Escrever em bom Português


Recommended Posts

Tenho-me abstido de fazer comentários nesta thread como faço em todas as suas homólogas nos tantos fóruns que já frequentei mas não dá para deixar passar esta..

 

 

Esta parte toca me a mim inflizmente não tenho nenhum curso superior nem sequer liguei muito ao português quando andava na escola e não vai ser agora que me vou preocupar com isso

 

Que se pode dizer a um Português não gosta da sua Língua nem está virado para aprender?

Esta declaração é, no mínimo, bastante infeliz...

 

Mas é apenas a minha opinião...

 

Devia haver uma lei a impor o uso do Firefox conjuntamente com o dicionário Português.. mas nem isso seria o suficiente, penso eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ue esta questão deve ser vista por diversos prismas.

 

Primeiro sou totalmente contra do uso (aqui no fórum) de linguagem SMS,calão de Chelas ou qualquer outra forma de lingua abreviada. Todos devemos alertar as pessoas que o fazem,pois a maioria nunca lê as regras do fórum.

 

Depois dentro dos erros de ortografia há dois grupos,um que realmente não sabe escrever correctamente,fruto da pouca escolaridade ou mesmo da pouca idade e outros que sabem mas com pressa de escrever escrevem mal.Vou dar o exemplo do que disse o Napalm Betta:

Concordo com a medida implementada do desaconselhamento da escrita sms no fórum mas acho um pouco condenável o "condenamento" da escrita 100% correcta, certas pessoas "com a pressa" de darem uma passagem rápida pelo fórum (nem toda a gente tem "todo o tempo do mundo") desleixarem-se um pouco com a ortografia...

Eu penso que quem sabe escrever correctamente tem de fazê-lo sempre da melhor forma possivel,quem têm pressa venha ao fórum quando houver mais tempo.

 

Já aqueles que escrevem com erros ortográficos não há nem pode haver nenhuma maneira de os impedir de participar,nem pode nem deve de haver nenhuma punição,senão estariamos a descriminar uma pessoa pelo seu nivel de escolaridade.E consegue-se perceber bem quem sabe e não quer escrever e quem não sabe realmente.

 

Já vi alguns posts em que participaram pessoas que manifestamente não sabiam escrever português sem erros de ortografia e foram interpelados por muitas pessoas,por vezes não da melhor forma.Não nos podemos esquecer que a pessoa pode não ter culpa da sua situação,e que se devemos dizer algo sobre a ortografia terá de ser de uma maneira suave,recorrendo se calhar ao humor.

 

Isto para que as pessoas que dão erros não se sintam inibidas de participar.Mas se calhar um corrector automatico,algo simples,seria bom,até para quem não sabe aprender e para não haver distinções.

 

Contudo,é triste que muitas malta jovem menospreze a lingua portuguesa,que tenha possibilidade de aprender e não o faça.É das coisas mais importantes que temos...

 

Já agora,uum dos erros que mais dou é não usar certos acentos no português.Muitos são completamente desnecessários e não os coloco,mas outros são essenciais. Quanto ao tratado de lingua portuguesa...Actualmente será sempre para mim actualmente e não atualmente. É simplesmente ridículo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repito: Tanto são os adultos como os mais jovens que dão os erros. É só procurar.

Epá ... se não se ofenderem, é a minha opinião, e respeito a dos outros , queria dizer o seguinte:

 

Há por aqui utilizadores\utilizadoras com tantos post's, mas cheios de erros, será que não costumam ler? Um gajo a ler aprende... Sou forçado a dizer que , se calhar, pior é um adulto que o tal "jovem" de 14 ou 13 anos. Mas se o adulto tiver 30 anos, é da pouca escolaridade? Mas estamos em 1920 ou quê ...

 

Leiam mais, e não dão erros. A começar pelo Zogli, que só tem que colocar os acentos, sem excepção. :-D

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,no geral e não estou a dizer só aqui no fórum, é mais comum ver um adulto dar erros que um jovem,simplesmente porque há mais adultos com menor escolaridade que jovens...

 

Por isso acho pior um jovem dar erros,porque se calhar teve mais oportunidades para aprender e não quis saber delas, enquanto que, quanto mais andares para trás no tempo, menores eram as oportunidades das pessoas irem à escola,portanto acho pior um jovem de 18 anos dar erros que um de 50...

 

E Rui a construção das frases também é importante não só os acentos... ;) Vá,estamos num tópico de erros ortograficos não podes levar a mal: na tua ultima frase a palavra é dêem e não dão... :-D

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantenho o dão, porque está correcto, era aquilo que queria escrever.

 

 

Vendo bem, afinal até acho que é pior um gajo de 18 anos dar erros que um de 50. Mas também insisto em que passem a ler mais os comentários dos jornais online, comentários às notícias, só se lê miséria. Mas só miséria.

 

Aqui pelo fórum, acho que a moderação é que tem que decidir se toleram\deixam passar\acham graça\não se importam. ( entre outros ).

 

 

Zogli, no hard feelings ( sem ressentimentos ) :shock:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repito: Tanto são os adultos como os mais jovens que dão os erros. É só procurar.

Epá ... se não se ofenderem, é a minha opinião, e respeito a dos outros , queria dizer o seguinte:

 

Há por aqui utilizadores\utilizadoras com tantos post's, mas cheios de erros, será que não costumam ler? Um gajo a ler aprende... Sou forçado a dizer que , se calhar, pior é um adulto que o tal "jovem" de 14 ou 13 anos. Mas se o adulto tiver 30 anos, é da pouca escolaridade? Mas estamos em 1920 ou quê ...

 

Leiam mais, e não dão erros. no sentido de darão...A começar pelo Zogli, que só tem que colocar os acentos, sem excepção. :(

 

Eu insisto: a lígua é o esqueleto, a estrutura do pensamento. Sem um dominio mais que razoável da língua, as nossas ideias não passarão de massas informes de difícil percepção para nós e, claro, para os outros.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esta parte toca me a mim inflizmente não tenho nenhum curso superior nem sequer liguei muito ao português quando andava na escola e não vai ser agora que me vou preocupar com isso

 

Portanto o caro amigo tem um bom remedio apartir de agora ignora por completo os meus topicos já não fica melindrado com a minha falta de pontuações

 

Um bacado em forma de desabafo e se possivel com erros a mistura

 

Não é que seja nenhum leigo mas acho isto uma verdadeira hipocrisia estar se a debater uma coisa destas que não tem nexo nenhum ou o forum passa a ser so para Academicos Dr e Engenheiros

 

Enfim

 

 

Boas

 

Amigo, não foi directamente para ti, nem os teus posts me tinham passado pela cabeça quando escrevi aquilo. Mas a verdade é que há muita gente a escrever dessa forma e muita vez é mesmo incompriensivel.

 

Por exemplo no teu post em resposta, percebesse bastante bem, não meteste pontos finais mas fizeste paragrafos, mas imagina isto:

 

"Esta parte toca me a mim inflizmente não tenho nenhum curso superior nem sequer liguei muito ao português quando andava na escola e não vai ser agora que me vou preocupar com isso portanto o caro amigo tem um bom remedio apartir de agora ignora por completo os meus topicos já não fica melindrado com a minha falta de pontuações um bacado em forma de desabafo e se possivel com erros a mistura não é que seja nenhum leigo mas acho isto uma verdadeira hipocrisia estar se a debater uma coisa destas que não tem nexo nenhum ou o forum passa a ser so para Academicos Dr e Engenheiros"

 

Era a estes casos que me referia. E eu também não tenho nenhum curso superior, apesar de ter frequentado o 11º ano, o meu curriculo diz que tenho o 9º do ensino básico.

 

É como já foi dito anteriormente, nem 8 nem 80. Mas uma pessoa quando está a raciocinar faz pausas, essas pausas são virgulas, porquê que quando escrevem não fazem o mesmo?

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantenho o dão, porque está correcto, era aquilo que queria escrever.

:D Peço desculpa pois li uma segunda vez e percebi o sentido que querias dar,embora nesse caso o darão era o ideal.Espero que não tenhas levado a mal...

 

E ressentimentos? Claro que não,ora essa Rui! :roll: Por discutirmos (discutir = trocar ideias) não quer dizer que as pessoas se dêem mal,é saudável para o fórum quando há uma discussão onde as pessoas dizem tudo o que pensam.Eu digo mesmo tudo o que penso e nem penso duas vezes em o fazer. E gosto que o façam comigo.

 

A vida é curta demais para a gente se chatear! :lol:

 

Continuando com o assunto,acho que uma vírgula faz toda a diferença. Por ex. na pergunta: ''Hoje pareceu-me que não comeste batatas ao almoço'' se respondermos sem vírgulas: ''Não comi batatas ao almoço!''. Se colocarmos uma vírgula:'' Não, comi batatas ao almoço!'' Numa comi, na outra não comi...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho-me abstido de fazer comentários nesta thread como faço em todas as suas homólogas nos tantos fóruns que já frequentei mas não dá para deixar passar esta..

 

 

 

 

Que se pode dizer a um Português não gosta da sua Língua nem está virado para aprender?

Esta declaração é, no mínimo, bastante infeliz...

 

Mas é apenas a minha opinião...

 

Devia haver uma lei a impor o uso do Firefox conjuntamente com o dicionário Português.. mas nem isso seria o suficiente, penso eu.

 

Pois é meu amigo e ainda bem que as opniões não são todas iguais

 

Quanto ao que se pode dizer ao português que não gosta da sua lingua, bom o Srº Dr. lá deves saber a quem se esta a referir porque nunca disse que não gostava

 

Mas enfim pode não se dar erros e usar todos os pontos e virgulas que se lembrem, mas quando toca a intrepretar o contexto da palavra não tem programa que lhe valha

 

 

Boas

 

Amigo, não foi directamente para ti, nem os teus posts me tinham passado pela cabeça quando escrevi aquilo. Mas a verdade é que há muita gente a escrever dessa forma e muita vez é mesmo incompriensivel.

 

Por exemplo no teu post em resposta, percebesse bastante bem, não meteste pontos finais mas fizeste paragrafos, mas imagina isto:

 

"Esta parte toca me a mim inflizmente não tenho nenhum curso superior nem sequer liguei muito ao português quando andava na escola e não vai ser agora que me vou preocupar com isso portanto o caro amigo tem um bom remedio apartir de agora ignora por completo os meus topicos já não fica melindrado com a minha falta de pontuações um bacado em forma de desabafo e se possivel com erros a mistura não é que seja nenhum leigo mas acho isto uma verdadeira hipocrisia estar se a debater uma coisa destas que não tem nexo nenhum ou o forum passa a ser so para Academicos Dr e Engenheiros"

 

Era a estes casos que me referia. E eu também não tenho nenhum curso superior, apesar de ter frequentado o 11º ano, o meu curriculo diz que tenho o 9º do ensino básico.

 

É como já foi dito anteriormente, nem 8 nem 80. Mas uma pessoa quando está a raciocinar faz pausas, essas pausas são virgulas, porquê que quando escrevem não fazem o mesmo?

 

cumprimentos.

 

Boas

 

Esquece isso

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Continuo a insistir em que a lígua dá forma ao pensamento e ao raciocínio. Sem um conhecimento, no mínimo razoável da língua materna, não nos conseguimos entender a nós próprios com a mesma precisão e eloquência, quanto mais no que diz respeito aos outros.

 

A língua materna é um instrumento essencial para nos entendermos com o mínimo de equívocos, o que será impossível com um seu mau domínio.

 

Não se trata de Doutores ou Professores, mas de comunicação simples e sobretudo compreensível à 1ª e sem ambiguidades.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.