O Meu Espada Selvagem


Recommended Posts

Viva,

 

Aqui vai uma foto de dos meus viviparos selvagens.

 

Neste caso é um espada, o Xiphophorus alvarezi proveniente do rio Chiapas no Mexico:

 

xalvarezi.jpg

 

O macho está em baixo a fêmea em cima, no canto inferior direito pode ser visto um camarão... curiosamente estes peixes não atacam os camarões que se reproduzem no mesmo aquário.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Aqui vai uma foto de dos meus viviparos selvagens.

 

Neste caso é um espada, o Xiphophorus alvarezi proveniente do rio Chiapas no Mexico:

 

xalvarezi.jpg

 

O macho está em baixo a fêmea em cima, no canto inferior direito pode ser visto um camarão... curiosamente estes peixes não atacam os camarões que se reproduzem no mesmo aquário.

 

Miguel

Tenho um macho exactamente igual. Agora já sei o nome cientifico

:tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exemplar magnifico, desconhecia o 'alvarezi' pensava q era helleri.

 

Viva,

 

Há uma serie de especies de espadas com uma coloração e aspecto semelhante mas que apresentam grandes diferenças morfologicas.

 

No caso do alvarezi é uma espécie grande e corpulenta. A espada é amarela e negra.

 

Reparem noutra espécie que mantenho:

 

xmayae0.jpg

 

Em termos de coloração, a espada é azul e o número de riscas horizontais é superior. Mas, adicionalmente, existem diversas diferenças anatómicas, há uma grande diferença de tamanho (o mayae é muito mais pequeno), as proporções são distintas (o mayae é mais compacto) e as barbatana dorsais tem formatos diferentes. O próprio comportamento é diferente: os alvarezi são estremamente mexidos, os mayae são muito mais tranquilos.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao estao no mesmo aqua, nao?

Não, no mesmo aquário poderiam haver hibridos, algo a evitar a todo o custo para preservar a biodiversidade e para conseguir manter peixes genuinos.

 

Tenho as minhas quatro especies de Xiphophorus selvagens em aquários separados.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, no mesmo aquário poderiam haver hibridos, algo a evitar a todo o custo para preservar a biodiversidade e para conseguir manter peixes genuinos.

 

Tenho as minhas quatro especies de Xiphophorus selvagens em aquários separados.

 

Ja calculava.

 

Excelentes especimens, fotos profissionais, vai mandando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas a dois dias comprei um casal destes espadas que por acaso sao bem lindos por sorte a femea vinha gravida ontem quando fui ver o aquario reparei que a femea ja nao estava gorda comecei a procurar os pequenos e contei uns 10

 

hoje voltei a contar ainda estao os mesmos 10 vamos la ver se resistem .....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a dois dias comprei um casal destes espadas que por acaso sao bem lindos por sorte a femea vinha gravida ontem quando fui ver o aquario reparei que a femea ja nao estava gorda comecei a procurar os pequenos e contei uns 10

 

hoje voltei a contar ainda estao os mesmos 10 vamos la ver se resistem .....

Onde compras-te ,são muita loucos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde compras-te ,são muita loucos

 

 

no bricomarche em abrantes custumam ter la muita variedade de peixes compreios por acaso nem sabia que eram espadas foi a mulher que la trabalha é que me os mostrou e escolheu uma gravida por acaso sao bem giros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais