Planta em destaque: Microsorum pteropus".


André Nóbrega

Recommended Posts

olá!

 

agora vão começar as aulas, e já não vou ter tanto tempo para estar no forum, logo não poderei colocar a planta da semana todas as semanas, por isso quando tiver tempo e ideias colocarei a planta em destaque.

 

a planta em destaque desta semana é o Mircosorum pteropus.

aqui vai a ficha da planta:

 

nome comum: feto de java, samambaia de java (brasil)

nome cientifico: Mircosorum pteropus

familia: Polypodiaceae

origem: ásia, ilha de java

iluminação: fica bem com uma iluminação fraca até á iluminação mais forte

desenvolvimento: lento

reprodução: reproduz-se pelo crescimento de novas plantas no rizoma e pelo nascimento de "plantas adventicias" nas folhas da planta mãe

pH: não parece importar muito

temperatura: não parece importar muito

dureza: não parece importar muito

 

existem dezenas de espécies diferentes de microsorum, umas encontradas na natureza e outras criadas por grandes productores "ex: tropica", até há uma espécie que é patenteada pela tropica e esta é a única que o pode produzir e vender. é uma planta que se pode encontrar aos mais variados preços, dependendo da raridade da variedade.

uma dica para conseguir fixar esta planta a troncos e pedras é amarrar o rizoma a uma pedra ou tronco com um fio de algodão preto, a raíz vai-se fixar e o fio de algodão com o tempo vai-se decompor e não precisamos de o cortar.

 

aqui vão as fotos:

fb25f6a4.jpg

esta é a variedade mais comum

 

fb25f6a6.jpg

esta é a variedade patenteada pela tropica

 

se alguem tiver mais comentários ou informações é favor colocar.

 

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive imenso tempo os meus fetos enterrados não chegaram a apodrecer mas também não cresceram. Assim que os coloquei no tronco começaram logo a nascer folhas novas apartir dos esporos. Neste momento eles jah estão agarrados ao tronco com as raizes em suspensão bastante conpridas.

 

Jah agora achas que se deve cortar um pouco estas raizes ou devem crescer livremente?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase todas as plantas de aquário podem ser mantidas fora de água desde que tenham húmidade suficiente.

 

Já agora uma pequena correcção relativamente à tal variedade criada pela Tropica (a windelov"), que recebeu o nome do fundador da tropica, Holger Windelov.

 

Não é só a Tropica que produz e comercializa esta variedade, existem vários produtores de plantas por esse mundo fora a produzir esta espécie, no entanto estes pagaram à Tropica um valor nada baixo para obterem autorização de produção desta planta. Como tal ela quando aparece é extremamente cara.

 

Um Feto Java normal pode custar cerca de 5 Euros, enquanto que a Windelov pode custar de 15 Euros para cima.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, só mais uma achega...

 

A reprodução sexuada só é possivel na forma emersa, após algum tempo (muito tempo..) as fhls dividem-se onde aparecem mais tarde os esporos que depois de maduros e se tiverem um meio favoravel germinam e a historia continua ...

 

fiquem bem... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Olá Pessoal,

 

Hoje foi buscar uma encomenda de plantas e enquanto estavamos à procura da minha Vallisneria americana var. biwaensis, no meio das outras plantas encontrei um chumbo com Microsorum Pteropus Windelov, como estava muito barato não exitei e trouxe-o comigo. :wink:

 

Quando à tarde fui plantar as novas aquisições, deparei-me com um feto sem rizoma. :D

 

Que acham vai dar alguma coisa ou só comprei umas folhas de feto que vão apodrecer? :?

 

Se alguem souber responder.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu tenho uma microsorum pteropus sem rizoma e está a crescer, só que lentamente. Tenho outra microsorum pteropus que adequiri há pouco tempo que ja tem rizoma e bem grande.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma microsorum pteropus sem rizoma e está a crescer, só que lentamente.

mini

 

Como é que fizeste amarraste a folha ou enterraste ?

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Esta minha microsorum pteropus sem rizoma, tinha raiz mas muito fraca. Tinha duas petalas de 1 cm, então com linha castanha agarrei essas duas petalas+as raizes (fracas) ao tronco. Quando o fio estiver a sair, deverá ser posto novamente um novo.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais