Claria Batrachus


David Lucas

Recommended Posts

Nome científico: Claria batrachus

 

Nome comum: Peixe gato andarilho

 

Ordem: Siluriformes

 

Familia: Clariidae

 

Oriem: Tailândia,India,Singapura....

 

Tamanho máximo: Cerca de 50 centimetros

 

Temperatura da água: 20 a 25ºC

 

PH: 6 a 8

 

Alimentação: Aceita praticamente todos os alimentos que lhe forem dados.

 

Compatibilidade: Deve ser mantido apenas com peixes de tamanho idêntico; todos os pequenos peixes serão considerados alimento

 

Comportamento: Noctívago,predador voraz

 

Reprodução: O macho constroi un ninho com o que encontrar solto no aquário, os ovos são cinzentos e são guardados pela fêmea enquanto o pai patrulha o aquário, os ovos eclodem após 24 horas e passados 3 dias os alevins nadam livremente pelo aquário.

 

Nota: Existe uma variante albina desta espécie.

 

 

clariaza9.png

By drlucas at 2008-07-06

 

claria2aw7.png

By drlucas at 2008-07-06

 

1ff71d3f5e2b61e37d8f7f9fc3.jpg

By drlucas at 2008-07-06

 

David Lucas 06-07-2008

Editado por David Lucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenhu um animal desses bem grande.. mas o meu é albino.. é excelente ve o comportamento deles.. deixa-me só dizerte que eles aguentão temperaturas dos 10 aos 30 graus centigrados...

 

 

Ok, eu apenas tento meter o que é o ideal para eles.

Eu adoro estes peixes, mas por acaso nunca tive nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Nome comum: Peixe gato andarilho

 

Só uma pequena correcção, eu tive dois destes peixes gato, por sinal esta semana doei os peixes a um aquario, para que eles possam ter uma nova casa e serem bem tratados.

 

O meus peixes em menos de 6 meses, passaram de uns simples peixes de 4 cm para peixes de 30cm, quanto a so comerem os peixes mais pequenos, aí discordo pois os meus peixes gato mataram todos os peixes que tinha, quanto aos maiores como disse, eles comem os olhos aos peixes.

 

Por isso quem quiser ter destes peixes pense bem antes de os comprar, e um conselho eles só se dão com os peixes iguais a eles, todos os outros não são nada. Com o tempo eles acabam por matar todos os outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...
Nome comum: Peixe gato andarilho

 

Só uma pequena correcção, eu tive dois destes peixes gato, por sinal esta semana doei os peixes a um aquario, para que eles possam ter uma nova casa e serem bem tratados.

 

O meus peixes em menos de 6 meses, passaram de uns simples peixes de 4 cm para peixes de 30cm, quanto a so comerem os peixes mais pequenos, aí discordo pois os meus peixes gato mataram todos os peixes que tinha, quanto aos maiores como disse, eles comem os olhos aos peixes.

 

Por isso quem quiser ter destes peixes pense bem antes de os comprar, e um conselho eles só se dão com os peixes iguais a eles, todos os outros não são nada. Com o tempo eles acabam por matar todos os outros.

 

 

Sério??? Fiquei horrorizada... o meu marido resolveu montar um aquario com camarões... 3 peixinhos destes (versão albina), 3 espécies de enguias tbm da familia dos peixes gato, cujo nome desconheço, 2 xenomystus nigri (peixe-faca) e 2 supostos peixes gato, k a mim me parecem sardinhas minusculas... lol... isto quer dizer k são todos incompativeis, certo?!...

 

Tenho um aquário com cicledeos... Ainda são todos pequenos... tenho 2 jóia, 2 cicledeos papagaio, 3 pekeninos listados, barriga amarela e listas pretas (desconheço o nome) e 1 ácarazul, será k deverei juntar as clareas antes aos cicledeos???... Elas por agora são mt pekeninas, uns 3, 3.5 cm...

Editado por Deny
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
Sério??? Fiquei horrorizada... o meu marido resolveu montar um aquario com camarões... 3 peixinhos destes (versão albina), 3 espécies de enguias tbm da familia dos peixes gato, cujo nome desconheço, 2 xenomystus nigri (peixe-faca) e 2 supostos peixes gato, k a mim me parecem sardinhas minusculas... lol... isto quer dizer k são todos incompativeis, certo?!...

 

Tenho um aquário com cicledeos... Ainda são todos pequenos... tenho 2 jóia, 2 cicledeos papagaio, 3 pekeninos listados, barriga amarela e listas pretas (desconheço o nome) e 1 ácarazul, será k deverei juntar as clareas antes aos cicledeos???... Elas por agora são mt pekeninas, uns 3, 3.5 cm...

 

 

Diz adeus a essas especies...

 

A claria come tudo... tem de se manter sozinha , se sentirem fome comem as da mesma especie...

 

 

eu tenho um aquario so para a claria , sem termoestato, ja pr si a casa é isolada e tem aquecimento pelo k a agua se mantem quente... Mas eles como foi referido nao necessitam de temperaturas extremas.

 

a titulo de curiosidade a claria aguenta entre 3 a 5 dias fora de agua pois tamben respira oxigénio tal como nós, na natureza usam este mecanismo para migrar de um rio a outro

 

Claria significa " walking fish"

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Já agora acrescento a minha ainda curta experiência:

 

A minha claria tem cerca de 3 meses e dos seus 5 cm quando a comprei já passou para perto de 30, contando os bigodes

 

Vive juntamente com 2 Oscar com a mesma idade, sendo que de forma nenhuma alguma vez entraram em conflito, nem mesmo pela comida. O aquário é de aproximadamente 300l e está no meu quarto, portanto observo-a bastante

 

Quando era pequena dava-lhe flocos para peixes pequenos e na razão de uma a cada 3 dias ganhava uma larva de escaravelho que os oscares deixavam escapar. Agora come o que cai no aquário: a spirulina dos oscares e outros sticks para outros ciclídeos que noutros aquários habitam, fígado de galinha crú, coração de boi crú, outras entranhas de galinha cozidas, a ração do cão, a ração do gato, courgete que por vezes dou a uns locarídeos que tenho, larvas de insecto.. enfim, só nunca comeu peixes de pequeno porte porque não lhe dei oportunidade

 

Apesar de bruta para comer, ocupa o fundo do aquário na maior parte do tempo e não liga aos oscares enquanto a luz estiver ligada, no entanto costuma vir à superfície buscar ar mas num movimento rápido e elegante, passando o tempo escondida. Já tive para ela tubos de PVC, "casas" improvisadas feitas de seiryu stone, telhas de barro em formato meia-lua mas o que ela mais gosta e que voltei a usar é um grande novelo de musgo que estando pegado quase como que uma malha ela usa como esconderijo móvel. Durante a noite as telhas e rochas nunca paravam no mesmo sítio pois a claria escava o substrato, empurrando o que estiver no caminho e stressando-se ao fazê-lo. Tenho rocha de 10 a 15mm como substracto e alguns seixos bem redondos com uns 30 a 35mm, mas se soubesse que ela gostava de obras usaria um substrato mais pequeno como areia de sílica para ela fica toda coberta, pois é o que tenta fazer. Em termos de actividade física quase só existe à noite e com iluminação bastante reduzida, pois mesmo com a luz do quarto acesa ela mexe-se pouco. No entanto assim que a luz se torna ambiente corre o aquário em passeio para compensar o tempo que não fez nada durante o dia e quando lhe parece bate com a barbatana no topo da água salpicando água por desporto

 

Aqui não posso deixar de referir que numa ocasião de limpeza enchi o aqua em demasia pois quase transbordava e no final do trabalho não o tapei. O resultado foi que a meio da madrugada saltou fora, isto de uma altura de cerca de metro e meio. Quando dei pela falta dela ainda esteve umas boas 6 a 8 horas fora de água pois não a encontrava, sendo que fez juz à sua designação de "peixe-gato andarilho". Quando a coloquei no aquário, já depois de me ter picado com 2 ferrões que tem nas barbatanas, voltou ao seu posto como se nada tivesse passado, até penso que gostou do passeio.

 

É peixe que eu nunca vi doente, nunca precisou de qualquer tipo de medicação, não exige cuidados com os parâmetros da água e tem a curiosidade de "arrotar" quando tem ar a mais no estômago o que é algo que nunca vi num animal aquático..

 

dsci0001fe.jpg

 

dsci0003a.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...
  • 3 meses depois...

Nome comum: Peixe gato andarilho

 

Só uma pequena correcção, eu tive dois destes peixes gato, por sinal esta semana doei os peixes a um aquario, para que eles possam ter uma nova casa e serem bem tratados.

 

O meus peixes em menos de 6 meses, passaram de uns simples peixes de 4 cm para peixes de 30cm, quanto a so comerem os peixes mais pequenos, aí discordo pois os meus peixes gato mataram todos os peixes que tinha, quanto aos maiores como disse, eles comem os olhos aos peixes.

 

Por isso quem quiser ter destes peixes pense bem antes de os comprar, e um conselho eles só se dão com os peixes iguais a eles, todos os outros não são nada. Com o tempo eles acabam por matar todos os outros.

 

Bem eu comprei um destes a bem pouco tempo (final de Agosto) e colocei-o no meu lago. Quando comprei o vendedor realmente avisou que esta espécie come os peixes pequenos... Como o meu lago está dividido em duas partes, uma onde se encontram os meus kois e outra onde se encontram as plantas aquáticas e onde tenho plecos. Resolvi então colocar o claria na parte das plantas, no entanto passado uns dias ele conseguiu passar para o outro lado pela cascata!!! Agora não o consigo retirar pois o lago é grande e só costumo fazer a mudança de água e controlo dos peixes ao inicio da primavera... pelo que o claria vai ter de ficar lá até essa altura, mas agr estou bastante assustado com o que li, será que vai começar a comer os olhos das minhas carpas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais