1º Projecto


Neyah

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Há uns tempos atrás coloquei umas dúvidas sobre a aquisição de um aquário, mas agora que o tenho vou-me apresentar correctamente. :D

 

O meu nome é Andreia, tenho 18 anos e sou da Maia, Porto. Adquiri há dois dias o meu primeiro aquário de 80x40x30, de 96 litros. Optei por começar com um aquário maior do que inicialmente pensei porque sabia que rapidamente ia achar o aquário muito pequeno, por isso desisti da ideia do aquário de 60l.

 

O termoestato é de 100W, a luz de 18W e o filtro é interno é composto pelas esponjinhas brancas e azuis (peço desculpa a ignorância mas não faço a mínima do nome dessas coisas :$).

 

A primeira questão é: Será que um filtro deste género é suficiente para para um aquário desta capacidade? Quando colocei a áqua esta estava bastante turva e a verdade é que agora já não está.

 

Comecei por medir o pH da água, mas depois percebi que primeiro devia ter medido níveis como o nitrato e a amónia. O pH está a 8 e tentei estabiliza-lo com o Sera pH minus, mas não consegui ainda. Será por não ter feito mais nenhum teste e corrigido esses valores que o pH não está estável?

 

Na altura que comprei o aquário era também para comprar um producto que iniciava a colónia de bactérias no aquário. É necessário esse tipo de produto para iniciar o ecosistema no aqua ou é estabilizando o pH e com um ou dois peixes o ciclo inicia-se?

 

Eu li bastante e sei basicamente o que tenho que fazer, mas não necessariamente por que ordem, o que está a causar alguma confusão. O aqua neste momento está só filtrado, não fiz mais nada para não fazer asneira mesmo antes de começar.

 

Desculpem tantas perguntas e prováveis confusões no procedimento.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde e bem vindo a este mundo.

 

Boa tarde a todos.

 

Há uns tempos atrás coloquei umas dúvidas sobre a aquisição de um aquário, mas agora que o tenho vou-me apresentar correctamente. :P

 

O meu nome é Andreia, tenho 18 anos e sou da Maia, Porto. Adquiri há dois dias o meu primeiro aquário de 80x40x30, de 96 litros. Optei por começar com um aquário maior do que inicialmente pensei porque sabia que rapidamente ia achar o aquário muito pequeno, por isso desisti da ideia do aquário de 60l.

fizeste muito bem, sempre o maior que se poder comprar e manter.

 

O termoestato é de 100W, a luz de 18W e o filtro é interno é composto pelas esponjinhas brancas e azuis (peço desculpa a ignorância mas não faço a mínima do nome dessas coisas :$).

 

A primeira questão é: Será que um filtro deste género é suficiente para para um aquário desta capacidade? Quando colocei a áqua esta estava bastante turva e a verdade é que agora já não está.

 

Tudo depende do tipo de peixes que irás colocar, mas não deve ser suficiente, primeiro pq é interno, ocupa espaço, leva poucas matérias filtrantes (esponjas etc etc) e para limpar dá trabalho e acaba sempre por largar porcaria para a água, no que tens só terás filtragem mecânica (esponjas e lã branca) falta a biologica (cerâmicas, bioballs etc etc) que é muito importante. O filtro será muito importante são como os nossos rins.

 

Comecei por medir o pH da água, mas depois percebi que primeiro devia ter medido níveis como o nitrato e a amónia. O pH está a 8 e tentei estabiliza-lo com o Sera pH minus, mas não consegui ainda. Será por não ter feito mais nenhum teste e corrigido esses valores que o pH não está estável?

 

Fizeste bem em medir o pH pois desta forma podes escolher o tipo de peixes que se dão com ele e não precisas de andar a alterar valores de pH. Agora pH 8 é alto paraa maior parte dos peixes que normalmente são escolhidos por iniciantes. Confirma o valor do pH e ve se tens conchas ou areia da praia dentro do aquário que te fazem subir isso.

 

Na altura que comprei o aquário era também para comprar um producto que iniciava a colónia de bactérias no aquário. É necessário esse tipo de produto para iniciar o ecosistema no aqua ou é estabilizando o pH e com um ou dois peixes o ciclo inicia-se?

 

Não é necessária a compra da colónia de bactérias, ajuda mas não é obrigatória, para iniciares o ciclo tens que escolher, ou colocas peixes e podem morrer, ou colocas comida dos peixes e vais colocando muito pouco diariamente para o ciclo se iniciar, (aproveita e pesquisa por ciclo do azoto).

 

Eu li bastante e sei basicamente o que tenho que fazer, mas não necessariamente por que ordem, o que está a causar alguma confusão. O aqua neste momento está só filtrado, não fiz mais nada para não fazer asneira mesmo antes de começar.

 

Desculpem tantas perguntas e prováveis confusões no procedimento.

 

Cumps.

 

Fossem todos como tu (eu por exemplo não fui). :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste bem em medir o pH pois desta forma podes escolher o tipo de peixes que se dão com ele e não precisas de andar a alterar valores de pH. Agora pH 8 é alto paraa maior parte dos peixes que normalmente são escolhidos por iniciantes. Confirma o valor do pH e ve se tens conchas ou areia da praia dentro do aquário que te fazem subir isso.

 

Só tenho mesmo areão branco, daquele que se compra nas lojinhas XD, e uma peça de decoração para já. Não coloquei areia da praia ou conchas porque sabia que isso me ia subir o pH. Eu já procurei por ciclo de Azoto e foi assim que tive conhecimento das medições a fazer e quando é que o aqua fica estável.

 

Quando comprei o aqua vi também um produto que tinha algo a ver com o cloro, não sei ser muito precisa neste momento. Será que o cloro terá alguma coisa a ver com o pH não baixar?

 

Acho que vou optar por colocar um pouco de comida para o ciclo se iniciar. Tinha pensado em começar com uma molly, porque li que se sente confortável entre o pH 7 e 8, mas mesmo assim ainda tenho medo de arriscar e matar o peixe XD

 

Obrigada pela resposta... (ai ai ai que são tantas as dúvidas :D)

Editado por Neyah
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho mesmo areão branco, daquele que se compra nas lojinhas XD, e uma peça de decoração para já. Não coloquei areia da praia ou conchas porque sabia que isso me ia subir o pH. Eu já procurei por ciclo de Azoto e foi assim que tive conhecimento das medições a fazer e quando é que o aqua fica estável.

 

Quando comprei o aqua vi também um produto que tinha algo a ver com o cloro, não sei ser muito precisa neste momento. Será que o cloro terá alguma coisa a ver com o pH não baixar?

 

Sim normalmente é utilizado para retirar o cloro da água que se vai utilizar nas TPA's (Trocas Parciais de Água).

 

Acho que vou optar por colocar um pouco de comida para o ciclo se iniciar. Tinha pensado em começar com uma molly, porque li que se sente confortável entre o pH 7 e 8, mas mesmo assim ainda tenho medo de arriscar e matar o peixe XD

 

Desde que ou fiques com a molly no futuro ou tenhas um aquário (de alguém conhecido, loja etc) que te fique com ela, podes utilizar.

 

Obrigada pela resposta... (ai ai ai que são tantas as dúvidas :D)

 

Dúvidas é normal, todos nós temos, até os hiper mega veteranos cá do "bairro" :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que ou fiques com a molly no futuro ou tenhas um aquário (de alguém conhecido, loja etc) que te fique com ela, podes utilizar.

 

A ideia era mesmo ficar com a molly no futuro. Por isso mesmo começar com ela. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

Bem também sou principiante nestas andanças e com certeza não sou nenhum guru de aquas antes pelo contrário... :P

 

Mas tive um começo bastante difícil e com isso se calhar arranjei um pouco de calo e desembaraço...cometi tantos erros que tive que lidar com eles 99.9% resolvidos aqui pelos conselhos dos Gurus. :tongue:

 

Bem o que posso dizer para alguém que está a começar:

 

1- planeia bem o que queres por no aquário, sem contar com peixes ou então com um tipo de peixes que queiras arranjar.Informa-te se gostam mais de rochas ou grande plantas para se esconderem por exemplo...ires pondo coisas aos poucos sem grande planeamento fica sempre pior.

 

2-Uma das primeiras coisas que fui aprendendo, monta o aquário sem água, a dificuldade de alterar plantas, rochas etc...com água e no meu caso peixes é enorme..sem falar em stress nos peixes e o cuidado que tens que ter.(eu não sabia nada por isso ia fazendo...mal).

 

3-compra sempre materiais em lojas próprias...claro que um troncozito custa 5 euros mas está preparado para aquários...isto vai para todo o tipo de coisas.

 

4-em penultimo, o Ph que tinha no aqua era de 8.5 (com um teste de gotas da Sera) e usando um quimico consegui baixar para 7.Penso que para isso as plantas contribuiram tambem.Mas levou 2 semanas, se calhar um pouco mais..por isso calma que vais lá :P A loja onde vou aconselhou-me um produto Sera para por no filtro que é de acção rapida..mas como era carote 7 euros com "saco de rede" não comprei.

 

5-e ultimo, Pensa sempre que os lojistas querem vender...e raramente pensam no que é melhor para o peixe...pelo menos os que não conheces claro...se queres ver um peixe qualquer...ve primeiro na net aqui no forum..assim vais com alguma informação para a loja.Perguntei se podia ter um Bala no meu aqua e foi do genero:

 

"boa tarde não percebo muito disto mas gosto muito deste peixe, tenho um aquario de 54l com guppies acha que posso ter um?"

"Claro que sim, não ha problema nenhum...alias sao amigos de longa data"

cheguei a casa vi que o peixe crescia até 30 cm e era metade do meu aqua...e claro está guppies eram maltratados...

 

ou seja, Informa-te...se não fossem os conselhos deste pessoal já tinha no aquario uma baleia...se dependesse dos lojistas..claro que não são todos..mas grande parte.

 

Abraço e Boa sorte.

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso ter calma com as referências aos lojistas, primeiro porque nem todos são maus aquariofilistas e segundo porque também existem aqui user's / lojistas, e se dizes que o pessoal aqui é todo porreiro então os lojistas também o são (e concordo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que muitos lojistas têm gosto a isto..e ainda bem que sim. mas só estou a dizer que se calhar mas só se calhar muitos de nos ja receberam informações que não são correctas de pessoas que pensamos serem os profissionais indicados.

 

Vamos a confiar que aquela pessoa percebe do assunto porque aquilo é o seu negócio e se calhar percebe mais de outras coisas que não peixes.E não digo que façam de propósito para enganar, pode ser mesmo por não saber e a vontade de vender.

 

é só isso.mas com as informações que daqui retiramos quase que dava para tirar um curso hehe...ainda bem que são membros...ensinam-nos e aprendem tambem.

 

Mas aqui só interessa o projecto da Andreia, boa sorte :D

 

abraço

Editado por konq

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem obrigada a todos mesmo pelos conselhos. O pH do meu aqua já baixou, já se encontra nos 7 e não houve problema nenhum. Precisou foi de tempo para baixar e já está tudo resolvido, pelo menos por enquanto XD

 

Vou hoje por o meu primeiro habitante no aqua, pensei primeiro em começar com uma molly, mas depois de falar com algumas pessoas essas aconselharam-me por começar com peixes de fundo porque são mais resistentes. Não sei se sim ou não, por isso aqui deixo a dúvida.

 

Quando tiver o meu primeiro habitante e algum tempinho tiro umas fotos para verem como o meu humilde aqua está a ficar :D

 

Cumps e obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem achei que não devia iniciar um novo tópico por causa de mais umas perguntas, quando está tudo relacionado com este projecto XD

 

Já tenho os meus primeiros habitantes no meu aqua, comprei um casal de mollys. E estão a dar-se muito bem no aqua. Estão lá há 3 dias e a fêmea (que estava grávida e eu nem me apercebi quando a comprei) já teve 16 filhotes. Isso assusta-me um bocado porque o aqua ainda está a ciclar e tenho medo que os alevins morram, como se nao bastasse eu nao tenho nenhuma maternidade e os peixitos andam agora à solta pelo aqua, mas tambem me parecem estar bem porque andam por todo o aqua livremente. Acham que mesmo assim devo comprar uma maternidade e meter la os alevins por segurança?

 

Outra questão é: Eu acho que a minha luz é uma luz muito branca e isso torna-se muito forte visto que o meu areão é branco. A referência da lampâda é a seguinte: T8 F18 18w 230v. Não sei se é reflexão apenas por o areão ser branco, mas que se torna muito agressivo torna.

 

Que tipo de plantas é que um aqua com espécies como mollys, guppies, plattys, etc é mais aconselhável levar? plantas que não cresçam muito...

 

Como já tinha referido a minha água cheirava um pouco a cloro e comprei um produto da sera TOXIVEC que elimina o cloro, o nitrito e a amónia... A verdade é que a água não tem o mesmo cheiro a cloro, mas também me falaram em comprar uma esponja de carvão para o meu filtro. Também ajuda?

 

Vou ver se tiro umas fotos aos meus habitantes para por aqui no forum.

 

Obrigado a todos pelas dicas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa, parabéns aí pelas molly´s :P agora é que começa o vício..hehe

 

bem quando me iniciei comprei uma anubia e um feto de java...enquanto a anubia é um pouco mais "rasteira" o feto é mais volumoso...com um tronco até fica bem na minha opinião e tambem variado...penso que são ambas plantas de baixa manutenção.

 

quanto ao carvão...tens que te informar bem porque alguns anulam efeitos de certos produtos que pões na água...infelizmente só tenho conhecimento de um que é suposto neutralizar o PH da água.

 

 

Abraço e Boa sorte

 

ps. vamos lá ver as fotos cabecadura

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao carvão...tens que te informar bem porque alguns anulam efeitos de certos produtos que pões na água

 

 

 

isso é verdade, por isso o carvao deve ser apenas usado depois de um tratamento a fim de retirar os medicamentos da agua.

 

...infelizmente só tenho conhecimento de um que é suposto neutralizar o PH da água.

 

isso é que ja n é verdade! :P

 

 

abraço

 

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... então vou continuar com o tratamento da sera e logo penso no carvão para retirar os quimicos da agua...

 

Mas quanto à maternidade... aconselham a comprar na mesma e tentar por os alevins la, ou so para a proxima vez?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok... vou então arranjar a maternidade... :D

 

Quanto a minha outra pergunta em relação à lâmpada... O facto de eu achar a luz muito branca podera ter a ver com os K (kelvin) da lâmpada? É que na referência que vos dei não sei muito bem identificar isso, mas também é a única referência que a lampâda tem...

 

Qual a referência K melhor para um aquário deste género?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o espectro das lampadas vem nas caixas. Uma boa lampada com esse tipo de espectro é a Aqua-Glo ou a Power- Glo esta ultima é optima.

 

ok... mas tipo, com essa temperatura de cor a lampâda tem uma dominante de que tonalidade? branca, azulada ou amarelada? E que a minha lampâda e mesmo mesmo branca e faz alguma confusao porque se torna muito forte...

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok... mas tipo, com essa temperatura de cor a lampâda tem uma dominante de que tonalidade? branca, azulada ou amarelada? E que a minha lampâda e mesmo mesmo branca e faz alguma confusao porque se torna muito forte...

 

 

Cumps

Na embalagem da lâmpada diz a cor, apareçe um desenho com a cor e o nome da lampada correspondente.

Cumps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.