Cimento na decoração?


Recommended Posts

Vou montar um aquario de Ciclídeos Africanos do Malawi ( só com cyphotilapia frontosa ), e como tal preciso de arranjar bastantes grutas.

Estou com ideia de fazer grutas com tubos PVC largos mas gostava de os "camuflar", e vi um post em que dizia basicamente isto:

Misturar cimento branco á areia de aragonita adicionar agua ate conseguir uma pasta dura , ela podem ser moldadas em sacos plasticos para ganhar forma. tem o mesmo tamponamento das rochas vivas.

Ora quando li isto pensei que é possivel resolver 2 problemas de uma só vez:

Por um lado consigo camuflar os tubos de PVC epor outro lado consigo aumentar o PH da minha água, correcto?

 

A minha dúvida está no tipo de cimento que se usa, se alguém aqui já usou , ajudem-me dando dicas

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja fiz isso.tens que usar cimento branco Portland 1 ou 2.kualker loja de construcoes tem esse cimento.e para obteres uma rocha bastante porosa aconselhote a usares sal de cozinha na mistura do cimento e da areiae conchas.e depois de seco metes as rochas de molho em agua doce por uns 15 dias o sal derrete e a rocha fica toda esburacada.mas é muito importante pores as rochas de molho uns 15 dias porque senao aumenta o ph da agua do aquario brutalmente matando tudo lá dentro.durante esses 15 dias vais mudando a agua kuase diariamente e vais fazendo testes de ph á agua so deves tirar as rochas do banho quando o ph estiver perto de 7.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, pela dica

Primeiro de tudo peço desculpa a todos os utilizadores deste fórum porque só agora dei conta de um erro brutal.

O que eu queria escrever era " afinal de conTas" e não o que está escrito.

Em relação ao assunto do cimento para substituir rochas verdadeiras, ganhando assim menos peso no aquário gostaria de colocar uma questão ao fizo .

Desculpa a insistência mas consegues ser mais pormenorizado na discrição, isto é: quantidade de sal usado ( proporção ), e quando tiras a rocha da agua ( ao fim dos 15 dias ) o pH estará a 7, mas o objectivo é manter o pH entre o 8-8.5.

Se ele vai baixando o pH ao longo dos dias quer dizer que esta pseudo rocha tem uma vida "útil " bastante curta certo( claro está falando em manter o pH alto)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia.a rocha vai sempre fazer subir o ph,o objectivo desses 15 dias é apenas evitar um choque de ph e alkalinidade no teu aquario.ao fim de 15 dias com mudas de agua diarias o ph da agua deve ser +ou - 7.

MAS se deixares as rochas na agua mais um dia ou dois sem mudares a agua vais notar que o ph vai-te subir para 8 ou ate 9.Capiche.. :wink:

Quanto a quantidades 1 parte de cimento para 3 de areia e uma de conchas.ou seja 1kg cimento mistura-se com 3 de areia e um de conchas.O sal é á tua descriçao eu usei 1 kilo mas o meu akuario é um reef e preciso da rocha bem porosa,mas aconselhote a usar menos pk senao a rocha perde consistencia.aconselhote a deixares secar bem as rochas pelo menos 3 ou 4 dias.e olha em vez de areia eu usava areao de coral esmagado de varias granulometias de 3mm ate 10mm.a rocha fica espetacular.e ninguem diz que é feita.no meu caso como é reef a rocha ja se encontra coberta de coralina e a cor dela agora e rosa e verde.mas no caso de um doce,,penso que irá ficar sempre branca.axo eu :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e já agora nao facas a mistura muito mole,faz uma peskisa na net por

ARAGOCRETE é o nome dado pelos ingleses a esta rocha feita.o ideal par a moldares as pedras ao teu gosto é fazeres um buraco na areiacom a forma desejada e meteres lá dentro a mistura de cimento.mas peskisa na net ke tens informacoes detalhadas.aki tena alguns sites.

 

http://www.athiel.com/lib3/arago.htm

http://www.garf.org/LEONELS/rock.html

http://www.mindspear.com/reef/concrete/

http://www.rockcanyon.com/reef/aquascaping.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

digamos ke nao é dificil,mas as primeiras rochas que fiz ficaram tao feias

ke nem a alga keria nada com elas.faz as pedras o mais á balda possivel

quanto mais desleixado fores mais bonitas e naturais elas ficam.Arranja uma fotografia da manuela ferreira leite e tenta replicar a cara dela numa pedra vais ver ke fica o pedra bem porosa e cheia de rugas e grutas :lol::twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:twisted::lol: :D

Vou tentar fazer este fim de semana ( só falta encontrar o Portland branco ) não vou é fazer a replica da Manuela Ferreira Leite porque não quero os meus futuros Frontosas traumatizados. :D

Afinal de contas não fizeram mal a ninguém.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para fazeres isso, não precisas usar cimento.

 

Eu aconselhava-te a usar cola para aquários e areia fina. podes por cola "aos montes", para não ficar muito liso, e depois polvilhas com areia. Se usares areia de diversos tons, poderá resultar num efeito bonito.

 

 

Uma outra forma para fazeres um tunel/esconderijo é usando pedras de xisto. São fáceis de encontrar, não são calcarias e "encaixam-se" fácilmente (poderás ajudar com silicone para aquários).

 

 

Um abraço e boas montagens...

Rui Peixeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou montar um aquario de Ciclídeos Africanos do Malawi ( só com cyphotilapia frontosa

 

Haddock atenção que os frontosas são do lago Tanganika e não Malawi.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

daniel

 

vou montar o meu aquario de agua doce

que tipo de decoração e peixes devo colocar de iniçio espero pelas vossas ideias.

 

1-aquario 100 litros

2-filtro interno

3-areia branca

ate agora e so o que tenho em relação a luz não sei qual colocar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí vem a pergunta que tanta vez se faz:

 

 

Que tipo de peixes vais colocar no teu aquário?

Se colocares ciclídeos africanos não vais precisar de plantas que necessitem de muita atenção ( até porque os teus habitantes podem acha-las um petisco ) logo a luz pode ser uma que simule a luz do dia., não tem que ser uma “especial “ para plantas

Eu no meu aquário ( que já desactivei ) tinha uma Sun-Glo e uma Marine-Glo para realçar as cores dos peixes,.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais para um plantado talvez não seja pior dares uma vista de olhos pelo forum de plantas.

 

Iluminação basta procurares aqui no forum com a ferramenta de pesquisa que encontras tópicos com tudo sobre iluminação.

 

Produtos existem de 2 tipos (que eu conheça)

- Bolas de fertilizante que se enterram no areão. Se vais meter peixes "escavadores" ou se mexeres muito no areão deixam-te a água muito turva.

- Fertilizante liquido. Este pelo menos não te turva a água.

 

Extras:

- Não deves ter carvão activado no filtro porque te retira os nutrientes que as plantas precisam.

- Pensa em CO2 se vais para um plantado, as plantas agradecem e a curto prazo tu também. (já a carteira por outro lado é capaz de se ressentir inicialmente)

 

Boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.