Nano Eclipse 10l


Jerboa

Recommended Posts

Projecto nano Marineland Eclipse 3G

 

gallery_23127_589_45250.jpg

 

O aqua cheio com 11L e filtro de tampa, a ciclar o sistema seco-humido (Bio-Wheel).

 

So ainda o equipamento basico, com agua condicionada para inicio da proliferacao bacteriana.

 

Objectivo: aqua de mesa de facil manutencao (monitor do PC a esquerda)

Material: acrilico (incrivelmente leve, essencial para o objectivo)

Lampada fluorescente T5 6W

Fundo negro

Areao plastico Marina negro

 

Fauna projectada:

1x Betta macho;

1x Cory Paleatus.

 

Flora:

Indeterminada, mas musgo de Java de certeza

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O projecto é interessante... desconhecia a existencia desse equipamento, podes dar-me mas promenores sobre onde e por quanto o adquiristes? Quais são as dimensões exactas?

Agora o ponto importante: o betta sendo um peixe resistente e cujo habitat também é de si espaços reduzidos tolera-se para esse volume, no entanto acho que deves ponderar muito bem a não colocação da cory, visto ser um peixes de cardume e atingir facilmente dimensões razoaveis (5-6 cm é muito para 10L de água).

Outro ponto importante: areão plastico? Com esse tipo de substrato efectivamente as plantas que podes manter são mesmo musgo de java e praticamente só esse...

O que eu faria: comprava akadama para substrato, arranjava uns pequenos xistos para fazer hardscape, um mini-tronco com o musgo e uma anubia ou outra, alguns fetos na parte de trás do aquario e colocava uma qualquer especie de camarões e alguns caracois de pequenas dimensões. Se quisesse muito peixes, pensaria sempre nalguma especie de peixe de dimensões muito reduzidas e mesmo assim o espaço é realmente pouco...

Vai dando noticias, um abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

fazes intenços de plantar alguma coisa no aquario ? parece-me muito pouco o areao.

quanto ao resto tem pernas para andar :puppydogeyes:

 

trabalha um bocadinho num layout para ficar mais engraçado tens muitas ideias aqui pelo forao.

 

quanto a cory nao acho muito boa ideia porque sao peixes que nao gostao de estar sozinhos e 11 litros é muito pouco.

opta antes por umas caridinas japonicas como sao maiores talves nao tenhas problemas com o betta.

 

força nisso.

 

edit: respondi quase ao mesmo tempo que o Diogo e ele já respondeu e muito bem banana rock

quanto a mim seguiria o seu concelho.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com o que foi dito não metas a corydora mete so o beta. Se preferires podes substituir por umas ampularias ou como o krypticall disse por caridinas japonicas.

 

Exprimenta mudar o substrato para areão normal, pode continuar a ser preto mas é melhor natural do que artificial, até porque muitas vezes esses areões coloridos são tóxicos para os peixes. Aumenta também a quantidade de areão.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom o areao foi escolhido tendo em consideracao o acrilico, muito facil de riscar. O outro areao preto que conheco e de arestas, portanto nao da nem para o acrilico nem para o Cory.

Tenciono arranjar outro tanto deste areao proprio para aquas - ou usar um substrato misturado.

A. No caso de encher de areao plastico so, vou juntar argila em pequenas bolas e as grandes bolas de adubo de raiz ("7 bolas" de uma conhecida marca).

B. Optar por substrato misturado, so se arranjar algum que nao turve a agua, pois nao quero problemas de manutencao.

 

Tenho ja um Cory solitario, que parece bem feliz. E pequeno, se crescer vai para outra casa (eu adoro os Paleatus, nao sei porque).

Nao gosto de caracois e muito menos de camaroes.

 

O aqua tem 32cm de frente, 28 no fundo atras, 16 de profundidade e 22 de altura util.

Na tampa tras integrados o filtro especial (que justificou para mim esta experiencia) e uma mini lampada fluorescente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui esta uma imagem do interior da tampa, apos abrir a janela de apoio.

 

gallery_23127_589_67021.jpg

 

À esquerda a cabeca do motor, ao centro o filtro em placa, a direita a roda biologica.

Esta imagem mostra tambem o principal defeito de construcao: so ha uma estreita fenda para onde lancar comida ao lado da esponja do filtro.

Para diante esta a lampada, protegida por uma cobertura transparente (parafuso plastico).

 

gallery_23127_589_45904.jpg

 

Esta foto e um pormenor da Bio-Wheel, feita de material especial para cultura das bacterias (acho); em que so a parte inferior e molhada, a maior parte esta ao ar. A rotacao e irregular mas nao importa, pois esta sempre humida.

Isto permite excelente oxigenacao para as bacterias aerobias que decompoem os agentes toxicos. As anaerobias podem viver no areao.

Podem tambem ver os apoios de rotacao da roda.

 

Este sistema liberta espaco - e litragem -preciosos num nano aqua, sem perda das bacterias (a roda biologica e vitalicea e nunca se lava!).

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O projecto esta em reformulacao, nao tenho pressa.

Tenho de determinar a composicao final do solo e estou a pensar retirar o areao plastico, mas tenho de arranjar tempo para encontrar areao bem arredondado, por causa do acrilico.

Apesar de 1 sem na agua, mesmo com carvao 3 dias, ainda cheira a plastico: esta fora de causa juntar peixes nestas condicoes.

 

Note-se que de facto a unica razao de iniciar este topico foi o teste a tecnologia de filtragem, simples mas potencialmente eficaz: estamos a falar de nanos.

Da placa descolei em parte a espuma e retirei o carvao activado. Sobre a plateleira coloquei metade de turfa e para a outra metade vou arranjar meia-duzia de cilindros ceramicos.

Claro que tenho o problema do arranjo fechado da tampa, portanto vou ter de arranjar plantas que se adaptem a luz que vem: mas tubo fluorescente sempre sera melhor que lampadas normais?

De qq modo este aqua nao se destina a competir com as obras-de-arte q tenho visto, fico totalmente de boca aberta e nao imagino conseguir algo identico, nem por aproximacao a distancia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha que a akadama nao te risca isso assim facilmente e fica bem em qualquer aquario cabecadura

 

quanto ao resto que falas sim há que fazer as coisas com calma vesse que tens pesquisado bem sobre o assunto e isso é de louvar. ( fazer as coisas com gosto )

 

quanto a luz nao é ma de tudo apenas ficas sempre um pouco limitado mas visto que queres algo simples serve perfeitamente.

 

so tenho uma atençaozinha para te alertar ( isto é apenas uma opiniao amigavel )

li um topico teu a falares de colocar uma cory paleatus e um ancistro e nao acho nada boa ideia mesmo.

tambem é verdade que li que depois os mudarias de lugar mas mesmo assim essa cory nao se iria sentir nada bem e o mesmo se passa com o ancistro.

 

sempre podias optar antes por duas corys panda mesmo pequeninas que tambem teêm a sua graça e ai sim mais tarde as mudares entao de lugar . porque ? sempre sao mais pequenas ( anã ) e era um par.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho que para 10L, 3 peixes é muito apertado...

Existem varias especies de cory que não passam dos 3 cm, mas mesmo essas não iam estar bem nesse aquario.

Uma vez que não apercias invertebrados, acho que podes manter o betta, mas apenas ele... as corys ficam muito infelizes quando sozinhas, experiencia propria! Nao cometas o mesmo erro que eu cometi cabecadura

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todas as respostas.

 

Neste momento tenho um Paleatus solitario, que parece bem feliz. Ja tive diversos Paleatus sos, durante varios anos, sem problemas, mas neste forum todos me chamam a atencao para peixes de cardume.

A unica solucao e mudar o Paletaus para outro aqua e comprar mais Paleatus!

 

A ideia do Ancistrus foi abandonada neste aqua. A experiencia nao aconselha juntar um Anc juvenil com um Betta, pois sera atacado mais tarde ou mais cedo. O meu medo sao as algas, como controla-las.

Outra hipotese e dar o Cory (mas eu gosto mto dele) e arranjar um Otocinlcus. Tambem nao gosto de ver o Betta so, embora seja dificil arranjar-lhe amigos (o Betta e o Cory dao-se mto bem).

 

Vou ver se encontro essa famosa akadama especial. Queria fazer uma coisa basica, centrada num tronco vermelho-escuro que tenho, desses das lojas, onde estou a fixar um pouco de m Java. So que a akadama e vermelha, nao contrasta c o tronco. Nao sei bem o q fazer de facto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse que tinhas de ter a cory em cardume, eu tenho uma sozinha e ela está feliz (claro que quanto m,ais melhor). Repara que o problema não é a quantidade de corys mas sim o espaço que tens, que é pequeno para uma só cory. Deixa estar a cory no aqua em que ela está que de certeza que está muito melhor do que se for para ai...Mete so o beta e uns camarões que já cehga para esse aqua...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse que tinhas de ter a cory em cardume, eu tenho uma sozinha e ela está feliz (claro que quanto m,ais melhor). Repara que o problema não é a quantidade de corys mas sim o espaço que tens, que é pequeno para uma só cory. Deixa estar a cory no aqua em que ela está que de certeza que está muito melhor do que se for para ai...Mete so o beta e uns camarões que já cehga para esse aqua...

 

Cumps

 

Ola,

sem querer contradizer, mas as corys são um peixe de cardume... pelo que o ideal seria mesmo mante-las em cardume :tongue:

Espero nao ferir susceptibilidades....

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

sem querer contradizer, mas as corys são um peixe de cardume... pelo que o ideal seria mesmo mante-las em cardume

Espero nao ferir susceptibilidades....

 

Claro o ideal é mante-las em conjunto, mas se ficarem isoladas também não tem mal nenhum.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Cory e importante neste projecto.

Tive Cory solitarios mto anos sem problemas, desde que a agua nao estivesse poluida.

Os Corys sao resistentes, mas sao dos primeiros a morrer com um pico de amonia e ficam apaticos se ha toxicos.

A saude e vitalidade do pequeno Cory serao o primeiro indicador da salubridade do meio.

Tal como disse, os insucessos serao relatados.

Nao parto para um nano de animo leve. A responsabilidade de manter peixes num *verdadeiro* nano e muito maior do que em 30-40L. Nao ha margem de erro, porque qualquer erro e fatal devido a nao existir o efeito de diluicao.

De facto estou a encarar o momento de introduzir os peixes, mesmo o Betta, como um momento de responsabilidade, nao de simples divertimento.

Enquanto cheirar a plastico nem plantas la meto.

Decidi nao introduzir substrato: areao preto natural em vez do plastico e quase certo, com argila/turfa de filtragem e bolas de fertilizacao. E essencial poder aspirar sem ter de refazer o aqua, nao quero apenas um projecto para a fotografia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém disse que estavas a levar a introdução da cory como uma brincadeira, estavamos so a dizer que é pouco espaço mas pelos vistos já decidiste em por a cory...

 

Boa sorte com esse projecto, vai postando actualizações!

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boa sorte com esse projecto, vai postando actualizações!

 

Desenvolvimentos.

Mudei o areao para Hagen negro coberto, mas nao gosto do efeito. Tenho de arranjar areao 2-3mm, porque para 30cm de frente o grao de 4-5mm e muito grosseiro.

O tronco tem uma textura espetacular mas fica um pouco bruto. Esta em duvida manter.

 

Ha 1 sem introduzi uma Criptocoryne pequena com uma bola de fertilizante. A planta tem um corportamento engracado, pois algumas folhas amarelecem e depois desaparecem em dois dias, os pediculos retraem, como se fossem de elastico. Como vejo as pequenas a crescer nao entrei ainda em panico botanico.

 

Ja la estao o Betta e Cory pequeno, bem animados.

O Betta esta mais activo que no de 18L, mas isto e normal: estes peixes sao mto curiosos e gostam de mudar de aqua, revistam tudo e passam pelos locais mais incriveis, na maior.

O Cory esta satisfeitissimo.

 

Comprei um aquecedor New Wat preto, para ficar 'blend' com o fundo mas tive de mudar o fundo, pois a folha preto/azul reflete a luz e o Betta nao para de lutar. Coloquei papel azul baco a tapar. Tambem descobri o newwatinno que estabiliza a 25ºC, mto mais pequeno (bolas) tb da Aqua Systems. Tenho de arranjar um.

O aquecedor Aqua Systems preto e a prova de quebra, e mto bom mas tem uma coisa que nao gosto: nao tem LED de aviso qd ligado.

 

Neste momento a menutencao inclui muda de agua de 1,5-2L dia (20%) ou dia-sim-dia-nao conforme o tempo mo permite.

Assim que mudar o areao posto nova imagem.

 

Comprei para Hospital um outro aqua da Sicce tb com filtro na tampa, de 25L. Muito grande para beteira so e demasiado pesado para o meu fim. Mas gostei deste 'quase' nano compacto com luz e filtro a ligar numa so ficha. Tb tem uma roda biologica e e facil cortar as espumas para meter ceramica ou turfa. Muito bom. Vou passar para ele o areao Hagen qd puder.

Tem um aquecedor Scuba muito pequeno mas claro e mais dificil de disfarcar, na posicao do buraco oficial que vem na tampa fica mto para a frente, mas e tb um bom aquecedor nano, recomendo.

 

Bem chega por agora de reportar as minhas 'descobertas' sobre tecnologia nano.

Entretanto o Beta esta a revistar cada pedra de fundo para ver o q esta por detras.

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

gallery_23127_589_33144.jpg

 

Bom, este e o meu setup falhado.

 

O areao e de granulacao demasiado grande e o tronco grande de mais.

A Crypto esta a aguentar muito bem, a mudar regularmente as folhas num padrao q nunca tinha visto, parece mesmo que e como ter um 'animal', quando retrai os pediculos em autolise.

 

O problema foi passada uma semana e meia quando surgiram 3 rasgoes na cauda do Beta, que suspeito terem origem nas margens agucadas na parte direita do tronco.

 

Nao ha qq outro problema c a fauna e o espaco e mais que suficiente para o Beta e Cory pequeno.

 

Planos:

- Mudar areao para areia 'nano' 1-3mm. Ainda nao encontrei preto sem arestas (Cory) e comprei em conta areao rio variedade 'escura', embora dentro de agua ja se sabe vai clarear. Mas nao tenho nada contra o estilo classico, emora aqui esteja 'demode'.

- Retirar simplesmente o sifão do filtro, deixar so o tubo de encaixe superior, que contem o rotor.

- Colocar um tronco mais fino e aparado nas pontas salientes.

- Adicionar musgo de Java novo, mini-rochas de lava e um pequeno feto de Java.

- Tornar a Crypto a peca central do aqua (vai passar a ser uma Cryptocorineira em vez de uma Beteira).

- Retirar o termostato NewWatt 25W - ja esta - e colocar depois do Verao um NewWattino 10W auto-regulado a 25º - dada a minha experiencia c termostatos vamos la a ver se este regula ou tambem nao.

 

Tremo so a pensar no trabalho que vai ser gerir areia 1-3mm, vamos ver como me saio.

 

Novas 'nano-descobertas':

- Comprei um mini-sifao da Marina Easy Clean para o meu nano vero (10L) e para o pequeno aqua (Moby Dick 25). So que gostei tanto que agora tambem o uso no aqua principal 130L. Acho que o sifao regulavel e caro da Tetra tem os dias contados - lixo.

- NewWattino 10W da Aqua Systems regulado a 25ºC (atencao tem de ser o modelo preto, nao os verdes).

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

visto que vais mudar tudo para a proxima montagem tenta fazer um declive no areao

2cm a frente e a aumentar para a trazeira com uma ligeira ondulaçao ao meio do aquario com isto ganhas profundidade.

 

esse tronco deve de ficar bem ao alto mas encostado ao a um dos cantos do aquario aonde esta a crypto por exemplo e a crypto passas para a sua frente deixando os dois visiveis como um dos pontos focais.

 

depois prenches o resto com mais umas pedritas pequenitas em seu redor e pelo aquario.

 

podias tambem tentar um tapete por ele todo com riccia visto que nao é dificil de manter e era so ir aparando as pontas maiores para nao alevantar.

 

podes fazer isto tudo sem teres que mudar seja o que for e so mudares esse tronco de posicao fazer o declive no areao e plantares a crypto

e com pedras lizas amarrares a riccia e esperar que cresca e o areao que tens ja nao te vai fazer grande diferença.

 

é apenas uma sujestao exprimenta a ver se gostas. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

visto que vais mudar tudo para a proxima montagem tenta fazer um declive no areao

2cm a frente e a aumentar para a trazeira com uma ligeira ondulaçao ao meio do aquario com isto ganhas profundidade.

 

esse tronco deve de ficar bem ao alto mas encostado ao a um dos cantos do aquario aonde esta a crypto por exemplo e a crypto passas para a sua frente deixando os dois visiveis como um dos pontos focais.

 

Tentei o tronco ao alto mas nao deu, o ramo principal e mto macico e nao gostei do efeito, apesar da ideia ser boa, pois o ramo secundario ficava mais natural.

Quanto a tapetes, ainda nao me atrevo.

 

Nova tentativa

 

gallery_23127_589_140020.jpg

 

Areao rio 1-3mm, juntei mais musgo e um pequeno feto de Java que creceu a partir de uma folha num aqua de um amigo.

 

Tirei o termostato (faco sempre isto no verao) e consegui colocar o fundo preto, sem q o Beta o atacasse constantemente.

Tive de tirar o Cory que foi atacado na dorsal.

 

Continuo a nao estar satisfeito, sobretudo com as pedras vulcanicas. Estou a pensar substituir por seixos ou mini-xistos, mas estes ultimos nao sao faceis de achar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem bonito, mas faltam umas plantas para preencher o fundo do lado direito e a parte do meio, estão muito vazios... Experimenta usar mais musgo.

 

Obrigado pelo coment simpatico. Este aqua comparado com o q se ve por ai ate nem da vontade de fotografar.

 

Eu tinha pensado colocar no fundo valisnerias anas (turtosas?) mas ainda nao encontrei a venda ou para troca.

Tenho musgo de sobra, outra opcao era arranjar uma rede de plastico e colocar um fundo de musgo, mas o tempo nao me permitiu ainda ir as lojas que poderiam ter isso.

 

Parece-me que a experiencia ate agora mostra que este modelo esta perto da 'beteira' ideal, mesmo considerando a adicao de plantas. O filtro na tampa e uma grande vantagem e do que vi os outros parecem imitacoes.

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta mt ro... gosto da ideia- e esse filtro e capaz de ser proveitoso visto e que a unica parte que esta dentro de agua, e mesmo so a parte que recolhe a agua (ou axim parece) portanto, acaba por nm roubar assim tanto espaço, exactamente como os filtros de mala que e os que eu mais gosto para aquarios que assim o permitam. esse tipo de padras vulcanicas que ai tens, n te assim tanta piada... pelo menos no meu ponto de vista... prefiro mesmo aquele xisto preto... aquele que apanhas em qualquer rio, que venha de uma montanha d origem vulcanica...

mas o projecto esta giro... e acho que podes deixar a flora como esta, pois assim tens um espaço limpo onde podes alimentar, e onde e mais facil limpar os restos de comida

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui esta uma imagem do interior da tampa, apos abrir a janela de apoio.

 

gallery_23127_589_67021.jpg

 

À esquerda a cabeca do motor, ao centro o filtro em placa, a direita a roda biologica.

Esta imagem mostra tambem o principal defeito de construcao: so ha uma estreita fenda para onde lancar comida ao lado da esponja do filtro.

Para diante esta a lampada, protegida por uma cobertura transparente (parafuso plastico).

 

gallery_23127_589_45904.jpg

 

Esta foto e um pormenor da Bio-Wheel, feita de material especial para cultura das bacterias (acho); em que so a parte inferior e molhada, a maior parte esta ao ar. A rotacao e irregular mas nao importa, pois esta sempre humida.

Isto permite excelente oxigenacao para as bacterias aerobias que decompoem os agentes toxicos. As anaerobias podem viver no areao.

Podem tambem ver os apoios de rotacao da roda.

 

Este sistema liberta espaco - e litragem -preciosos num nano aqua, sem perda das bacterias (a roda biologica e vitalicea e nunca se lava!).

 

ah, e ja agr, cm es de lisboa, sabes onde posso arranjar uma roda biologica cm a tua? isso parece ser do filtro, ou da tampa... ou uma coisa do genero... mas pareceme interessante arranjar uma coisita dessas que n pertenka a mais lado nenhum... era pa um aqua d 50L--- mais que n seja, so pela piada que a roda tem... hehe ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.