Recommended Posts

Boas!

 

 

Eu tenho um filtro eheim 2213 gostava de saber se as mangueiras podem ser as duas do mesmo diÂmetro??!

 

É que eu tenho as duas do mesmo diâmetro e o filtro, depois de ferrada a mangueira que leva a agua do aquario para o filtro, não tem força para empurrar a agua para a mangueira de saída do filtro.

Começa a correr agua mas sempre pouca para o balde (numca ficando a mangueira totalmente cheia de agua) quando levanto a mangueira para a por no aqua o filtro parece nao ter força para a empurrar....

 

 

 

Alguém me poderá ajudar???

 

agradeço!

 

abraço

Editado por luisferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Eu tenho um filtro eheim 2213 gostava de saber se as mangueiras podem ser as duas do mesmo diÂmetro??!

 

É que eu tenho as duas do mesmo diâmetro e o filtro, depois de ferrada a mangueira que leva a agua do aquario para o filtro, não tem força para empurrar a agua para a mangueira de saída do filtro.

Começa a correr agua mas sempre pouca para o balde (numca ficando a mangueira totalmente cheia de agua) quando levanto a mangueira para a por no aqua o filtro parece nao ter força para a empurrar....

 

 

 

Alguém me poderá ajudar???

 

agradeço!

 

abraço

ola nao tenho nenum 2213 mas tenho 2215 as mangueiras sao iguais

no 2217 e que sao diferentes

 

que materias tens dentro do filtro ?

pode ser de teres muita la filtrante

o filtro montaste a pouco tempo ou nao?

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Eu tenho um filtro eheim 2213 gostava de saber se as mangueiras podem ser as duas do mesmo diÂmetro??!

 

É que eu tenho as duas do mesmo diâmetro e o filtro, depois de ferrada a mangueira que leva a agua do aquario para o filtro, não tem força para empurrar a agua para a mangueira de saída do filtro.

Começa a correr agua mas sempre pouca para o balde (numca ficando a mangueira totalmente cheia de agua) quando levanto a mangueira para a por no aqua o filtro parece nao ter força para a empurrar....

 

 

 

Alguém me poderá ajudar???

 

agradeço!

 

abraço

 

Devem ser iguais. Ferra isso melhor, vê se tiras o ar de dentro (nem que seja a aspirar o ar pela saída obrigando a entrar água pelo tubo de entrada, até o copo e a mangueira de entrada ficarem cheios).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola nao tenho nenum 2213 mas tenho 2215 as mangueiras sao iguais

no 2217 e que sao diferentes

 

que materias tens dentro do filtro ?

pode ser de teres muita la filtrante

o filtro montaste a pouco tempo ou nao?

 

 

BOas!

 

sim só tentei montá lo ontem... tem matérias filtrantes mas não até á cabeça do filtro...

 

obrigada abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!

 

sim só tentei montá lo ontem... tem matérias filtrantes mas não até á cabeça do filtro...

 

obrigada abraço!

ok

os meus so começam e deixar passar pouca agua quando teem as mangueiras entupidas ou quando a la filtrante ja esta suja

se o montaste ontem entao deve ter ar dentro

mas atencao que esse filtro nao faz muita corrente no aqua

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Eu tenho um 2213 com uma diferença de cota do aquário de uns 60cm e ferro-o da seguinte forma, e fica sempre um mimo numa questão de segundos:

 

 

(ainda com o filtro desligado)

 

1º O filtro deve estar sempre sem água, antes de iniciares o processo;

 

2º Enrroscas todas as torneiras sempre com elas na posição fechada;

 

3º Abres as torneiras de cima (saida de água);

 

4º Abres as torneiras de baixo (entrada de água) e deixas encher o copo graviticamente;

 

5º Quando o copo estiver cheio podes ligar o filtro;

 

6º Vais ouvir um barulhito estranho nos primeiros segundos, mas nos próximo minuto ele vai ficar super silencioso e a bombar que é um espectaculo.

 

Pode acontecer que fiquem umas bolhas de ar no tubo perfurado, mas resolve-se facilmente, é só inclina-lo um pouco para a frente que elas saem. Depois voltas a coloca-lo na posição correcta.

 

Já fiz esta operação dezenas de vezes e fica sempre um mimo.

 

NOTA: Podes estar com um problema de cotas. Tens o filtro a uma cota muito mais baixa que o aquário? Se sim, ele pode estar com dificuldades em elevar a água. Se fôr essa a situação, é uma questão de o colocares um pouco mais alto.

 

Bruno Martins

Editado por bemartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

NOTA: Podes estar com um problema de cotas. Tens o filtro a uma cota muito mais baixa que o aquário? Se sim, ele pode estar com dificuldades em elevar a água. Se fôr essa a situação, é uma questão de o colocares um pouco mais alto.

 

Bruno Martins

 

Boas Bruno. Relativamente ao processo de ferrar a bomba que não citei, só não percebo é como a água entra no filtro apenas porque abres as torneiras, como é que ela faz a subida inicial? (depois de vencido esse obstáculo, a gravidade faz o resto, mas os filtros costumam ter bombas auxiliares para essa parte inicial - a gama classic não tem). (pode ser que o teu sistema esteja montado de forma a permitir isso sem a tua intervenção).

 

Penso que a questão das cotas é (ou pode ser) pertinente para ferrar.

 

Depois da água estar a circular como deve ser, 60 ou 80 cm é quase irrelevante.

 

A altura das bombas é uma "altura" que contempla a diferença entre o nível da água de onde se bombeia para onde se bombeia (no aquário isso pode considerar-se zero!) somado com o equivalente de altura por perdas de carga nos acidentes (filtro, curvas, atrito no tubo, etc - este é que é o factor relevante nos nossos sistemas e a altura do sistema vai aumentando com o tempo, mesmo sem se alterar a posição do filtro, porque tudo vai ficando mais entupido).

 

No entanto, quando estamos a ferrar, pode não existir água a descer e aí temos o problema adicional do desnível entre a altura da água de origem (nesse caso é o filtro) e o fim, o aquário.

 

Se deixei dúvidas posso explicar melhor, mas fiquem com a ideia do que é a tal "altura" que vem nas bombas e a variação do caudal com essa "altura".

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro amigo AGA, um sistema filtro / aquário pode funcionar como um sistema de vasos comunicantes.

 

Estando o filtro abaixo da cota do aquário, quando abres as torneiras com o filtro seco e desligado, graviticamente a água vai entrar por baixo e automáticamente vai expelindo todo o ar por cima (pelo tubo perfurado).

 

Vais reparar que ao fim de algum tempo (menos que 1 min certamente), o filtro vai estar cheio de água, bem como parte da mangueira de saida (até á cota de superficie molhada do aquário)

 

Se ligares o filtro após este processo, bingo estará a funcionar na perfeição. O filtro tem potência suficiente para elevar a água algums centimetros inicialmente.

 

Claro que isto é supondo que tens isso bem montado, isto é... o filtro sempre abaixo do aquário.

Editado por bemartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após tentar perceber a duvida, acho que já percebi o que queres dizer com o "impulso inicial"... claro que a mangueira de entrada tem de ter água até á torneira, podes fazer das seguintes formas:

 

- despejar por cima (através do próprio tubo)

- usar o kit da marca

- simplesmente "chupares" até ela passar o U invertido no topo do aquário e começar a descer, ai fechas a torneira para não levares banho :happy:

 

Quanto ao dimensionamento de sistemas hidraulicos... vejo que provavelmente somos colegas de profissão... :twisted:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

Editado por bemartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro amigo AGA, um sistema filtro / aquário pode funcionar como um sistema de vasos comunicantes.

 

Estando o filtro abaixo da cota do aquário, quando abres as torneiras com o filtro seco e desligado, graviticamente a água vai entrar por baixo e automáticamente vai expelindo todo o ar por cima (pelo tubo perfurado).

 

Vais reparar que ao fim de algum tempo (menos que 1 min certamente), o filtro vai estar cheio de água, bem como parte da mangueira de saida (até á cota de superficie molhada do aquário)

 

Se ligares o filtro após este processo, bingo estará a funcionar na perfeição. O filtro tem potência suficiente para elevar a água algums centimetros inicialmente.

 

Claro que isto é supondo que tens isso bem montado, isto é... o filtro sempre abaixo do aquário.

Bruno, não é necessário explicares o princípio dos vasos comunicantes, nem o funcionamento do filtro, isso já eu sei há muitos anitos... :D.

 

Só te fiz uma questão e é só isso que não percebo: Como é que a água entra quando abres as torneiras, visto que no tubo de entrada ela tem que subir? (se fosse assim tão simples como referes, porque carga de água a gama pro II e pro III da eheim trazem uma bomba auxiliar para ferrar o filtro?

 

A única hipótese que coloco é tu teres isso montado de outra forma, e coloquei-a, mas tu decidiste que eu não percebia o princípio dos vasos comunicantes apesar de eu ter dado uma explicação sobre o funcionamento e dimensionamento de sistemas de bombagem...

 

Mantém-se a questão: como é que ele sobe? (é que a tua solução pode ser boa, por isso estou interessado)

 

Edit ao post: parece que enquanto eu escrevia lá decidiste ler o post como deve ser... pois, faltava essa parte :twisted: Assim tudo bem. Também já tinha avançado essas hipóteses ou outras similares, é sempre necessário dar um arranque.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora AGA

 

eu troquei as minhas mangueiras do 2213 (16/12) por umas de 14/10. Arranjei umas transparentes mais discretas que aqueles trambolhos verdes. Acho que vai haver azar? Eu acho que não , mas uma segunda opinião é sempre bem vinda.

Na prática aumentaste a "altura" que a bomba tem de vencer (leia-se altura da forma que descrevi), logo o caudal vai ser menor. (as bombas costumam ter um gráfico que dá o caudal em função da "altura").

 

Penso que não fará grande diferença ao nível da eliminação de nitritos e amónia, as massas continuam iguais. Podes é ter que limpar as mangueiras com maior frequência (quando o caudal reduzir e se após limpeza do filtro não notares grande diferença, limpa as mangueiras).

 

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na prática aumentaste a "altura" que a bomba tem de vencer (leia-se altura da forma que descrevi), logo o caudal vai ser menor. (as bombas costumam ter um gráfico que dá o caudal em função da "altura").

 

Penso que não fará grande diferença ao nível da eliminação de nitritos e amónia, as massas continuam iguais. Podes é ter que limpar as mangueiras com maior frequência (quando o caudal reduzir e se após limpeza do filtro não notares grande diferença, limpa as mangueiras).

 

 

Cumps

 

obrigado

Bruno Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois caros amigos

 

Não me parece que o filtro esteja a trabalhar bem.... pois nao noto que esteja água a entrar no copo

 

a ventoinha roda .... por isso nao sei que mais poderá estar errado

!

 

abraço!

Editado por luisferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois caros amigos

 

Não me parece que o filtro esteja a trabalhar bem.... pois nao noto que esteja água a entrar no copo

 

a ventoinha roda .... por isso nao sei que mais poderá estar errado

!

 

abraço!

 

 

Aspira (chupa) um pouco de água até á primeira torneira de entrada para que o filtro comece a encher.

(abres a torneira, chupas a água, qd a água estiver a chegar fechas para nao levares banho, unes as torneiras, e voltas a abrir para deixar a água passar).

 

Verifica se tens as torneiras de saida abertas, senão não saindo o ar, tb nao entra a água.

 

Só depois do filtro estar cheio (1 min se tanto) é que ligas o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem o filtro ja trabalha as torneiras com que vinham estava a entupir a mangueira.... mas ele nao eleva a agua ate ao aqua e na tampa do filtro diz que eleva ate 1,5 metros mas pelos vistos nao !

 

abraço

Então está a trabalhar mas não eleva a água?

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então está a trabalhar mas não eleva a água?

 

 

Boas !

 

Bem sei que é um contracenso... mas eu se meter a mão por cima do filtro sinto-o a trabalhar mas nao eleva a agua até a altura que preciso e já o pus em cima de uma cadeira e mesmo assim não dá que puderá ser?!

 

abraço

!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Bem sei que é um contracenso... mas eu se meter a mão por cima do filtro sinto-o a trabalhar mas nao eleva a agua até a altura que preciso e já o pus em cima de uma cadeira e mesmo assim não dá que puderá ser?!

 

abraço

!

Não está ferrado. Não deixes isso a trabalhar em seco.

Deixa entrar a água no filtro. Liberta a tampa que está na flauta para o ar sair (está no manual... pode ser que o ar esteja a dificultar as coisas!)

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está ferrado. Não deixes isso a trabalhar em seco.

Deixa entrar a água no filtro. Liberta a tampa que está na flauta para o ar sair (está no manual... pode ser que o ar esteja a dificultar as coisas!)

 

 

O problema é que este filtro é usado e comprei-o a um membro do forum... e não traz manual de instruções.....

eu não percebo o que querias dizer com "liberta a tampa que está na flauta para o ar sair" !

 

Mas se eu baixar a mangueira de agua que sai do filtro para um balde ela deita agua ficando a mangueira cheia de agua mas assim que a levanto deixa de deitar água!

 

O membro que me vendeu o filtro disse que estava como novo, o que a mim não me pareceu porque faltavam duas peças de fechar o filtro... mas la vinha uma peça dentro de uma caixa da eheim que tinha um veio em cerâmica e duas borrachas nas pontas (veio da ventoinha) o que acontece é que esse veio é demasiado comprido para por no sitio do veio e com as borrachas ainda pior.... por isso deixei ficar o veio que vinha mas que não tinha borrachas nas pontas.

 

 

Poderá ser de o veio estar velho e não estar em contacto com a peça que sai da cabeça do filtro para se por o veio?!

 

 

Abraço!

Editado por luisferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que este filtro é usado e comprei-o a um membro do forum... e não traz manual de instruções.....

eu não percebo o que querias dizer com "liberta a tampa que está na flauta para o ar sair" !

 

Mas se eu baixar a mangueira de agua que sai do filtro para um balde ela deita agua ficando a mangueira cheia de agua mas assim que a levanto deixa de deitar água!

 

O membro que me vendeu o filtro disse que estava como novo, o que a mim não me pareceu porque faltavam duas peças de fechar o filtro... mas la vinha uma peça dentro de uma caixa da eheim que tinha um veio em cerâmica e duas borrachas nas pontas (veio da ventoinha) o que acontece é que esse veio é demasiado comprido para por no sitio do veio e com as borrachas ainda pior.... por isso deixei ficar o veio que vinha mas que não tinha borrachas nas pontas.

 

 

Poderá ser de o veio estar velho e não estar em contacto com a peça que sai da cabeça do filtro para se por o veio?!

 

 

Abraço!

Como já te disse noutro fórum, as borrachas são essenciais para fixar, centrar e reduzir vibrações.... sem elas o veio fica a "dançar" e podes danificar a cabeça e turbina.

 

O veio mede 7,1 cm, assim já podes ver se o teu é grande ou não.

 

Quanto ao manual, vai ao site da eheim e faz o download.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse milimetro é provavelmente nada significativo, até porque voces estão a medir com um utensilio diferente.

 

Não acredito que seja por ai.

 

Faz o download do manual e ve isso melhor

[url="http://www.neobux.com/?r=zykon"]http://www.neobux.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha o que medi tinha 7.2 cm e com as borrachas ficam muito comprido e assim nao dá para montar tudo eu já saquei o manual....!

 

abraço

desculpa lá a pergunta.

 

A pessoa a quem compras-te o filtro é da tua zona?

Porque não pedes a ele para te por isso a funcionar?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.