O Meu Primeiro


nickunknown

Recommended Posts

Antes de mais gostava de cumprimentar a todos os leitores deste forúm.

 

Sou um novato nestas coisas de aquários e como tal achei melhor começar por deixar aqui as carateristicas do meu aquário.

 

Ainda não tenho peixes porque estou à espera de baixar o pH da água.

 

Sei que o aquário é pequeno e que ainda não tem nada dentro, mas já estou a tratar de arranjar plantas para por dentro.

A minha ideia será aprender um pouco com este aquário mais pequeno e mais tarde mudar para um maior com cerca de 1m de comprimento.

 

Aquário:

 

Comprimento 50cm

Largura: 25cm

Altura: 30cm

Vidros: 4mm

 

Tampa: ELITE (HAGEN) #A-3492 - LINK

Lampada incluída na tampa: 11W (centrada no aquário)

 

Aquecedor ELITE (HAGEN) Submersible 50W/50L LINK

 

Filtro ELITE (HAGEN) Jet-Flo50 3.6W - 300L/Hr

 

Termometro Flutuante MARINA Aquarium (HAGEN) #11201 LINK

 

Temperatura: 25º

 

Pedra comprada na Loja

Planta de Plastico que será pra remover.

 

E já agora deixo uma pergunta: O ar que sai do meu filtro não será muito forte para os futuros peixes?

 

Ficam as fotografias para terem uma ideia.

 

p1010195iw3.jpg

p1010195iw3.0678d96ff5.jpg

 

p1010196uk9.jpg

p1010196uk9.850a50f2e3.jpg

 

p1010197rd9.jpg

p1010197rd9.b30e2e88f0.jpg

 

p1010198fb5.jpg

p1010198fb5.1baa549f30.jpg

Editado por nickunknown

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais gostava de cumprimentar a todos os leitores deste forúm.

 

Sou um novato nestas coisas de aquários e como tal achei melhor começar por deixar aqui as carateristicas do meu aquário.

 

Ainda não tenho peixes porque estou à espera de baixar o pH da água.

 

Sei que o aquário é pequeno e que ainda não tem nada dentro, mas já estou a tratar de arranjar plantas para por dentro.

A minha ideia será aprender um pouco com este aquário mais pequeno e mais tarde mudar para um maior com cerca de 1m de comprimento.

 

Aquário:

 

Comprimento 50cm

Largura: 25cm

Altura: 30cm

Vidros: 4mm

 

Tampa: ELITE (HAGEN) #A-3492

Lampada incluída na tampa: 11W (centrada no aquário)

 

Aquecedor ELITE (HAGEN) Submersible 50W/50L

 

Filtro ELITE (HAGEN) Jet-Flo50 3.6W - 300L/Hr

 

Termometro Flutuante MARINA Aquarium #11201

 

Temperatura: 25º

 

Pedra comprada na Loja

Planta de Plastico que será pra remover.

 

E já agora deixo uma pergunta: O ar que sai do meu filtro não será muito forte para os futuros peixes?

 

Quanto ao PH dado à tua experiência não te ponhas a inventar. Os parâmetros da água são uma ciência difícil de dominar mesmo para quem percebe muito do assunto. Mede o PH e vê quais os peixes que mais te agradam que sejam compatíveis com esse PH. Qaunto ao filtro, não precisas de ter bolhas de ar. Desde que a superficie da água tenha agitação a água é oxigenada, relativamente ao caudal não te preocupes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao forum

 

desde já os meus parabens por este 1º post tão bem apresentado (com fotos e tudo).......isto nota-se aqui muita leitura..... :)

 

Em relação ao caudal do filtro, não te preocupes com isso. Com o passar do tempo e com a introdução de peixes, vais ter mais sujidade na aqua, o que vai reduzir o caudal do filtro. (Daqui a dias estás aqui a perguntar como aumentar o caudal do filtro.)

 

Em relação ao Ph, porque alterar o Ph? está alto? está baixo?

Se fores um bocadito mais especifico, talvez o pessoal te consiga ajudar.

 

Boa aquariofilia

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao forum

 

desde já os meus parabens por este 1º post tão bem apresentado (com fotos e tudo).......isto nota-se aqui muita leitura..... :D

 

Em relação ao caudal do filtro, não te preocupes com isso. Com o passar do tempo e com a introdução de peixes, vais ter mais sujidade na aqua, o que vai reduzir o caudal do filtro. (Daqui a dias estás aqui a perguntar como aumentar o caudal do filtro.)

 

Em relação ao Ph, porque alterar o Ph? está alto? está baixo?

Se fores um bocadito mais especifico, talvez o pessoal te consiga ajudar.

 

Boa aquariofilia

 

Obrigado pelas respostas.

 

Quanto ao pH, apenas estou a seguir o que disse a "senhora" da loja. Ele pediu para levar um bocado de água do aqua e ela media os valores (para não estar a gastar em kits pra já). E foi ela que disse que o pH estava um pouco alto ainda, disse para esperar mais um dia ou dois a ver se baixava.

Vou agora novamente à loja para testar a água. Vamos ver se temos peixes mais logo.

 

Assim que poder dou novidades.

 

Obrigado a todos

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Quanto ao pH, apenas estou a seguir o que disse a "senhora" da loja. Ele pediu para levar um bocado de água do aqua e ela media os valores (para não estar a gastar em kits pra já). E foi ela que disse que o pH estava um pouco alto ainda, disse para esperar mais um dia ou dois a ver se baixava.

Vou agora novamente à loja para testar a água. Vamos ver se temos peixes mais logo.

 

Assim que poder dou novidades.

 

Obrigado a todos

LOL

 

então a senhora da loja ao pé da tua casa sabe mais que o pessoal das outras lojas que respondem aqui????

 

O teste do ph é um teste fudamental, devias pensar em compra-lo.

 

Já sabes o que é o ciclo do azoto? Amoniaco, depois nitritos e por fim nitratos?

 

Se não sabes, não compres peixes por agora.....

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Quanto ao pH, apenas estou a seguir o que disse a "senhora" da loja. Ele pediu para levar um bocado de água do aqua e ela media os valores (para não estar a gastar em kits pra já). E foi ela que disse que o pH estava um pouco alto ainda, disse para esperar mais um dia ou dois a ver se baixava.

Vou agora novamente à loja para testar a água. Vamos ver se temos peixes mais logo.

 

Assim que poder dou novidades.

 

Obrigado a todos

Boas,

Lê este LINK sobre o ciclo do azoto e tira as dúvidas com a senhora.

Se não conseguires ou continuares com dúvidas, fala connosco.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

então a senhora da loja ao pé da tua casa sabe mais que o pessoal das outras lojas que respondem aqui????

 

O teste do ph é um teste fudamental, devias pensar em compra-lo.

 

Já sabes o que é o ciclo do azoto? Amoniaco, depois nitritos e por fim nitratos?

 

Se não sabes, não compres peixes por agora.....

 

Sim já estive a ler o ciclo do azoto.

E é por isso mesmo que eu já ía comprar um kit de testes.

Vamos ver no que isto dá

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, alguma fauna foi adicionada ao aquário:

 

1 - Barbo Tigre

 

1 - Tubarão Bala

 

1 - Apistogramma Agassizi

 

1 - Danio-Zebra

 

Acho que foram estes, sinceramente não decorei o nome na altura. Mas pelas imagens acho que são.

De qualquer das formas amanhã já tenho aqui novas fotos com os peixes no aquário.

 

É verdade, já tenho um kit de testes bigsmile Está tudo bem, só mesmo o pH é que continua a 7.5 +/-

 

Abraço e obrigado pelas mensagens.

Editado por nickunknown

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, já tenho um kit de testes :wink: Está tudo bem, só mesmo o pH é que continua a 7.5 +/-

 

Boas, isso provavelmente deve-se ao tipo areao que tens, n da pra ver mt bem mas avaliar pela pedras brancas diria que será calcario, daí o ph n baixar.

 

podes testar isso facilmente, retiras um pouco do areao e ditas um pouco de sumo de limao ou vinagre, se borbulhar é pq é calcario e é melhores optares por outro.

 

 

abraço

 

William

 

ps: essa planta de plastico é que n esta com nada! :)

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem nao devias deichar o aqua ciclar primeiro antes de meteres a bicharada toda(o que eu acho que é mal escolhida)?

 

O aquário esteve a sem peixes a "cliclar" cerca de uma semana. Acho que era o indicado.

 

A planta de plastico, é como disse, será para retirar e vou adicionar plantas verdadeiras.

Mas quero andar com calma.

 

 

Obrigado e abraços

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário esteve a sem peixes a "cliclar" cerca de uma semana. Acho que era o indicado.

 

A planta de plastico, é como disse, será para retirar e vou adicionar plantas verdadeiras.

Mas quero andar com calma.

 

 

Obrigado e abraços

O que fizeste para ciclar o aquário?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que fizeste para ciclar o aquário?

Cumps.

 

Apenas adicionei um produto para baixar a dureza da água da companhia. Deixei o aquário a trabalhar normalmente como se tivesse peixes durante uma semna.

Sei que com o que fiz (que foi quase nada) devia ter deixado mais tempo o aquário sem peixes, mas agora já lá tenho estes.

 

Provavelmente segunda vou adicionar areia fina ao aquário e mais uns 3 ou 4 Danio-Zebras e 1 ou 2 Tetra Buenos Aires (disseram-me que se dão melhor em cardume)

 

Vou tentar também adicionar mais uma lampada ao aquário, acho que esta dá pouca luz.

 

Tal como se diz por aqui, estas coisas da aquariofilia são pra levar com calma :) por isso mesmo, vou com calma.

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esse aquario é muito pequeno para as especies que adquiris-te quando essa botia e o tubarão quando começarem a crescer ocupam mais de metade do aquario.

aconcelhota a não colocares mais nenhum peixe tanto pelo tamanho do aquario como pelo pequeno ciclo que fizes-te aconcelho-te a estares de olho na amonia como colocas-te os peixes todos de uma vez ela vai subir a pique devido a falta de bacterias.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora boas e bem vindo..esta parte inicial onde tambem estou, é fantastica porque os pequenos sucessos ou insucessos sao experiencias completamente novas.

 

Prepara-te para uma grande aventura cheers

 

Bem isto é quase chover no molhado mas realmente so deverias mexer no Ph se queres uma especie especifica e tentares adequar a água ao peixe. eu pessoalmente estou a fazer isso e passei de 8.5 para 7-7.5 mas levou-me umas boas semanas...a falta de experiencia marca a diferença.

 

bem, depende do gosto pessoal mas concordo com o que foi dito, compra uma planta natural e experimenta, foi-me indicado um feto de java de facil manutenção e dá para ver se gostas.Isto é um pouco learn by doing mas aqui quem paga os nossos erros sao os peixes, vai com calma :)

 

quanto aos peixes, a tentação de partir para esses peixes é grande como é natural mas pensa sempre que podem não ser adequados para o teu aquário, pesquisa sempre muito bem e prepara a informação, tens aqui uns bons tutores.

 

Mas o aquário está engraçado, simples mas engraçado

 

Boa sorte bowdown

Editado por konq

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas. Estou a gostar bastante deste forum pela grande participação que tem.

O aquário já está um pouco difrente.

 

Amanhã mesmo vou adicionar as novas fotografias.

 

E como disse Segunda-feira vou buscar areia mais fina e plantas verdadeiras para tirar aquela de plastico.

 

Abraços a todos

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas adicionei um produto para baixar a dureza da água da companhia. Deixei o aquário a trabalhar normalmente como se tivesse peixes durante uma semna.

Sei que com o que fiz (que foi quase nada) devia ter deixado mais tempo o aquário sem peixes...

Boas,

Não foi "quase nada", foi nada. Pôr o equipamento a funcionar sem mais, não serve para nada.

 

Não fizeste absolutamente nada para criar bactérias que consomem as substâncias tóxicas do ciclo do azoto. Lê o link que te indiquei e tira de lá ideias para remediares a situação sem baixas ou com o menor número possível (bactérias em frasco ou TPAs com abundância para reduzir os níveis de amónia e mais tarde de nitritos). Tens para cerca de um mês a fazer TPAs quase diárias de 20 a 30% , isto se não acrescentares bactérias do tipo do Nitrivec da Sera ou o Denitrol da JBL.

 

Se tens testes de amónia começa já a usá-los amanhã. Afinal tinhas dito que tinhas lido sobre o ciclo...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aqui ficam alguma medições feitas agora (dia 20/06/2008 às 1:40)

 

NO3 mg/l = 10

NO2 mg/l = 0

GH >4ºd = OK

KH 6ºd = OK

pH entre 7.6 e 8.0

 

Temperatura 26º

Suponho que esses resultados tenham sido obtidos através de um teste de fita, no entanto, falta-te aí o teste mais importante para esta fase inicial: Amónia! Como colocaste os peixes antes de tempo, tens de fazer aquilo que já aqui te recomendaram:

 

Não fizeste absolutamente nada para criar bactérias que consomem as substâncias tóxicas do ciclo do azoto. Lê o link que te indiquei e tira de lá ideias para remediares a situação sem baixas ou com o menor número possível (bactérias em frasco ou TPAs com abundância para reduzir os níveis de amónia e mais tarde de nitritos). Tens para cerca de um mês a fazer TPAs quase diárias de 20 a 30% , isto se não acrescentares bactérias do tipo do Nitrivec da Sera ou o Denitrol da JBL.

 

O ideial seria devolveres os peixes à loja e ires lá buscá-los quando tiveres o ciclo do azoto completo! Pelo menos, pondera devolver o bótia e o tubarão bala...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, (...)

O ideial seria devolveres os peixes à loja e ires lá buscá-los quando tiveres o ciclo do azoto completo! Pelo menos, pondera devolver o bótia e o tubarão bala...

Boas,

Se conseguires devolve estes dois e mantem os outros a completar o ciclo. Este só ficará completo e estável com peixes na água.

Se não os devolveres, arriscas-te a que adoeçam por stress - o botia vai quase de certeza apanhar íctio (doença dos pontos brancos).

 

Arranja o mais depressa possível o teste de NH4. É caro, mas é necessário e não só para o início. Mais tarde pode vir a ser preciso, nomadamente com a entrada de novos peixes. Este teste é uma mais-valia a ter sempre connosco.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem como prometido aqui ficam novas fotos do aquário e dos novos habitantes.

 

Vou fazer os TPA'S que aconselharam, mas quanto a devolver os peixes não tenho coragem.

 

Imagem geral do aquário com mais um tronco de plastico banana rock

 

p1010199ge9.jpg

p1010199ge9.6339f446e0.jpg

 

O então Barbo Tigre

 

p1010201gc7.jpg

p1010201gc7.d840e81ccd.jpg

 

O então Apistogramma Agassizi

 

p1010202au4.jpg

p1010202au4.52d92f75b4.jpg

 

O tronco de plástico

 

p1010203mp3.jpg

p1010203mp3.4152f10a0f.jpg

 

O Tubarão Bala

 

p1010205kc0.jpg

p1010205kc0.295f566e7f.jpg

 

e o endiabrado Danio Zebra

 

p1010209tk1.jpg

p1010209tk1.e8c1c22f7b.jpg

Editado por nickunknown

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo update ao meu aquário.

 

Já tem plantas verdadeiras e acrescentei um areão difrente.

 

Flora:

1- Vesicularia dubyana

1- Echinodorus bleheri

1- Anubias nana

1- Microsorium pteropus

 

Adicionei também mais 5 Danio Zebras

 

p1010277ew9.jpg

p1010277ew9.41fff85e2a.jpg

 

AQUI ESTÁ A NOVA IMAGEM DO AQUÁRIO

 

p1010278gr7.jpg

p1010278gr7.f4801175c4.jpg

 

VISTA LATERAL DO AQUÁRIO

 

p1010279vy1.jpg

p1010279vy1.ba3f377c87.jpg

 

O MEU SOSSEGADINHO APISTOGRAMA, QUE ADORA FICAR DENTRO DO TRONCO QUE ESTÁ AQUI EM BAIXO

 

p1010280iz2.jpg

p1010280iz2.2abac17e60.jpg

 

Já agora aqui ficam alguns valores da água:

 

pH - 7,2

gH - 4º

kH - 4º

NH4 - 0,5mg/l

NH3 - 0,009mg/l

NO2 - 0,0mg/l

NO3 - entre 0,0mg/l e 0,5mg/l

PO4 - 0,25mg/l

 

Acho que chega para terem uma ideia.

 

Um abraço e obrigado a todos pelas dicas

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.