Recommended Posts

Boas.

 

Estou com um problema grave.

A água que me sai da torneira ronda os 7.0 (neutra, portanto.

No entanto, no aquário, sendo que as TPA's são efectuadas com água da torneira, a água está ácida (abaixo dos 6.5).

 

Querendo evitar colocar quimicos na água alguém tem alguma ideia para aumentar o pH da mesma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Pedras calcárias tenho 2, sendo as restantes basálticas. Areia e conchas é que não tenho em casa. Damn!

 

Tenho o pH a descer drasticamente sem perceber muito bem o porquê. A única coisa que fiz foi colocar plantas no aquário. Como resultado tenho o Goby Cavaleiro bastante mal. O gajo só gosta de águas básicas.

N sei se vou conseguir resolver o problema a tempo. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Pedras calcárias tenho 2, sendo as restantes basálticas. Areia e conchas é que não tenho em casa. Damn!

 

Tenho o pH a descer drasticamente sem perceber muito bem o porquê. A única coisa que fiz foi colocar plantas no aquário. Como resultado tenho o Goby Cavaleiro bastante mal. O gajo só gosta de águas básicas.

N sei se vou conseguir resolver o problema a tempo. :crazyeyes:

 

Epa, já por mais de 20 vezes que coloquei aqui links para outros tópicos com problemas semelhantes, desta vez não o vou fazer.

 

Não dás informação sobre o tamanho do aqua, não dizes quais as espécies e qual o numero de cada, não dizes a regularidade com que fazes TPA´s ou aspiras o fundo do aquário...

 

Se a água já esteve acima de 7, muito provavelmente tens que ver factores como excesso de matéria orgânica antes de introduzir seja o que for para subir o pH.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho um tronco, mas sempre tive.

 

Quanto ao resto, tenho um aqua de cerca de 120l, nunca esteve realmente acima dos 7 mas o peixe até se estava a aguentar bem. Nadava, comia, tinha um comportamento normal para Cavaleiro.

 

Peixes, já sei que vais dizer que estão em excesso mas já estou a tratar de solução (aquário maior em limpeza e a montar amanhã): 3 gouramis, 3 bettas (fêmeas, todas elas, uma vez que estou à espera do macho que quero), o cavaleiro, 1 escalar, 1 ancistrus, 1 sinodontys, 1 pseudomistus, 3 corys (tive 3 baixas num grupo de 6), 4 colisas e 2 labeos.

 

As TPA's são feitas semanalmente a cerca de 10 a 15% da água, sendo feita a remoção da água com um cifão. Tento sempre aspirar o fundo o máximo possível mas há zonas às quais não chego.

 

Plantas... Estou a tentar ver se musgo de java pega, o que tem estado difícil. Na realidade está a ficar queimado... De resto tenho plantas de superfície, mas poucas. Também estou a ver se pegam. Ontem deram-me fetos de java (3 pés) que coloquei naquele aquário mas que serão transferidos para o aquá maior, assim que o ligar.

 

No fundo tenho apenas areão. Tenho 2 rochas calcárias, um tronco, 2 rochas basálticas grandes e 3 pequenas, bem como uma outra cinzenta com laivos brancos que não sei dizer qual a origem. Mas essas sempre lá estiveram e nunca criaram grandes variações de pH.

 

 

 

EDIT - Depois de fazer uma busca com calma (há pouco estava stressado com o peixe e queria era tratá-lo o melhor possível), decidi experimentar 1l de água com bicarbonato de sódio dissolvido segundo um post do fórum. Vamos ver que tal corre.

Editado por DarkRequiem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.