[Ficha] Pelvicachromis pulcher (kribensis)


Recommended Posts

Nome cientifico - Pelvicachromis pulcher

 

Nome vulgar – kribensis

 

Família – ciclidae

 

Descrição – Os contornos dorsal e ventral do Kribensis são semelhantes, apresentando as fêmeas um ventre mais arredondado. As cores são divididas em duas metades distintas por uma faixa escura que ocorre ao longo do corpo, desde a extremidade da cabeça até aos raios centrais da barbatana caudal. No macho a metade inferior do corpo é rosa - violeta prateado, enquanto que o ventre da fêmea apresenta um púrpura - vivo.

Os olhos da fêmea são dourados nas partes superior e inferior, e ambos os sexos possuem barras escuras na cabeça. A barbatana dorsal do macho é pontiaguda, com um sombreado escuro e bordo exterior dourado.

A barbatana dorsal da fêmea é arredondada e tem pintas escuras na parte posterior.

As barbatanas ventrais do Kribensis são azuis - avermelhadas, excluindo na fêmea em época de desova, que as apresenta marcadas a preto.

 

Origem – África tropical

Dimensão - 10cm

 

Agua - PH neutro para acido (6.0 e 7.0)

 

Temperatura - 27º a 28º

 

Características - o Kribensis exige pouco cuidado, são territoriais, podem ser extremamente agressivo durante a reprodução e podem tomar conta dos alevinos sem ajuda do ser humano. sendo o Kribensis é rápido, ágil como qualquer ciclídeo, são activos, curiosos. Gostam de aquários bem plantados.

 

Comida - comida viva, ração seca, artêmias, larvas de mosquito, minhocas picadas, patês e infusorios, etc.

 

Pelvicachromis pulcher (kribensis) existem também Kribensis Albino

 

Peixe da família dos ciclidae. Os contornos dorsal e ventral do Kribensis são semelhantes, apresentando as fêmeas um ventre mais arredondado.

As cores são divididas em duas metades distintas por uma faixa escura que ocorre ao longo do corpo, desde a extremidade da cabeça até aos raios centrais da barbatana caudal.

No macho a metade inferior do corpo é rosa -violeta prateado, enquanto que o ventre da fêmea apresenta um púrpura - vivo.

Os olhos da fêmea são dourados nas partes superior e inferior, e ambos os sexos possuem barras escuras na cabeça. A barbatana dorsal do macho é pontiaguda, com um sombreado escuro e bordo exterior dourado. A barbatana dorsal da fêmea é arredondada e tem pintas escuras na parte posterior. As barbatanas ventrais do Kribensis são azuis - avermelhadas, excluindo na fêmea em época de desova, que as apresenta marcadas a preto.

Atinge o tamanho de 10cm sendo as fêmeas ligeiramente mais pequenas 2 a 3cm, é um peixinho de dieta omnívora Comem flocos alimentos vivos como larvas de mosquito, etc. Uma dieta bem variada é essencial.

E deslocasse no meio e fundo do aquário

Originário da África tropical, o Kribensis exige pouco cuidado, são territoriais, podem ser extremamente agressivo durante a reprodução e podem tomar conta dos alevinos sem ajuda do ser humano. Sendo o Kribensis rápido, ágil como qualquer ciclídeo, são activos, curiosos. Às vezes a fêmea pode desovar em algum dos vidros laterais do aquário mas prefere troncos e grutas. A Fêmea neste período fica com o ventre inchado, devido a grande produção de ovos (até 100 em cada desova).

Quando o Local da desova é escolhido, o casal limpa-o com a boca. Depois de tudo arrumado, a fêmea coloca o ovopositor em contacto com a superfície e solta uma fila de até 8 ovos adesivos por vez, enquanto o macho vem atrás fecundando-os. As filas formam aglomerados de ovos e 2 dias depois ocorre a eclosão.

Normalmente, o casal cuida dos ovos e dos alevinos por 30 dias.

Não se preocupe se você ver os pais com os filhotes na boca, pois é assim que eles carregam os filhotes que fogem do cardume de volta a prole.

Preferem agua ligeiramente acidas entre os valores de 6.0 e 7.0 com uma temperatura ideal de 27º ou 28º.

Mas e como diz o nosso amigo Ezstyle e um peixe que se encontra em aguas entre o acido sulfurico e o bicarbonato de sódio. Hehehe, gostam de aquários bem plantados

 

Isto e o que consegui aprender sobre este peixe se tiverem mais informações coloquem-nas aqui obrigado por ajudarem

Informações recolhidas em vários livros e sites

 

 

0010.jpg

kribensis.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que informações faltam?

 

É fácil de reproduzir, basta colocá-los num pequeno aquário de 10 ou 20 litros com uma gruta e alguma comida viva. Também desovam em aquários comunitários. Cuidam dos filhos até estes terem cerca de 1 mês e os alevinos em pequenos alimentam-se de algas, portanto se tiveres por ai um aquário cheio de algas, este é óptimo para reproduzir Kribs.

 

Comem flocos desfeitos quase desde a nascença e em pequenos saiem em grupo com os pais para irem comer (o que é lindo de ver).

 

Queres mais ? O que por exemplo?

 

Boas

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quero tudo mais que eu nao tenha descuberto ainda e por exemplo fotos subaquaticas do biotopo uma vez que so encontro fotos acima da linha de agua se tiverem coloquemnas no topiko de biotopos e coloquem o link aqui se nao for muito trabalho assim sera mais facil a consulta a quem estiver realmente interessado em conhecer este peixinho que eu acho magnifico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Kribensis são provenientes salvo erro do Delta do Rio Niger e também de alguns lagos Nigerianos.

 

Fotos ou links de fotos do seu habitat não conheço, pode ser que outro membro conheça e indique aqui.

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais