Companhia p ramirezi


Curujinha

Recommended Posts

Eu já consegui fazer criação de ramirezis e para isso tive de colocar um bocado de tijolo liso numa zona mais calma do aquario, não precisa ser muito grande, com uns 6 cm chega.

De resto as condições eram companheiros calmos (cardinais, corydoras, um kribensis fêmea e um labeo bicolor), agua com Ph 6.5 e algumas plantas para "proteger" o pedaço de tijolo.

Não sei a razão de eles gostarem de desovar num tijolo, quem me disse este truque foi um Sr. que conheci numa loja e numa conversa disse para tentar isto.

Mas isto não é infalivel, eu tive casais que nunca chegaram a desovar.

Outra coisa é não coloques ramirezis com um casal de kribensis pois eles fazem criação com muita facilidade (eu já nem sei quantos kribensis jovens dei para uma loja aqui ao pé de mim) e nessa altura tornam-se muito protectores e agressivos para os outros peixes.

Outra coisa para estimular a desova dos ramirezis são as trocas frequentes de agua do aquario, eu para os estimular trocava 10% duas vezes por semana.

Se eles desovarem e comerem os ovos... não desanimes, ás vezes isso acontece ou porque é a primeira desova, ou estão nervosos... eles depois acertam.

Normalmente é a fêmea que come os ovos, o macho é quem cuida da prole nesta especie, se na 3ª ou 4ª desova ela continuar a comer os ovos retira ela do aquario depois da proxima desova ou então ela irá sempre os comer, á peixes que depois de provarem comem sempre mas há outros que depois acertam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais