Tanganyika De 35lts


Ramos

Recommended Posts

Boa tarde,

Como já ninguem se deve lembrar de mim, eu vou apresentar-me.

 

Sou o Pedro Ramos, um aquariofilista que deichou o hobbie devido a uma falha de um filtro num aquario de 100Lts durante as férias, e que matou todos os peixes do aquario excepto alguns guppies...

Pois é, foi o que aconteceu e me levou a abandonar o hobbie por alguns anos... Mas agora estou interessado em recomeçar!

 

O aquario de 100Lts já não é hipotese, porque está ocupado com anfibios, mas tenho um pequeno aquario de aprox. 35Lts (45x35x35 panorâmico à frente), e estava interessado em trasformalo num nano de tanganyika. Será que é possivel? Nunca tive experiencia com ciclideos africanos, mas sempre me fascinaram, e gostava de saber as vossas opinioes quanto à possibilidade de ter um aquario deste tamanho com ciclieos africanos do lago tanganyika. Se realizavel, que especies aconselhariam... E dado a minha água ser ligeiramente ácida, que conselhos para a tornar mais alcalina e mais dura?

Não estou interessado em ter um aquário a abarrotar, se de-se para ter 2 casais de 2 especies seria já excelente. E estou interessado em tentar a reproduçao de futuro, por isso se puderem ter isso em conta nos conselhos, fico muito agradecido.

 

Desde já um obrigado,

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em 35 litros só vais conseguir manter uma espécie de conchiculas e neste caso aconselho-te a colocares apenas aqueles que formem colónias. Não vais conseguir manter mais que um casal de conchiculas que se agrupem em pares como os Ocellatus e os Brevis.

 

Aconselho-te a pensares em Multies ou Similis.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pelas prontas respostas.

 

Depois de me informar (ainda muito vagamente) sobre as especies que me sugeriram, decidi-me a seguir em frente com o meu "nano" tanganyika.

 

Agora chega a parte das decisões...

E para isso se fosse possivel, gostava que me dessem umas dicas.

 

1º que espécie escolher?

-Sugeriram-me dois tipos, sendo que um é conchicula, e outro nececita de um aquário com muitas rochas. Não existem mais alternativas? Alguma especie adequada que faça o ninho numa cova na areia?

-Confirmam portanto que as especies sugeridas são de colonia, ou seja, arranjo um casal e posso deichar reproduzir e crescer os filhotes, que não vai haver problema, não vai haver um novo casal a querer montar casa, certo?

-Quanto ao numero de especies, têm alguma sugestão que dê para ter uns ciclídeos de fundo, e outros, ou outro tipo de peixes mais para o topo do aquario? Conhecem algum loricarideo que se dê em água alcalina e dura?

-por fim um site bom sobre ciclideos de tanganyica era uma grande ajuda, dado que os livros que tenho são todos demasiado generalistas para ficar a conhecer bem as caracteristicas e espécies do Tanganyica

 

2º água...

-aqui para alem do estudo "intensivo" que vou fazer com base principalmente no forum, gostaria que me dessem umas dicas de como criar e manter a água dura e alcalina, dado que sempre tive aquarios ácidos e macios, que é como tenho a água da torneira...

 

3ºdecoração

-onde arranjar as conchas para os conchiculas

-algumas dicas da disposição da decoração tanto dos conchiculas como dos de "calhaus"

-plantas compativeis com a água...

 

Peço desculpa pelo "interrogatorio"...

Vou agora dedicar-me aqui a ler o forum, e quando me surgirem mais duvidas que não consiga desobrir a resposta, já acrescento à lista...

 

Muito agradecido pelas respostas!!!

 

Abraço,

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1º que espécie escolher?

-Sugeriram-me dois tipos, sendo que um é conchicula, e outro nececita de um aquário com muitas rochas. Não existem mais alternativas? Alguma especie adequada que faça o ninho numa cova na areia?

 

Para essa dimensão só consegues manter mesmo uma espécie e nenhuma das chamadas Sand dwellers (ninhos na areia). A melhor opção será um conchicula de colónia como os similis ou os multifasciatus.

 

Os Julidochromis não formam verdadeiras colónia pois à medida que os peixes se tornam adultos começam a ser expulsos da colónia e começa a haver alguma agressividade entre eles.

 

 

-Confirmam portanto que as especies sugeridas são de colonia, ou seja, arranjo um casal e posso deichar reproduzir e crescer os filhotes, que não vai haver problema, não vai haver um novo casal a querer montar casa, certo?

 

Vê a resposta anterior

 

 

-Quanto ao numero de especies, têm alguma sugestão que dê para ter uns ciclídeos de fundo, e outros, ou outro tipo de peixes mais para o topo do aquario? Conhecem algum loricarideo que se dê em água alcalina e dura?

 

Como disse anteriormente... uma só espécie e esquece os loricarideos pois apesar de se poderem dar bem por aí algumas espécies, crescerão em demasia para esse aquário.

 

-por fim um site bom sobre ciclideos de tanganyica era uma grande ajuda, dado que os livros que tenho são todos demasiado generalistas para ficar a conhecer bem as caracteristicas e espécies do Tanganyica

 

 

Vê ... este

 

2º água...

-aqui para alem do estudo "intensivo" que vou fazer com base principalmente no forum, gostaria que me dessem umas dicas de como criar e manter a água dura e alcalina, dado que sempre tive aquarios ácidos e macios, que é como tenho a água da torneira...

 

Antes de mais é importante ressalvar que é preferível ter a água ligeiramente fora dos parâmetros mas manter uma grande estabilidade do que criar grandes variações.

 

Para ajudar a criar e manter os parâmetros deverás escolher areia e rochas de origem calcária. Depois podes optar pela utilização de um buffer para melhorar a estabilidade química da água.

 

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

mais uma vez obrigado pela ajuda.

Depois de muito bem pensar, acabei por me decidir a ter antes um casal de Ramirezis e uns Tetras... Tendo um aquario deste tamanho mais vale esperar e quando arranjar um maior logo construo um tanganyika.

 

Muito obrigdo pela ajuda, daqui a uns tempos talvez volte a vir a este subforum pedir conselhos.

 

Abraços,

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais