Iluminaçao fraca?


Caio

Recommended Posts

Olá!

 

EStou tentando acabar o layout do meu aqua de 200L,so que queru saber se a iluminaçao ta fraca!!

 

http://www.ecoanimal.com.br/site/produtos/...p?tp=6&tpp=2626

 

http://www.ecoanimal.com.br/site/produtos/...p?tp=6&tpp=1620

 

tenhu essas duas lampadas!É um aqua 80x40x60!

 

Se a iluminaçao nao estiver boa me falem o que mais adiconar por favor!

 

Obrigado!

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Quantos Watts tem cada lâmpada ?

Se for para um plantado deve ser luz insuficiente. :wink:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Uma tem 18W e a outra 36W,mas essa 36W é compacta,e dizem q aquivale ao dobro de W,portanto,72W!! :)

No total serão 90W!!!

Mas essa lampada,a compacta,de 36W eu paguei R$150,00 reais,e o lojista disse que daria conta do aqua!

 

E tem outro detalhe né,meu aqua tem 60cm de altura!

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caio, nao quero te desolar mas esses R$150,00 foram dinheiro jogado no lixo! :D

Por mais que ela ilumine o dobro ou ate o triplo como ja vi dizerem, para plantas de nada adianta...essa lampada emite POUQUISSIMAAAAAAAA luz na cor vermelha, mais absorvida pelas plantas.

A faixa ideal para plantados eh entre 5000k e 6500k, essa lampada possui 14000k :)

Ou seja, meu caro, voce gastou R$150, podendo gastar 1/3 disso com luz do dia e grolux que seriam 100000000000000x melhor...

Ca para nos, essa lampada eh lance de marketing da ecoanimal...eles sao representante da arcadia e tentam vender o peixe dele ao maximo e lojistas que nao sabem ou com ma fe empurram essa lampada aos menos experientes...conheco diversos amigos que cairam nessa..eu mesmo IAAAAA caindo nesse papo, mas fui alertado a tempo... Ela parece uma lampada "milagrosa":"ilumina 2x o valor do aquario...ou seja, num aquario de 110lts basta ter uma de 55w que ta SUPER iluminado"...BABOSEIRA!

Desculpe minha indignacao, mas, antes de voce se extressar mais, aconselho: venda...voce ainda consegue uns 110 e voce compra lampadas boas/baratas :D

Abracos!

 

P.S.: a arcadia freshwater eh uma boa lampada, mas para plantados a arcadia original eh mais adequada...nd a reclamar das 2, com essa ressalva...mas a power compact...tsc tsc tsc ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em um outro forum,quebraram o pau na luz do dia,e falam que so presta lampadas assima de 6,500K,e o lojista me disse que a Arcadia Original nao serve em nada pra plantados,pois tem um tom rosado!

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eh exatamente por isso que a arcadia original presta!!!!! Ela tem a mesma funcao da grolux, aquaglo, nutriglow, etc.... se voce olhar a caixa da arcadia original vera que ela tem picos altissimos no vermelho(principalmente) e no azul. Ue, as plantas n absorvem justamente essas cores(mais a 1a ainda)? Comeh que um cidadao fala que n presta pras plantas "pq eh rosa"?

Quanto a lampadas LDD realmente eh controvertido, mas posso afirmar que a maioria dos aquaristas usam ela e estao super satisfeitos...o preco dela eh o melhor, tem uma boa temperatura de cor para as plantas, ilumina bem...OBVIOO que em aquarios com uns 50 60 cm de altura, elas vao ter seu efeito diminuido, mas eh uma excelente lampada!

Agora quant essa arcadia power compact, eu mesmo montei um aqua de um amigo meu que tinha 2 dessas..o aqua tava TD igual ao meu(com excecao das lampadas)e as plantas dele quase n se desenvolviam e as minhas tirava muda 2x por semana..pq c acha que isso ocorreu?

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Obrigado pela ajuda!

Mas agora,acabando a conversa,qual a melhor lampada para mim colocar agora no meu aqua?E em que quantidade?

 

Considerando que tenha 60cm de altura!E quero que as plantas lá de baixo do aquario consigam tambem pegar essa luz!

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao serve em nada pra plantados,pois tem um tom rosado

Quem te disse isto não faz a menor ideia do que está a dizer. Tom rosado é exactamente o espectro com maior indice PAR, ou seja, o melhor para fotossíntese. Muda de loja.

14000K é uma luz péssima, é azuladíssima e para além de não atingir certos pigmentos fotossintéticos (sensíveis ao vermelho) coloca o aquário com uma cor muito artificial.

Power compacts NÃO EMITEM mais luz por Watt que as fluorescentes normais. bem pelo contrário, a não ser que tenhas um excelente reflector, acabam mesmo por fazer incidir menos luz nas plantas que as clássicas.

 

Para 60cm de profundidade terás que esquecer as fluorescentes, mesmo as HO e VHO. Tens que te virar para os iodetos metálicos. OSRAM HCI 4200K tem um índice CRI de 96% é a escolha mais abrangente.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de discordar no que toca a power compacts emitirem mais luz que as fluorescentes normais. Um critério muito simples é a eficiencia energética que das t-12 e T-8 ser de B enquanto que as power compacts na sua maioria teem uma eficiencia energética A.

 

Por outro lado como as power compacts teem balastro electronico integrado pode ser isso que faz a diferença já que a classificação das fluorescentes normais é penso eu referente a balastros normais. Com um balastro electronico são provavelmente igualmente eficientes uma vez que o principio de conversão de electricidade em luz é o mesmo.

 

É o caso das T-5 que requerem balastro electronico e para a mesma potência e igual espectro emitem mais lumens/W.

 

Quanto a um aquario profundo como esse tambem recomendo HQI uma vez que tens uma grande atenuação na coluna de água, a não ser que nao queiras meter plantas exigentes junto ao areão. Já agora apostava numa lampada que tivesse um pico no azul perto do pico fotossintetico optimo azul das plantas, ja que o azul tem mais penetração que o vermelho e ao menos satisfazias bem um dos picos fotossintéticos.

 

Se acabares por decidir por lampadas power compact no teu caso a minha recomendação é a utilização das "cool white" como primeira escolha e das "daylight" como segunda.

 

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu nao queria usar HQI´s!

Pois minha tampa é baixa,então vai aquecer demais!E sem tampa eu acho esteticamente horrivel!

 

Tem como eu diminuir a altura do meu aqua para 50cm?Com um diamante eu consigo isso?

 

Obrigado pela ajuda!

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Do substrato até o pico mais alto onde tem agua,tem 50 cm de altura!

Ja perdi 10cm!Será que agora da pra mim usar fluorescentes.

 

Eu estava aqui com uma questão na cabeça: A Arcadia faiz lampadas super cara para aquariofilia,e tal.

E tem um lampada simples,que custa uns 5 reais,que nao é propia para aquariofilia,mas é muito melhor que as super lampadas da arcadia para aquarios plantados!

 

Se 14,000K não funciona para um aquario plantado,por que eles fizeram então?

 

Agora,qual será melhor mesmo,as lampadas caras da Arcadia,ou as baratinhas e comuns Luz do dia???

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Então so Hqi´s mesmo?E que da lampada até a agua,tem apenas 10cm,então vai ferver a agua,hehhe!

O que devo fazer agora?

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais