Recommended Posts

Boa tarde :smile2:

 

Tou com uma dúvida ao desligar o CO2 durante a noite... O que eu fazia antes era quando chegava à noite fechava a torneira da botija e deixava a agulha e o redutor na mesma e passado um tempo o valor do manometro ia de 1 para 0 e não havia saída de CO2 para o aquario...

 

Acontece que agora enchi a garrafa que ja tinha acabado e quando faço o mesmo procedimento que antes o manometro continua sempre a indicar 1 e continua sempre a deitar CO2 para o aquario, mesmo com a botija fechada...

Para fazer parar a saída de CO2 tenho de meter o redutor o mais aberto possível e abrir a agulha até que finalmente o manometro passa a indicar 0... Mas isto implica estar a configurar todos os dias a taxa de CO2...

 

Que é que se está a passar de errado aqui?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Falta-te uma coisa! Uma válvula solenóide! Algo deste género:

 

190030_z1.jpg

 

Ligada a um temporizador, ligas e desligas quando precisares.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas enquanto não a compro como é que é suposto comprar o CO2?

 

Devias querer dizer "cortar", penso eu de que. Se ao fechares a torneira da garrafa, e o manómetro continua a indicar pressão, há duas hipóteses:

 

1- a torneira não está a vedar bem, e liberta sempre CO2, e aí vês se há saída para o aquário;

 

2- ou a pressão até ao difusor de CO2 não é a suficiente para o fazer sair, mantendo-se a tal pressão desde o manómetro até ao difusor.

 

Creio que seja a segunda hipótese, e isso só quer dizer uma coisa: não tens fugas no sistema, está óptimo!

 

O facto delas aquecerem, não há problema! Os pneus dos carros também aquecem quando andamos neles, e não é por isso que derretem!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Basta ligar à tubagem do sistema de CO2 e dar-lhe gás. E sim, realmente custam esse balúrdio... mas há outra solução :( .

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Basta ligar à tubagem do sistema de CO2 e dar-lhe gás. E sim, realmente custam esse balúrdio... mas há outra solução :( .

 

Cumps.

 

 

Só se for desligar á maozinha :D

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se for desligar á maozinha :wink:

 

Nem por isso. Há outro tipo de válvulas, que se encontram em determinados sítios, bem mais baratas! Quero ver se descobrem isso! Já o mencionei várias vezes aqui no fórum.

 

Sou mauzinho :rolleyes: .

 

 

 

Cumps e boas pesquisas...

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Devias querer dizer "cortar", penso eu de que. Se ao fechares a torneira da garrafa, e o manómetro continua a indicar pressão, há duas hipóteses:

 

1- a torneira não está a vedar bem, e liberta sempre CO2, e aí vês se há saída para o aquário;

 

2- ou a pressão até ao difusor de CO2 não é a suficiente para o fazer sair, mantendo-se a tal pressão desde o manómetro até ao difusor.

 

Creio que seja a segunda hipótese, e isso só quer dizer uma coisa: não tens fugas no sistema, está óptimo!

 

O facto delas aquecerem, não há problema! Os pneus dos carros também aquecem quando andamos neles, e não é por isso que derretem!

Cumps.

 

Sim, era cortar claro :rolleyes:

 

O problema é que antes bastava fechar a garrafa e deixava de deitar CO2 para o aquario e agora continua sempre a deitar a menos que o regulador esteja todo aberto como se quisesse libertar o CO2 da tubagem mais rapidamente...

 

Se ficar a deitar tipo 1 bolha/segundo pode ficar ligado durante a noite?

 

Mais uma vez obrigado pela resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Sim, era cortar claro :(

 

O problema é que antes bastava fechar a garrafa e deixava de deitar CO2 para o aquario e agora continua sempre a deitar a menos que o regulador esteja todo aberto como se quisesse libertar o CO2 da tubagem mais rapidamente...

 

Se ficar a deitar tipo 1 bolha/segundo pode ficar ligado durante a noite?

 

Mais uma vez obrigado pela resposta

 

 

 

Viva,

 

Em relação ao Co2 não te posso ajudar muito porque introduzi-o à uma semana e tenho andado às voltas com o Ph e o Kh, porque houve uma altura que ele desceu quase para 5.

 

Há quem o deixe ligado de noite, eu não (por enquanto). A explicação é simples, se o Co2 acidifica a água, se o cortares durante a noite, poderá haver oscilações no ph.

 

Essa das bolhas, é uma questão confusa. Se efectuares uma pesquisa, vês n bolhas por segundo/ minuto e, fica-se, na minha opinião à toa... Isto porque, quem responde, muitas vezes não diz qual o tamanho do aqua. É um pouco como dizer, eu uso um termostáto de 300 watts... quem tenha um aqua com 40 litros, se não contextualizar e for á loja poderá comprar um de potência exagerada.

 

Aquilo que me parece mais pertinente, é aquele teste de Co2 permanente que, por sua vez também faz a correlação com o Ph existente. Se a escala de cor indicar muito Co2, diminuis o Co2 e o contrário também é verdade. Claro que, aqui tens de analisar a saúde dos peixes que, têm menos tolerância ao Co2 do que as plantas.

 

Regulares manualmente o C02, como tu indicas-te traz alguns problemas. O melhor, como já disseram é teres uma válvula solenóide. O membro CFatelo (Carlos) vende por 30 €, se não estou em erro e se tiveres dúvidas quanto ao pleno funcionamento do teu sistema, provavelmente, ele te ajudará.

 

 

Cpts.

 

beer

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.