UV já está a ser usado.

 

Cumpts

 

 

Em relação á inclusão de esponjas nos filtros, não há malha que as apanhe, pois são como disse o Henrique Microalgas em suspensão.

Nem se consegue discernir particula nenhuma individualmente, só se vê a água verde e mais nada.

 

Bem, terei que vos contrariar, existe filtros de partículas que recolhem a água verde, costumam ser usados para as águas de casa, parecem um carrinho de linhas em ponto grande e vendem-se no Aki e outras superfícies do género. Aquilo mede-se em microns, e eu não vos sei dizer muito bem qual o tamanho que têm que comprar, de qualquer das maneiras está um ´tópico no aquaonline a explicar.

 

Quanto ao aquário, as plantas estão-se a desenvolver lindamente, como já foi referido noto um bocado falta de hardscape, mas penso que vais limando a coisa à medida que as plantas se forem desenvolveno e ganhando as formas desejadas.

 

O material não há grande coisa a dizer, escolheste o que de melhor se faz e podes comprovar pelos resultados (não, não me estou a referir à água verde :P )

 

De resto só tenho a dizer COLOCA FOTOS COM A ÁGUA CRISTALINA :P

 

Abraço

Luís Guerreiro

 

P.s-Achaste os gajos da ÁguaViva simpáticos?Hum....Não sei porquê mas aquele gajo grande que lá está não me parece perceber muito do assunto :D

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.s-Achaste os gajos da ÁguaViva simpáticos?Hum....Não sei porquê mas aquele gajo grande que lá está não me parece perceber muito do assunto :D

 

É assim, eu nem ia muito á Água Viva, por causa do estacionamento, mas desenvolvi alguma amizade com o pessoal da loja, apesar de só lá ter ido umas 4 vezes.

Em relação ao rapaz, só tenho a dizer bem dele, liguei para lá montes de vezes por causa do material, e foi sempre impecável e atencioso.

Mas isto é a minha opinião. o "Peixe não Discu" que mais bonito alguma vez tive foi um boreli macho que me custou o triplo do que as fêmeas que tinha comprado noutra loja, mas mesmo que tivesse custado o dobro do que custou, dava o dinheiro como bem gasto.

 

Conclusão, esses filtros são uns de algodão que se metem dentro de uns copos, não sabia que faziam isso, obrigado, vou pensar nisso.

Em relação á loja, se me perguntarem. Recomendo.

 

Abraço :P

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

24 horas depois, os resultados são percéptiveis. Já consigo ver os peixes LOL. E algumas plantas que estam a meio do aquário. ;)

Aqui estam eles a comer artémia.

 

Está a ser mais rápido do que pensava, reduzi a força da bomba para o minimo, a ver vamos se noto mais rapidez hoje do que ontem.

 

HPIM3711.jpg

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

24 horas depois, os resultados são percéptiveis. Já consigo ver os peixes LOL. E algumas plantas que estam a meio do aquário. :drinking:

Aqui estam eles a comer artémia.

 

Está a ser mais rápido do que pensava, reduzi a força da bomba para o minimo, a ver vamos se noto mais rapidez hoje do que ontem.

 

HPIM3711.jpg

 

Olá, tá melhor sim senhor, mas isso continua tão verde :blink:

Era porreiro que pudesses continuar a actualizar á medida que forem havendo progressos ;)

Cumpts e rápidas melhoras pra esse aqua

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tá melhor sim senhor, mas isso continua tão verde :drinking:

Era porreiro que pudesses continuar a actualizar á medida que forem havendo progressos :blink:

Cumpts e rápidas melhoras pra esse aqua

 

É isso que tenciono fazer, todos os dias tirar uma foto com a evolução, ou melhor retrocesso das algas.

Considero segunda feira da semana que vem, um prazo razoável, dado o progresso das 1ªs 24 horas.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ilidio, qual a potência desse UV e qual o caudal que lhe estás a fazer passar ?

 

Tb já tive green water no meu 90x45x45 e a coisa só foi ao sitio com UV mesmo.

 

No meu caso não foi com ADA Amazonica foi com ADA Malaya que não é tão rico como esse teu.

 

Cumps e força nisso,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Ilidio isso a mim nunca me aconteceu, já me aconteceu quando era maçarico colocar adubo espanhado pelo substrato e quando coloquei agua no aqua o adubo levantou e vi-me negro para filtrar a nebelina, só consegui com essa massa filtrante tipo algodão

 

está-se sempre a aprender

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ilidio, qual a potência desse UV e qual o caudal que lhe estás a fazer passar ?

 

Tb já tive green water no meu 90x45x45 e a coisa só foi ao sitio com UV mesmo.

 

No meu caso não foi com ADA Amazonica foi com ADA Malaya que não é tão rico como esse teu.

 

Cumps e força nisso,

Jorge

 

O UV é de 6w, quanto ao caudal, não faço ideia, a bomba faz 600Lts/h no máximo, mas eu ontem reduzi para o mínimo com vista a reduzir o Nº de vezes que a água tem que passar na UV.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

600lt/h é muito mesmo, tens de reduzir.

 

O meu UV é um AquaMedic de 9W e usei uma bomba eheim com fluxo regulado na casa dos 200lt/h.

 

Só o ligava durante o periodo escuro por causa das fertilizações.

 

Com o UV e umas TPA's à mistura a green water desapareceu em cerca de uns 4 dias.

 

Boa sorte :drinking:

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mudanças de água tens feito? Retirar água verde e repor com água normal também ajuda. Em último caso tenho uma Uv de 11wts parada.

 

Abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mudanças de água tens feito? Retirar água verde e repor com água normal também ajuda. Em último caso tenho uma Uv de 11wts parada.

 

Abraço

 

Sim mudanças de água tem sido diárias, 60 a 75 lts/dia, o que ajuda mesmo muito. Aliás, os 1ºs dias foi só TPAS. Mas sem UV, era inglória a luta :|

Em relação ao teu Uv, para agora penso que não seja necessário, mas quando precisar, já sei que é que vou melgar :D Muito obrigado.

 

Abraço

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atão como vai o verdume? :crazyeyes: Já se avizinha o final dessa batalha?

Cumpts e boa aquariofilia :blink:

 

Peço desculpa não ter postado fotos, mas esta semana tem sido dura.

Em relação á evolução, está optima, também com UV ligado 24h e trocas de água de 90 lts diários,...

No fim de semana não vou estar, quando chegar de certeza que a água vai estar no ponto ideal.

 

Depois vou meter mais hardscape, e ai vou precisar de muita ajuda da vossa parte.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá grande Ilídio!

 

Bela soupa, sim Sr!

 

Eu não atribuía a água verde apenas ao substracto fértil ( embora tenha grande peso) mas também às novas aquisições que introduziste. As fertilizações e TPAs também não devem ter sido as mais indicadas para a carga orgânica/nutrientes que tens no aquário e o resultado foi esse. Mas, também não é caso para desesperar; um filtro UV é o mais indicado para acabares com isso, embora tenhas que recapitular e ver como prevenir isso quando o desligares. A tendência é para o aquário estabilizar à medida que os nutrientes em excesso vão sendo consumidos e/ou retirados da coluna de água mas, até lá, pode voltar a acontecer.

 

Em relação ao layout, como está, não gosto mas isto sou eu que preciso de ver hardscape num aquário para não o associar a um jardim de canteiro. :crazyeyes: Se dizes que pretendes introduzir hardscape quando voltares, então eu digo que há muito potencial nesse aquário. De preferência, algo que seja alto e volumoso, para acompanhar as medidas do aquário e não ficar desproporcional ou ser abafado pela flora. Cá estaremos quando chegar a altura...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao e por aqui, ja se conseguem ver os peixes?? :D

 

Tive um fim de semana desgraçado, uns amigos convidaram-me para ir passar o fim de semana a casa de uns amigos dos amigos... a Santa Cruz (Foz) e então ontem eram 23 h e o menino na piscina, babe-se quem é como eu que não tem nada disto.

 

Conclusão, quando cheguei a Lisboa, já os peixes estavam a dormir, mas as algas já eram :D

 

Por acaso oh Ilídio, se querias apoiar o Sporting havia maneiras mais simples... tipo um cachecol. ;)

 

Bolas com F maiusculo, não era capaz de partir o aquário, mas...

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ilídio!

 

Conclusão, quando cheguei a Lisboa, já os peixes estavam a dormir, mas as algas já eram :D

 

 

Isso é que a malta queria saber!

 

Estás pronto para o passo seguinte, entenda-se, decoração do aquário? ;)

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.