Nano Aqua 17l - Ajuda, Dúvidas, Sujestões, Comentários, Etc.


Luís Amaral

Recommended Posts

e quanto à raia..lol sim .. daqui por uns tempos ela vai para o oceanário.. depois de ter tudo plantado ainda se nota mais a sua dimensão :wub: mas pronto.. por enquanto o bolso de estudante está muito apertado com esta montagem..fica para daqui por uns tempos..tem de ser um mais pequeno, e vou ver se descubro maneira de por um externo ou de mochila naquele pequeno espaço!:wink:

 

Cumprimentos

Luís Amaral

 

estou na brincadeira contigo intereça é que esse filtro faça a sua funçao, e um dia mais tarde que possas mudas para um de mochila.

 

indepente disso que é secundario conseguiste fazer um aquario que para mim está muito fixe em termos de layout e flora

nao precisando de grandes fertelizaçoes e uma manutençao suave.

 

um concelho nao deixes o musgo se apoderar das rochas vai sempre aparando para as deixares visiveis

 

abraços e vai postando as evoluçoes e pede a um moderador para te passar o topico para a secçao dos nanos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 101
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

estou na brincadeira contigo intereça é que esse filtro faça a sua funçao, e um dia mais tarde que possas mudas para um de mochila.

 

indepente disso que é secundario conseguiste fazer um aquario que para mim está muito fixe em termos de layout e flora

nao precisando de grandes fertelizaçoes e uma manutençao suave.

 

um concelho nao deixes o musgo se apoderar das rochas vai sempre aparando para as deixares visiveis

 

abraços e vai postando as evoluçoes e pede a um moderador para te passar o topico para a secçao dos nanos.

 

Eu sei também estou a entrar na brincadeira.. masi tarde hei-de pensar nisso!

 

Obrigado pelos comentários e apoio! torna-se importante ver algo que fiz com gosto e trabalho ter algum reconhecimento! :wub:

 

e sim vou aparando sempre o musgo (menos nas férias..qquando voltar aparo a amazónia!) para não perder as rochas e não deixar o aqua sobrecarregado!

 

já agora ainda me restou um pouco de Riccia.. alguma sugestão??? dá secalhar mais um tufo igual ao da direita só não fiz porque se acabaram as pedras.. mas dá com outra coisa...

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a riccia podes amarrar a qualquer coisa que seja inerte e que tenha peso para ir ao fundo se for plana melhor.

 

nao a deixes crescer muito em altura vai sempre aparando para a parte de baixo nao deixar de apanhar luz e apodrecer que acaba por se soltar sempre tudo e vir ao de cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

abraços e vai postando as evoluçoes e pede a um moderador para te passar o topico para a secçao dos nanos.

 

Achas queme passam para a secção de nanos? será mesmo boa ideia, mesmo com tantas "dúvidas de principiante" que vou metendo aqui? até acho que ficava melhor lá uma vez que já está montado e daqui para a frente é ver a evolução.. com que devo falar? podia até mudar o nome do tópico!

 

a riccia podes amarrar a qualquer coisa que seja inerte e que tenha peso para ir ao fundo se for plana melhor.

 

nao a deixes crescer muito em altura vai sempre aparando para a parte de baixo nao deixar de apanhar luz e apodrecer que acaba por se soltar sempre tudo e vir ao de cima.

 

A riccia, como já não tinha pedras maiores, amarrei várias pequeninas umas às outras com linha e depois a riccia por cima para fazer uns tufos um pouco maiores..já está toda no aqua! vamos lá ver se se dá bem :drinking:

 

Aqui fica uma foto:

26jun08aquaupdate.jpg

 

Sujestões comentários críticas etc. tudo benvindo!!! :twisted:

 

 

O sistema de CO2 que montei também já está a bombar! :bad-words: eheh não tão bem como tinha planeado, mas está a injectar CO2!! Com mais tempo posto aqui o que fiz!! talvez mais logo!

 

26jun08CO2.jpg

 

A temperatura é que tem estado um pouco alta..também já faz algum calor..hoje desliguei o termostáto, tava com uns 27/28º..vamos ver se desce, senáo meto umas pedras de gelo para regular um pouco mais.. terá alguma razão de ser esta subida de temperatura (prálem da chegada do verão)?

 

 

Abraços!

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura é que tem estado um pouco alta..também já faz algum calor..hoje desliguei o termostáto, tava com uns 27/28º..vamos ver se desce, senáo meto umas pedras de gelo para regular um pouco mais.. terá alguma razão de ser esta subida de temperatura (prálem da chegada do verão)?

 

 

Abraços!

Acho que é normal no verão subir a temperatura. A minha também subiu um pouco. Mas já vi tópicos a falar sobre isso por aqui. Há montes de maneiras de fazer baixar a temperatura.

 

Eu estou a gostar do teu aquário. Acho que tá muito fixe.

 

Abraços

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

entao tudo bem

 

o aquario ficou lindo pá :wub:

 

cria tu mesmo um novo topico nos nanos.

 

escolhe um nome que condiga contigo e com o aquario e mete lá, está a decorrer um concurso lá e podias muito bem inscrever o teu está com bastante potencial.

 

e é apenas para a malta brincar um pouco, intereça é a participaçao e convivio entre o pessoal.

 

a temperatura é normal desce o termoestacto menos 2 ou 3 graus desejados escusa de estar desligado.

durante o dia se o compartimento onde o aquario se encontra estiver quente é normal fazer a subida de temperatura junto com as luzes do aquario.

 

para isso sem tampas e com a ajuda de umas ventuinhas de pc.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é normal no verão subir a temperatura. A minha também subiu um pouco. Mas já vi tópicos a falar sobre isso por aqui. Há montes de maneiras de fazer baixar a temperatura.

 

Eu estou a gostar do teu aquário. Acho que tá muito fixe.

 

Abraços

 

já desliguei o termóstato, não estava a fazer nada ali agora no verão..passava o tempo todo desligado. Vou pondo uns sacos com gelo e deixando a tampa aberta e melhora um pouco a situação..também o sítio onde tenho o aqua não é o melhor para a dissipação de calor (estante dos primeiros posts, fica lá mesmo encaixado!) Obrigado pelo comentário ::D:

 

 

boas

 

entao tudo bem

 

o aquario ficou lindo pá :wink:

 

cria tu mesmo um novo topico nos nanos.

 

escolhe um nome que condiga contigo e com o aquario e mete lá, está a decorrer um concurso lá e podias muito bem inscrever o teu está com bastante potencial.

 

e é apenas para a malta brincar um pouco, intereça é a participaçao e convivio entre o pessoal.

 

a temperatura é normal desce o termoestacto menos 2 ou 3 graus desejados escusa de estar desligado.

durante o dia se o compartimento onde o aquario se encontra estiver quente é normal fazer a subida de temperatura junto com as luzes do aquario.

 

para isso sem tampas e com a ajuda de umas ventuinhas de pc.

 

Tudo bem krypticall? também gostei do efeito do layout! mesmo com a Hydrocotyle verticillata grande e disforme..ficou a tapar o que a saggitária ainda não preenche! e já estão a nascer e crescer uns novos pés da hydro! daquia uns dias já tem uns quantos!! ::D: eheh

 

e talvez fale com um dos moderadores para me passar o tópico para lá assim fica com alguma continuidade:) e torna-se mais facil para trer toda a informação junta! quanto a nomes não sei... alguma sugestão??

 

quanto ao concurso de nanos, não sei se me inscreva, uma vez que a fauna ainda não está completa e o aqua ainda está a maturar, mas daqui a uns dias talvez me inscreva com o aqua mesmo assim.. só mesmo pela participação e experiencia :)

 

quanto à temp. foi o que disse em cima ao nickunknown! :wink:

 

Obrigado pelo comentário ::D:

 

Que grande evolução!! Esse aqua ficou fantástico!

Agora só falta a fauna para ficar completo! Que peixes estás a pensar por?

Uns rasboras arlequim ficavam muto bem com esse layout.

 

Cumps

 

Obrigado pelo comentário ::D: !

 

Quanto à fauna ainda não decidi muito bem o que fazer, porque em Agosto vou passar as férias a casa (Açores) e não tenho ninguém para tratar do aqua.. ou seja um mês ao abandono.. as plantas e ampulárias ainda se devem aguentar e em Setembro faço uns ajustes e há de ir ao sítio.. mas os peixes não iam aguentar...

 

A curto prazo estou a pensar por umas Neocaridina heteropoda var. Red (Red Cherrys) que quando tiver o musgo mais desenvolvido será bom para eles..e depois em Setembro ainda não decidi que peixes por.. primeiro pensei nos tetra neons (Paracheirodon innesi).. mas já os tive e acaba por se tornar muito comum..a minha segunda hipótese foram as rásboras arlequim! mas enquanto pesquisava vi as boraras brigittae :

2158-_db_IMG_58661.jpg

gostei imenso desse peixe! as cores têm a ver com o layout e tudo, são pequenos, o que é muito bom para o tamanho de aqua que tenho, mas ainda não pesquisei muito, não sei se são os mais indicados...outros que tinha visto e semre gostei, mas que pelo que li só se dão bem em água salobra foram os brachygobius sp. e ainda vi os microrasbora sp. 'Galaxy' mas preferi as boraras brigittae ::D: .. já agora opiniões???

 

 

Agora algumas dúvidas:

;) Será que posso ou não ( devo ou não) introduzir agora os red cherrys? uma vez que em Agosto vão estar ao abandono..irão aguentar o mês todo sem cuidados??

:arrow: Na loja disseram-me que para as plantas devia comprar uma lâmpada própria..de certeza que a que tenho ali não é a mais adequada (dos chineses) agora numa das lojas era uma lâmpada da Sylvana e custava 9€ e na outra loja não sei a marca (kk coisa gro lux? não consegui ver bem) mas eram uns 16€..valerá mais a pena comprar a de 16? ou será que a de 9€ "faz o serviço"?

:arrow: quanto ao meu CO2 caseiro... não sei se o fluxo é dos melhores ou não.. a sair doa pedra difusora consigo contar agora umas 3 bolhinhas por segundo.. mas o problema é que saem e vão logo para a superfície, deverei comprar um difusor melhor tipo os de cerâmica e vidro? já que não tem muita pressão devo refazer a receita?? ( em breve meto o sistema que fiz!)

:arrow: O meu filtro tem uns compartimentos que vieram com carvão activo, li por aí que esse carvão faz mal às plantas, é verdade? devo tirá-lo? pensei tirá-lo de dentro dos compartimentos e substituir por umas cerâmicas para as bactérias! é boa ideia??

 

Desde já obrigado se puderem responder!:)

 

Abraços!!

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ai gostaste das boraras :arrow:

 

 

entao e estas ;)

 

pseudogmil gertrudae

P_gertrudae_Weipa_GS.jpg

 

 

pseudogmil furcatus

P_furcatus_GS.jpg

 

 

foi só pra atiar lenha na fogueira :arrow:

 

ps: visto que vai de ferias, nao tenciones adicionar nada pra já 1 mes é muito tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, pois também já tinha visto os pseudogmil banana rock e gostei bastante, mas não sei porquê quando vi a borara gostei mais, talvez pelas suas cores também não pesquisei muito sobre isso ainda porque ainda falta muito tempo até meter peixes lá dentro!! mas os pseudogmil também são uma opção ::D: eheh

 

Já agora se souberes responder a mais alguma das minhas dúvidas agradecia imenso (adicionei mais uma..)

 

Abraço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, pois também já tinha visto os pseudogmil ;) e gostei bastante, mas não sei porquê quando vi a borara gostei mais, talvez pelas suas cores também não pesquisei muito sobre isso ainda porque ainda falta muito tempo até meter peixes lá dentro!! mas os pseudogmil também são uma opção banana rock eheh

 

Já agora se souberes responder a mais alguma das minhas dúvidas agradecia imenso (adicionei mais uma..)

 

Abraço!!

 

para te ser cincero tive preguiça de ler tudo ::D:

mas ja vou tratar disso :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora algumas dúvidas:

:arrow: Será que posso ou não ( devo ou não) introduzir agora os red cherrys? uma vez que em Agosto vão estar ao abandono..irão aguentar o mês todo sem cuidados??

 

o melhor seria depois de vires das ferias para nao teres dissabores :wink:

 

:arrow: Na loja disseram-me que para as plantas devia comprar uma lâmpada própria..de certeza que a que tenho ali não é a mais adequada (dos chineses) agora numa das lojas era uma lâmpada da Sylvana e custava 9€ e na outra loja não sei a marca (kk coisa gro lux? não consegui ver bem) mas eram uns 16€..valerá mais a pena comprar a de 16? ou será que a de 9€ "faz o serviço"?

 

nao conheço o material em questao por isso nao te sei responder.

mas qualquer lampeda apartir de 6.500k até aos 10.000k serve perfeitamente para um plantado.

 

:arrow: quanto ao meu CO2 caseiro... não sei se o fluxo é dos melhores ou não.. a sair doa pedra difusora consigo contar agora umas 3 bolhinhas por segundo.. mas o problema é que saem e vão logo para a superfície, deverei comprar um difusor melhor tipo os de cerâmica e vidro? já que não tem muita pressão devo refazer a receita?? ( em breve meto o sistema que fiz!)

 

as bolhas por segundo contao-sse num conta bolhas nao as que saiem pela pedra difusoura :)

isso é muito pouco ou quase nada deveria de sair varias seguidas e minusculas.

deves de ter fuga no sistema.

 

:arrow: O meu filtro tem uns compartimentos que vieram com carvão activo, li por aí que esse carvão faz mal às plantas, é verdade? devo tirá-lo? pensei tirá-lo de dentro dos compartimentos e substituir por umas cerâmicas para as bactérias! é boa ideia??

 

o carvao activo serve apenas para limpar a agua de medicamentos que tenhas utilizado recentemente e clarificaçao da agua. ao fim de pouco tempo o recomendavel será tira-lo depois de ter efectuado a sua tarefa.

 

o meu concelho seria tiralo fora e meter ceramicas no lugar dele.

 

Desde já obrigado se puderem responder!:)

 

Abraços!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Hoje comprei uma lâmpada Aqua Glo 8W 18.000K (não havia flora glo..mas também acho que nem existe), diz lá que é boa para realçar as cores dos vivos e é boa para o crescimento das plantas, no entanto notei que o aqua ficou um pouco mais escuro do que com a lâmpada antiga (dos chineses..), será que só esta lâmpada será suficiente ou devo pô-la juntamente com outra, por exemplo a Sun Glo que tem uma cor mais clara ( o meu aqua tem 17L e 35x30x20), para isso tinha de alterar umas coisas na calha :? , será mesmo necessário? #food

 

Krypticall : eu sei que as bolhas contam-se num conta bolhas.. lol :snipersmile: mas como o meu sistema não estava em bom funcionamento retirei o meu "conta-bolhas caseiro" e o sistema passou a ser basicamente garrafa->aquário..lol foi apenas uma maneira de quantificar o fluxo que saía pela pedra difusora..Mas hoje já refiz a receita e usei uma garrafa nova daquelas de água com gás ( deve aguentar bem as pressôes biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> ) e já está a mandar bastantes bolhas!! "bolhas..hmm ..Adoro bolhas!" ::D: , o sistema antigo tinha mesmo umas fugas.. :sad2: mas o novo ainda é só garrafa->aqua porque não tive tempo de montar o resto para ver se funcionava bem.. mas quando tiver tempo faço isso e posto aqui (finalmente). Agora acham que devo arranjar um difusor de CO2 dos cerâmicos ou a pedra difusora serve, dado o tamanho do aquario? :)

 

E já tirei o carvão do filtro.. ainda não arranjaei foi as cerâmicas..também comprar um pacote inteiro para por 4 ou 5 ali dentro..é que não cabe muito..mas ficaram lá umas zeolites que vieram, li que não fazem grandes coisas mas que também ajudam a alojas bactérias..será verdade?

 

Desculpem o Post maçudo.. mas não existem grandes novidades por agora e também não tenho máquina fotográfica :sad2:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Hoje comprei uma lâmpada Aqua Glo 8W 18.000K (não havia flora glo..mas também acho que nem existe), diz lá que é boa para realçar as cores dos vivos e é boa para o crescimento das plantas, no entanto notei que o aqua ficou um pouco mais escuro do que com a lâmpada antiga (dos chineses..), será que só esta lâmpada será suficiente ou devo pô-la juntamente com outra, por exemplo a Sun Glo que tem uma cor mais clara ( o meu aqua tem 17L e 35x30x20), para isso tinha de alterar umas coisas na calha :? , será mesmo necessário? biggrin

 

Krypticall : eu sei que as bolhas contam-se num conta bolhas.. lol #food mas como o meu sistema não estava em bom funcionamento retirei o meu "conta-bolhas caseiro" e o sistema passou a ser basicamente garrafa->aquário..lol foi apenas uma maneira de quantificar o fluxo que saía pela pedra difusora..Mas hoje já refiz a receita e usei uma garrafa nova daquelas de água com gás ( deve aguentar bem as pressôes ::D:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':sad2:' /> ) e já está a mandar bastantes bolhas!! "bolhas..hmm ..Adoro bolhas!" ::D: , o sistema antigo tinha mesmo umas fugas.. :? mas o novo ainda é só garrafa->aqua porque não tive tempo de montar o resto para ver se funcionava bem.. mas quando tiver tempo faço isso e posto aqui (finalmente). Agora acham que devo arranjar um difusor de CO2 dos cerâmicos ou a pedra difusora serve, dado o tamanho do aquario? :sad2:

 

E já tirei o carvão do filtro.. ainda não arranjaei foi as cerâmicas..também comprar um pacote inteiro para por 4 ou 5 ali dentro..é que não cabe muito..mas ficaram lá umas zeolites que vieram, li que não fazem grandes coisas mas que também ajudam a alojas bactérias..será verdade?

 

Desculpem o Post maçudo.. mas não existem grandes novidades por agora e também não tenho máquina fotográfica :sad2:

 

Abraços!

 

 

Aqua Glo 8W 18.000K fosgasse :)

isso sao lampedas actinicas para salgados ou aquarios com ciclidios :snipersmile:

 

eu sugeri lampedas de 6500k a 10.000k nao deves de ter visto a tempo ::D:

 

o difusor em vidro é sempre bonito mais estecticamente e faz mais efeito mas se nao estiveres para esbanjar dinheiro a pedra difusoura tambem desenrrasca.

 

para as ceramicas arranja um pouco de tijolo e parte aos bocados e mete dentro de um saco de rede fininho. :wink:

é porouso e faz o mesmo efeito ::D: esta é de borla lol :Pbiggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraços e velá quando crias o topico nos nanos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua Glo 8W 18.000K fosgasse #food

isso sao lampedas actinicas para salgados ou aquarios com ciclidios :snipersmile:

 

desculpa lá.. mas o que são actinicas? lol desculpa a ignorancia mas nunca ouvi o termo..já agora isso é bom ou mau? a lâmpada não serve para o meu aqua? lá na loja disseram que era boa.. quanto a juntar uma Sun Glo a esta? será boa ideia? :sad2:

 

eu sugeri lampedas de 6500k a 10.000k nao deves de ter visto a tempo biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

o difusor em vidro é sempre bonito mais estecticamente e faz mais efeito mas se nao estiveres para esbanjar dinheiro a pedra difusoura tambem desenrrasca.

 

Pois..os de vidro ainda são carotes..embora ficasse mais bonito.. mas por enquanto a pedra manda umas quantas bolhas..dá para desenrrascar!

 

para as ceramicas arranja um pouco de tijolo e parte aos bocados e mete dentro de um saco de rede fininho. :sad2:

é porouso e faz o mesmo efeito biggrin esta é de borla lol ::D::)

 

Quanto a esta não tenho tanta certeza, um dos requisitos de um tijolo é que este seja pouco poroso (dou isto na cadeira de materiais de construcção!), as cerâmicas para aqua devem ser mais porosas propositadamente para as bactérias se instalarem, senão era partir tijolos e por no aqua que sai mais barato ::D: lol , no entanto bactérias são bactérias... devem-se fixar em pouca coisa :sad2: vou experimentar! :?

 

abraços e velá quando crias o topico nos nanos .

 

já pedi ao moderador dos nano aqua para mo mudar para lá. mas ele disse que tinha de falar com um moderador geral, só que não sei qual..lol com quem devo falar?

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Lâmpadas actínicas

 

São as famosas “lâmpadas azuis”. São utilizadas em aquários marinhos, próprias para invertebrados. Como aspecto positivo, realçam bastante a coloração dos peixes. Alguns aquaristas citam que as verdadeiras cores do ciclídeos africanos são reveladas com a utilização dessas lâmpadas. Não surtem muita diferença em relação ao crescimento de plantas ou algas. Como o nome já diz, emitem uma luz azul muita apreciada por alguns, e nem tanto por outros. O aspecto negativo é o preço, proibitivo para muitos. Se você deseja uma iluminação azul para seu aquário, lâmpadas como a Sylvania Azul são uma opção bem mais econômica e que atinge um efeito semelhante.

site:http://www.cmcas.com.br/artigos/luz.htm

 

quanto ao tijolo como é a parte de dentro do tijolo nao é bastante porosa tirando aquela camada superficial ??? banana rock

outra ipotece sao pedras vulcanicas igualmente partidas aos bocados.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

hmm..então esta que tenho é um pouco diferente, o espectro diz que o maior pico é o vermelho, apresentando outro pico na zona do azul, embora mais pequeno:

5902_BIG.JPG

 

é exactamente este que vem no pacote! e é a primeira dessa lista a minha! e realmente as cores mais realçadas no aquário agora são os vermelhos das rochas vulcânicas(infelizmente não tenho máquina..quanto ma emprestarem tiro mais fotos..). também diz no pacote que é aconselhada para "fresh water aquariums" e "planted Aquariums", logo deve ser relativamente boa para o crescimento das plantas.. também com 18.000K.. e não foi assim tão cara (penso eu, para o meu aqua antigo eram bem mais caras).. 11,45e, ainda assim será que junto uma Sun Glo ou será descnecessário? talvez espere para ver o resultado..

 

quanto às pedras vulcânicas para efeito de cerâmicos, é capaz de dar mais certo,são muito mais porosas, e ainda tenho um resto que cresceu do areão, assim já não tenho d ir picar paredes banana rock eheh

 

abraço e obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que junto uma Sun Glo ou será descnecessário? talvez espere para ver o resultado..

 

sendo assim testas isso nao conheço a lampeda em questao so me fez espesse tantos kelvins.

e depois a flora que tens tambem nao exige assim tanto.

 

se nesseçario entao mais tarde adicionas outra.

 

quanto às pedras vulcânicas para efeito de cerâmicos, é capaz de dar mais certo,são muito mais porosas, e ainda tenho um resto que cresceu do areão, assim já não tenho d ir picar paredes :P eheh

 

melhor :bad-words:

 

abraço e obrigado!

 

abraços e vai postando fotos pra malta. :(

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho curiosidade quanto a lampada que colocaste, é que tenho a iluminação feita com luminarias dessas como a tua das lojas de material de iluminação, e nunca coloquei lampadas de aquariofilia porque geralmente estas são de HO (High Output) e essas iluminarias levam lampadas de HE (High Efficienc), o problema desta diferença, é que supostamente um balastro de HE não tem potência para arrancar uma de HO, o que podera danificar os balastros.

 

No meu caso, como estou a falar de iluminarias de 85 cm, a diferença e que as lampadas que la estao sao de 21W (HE) e as de aquariofilia sao de 36W (HO).

 

Qual o comprimento e potencia dessa nova lampada que colocaste!?

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jose_matias!!

 

Tal como já tinha referido a lâmpada é de 8W, 18.000K e tem perto de 28,8cm (12" inches como aparece na tabela abaixo da imagem do espectro que meti um pouco mais acima, e logo a 1ª da lista), quanto a HO ou HE, nunca ouvi falar disso, e levei o suporte da lâmpada para a loja e não me alertaram de nada, portanto julgo não haver grande problema em relação a isso..corrijam-me se estiver errado..

 

Já agora reforço o que o krypticall disse, onde tem Fauna (animais) deveria estar Flora (plantas) :puppydogeyes:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2158-_db_IMG_58661.jpg

 

Boas,

no meu aqua tambem pensei por as brigitae mas depois de muito procurar, nao consegui arranjar nenhuma loja que as tivesse, vai então optei por uma espécie muito semelhante as boraras maculatus

 

Fica a foto:

b-maculatus.jpg

 

Ja no meu aqua:

dscn1158rz2.jpg

dscn1140lm2.jpg

 

De resto para parabéns pelo aqua está um layout muito bem conseguido!!

Do melhor que tenho visto por aqui no ST dos nanos ;)

Agora basta ir maturando isso e manter as algas away (nos primeiros tempos é normal que apareçam algumas sem razao aparente, mas se mantiveres um regime de fertilizações regular e equilibrado elas vão-se!!)

 

Força nisso!

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Murkas: Obrigado pelo comentário e pelo apoio!! E por mais incrível que pareça também pensei nos boraras maculatus para por no aqua! :unsure: até agora todas as sugestões que deram foram peixes que também pensei por..mas não sei por que..as brigitae é que era biggrin.png' alt=':biggn:'> lol mas também como só vou por peixes em setembro tenho tempo para pensar nisso! apesar de gostar masi das cores fortes das brigitae as maculatus secalhar no aqua ficam com uma melhor coloração que as fotos.. depois vejo isso! quanto a fertilizações..por enquanto também só CO2.. quando voltar das férias em Stembro , dependendo do estado do Aqua vejo o que faço de fertilizações!

 

já Agora na ultima foto que mostraste que planta é aquela atrás do red e do maculatus? tipo de um musgo não? gostava de arranjar disso para o meu aqua! :D

 

Abraço e Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já Agora na ultima foto que mostraste que planta é aquela atrás do red e do maculatus? tipo de um musgo não? gostava de arranjar disso para o meu aqua! :unsure:

 

Abraço e Obrigado!

 

boas

 

Monoselenium tenerum lindo musgo mas é uma daquelas plantas lixadas de arranjar :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Finalmente vou postar aqui o meu sistema de CO2, infelizmente não venho dizer que tive 100% sucesso com o que pretendia, no entanto mostro tudo o que fiz (resumidamente) por forma a que me possam ajudar a descobrir o(s) meu(s) erro(s). Então aqui vai:

 

Bom a receita que usei foi uma aqui do fórum com gelatina:

 

:arrow: 1º - fazer a gelatina conforme indicado no pacote

:arrow: 2º - juntar-lhe 250gr de Açucar e deixar arrefecer

:arrow: 3º - depois de pronta a gelatina adicionar 11gr Fermipan (1 pacote), uma colher de sopa de açucar, uma colher de chá de Bicarbonato de Sódio e um pouco de água morna

:arrow: 4º - esperar pelas bolhas!

 

No Topic onde li isso dizia que durava aproximandamente 1 mês sempre a bombar, no entanto comigo só dura perto de 10 dias e depois perde a força :( o que estou a fazer mal?? da primeira vez tinha umas fugas, mas melhorei tudo, isolei muito bem e esperava que durasse mais, mas continuou a durar perto de 10 dias apenas :( estará o problema na receita? agora já não há fugas! A garrafa está a um nível inferior ao do aquário, terá isto alguma influencia?

 

Então aqui vão umas fotos:

 

Esboço para o sistema inicial:

CO2_1_2.jpg

 

1-Garrafa 1,5L com Gelatina e mistura

2-Garrafa pa prevenir que a mistura seja "empurrada" para a frente e que a água do aqua seja "sugada" para a garrafa

3-Válvula de controle de Saída de gás para o exterior

4-Válvula de controle de entrada de gás no aqua

5-Conta-bolhas Caseiro

6-Aquário

 

A minha ideia era a de controlar o fluxo de CO2 que entrava no aquário , para o diminuir era abrir a válvula 3 e fechar a 4 assim iria menos gás para o aquário (devido Às várias fugas não deu certo e não voltei a tentar depois de tapar as fugas!). O conta bolhas até funcionava mas retirei porque também tinha algumas fugas! bang

 

Portanto continuando..O sistema Actual é o seguinte:

CO2.jpg

 

Funciona, sem fugas, no entanto só dura uns 10 dias!!!:( A válvula nem é necessária, uma vez que o fluxo não chega a aser muito intenso!

 

O material e alguns procedimentos (as fotos são uma mistura do que fiz para a 1ª e para a 2ª vez!):

 

material.jpg

 

Pormenor das garrafas:

garrafas1.jpg

 

Para melhorar o isolamento alarguei o tubo na ponta como vi por aí no fórum:

tubo.jpg

 

O conta-bolhas não passa de uma caixinha de palitos :wink: :

conta%20bolhas.jpg

conta%20bolhas2.jpg

conta%20bolhas%20colado.jpg

 

Portanto o 1º sistema ficou assim:

sistema.jpg

 

E como não funcionou muito bem fiz o 2º que ficou assim:

sistema%20actual.jpg

 

 

Então agora sem fugas, bem isolado, feito com uma garrafa de água com gás (que deve aguentar bem pressões biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> ) muito simples, quase directamente da garrafa para o aqua, será normal com esta receita, durar apenas 10 dias? :mellow: pelo que vejo por aí dura perto de 1 mês...o que fiz mal? será da receita? será do sistema( dúvido porque refiz tudo e isolei bem!)? Será por a garrafa estar num nível inferior ao do aqua? Por acaso a receita necessita de luz para as bactérias "funcionarem" :huh: ? porque está tapada e não recebe luz..lol tou já sem hipóteses.. :( Agradecia uma ajuda se alguém consegiur descobrir o erro!

 

E agora deixo aqui uma nova hipótese revolucionária! acho que vou utilizar um dia! ::D: :

CO2_das%20pedras.jpg

 

Pronto foi apenas uma piada, já que é água gasocarbónica.. podia ser que durasse alguns..minutinhos :-D eheh

 

Obrigado a quem leu até ao fim e a quem me conseguir descobrir o erro..julgo estar na receita :? , mas não sei o que..

 

Abraços!!!

 

P.S.: Desculpem a qualidade das fotos, mas como não tenho máquina foi quase tudo de telemóvel!

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.