Neons A Morrer


kily

Recommended Posts

Bom dia, tenho um aquario de 120 litros da Rena... um tal de "calipso" julgo, com filtro interno, está a fazer o ciclo há 3 semanas, ás 2 semanas fiz um teste e dava tudo ok, mas na semana passada resolvi trocar toda a ornamentação dentro do mesmo e para tal retirei toda a água para uma bacia, alterei e voltei a colocar a mesma água com 1 pleco, 1 sae e 4 coridoras. A ornamentação é com 2 moonrocks, uma raiz e uma craca, areia tudo adquirido em petshops e apenas uns quantos godos pequeninos tirados da praia mas lavados e fervidos.

Ainda ando indeciso sobre o tipo de aqua que quero, pq inicialmente pensava fazer um comunitario mas encantei com um disco que ví embora seja carinho e sei k para tal teria de baixar o ph da água.

Nessa indecisão resolvi comprar anteontem um pequeno cardume de 10 neons pq tanto davam para o comunitário quanto para o caso de adquirir apenas 2 ou 3 (max) discus. Só que os neons começaram a morrer passado 1 dia e 4 de rompante (os outros parecem bem e alimentam-se os neons não).

 

A minha pergunta é... será que se passa algo com a água? ela parece um pouco turba apesar de eu fazer os tpas de 20% semanalmente e adiconar de seguida os produtos da zime. Os neons parece estarem a descolorar nas zonas escuras, poderá ter sido do transporte e da mudança?

E, num aquario com 120 litros depois de baixado o ph eu posso ter 2 discus, 10 neons, 4 coridoras, 1 sae e 1 pleco? kkk

Ha e tem umas quantas plantinhas resistentes, só.

Agradeço qquer ajuda! abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lavaste o filtro por completo? É lá que estão as bactérias do ciclo, não na água.

Se nos pudesses dar os valores de amónia e nitritos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tilapia, eu não lavei o aqua (só antes de o montar na 1ª vez) limitei-me a trocar a ornamentação e nem me atrevi a mexer no filtro. E só coloquei os neons 1 semana após o ter feito alem do ciclo ja ter começado 2 semanas antes, ou seja, o ciclo vai em 3 semanas com uma alteração na ornamentação pelo meio mas com a recolocação da mesma água.

Nadapeixe, é... já deu pra perceber isso, são pouco resistentes sim.

William, os testes eu tinha feito na 1ª e 2ª semana numa petshop com uma pessoa que me inspirou confiança e dava tudo nas melhores condições na 2ª semana (embora ele me tenha avisado que ainda era cedo para conclusões... mas aí resolvi trocar de ornamentação e passado outra semana e meia +- comprei os neons e coloquei-os lá acreditando que por não ter mexido na água nem no filtro tudo se manteria ok. Já vi k é melhor comprar testes e faze-los eu né?

 

Vou explicar, tenho 29 anos... sempre tive o sonho de ter um aquario. Tive um pequeno em criança, e recentemente tinha oferecido um (água fria e pequeno) a um irmão de 6 anos mas acabei por ser eu atratar dele. eheheh. Andava a planear montar um de cerca de 150 l ou 200 mas a minha namorada antecipou-se e comprou-me este da Rena 120 l de presente porque me via a entrar nas pets e a ficar a olhar pros peixes eternamente, mas na verdade eu ainda entendia pouco sobre os mesmos embora ja tenha visitado os foruns e paginas da net mt antes. Portanto ainda tenho mt a aprender (sei disso) mas este aqua será uma especie de experiencia para daqui por uns anos montar um (agora bem maior com cerca de 400 l), tipo um aqua escola, lol, mas curtia que corresse minimamente bem. :wink:

 

Obrigadão pelas ajudas aí, abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Neons depois de ambientados sao resistentes.

O pior e a fase de instalacao, e frequente apanharem pontos-brancos etc. Nao desistir e importante.

Mas convinha saber de q ph estamos a falar, eles ficam melhor abaixo de 7 (ph ligeiramente acido).

Para mim os Neons legitimos sao os mais belos peixes de aquario doce, sobretudo em pequenos cardumes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah... já agora e abusando um pouco da sorte!

Acham possivel ou não num aqua de 120l (100x30x40), de filtro interno e quando tudo estiver nos conformes, eu colocar lá 2 ou 3 discus com mais 10 neons (ou menos) 4 coris e 2 limpavidros? Já pensei em fazer antes de ciclideos mas não curto mt as fuças de mauzões deles embora sejam mais resistentes que os ditos comunitários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yah Jerboa, concordo... os neons em pequenos cardumes são dos mais bonitos peixes de agua doce pra mim tb, daí k curtia ter só Neons e 2 ou 3 discus!

Nick... lol, sorte a tua! eu tb pensava k estava tudo bem até ter comprado os neons. Os outros andam por lá na boa, já vi k curtem ouvir da clássica a bombar alto eheheh tem bastantes esconderijos pra eles e mesmo pros neons criei um espaço com plantas de fundo altas para se esconderem pq sei k gostam e tudo ia bem até k comecei a perceber k a água está um pouco mais turva k a semana passada e numa visita de um irmão meu a minha casa ele estava a admirar o aqua quando me pergunta:

- Que peixe é este que está na vertical no filtro?

e eu de longe respondi:

- Deve ser o sae ou o pleco mas quando me aproximei para ver qual era reparei k era 1 neon que estava a ser sugado pelo filtro... lol, estava morto!

Passado uma hora dei com outro, e depois outro e outro ainda... 4 no total.

Peguei no livrinho das doenças e fiquei até ás 2 da matina a ver se entendia o k era e percebi k a coloração de todos os neons estava meio esbatida (zonas escuras quase descoloradas), agora tou com medo... até já fiz a minha namo ir lá a casa durante a tarde ver se morreu mais algum! lol, parece que não, pode ter sido o choque da mudança embora tenha feito tudo nos conformes. Outra coisa, parece k não se alimentam!

O ph estava estabilizado nos 7 (da ultima vez k medi) a temperatura anda nos 25 e a luz fica ligada 9 horas por dia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah... já agora e abusando um pouco da sorte!

Acham possivel ou não num aqua de 120l (100x30x40), de filtro interno e quando tudo estiver nos conformes, eu colocar lá 2 ou 3 discus com mais 10 neons (ou menos) 4 coris e 2 limpavidros? Já pensei em fazer antes de ciclideos mas não curto mt as fuças de mauzões deles embora sejam mais resistentes que os ditos comunitários.

 

 

n achas melhor ires com calma? nem com os neons te estas a dar mt bem ja andas a pensar em discus....

 

quanto à pessoa da loja te ter dito que a agua estava "boa" n quer dizer nada, isso depende do tipo de peixes que la tens, se sao os valoes indicados ou n, e ja agora um conselho por regra geral o pessoal das lojas pouco sabe da coisa...

 

pesquisa mt por aqui que vais encontrar quiase todas as respostas para as tuas duvidas mas aconselho-te a ires com calma e a comprares pelo menos os testes de dureza e de ph, é o basico!

 

ah e discus tb sao ciclideos! so que sao ciclideos americanos! :wink:

 

e assim que possas completa os dados do teu perfil.

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Juro k não escrevo mais testamentos!

 

Bom, perante 4 obitos nao me parece que o testamento seja grande.

 

Para mim discos nao tem grd interesse, sao mto parados. Atencao: temp para ai de 28ºC nos de criacao em aquarios e agua mto acida (os selvagens dao-se a 30ºC).

O q fazer a agua depende da regiao do pais (letra pequena de proposito, em homenagem a nossa 'elite' no poder) para Discos o melhor e consultar o pessoal do forum proprio que eles podem explicar como tratam a agua. Nao sao q eu saiba peixes para principiantes (como nos) mas a paixao tudo move e tudo pode.

Segue para bingo (mas depois nao digas q o pessoal nao avisou!)!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

William, tb não sou doido! sei k são mais exigentes e o k preciso pra eles, gostava de ter uns 2 mas não sei se o faça mais pelas dimensões do aqua. Sim, são ciclideos americanos, mas então são ou não resistentes como os outros ciclideos? nem os posso misturar... penso k estando nas condições correctas tudo correria bem e só os colocaria nessa situação e demorasse o k fosse preciso. Posso estar errado, mesmo pq sou noob mas parece-me k exageram um pouco nisso de peixes para experts! Mas enfim, por isso vos pergunto e agradeço k me chamem à razão. Obrigado pela ajuda, quando tiver mais posto aqui.

 

Jerboa, são parados mas lindos... os neons tb gostas e tb são timidos demais ficam escondidos na maior parte do tempo mas vale a pena quando aparecem né? Sei lá, só estou indeciso. LOL

Obrigadão aí pela predisposição do ppl.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

ve lá este topico e diz-me se estamos a falar da mesma coisa!!!!!!!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry600275

 

 

tens links com fotos para melhor identificação da doença.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais